Paleta com vários tons de corretivo.
Ultima atualização: 6 de setembro de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

85Comentários coletados

O corretivo é um daqueles itens que não podem faltar na necessaire. É ele que esconde manchas, marcas, cicatrizes e espinhas que aparecem na pele. Mas, o mais importante, é que ele disfarça as olheiras. E é então que surge a dúvida: Qual é o melhor corretivo para olheiras?

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos mostrar tudo sobre os vários corretivos disponíveis no mercado e qual é o ideal de acordo com o tipo da sua olheira.




Primeiro, o mais importante

  • O melhor corretivo para olheiras irá disfarçar a mancha que se forma na região dos olhos e manter a naturalidade do tom da sua pele.
  • Existem corretivos matte, com brilho, de cobertura alta, média ou leve, com ou sem aplicador.
  • Para escolher o melhor corretivo de olheiras é fundamental conhecer a sua pele.

Você também pode gostar:

Melhores corretivos para olheiras: Nossas recomendações

O melhor corretivo para olheiras como um todo

O corretivo Maybelline Instant Age Rewind de cor Light 120 conta com uma fórmula concentrada de goji berry e Haloxyl. A embalagem vem com um aplicador em forma de esponja que facilita a aplicação.

O melhor corretivo para olheiras em pele oleosa

Com sete opções de cores, o corretivo para olheiras Tracta tem efeito matte e seco. Líquido e com pincel para aplicar, esse corretivo é oil free, ideal para pele oleosa. Você poderá escolher as seguintes tonalidades: amarelo, claro, claríssimo, escuro, médio, salmão e verde.

O melhor corretivo para olheiras escuras

O corretivo para olheiras BT Multicover é escuro e tem cobertura média a alta. Enriquecido com ácido hialurônico, ele hidrata a região abaixo dos olhos e estimula a energia celular, mantendo a pele saudável.

Guia de Compra

Comprar itens de maquiagem é sempre um desafio. Como existe muita variedade de cores e texturas, encontrar o mais adequado para o seu tipo de pele nem sempre é fácil.

Para ajudar você a escolher o melhor corretivo para olheiras, nós preparamos esse Guia de Compra. A seguir, você vai encontrar respostas para todas as suas dúvidas.

Mulher usando corretivo.

O corretivo é a forma mais eficaz de esconder as indesejadas olheiras. (Fonte: goodluz/ 123RF)

Por que você deve investir em um corretivo para olheiras?

Ideal para disfarçar marcas na pele, o corretivo facial é o melhor produto para amenizar as olheiras.

Afinal, mesmo que exista tratamento, o fato é que ainda não existe cura para eliminar de vez as manchas escuras que se forma embaixo dos olhos.

Por isso, se você não quer ou não pode gastar muito com tratamentos, a solução para esconder as olheiras é utilizar um corretivo facial.

foco

Você sabe o que causa as temidas olheiras? Confira as principais causas das manchas escuras na região dos olhos:

  • Genética;
  • Sono de má qualidade;
  • Cansaço;
  • Pouca hidratação;
  • Perda de colágeno;
  • Muita exposição ao sol;
  • Cigarro e álcool;
  • Alergias.

Ao aplicar o corretivo nas olheiras, é possível não apenas disfarçar a mancha mas também uniformizar o tom de toda a pele do rosto.

Além disso, o corretivo ajuda a disfarçar bolsas nos olhos e linhas de expressão mais finas.

Por conta de sua eficiência, hoje em dia existem os mais diversos tipos de corretores, com uma grande variedade de cores, tonalidades, texturas e forma de aplicação.

Qual é o meu tipo de olheira?

Dependendo da causa, e da cor da sua pele, a olheira pode se apresentar de formas diferentes, seja de maneira temporária ou permanente.

Mas, de modo geral, o que diferencia uma olheira de outra é a cor da mancha. Nesse quesito, a olheira pode ser roxa, azul, vermelha e até marrom.

Já a tonalidade da mancha pode variar de leve à muito escura. Confira a seguir, como e por qual razão ocorre cada um desses tipos de olheiras:

  • Olheiras azuladas e arroxeadas: Esses tipos podem ocorrer devido ao acúmulo de vasinhos na pele fina abaixo dos olhos, ou pela má circulação sanguínea. Elas podem se agravar devido à insônia, rinite alérgica, cigarro e alimentação desbalanceada;
  • Olheiras marrons: Essas olheiras são mais comuns em peles negras, devido ao maior teor de melanina na pele. Elas podem ter origem genética ou se formarem devido a alergias;
  • Olheiras vermelhas: As manchas vermelhas na região abaixo dos olhos ocorrem por conta de um aumento dos vasos sanguíneos.

Além disso, vale frisar que as cores das olheiras podem mudar ao longo do tempo, inclusive durante o mesmo dia.

Em alguns momentos, por exemplo, você poderá perceber um fundo arroxeado, já em outros, a tonalidade marrom pode se sobressair.

Melhor corretivo para olheiras: Como escolher a tonalidade e a cor?

Depois de identificar o seu tipo de olheira ficará mais fácil encontrar a cor e a tonalidade ideal do corretivo.

Você poderá escolher entre corretivos com tons claríssimos, claros, médios, escuros e muitos escuros. Mas o mais importante é que essa tonalidade deve ser exatamente igual a do tom da sua pele.

Já a cor precisa ser escolhida de acordo com a gravidade da olheira e, nesse ponto, as opções são muitas.

Paleta com corretivos coloridos.

