Imagem mostra uma pessoa passando cera em um automóvel.
Ultima atualização: 2 de setembro de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você é apaixonado por seu carro e quer deixá-lo sempre com a pintura bonita e protegida? Ainda o encera como nos velhos tempos? Então fique conosco! Hoje vamos te ensinar como descobrir qual é a melhor cera automotiva disponível!

Encerar o automóvel era muito tradicional até alguns anos atrás, mas cada vez menos pessoas se dedicam a fazê-lo. É uma prática que traz muitos benefícios, como aumentar a resistência ao sol, aos detritos que se prendem à pintura e às sujeiras. Escolher uma boa cera é um passo fundamental para fazê-la corretamente!




Primeiro, o mais importante

  • A aplicação de cera automotiva faz com que o carro ganhe brilho extra e fique com a pintura protegida. É uma atividade essencial para que o veículo mantenha seu valor.
  • Você sempre deve prestar atenção no tempo entre uma aplicação e outra recomendado pela marca. Respeitá-lo é importante.
  • É possível fazer processos especiais para proteger a pintura, como é o caso da cristalização. Com ela, uma camada extra garante uma proteção ainda maior ao veículo.

Você também pode gostar:

As melhores ceras automotivas: Nossa opinião

São muitos os tipos de cera disponíveis no mercado: Os tipos de aplicação e a composição variam bastante. Fizemos uma pequena seleção de produtos que com certeza irão te deixar satisfeito.

A cera automotiva tradicional e consagrada

Ceras em pasta são as mais tradicionais do mercado. A Meguiars é uma marca respeitadíssima e sua Nxt Generation traz tecnologias de altíssimo nível: Dura duas vezes mais do que outros tipos do produto e oferece proteções contra oxidação, corrosão, água, raios ultravioleta e degradações naturais variadas.

Para quem prefere cera em spray

Se você é fã de praticidade e quer encerar seu automóvel sem dificuldades, a 3M é uma ótima opção. Essa é uma cera em spray, muito fácil de usar e que resiste a até quatro lavagens. Vendida em frascos de 500 ml, tem a capacidade de restaurar a pintura e deixá-la parecendo nova!

Uma ótima cera cristalizadora

A cera cristalizadora é muito boa quando o assunto é proteção e recomendada principalmente para quem vive perto do mar. Esse modelo da Pérola oferece proteção especial contra maresia, mas também resiste a lavagens e a demais ações da natureza e sujeiras. Já vem com um aplicador.

Guia de compra

Por que você deveria encerar seu carro? Como escolher a cera ideal? É natural que existam muitas dúvidas sobre esse assunto!

A partir de agora, traremos muitas respostas para que você entenda tudo sobre cera automotiva!

Imagem mostra várias pessoas em torno de um carro de corrida.

A cera é fundamental para manter a beleza estética de um carro. (Fonte: Bertrand Tupin / Unsplash.com)

Qual a função da cera automotiva?

Se você conhece alguém apaixonado por automóveis, com certeza já o viu encerando seu carro. Esse processo era muito comum antigamente, mas não é porque menos pessoas o fazem hoje que perdeu a sua importância.

A cera automotiva é responsável pela proteção da pintura de um carro. Uma vez aplicada, ela serve como uma camada que impede a passagem de raios ultravioleta e de agentes poluidores, ajuda a impedir que chuva e sujeiras comuns causem danos e até se coloca como um obstáculo em caso de arranhões.

Além do efeito estético de pintura brilhando, que é belíssimo, a cera atua portanto na longevidade do seu veículo, fazendo com que a pintura dure mais e não sofra tanto com danos naturais que são tão comuns.

foco

Você sabia que encerar e polir um automóvel são coisas diferentes? A primeira serve como proteção e pode ser feita por qualquer um, enquanto a segunda acontece após eventuais danos e pede por profissionais.

Quais as vantagens de encerar um carro?

Proteger a pintura de seu carro é a vantagem mais óbvia de usar a cera automotiva com frequência. Dessa forma, ela será muito mais duradoura e não sofrerá com efeitos desagradáveis causados pelo sol e pelas sujeiras do dia a dia.

Mas existem outros motivos para encerar um automóvel. A estética é um deles: Carros com cera são muito mais bonitos, uma vez que até brilham e podem chamar a atenção à distância.

Também é preciso pensar a longo prazo: Sem cera, a pintura do automóvel se desgasta e passa a ser mais frágil. Os problemas que aparecem podem custar muito caro. Há ainda um reflexo direto no valor do carro caso um dia você queira vendê-lo.

O único senão de encerar o automóvel é que esse pode ser um processo demorado e que requer esforço. E caso você opte por profissionais, o custo é um pouco alto.

Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de usar cera automotiva em seu carro:

Vantagens
  • Oferece ótima proteção à pintura
  • Tem lindo efeito estético
  • Aumenta o valor do carro em caso de venda
  • Custos para reparar pintura danificada são altos
Desvantagens
  • O processo de encerar um carro é demorado e requer esforço

Quando o carro deve ser encerado?

Se você comprou uma cera comum para encerar o carro, pode estar se perguntando com que frequência deve usá-la.

A maior parte das ceras automotivas deve ser aplicada uma vez por mês.

A resposta depende da cera. A maior parte dos produtos tem durabilidade de um mês, mas nós recomendamos que você leia o rótulo para entender qual é a frequência de aplicação recomendada pelo fabricante.

