Coletor menstrual com estojo de transporte em uma mesa de madeira
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

7Estudos avaliados

94Comentários coletados

O ciclo menstrual de cada mulher é bem diferente. Mas se tem algo que todas têm em comum é a busca por alternativas para passar por esse período com mais conforto. É para ajudar neste ponto que existe o coletor menstrual.

Trata-se de um pequeno recipiente que pode aumentar sua liberdade mesmo nos dias de fluxo mais intenso. Se você chegou até aqui em busca de mais informações sobre o coletor menstrual, está no lugar certo. Vamos contar tudo nas próximas linhas!




Primeiro, o mais importante

  • O coletor menstrual é um recipiente utilizado em substituição aos absorventes tradicionais para conter o sangramento durante a menstruação.
  • Feito em material cirúrgico e com baixo risco de reações alérgicas, o coletor menstrual é ecológico e pode durar até 10 anos.
  • Praticamente todas as mulheres podem usar o coletor menstrual, com exceção de alguns períodos específicos da vida, como no pós-parto.

Melhores coletores menstruais: nossas recomendações

O coletor menstrual se popularizou muito nos últimos anos. Por isso, a oferta do produto também cresceu. Para ajudar na sua busca, selecionamos os principais do mercado. Pode conferir:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o coletor menstrual

São muitas opções de coletor menstrual à disposição, não é? Algumas informações básicas podem ser decisivas para encontrar o mais adequado a cada pessoa. Por esse motivo, preparamos esta seção, respondendo às perguntas mais comuns das consumidoras on-line.

mulher jovem segurando um coletor menstrual, fazendo sinal positivo com a mão

O coletor menstrual se popularizou pelo conforto e economia que proporciona às mulheres, já que pode ser usado por até 10 anos. (Fonte: Pablo Hidalgo/ 123rf.com)

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um recipiente utilizado como alternativa aos absorventes convencionais. Ele pode ser considerado como um reservatório para conter o sangramento decorrente da menstruação.

Confeccionado principalmente em silicone, látex ou elastômero termoplástico (TPE), ele se adapta ao canal vaginal para impedir o vazamento do sangue. Flexível, tem a forma de um pequeno copo ou funil e conta com uma pequena haste que facilita a colocação do coletor no canal vaginal e sua posterior remoção.

Quem pode usar o coletor menstrual?

O coletor menstrual é considerado um produto altamente seguro em qualquer idade. De maneira geral, ele pode ser utilizado por todas as mulheres desde a primeira menstruação. No entanto, em determinadas situações, pode ser desaconselhável o uso do coletor.

  • Mulheres virgens: o uso do recipiente pode levar ao rompimento do hímen. Contudo, existem versões do coletor desenvolvidas especificamente para estas situações;
  • Presença de corrimento e/ou infecções: mulheres com vulvovaginite ou candidíase podem ter a infecção acentuada com o uso do coletor, com risco de progressão da infecção para o útero, trompas e cavidade abdominal;
  • Pós-parto: durante o período do puerpério, o útero ainda está expandido e em movimento constante para voltar à forma normal.

Portanto, se você fizer parte de um destes grupos, é melhor procurar um ginecologista antes de comprar um coletor menstrual.

Quais as vantagens e desvantagens do coletor menstrual?

O sucesso do coletor menstrual tem suas razões. Esse recipiente traz mais praticidade e, com isso, qualidade de vida durante os dias da menstruação. Adotar o uso deste “copinho” tem ainda outras vantagens (e alguns inconvenientes!). Veja no quadro que preparamos:

Vantagens
  • Longa duração, podendo chegar a 10 anos de uso
  • Risco mínimo de alergias
  • Impede a formação de odores
  • Permite uso em piscinas
  • Não traz riscos de infecção
  • Mantém o pH e a umidade vaginal
  • Pode usar por até 12 horas seguidas
  • Menor chance de vazamentos
Desvantagens
  • Exige um período de adaptação para o uso correto
  • A remoção e aplicação é mais difícil, especialmente em banheiros públicos
  • Pode provocar irritação, sobretudo quando não se segue as medidas de higienização

Pode dormir com o coletor menstrual?

Sim. E esta é mais uma entre as várias vantagens do coletor menstrual. Além de proporcionar muito conforto físico, é possível permanecer com o mesmo coletor por até 12 horas.

Esse período vai variar de acordo com a intensidade do seu fluxo menstrual, mas, ainda assim, dá para ter uma noite de sono tranquila e só se preocupar com a remoção do coletor menstrual na manhã seguinte.

bolsa feminina com coletor menstrual

ara quem costuma ficar muito tempo fora de casa, é sempre indicado carregar um coletor menstrual de reserva. (Fonte: Nataliya Vaitkevich/ 123rf.com)

Quais os tipos de coletor menstrual?

Basicamente, as principais diferenças entre os tipos de coletor menstrual dizem respeito ao tamanho do recipiente e, consequentemente, sua capacidade. No entanto há algumas características que permitem separar este utensílio em três grupos:

  • Convencional: é o mais comum no mercado. Depois de higienizado, pode ser reutilizado por até 10 anos, dependendo do material;
  • Disco coletor: confeccionado para se encaixar no colo do útero, ele deixa livre o canal vaginal, permitindo as relações sexuais durante o uso;
  • Descartável: tem o mesmo formato do disco coletor e é produzido com silicone descartável. É ideal para viagens ou para quem passar longos períodos fora de casa pois dispensa a higienização após cada uso.