Os corretivos coloridos são ideais para esconder as olheiras mais escuras e profundas. (Fonte: talitasoaresblogger / Pixabay.com)

Para dar conta da variedade de olheiras e suas cores, os fabricantes investiram nos corretivos coloridos. São eles que ajudam a disfarçar as olheiras mais profundas e escuras.

Tamanha a eficiência que existem paletas com até seis cores de corretivos. É claro que, no caso de você usar os corretivos coloridos é preciso que você uniformize a tonalidade com uma base adequada para o seu tipo de pele.

Confira a seguir como funcionam alguns dos corretivos coloridos para olheiras:

Corretivo colorido Ideal para
Verde Olheiras avermelhadas, marcas de acne e pequenas inflamações
Amarelo Disfarçar as olheiras roxas e azuladas
Salmão Cobrir olheira marrom

Como usar o corretivo para disfarçar as olheiras?

Não existe muita regra na hora de aplicar o corretivo na região dos olhos. Ainda assim, os especialistas dão a dica: Para garantir um acabamento leve e natural, o ideal é aplicar, primeiramente, a base no rosto. Só depois deve-se usar o corretivo.

Mas, antes de tudo, é importante hidratar a pele. Para isso, o mais indicado é utilizar um hidratante específico para a região dos olhos.

Afinal, sem uma hidratação correta, o corretivo pode acabar ressecando e gerando o efeito craquelado.

Mulher passando corretivo no rosto.

O corretivo para olheiras também esconde outras manchas na pele do rosto. (Fonte: Retha Ferguson/ Pexels.com)

Além disso, fique atento para não exagerar na quantidade de corretivo que você irá passar nas olheiras.

Para aplicar, seja com a ponta dos dedos, pincel ou esponja, sempre opte por batidinhas ao invés de espalhar o produto. Para finalizar, não se esqueça do pó compacto, que irá selar o corretivo na olheira.

Qual o preço do melhor corretivo para olheiras e onde comprar?

É grande a variedade de preços de um corretivo para olheiras. Isso ocorre por conta da marca, da fórmula e da quantidade que vem na embalagem.

Para comprar, as opções também são muitas e vão desde farmácias à lojas de departamento e hipermercados, como Lojas Americanas e Carrefour.

Ainda assim, nós recomendamos que você compre o seu corretivo facial pela internet. Na Amazon, além de marcas de renome você encontra preços promocionais que vão de R$ 40 a R$ 600.

Critérios de Compra: Como comparar os melhores corretivos para olheiras

Vimos que o primeiro passo para escolher o melhor corretivo de olheiras é escolher a tonalidade e as cores certas.

Mas é preciso ir além e comparar outros aspectos que farão a diferença na sua pele. São eles:

A seguir, você vamos explicar em detalhes como você deve verificar cada um desses tópicos.

Modo de aplicação

Você vai encontrar o corretivo de olheiras em diferentes formatos, que vão influenciar na forma de aplicar o produto na pele.

Os mais comuns são os corretivos em forma de bastão, com design de batom, com ou sem pincel e com ou sem esponja de aplicação.

A escolha aqui é bem pessoal, ainda que os corretivos com pincel ou esponja sejam, geralmente, mais práticos de serem usados.

foco

Você sabe como evitar o surgimento de olheiras? Confira algumas dicas:

  • Durma pelo menos 8h por dia;
  • Remova a maquiagem antes de dormir;
  • Use protetor solar com FPS mínimo de 30;
  • Beba pelo menos 1 litro de água por dia;
  • Hidrate a pele com cremes que tenham as vitaminas K, E e C;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Busque uma rotina livre de estresse e de ansiedade. Terapia, meditação e exercícios físicos podem ajudar.

Textura

Além de escolher a tonalidade e a cor certa, é importante considerar também a textura do corretivo para olheiras. É o tipo de textura que vai garantir a finalização que você deseja.

Os melhores corretivos para olheiras podem ser encontrados com texturas líquida e cremosa, em mousse ou seca.

Você também deve levar em conta o seu tipo de pele.

Nesse quesito, você também deve levar em conta o seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista.

Por exemplo, para pele seca, a melhor opção é o corretivo líquido ou o cremoso, que tem uma secagem rápida mas deixa a pele com aspecto hidratado.

Já para pele oleosa, o melhor é investir em corretivos oil free, que são feitos à base de água e evitam o aumento da oleosidade.

Cobertura

Juntamente com a análise da textura, recomendamos que você observe a cobertura do corretivo para olheiras. Em geral, quem tem olheiras muito escuras acaba comprando um corretivo de alta cobertura.

Mas é preciso cuidado, porque as versões que mais cobrem as imperfeições também são as que têm consistência mais espessa e, por isso, destacam mais as linhas de expressão.

Por isso, o corretivo de alta cobertura deve ser evitado por quem tem pele madura e/ou seca. Nesse caso, é preferível optar pelo corretivo de cobertura leve à média.

Lembrando que já existem corretivos de menor poder de cobertura, mas que quando combinados com a base e o pó compacto, disfarçam as manchas sem deixar um efeito pesado na pele.

Acabamento

Por fim, verifique o tipo de acabamento que o corretivo para olheiras vai gerar na sua make. Como vimos, alguns corretivos têm o efeito seco.

Mas ninguém quer um visual ressecado, muito menos craquelado. Nesse caso, você pode optar pelo corretivo brilhoso. Outra alternativa é o corretivo com efeito matte, que é o mais recomendado para ajudar a reduzir o brilho causado pela oleosidade da pele.

De todo modo, o melhor corretivo para olheiras vai deixar um aspecto aveludado na região dos olhos.

(Fonte da imagem destacada: NomeVisualizzato / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.