É possível encontrar exemplares que variam de duas ou três semanas a até dois meses de durabilidade. Ceras profissionais, usadas em empresas de lavagem automotiva, resistem muito mais.

Você pode criar o costume de um domingo por mês encerar o carro, por exemplo. Era assim que muitas pessoas faziam antigamente!

Quais os tipos de cera automotiva?

Existem variados tipos de cera automotiva disponíveis no mercado. Alguns têm indicações próprias, e por isso você precisa conhecê-los melhor.

  • Cera de proteção: É a mais comum. Feita quase toda de produtos naturais, como carnaúba e cera de abelha, destaca-se pela camada que impede a ação de elementos naturais e de sujeiras na pintura. Dá um forte brilho e tem durabilidade média.
  • Cera selante: Possui em sua composição principalmente produtos sintéticos. Também serve para proteção e brilho, mas é muito mais durável, chegando a resistir por um ano.
  • Cera limpadora: Usada principalmente em oficinas, serve para disfarçar arranhões e dar um pouco de brilho ao automóvel. Não tem tantos efeitos de proteção.
  • Cera cristalizadora: Não é exatamente uma cera, mas sim um produto que ajuda no processo de cristalização, ou seja, uma camada extra que dá ainda mais proteção ao automóvel. Deve ser aplicada junto com outro tipo de cera.

Veja na tabela abaixo a comparação entre os tipos:

Cera de proteção Cera selante Cera limpadora Cera cristalizadora
Principal função Proteger a pintura e dar brilho Proteger a pintura e dar brilho Disfarçar arranhões e manchas na pintura Servir como camada extra de proteção
Quando usar Quando desejar um processo simples de proteção ao carro Se quiser pagar mais por um produto de maior durabilidade Quando problemas na pintura já forem claros Se desejar uma proteção ainda mais forte para a pintura

Como aplicar cera automotiva corretamente?

Antes de aplicar a cera, você deve se assegurar de que o automóvel está totalmente limpo. O ideal é fazer a lavagem antes.

Em seguida, aplique a cera de acordo com o tipo escolhido. É preciso espalhá-la totalmente e permitir que a camada seja criada por toda a superfície. Também não deve haver contato com plásticos e vidros.

Para completar o processo, você precisa apenas respeitar o chamado “período de cura”, que varia entre duas e quatro horas. O automóvel não deve ter contato com água ou sofrer nenhum atrito nesse tempo.

Quanto custa e onde comprar cera automotiva?

Existe uma enorme variação de preço nas ceras automotivas dependendo do tipo, dos materiais utilizados e da quantidade de produto na embalagem. É possível achar bons exemplares já a partir de R$ 30, mas não se assuste ao encontrar outros que chegam perto de R$ 200.

Lojas especializadas em produtos para automóveis, lavacars e até alguns hipermercados podem oferecer boas ceras automotivas. A melhor opção é fazer a sua compra pela internet, principalmente na Amazon brasileira. Outros e-commerces com boas ceras automotivas são Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma cera automotiva

Ainda existem alguns critérios técnicos que você precisa conhecer antes de bater o martelo em uma cera automotiva. Vamos discutir quatro:

A seguir, mais informações sobre cada um!

Secagem

O tempo de secagem de uma cera, ou mais precisamente de “cura”, varia bastante. Existem alguns exemplares que levam poucas horas, como duas ou três, e outros que podem necessitar de perto de seis horas.

Se você tem um lugar coberto para deixar o automóvel e não o usa sempre, não precisa se preocupar. Mas ceras com menores tempos de cura são ideais para veículos expostos, que podem portanto sofrer com a ação da chuva, do sol ou até de arranhões.

Imagem mostra uma pessoa espalhando cera em um carro

É preciso respeitar o período de cura indicado pela fabricante. (Fonte: scyther5 / 123rf.com)

Forma de aplicação

A cera automotiva é vendida em três formatos principais: Líquida, em pasta e em spray. Cada uma tem suas vantagens e pede por cuidados próprios.

A cera em pasta é a mais famosa e usada.

Cera em pasta é a mais famosa. Quase sempre precisa ser aplicada com uma esponja ou similar, mas a maior parte das embalagens já oferece uma. Parecida com ela é a cera líquida, que tem aplicação mais rápida e fácil e pede por um pano de microfibra para ser corretamente espalhada.

Por fim, a cera líquida é ideal para quem quer praticidade. Apesar de não trazer tantos benefícios como as demais e nem oferecer tanta proteção, ela é capaz de deixar um bom brilho no automóvel. E isso após um tempo de aplicação muito inferior!

Facilidade de aplicação

Se você é experiente na aplicação de cera automotiva, não precisa se preocupar com esse setor. Porém, se nunca fez a atividade ou está apenas começando, pode optar pelos tipos que dão menos trabalho.

Como já mencionamos, as ceras em spray são as mais fáceis de aplicar, mas não oferecem tantos benefícios. Se quiser partir logo para um modelo em pasta, opte por um que acompanhe uma esponja de qualidade e que seja aprovado por profissionais.

Custo-benefício

Existe uma variação considerável de quantidade de cera nas embalagens. Algumas menores podem trazer apenas 100 g, outras oferecem até mesmo 500 g.

Portanto, não preste atenção apenas no preço: Divida o valor pela quantidade de produto, descobrindo assim quanto está pagando por grama. É dessa forma que você saberá qual marca oferece o melhor custo-benefício.

(Fonte da imagem destacada: scyther5/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.