Como usar e higienizar o coletor menstrual?

O uso do coletor menstrual é simples e, na prática, pode ser até mais fácil do que o absorvente interno. De modo geral, podemos citar alguns passos básicos para facilitar a aplicação do seu coletor menstrual:

  1. Encontre uma postura confortável (com um dos pés apoiado, sentada ou deitada);
  2. Dobre a extremidade do coletor conforme indicado pelo fabricante;
  3. Insira o coletor no canal da vagina, como costuma fazer com o absorvente interno;
  4. Certifique-se de que a haste permaneça ao seu alcance para o momento da retirada;
  5. Verifique se a dobra se desfez. Isso garante que o coletor fique preso à parede vaginal, evitando vazamentos.

Para a higienização, você deve seguir as indicações do fabricante e, a cada remoção, lavar o coletor com água e sabão neutro.

Ao fim de cada ciclo menstrual, é importante esterilizar o coletor e guardá-lo adequadamente até a próxima menstruação.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comprar um coletor menstrual

Já deu para perceber que o coletor menstrual pode trazer muito mais comodidade durante a menstruação, não é? Portanto, se você já se considera a nova adepta deste movimento, recomendamos avaliar alguns fatores antes da compra.

Capacidade

A capacidade do reservatório do seu coletor menstrual interfere diretamente no intervalo para o esvaziamento. Em geral, os coletores têm entre 21 e 42 ml de capacidade.

As mulheres que têm um fluxo menstrual mais intenso podem se beneficiar usando recipientes maiores, desde que respeitadas as indicações de tamanho. De modo geral, um coletor de 22 a 25 ml garante cerca de 8 horas de tranquilidade.

Médico segurando um coletor menstrual

O coletor menstrual mais indicado pelos médicos é o confeccionado em silicone, por ser hipoalergênico. (Fonte: Natalia Melikhova/ 123rf.com)

Tamanho

O tamanho do coletor é um ponto muito importante a ser considerado. Encontrar a medida ideal garante não apenas a eficiência do produto mas também o seu conforto durante o uso. Podemos descrever basicamente três tamanhos, de acordo com a idade ou outras condições físicas:

  • Pequeno: indicado para mulheres entre 18 e 30 anos, que não tiveram filhos por parto natural;
  • Grande: ideal para mulheres com mais de 30 anos ou de qualquer idade que já tiveram parto natural;
  • Mini ou teen: para quem tem até 19 anos e não tenha iniciado a vida sexual.

Material

Os três principais materiais utilizados atualmente promovem textura e maleabilidade muito semelhantes, com eficácia total na contenção de líquidos.

Os coletores mais vendidos no Brasil são confeccionados com silicone médico, látex ou elastômero termoplástico (TPE). Na hora de escolher, leve em conta seu histórico de sensibilidade ou intolerância a algum desses componentes.

Milena Elisa Goes Dias Silva,médica ginecologista
"“O mais indicado é o coletor de silicone, que se ajusta perfeitamente à entrada da vagina e que tem poucas chances de causar alergia, além de não funcionar como meio de cultura para infecções."

Tipo

Há pouco, descrevemos os principais tipos de coletor menstrual, de acordo com o formato e o modo de uso e descarte. Assim, para encontrar o modelo mais adequado, é importante levar em consideração onde e como você pretende utilizar o coletor.

Se for fazer uma viagem longa, por exemplo, pode ter dificuldade na hora da higienização. Nesse caso, o coletor descartável pode ser a melhor opção. Para o uso recorrente, o convencional tem o melhor custo-benefício, pois tem longa duração e é ecologicamente sustentável.

Riscos associados

O coletor menstrual não é invasivo e, portanto, pode ser considerado de uso seguro para quase todas as mulheres. Entretanto, alguns antecedentes podem servir de alerta para riscos associados ao uso do coletor.

Um deles é o agravamento de infecções no aparelho reprodutor ou urinário, por exemplo. Se estiver em tratamento ou com algum sintoma como corrimento, é ideal consultar um ginecologista antes de iniciar o uso do coletor menstrual.

O mesmo vale para quem tem histórico de reações alérgicas a algum componente do produto, como falamos anteriormente. Se tiver dúvidas, consulte o fabricante e o seu médico de confiança.

Resumo

O coletor menstrual é mais um passo das mulheres em direção à liberdade e bem estar. Este pequeno recipiente ainda acompanha os ideais de quem luta por sustentabilidade, com atitudes para redução do descarte excessivo de resíduos.

Neste guia, falamos sobre os principais tipos, a forma segura de uso e higienização do produto. Destacamos, ainda, critérios técnicos e fatores que merecem atenção na escolha do melhor coletor menstrual.

Assim, esperamos ter contribuído para a sua decisão. Se gostou, aproveite para compartilhar com suas amigas. Um abraço e até mais!

(Fonte da imagem destacada: Luis Urrea/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas