Mulher passando delineador no olho de outra garota.
Ultima atualização: 31 de maio de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

85Comentários coletados

Se você quer uma maquiagem com toque especial, tenha sempre o melhor delineador na nécessaire. Cada vez mais queridinho dos amantes de maquiagem, este produto tem o poder de deixar o olhar mais marcado e chamativo.

Por exigir aplicação mais precisa, muitas pessoas se assustam com o manuseio do delineador. Contudo, seus efeitos afirmam sua importância na composição de maquiagens. Quer tirar suas dúvidas sobre ele? Leia o guia a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • Os delineadores são aplicados na linha dos cílios para ressaltar o olhar. Eles são queridinhos dos amantes de maquiagem por deixarem as produções mais profissionais.
  • Muitas dúvidas surgem quanto à aplicação do delineador. Passo que pode ficar mais fácil com a escolha adequada do formato de produto. Os modelos mais conhecidos são em gel, caneta, líquido, pó ou lápis.
  • Os delineadores não foram criados para formatos específicos de olho. Todas as pessoas podem usar o produto, o que vai mudar é o desenho de traçado que deverá ser feito conforme o contorno do olho.

Melhores delineadores: nossas recomendações

Ter o melhor delineador, de fácil manuseio e efeito impactante, é o sonho de muitos amantes de maquiagem. Para te ajudar a descobrir o modelo ideal para você, listamos os tipos mais conhecidos do mercado:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor delineador

Os delineadores se tornaram febre nas maquiagens, transformando-se em item obrigatório nas produções. Se você quer começar a usar este produto confira as principais dúvidas que respondemos sobre ele:

Mulher de olhos fechados, passando delineador, sentada em uma mesa com produtos de maquiagem.

Não importa a situação, os delineadores são itens essenciais para quem uma maquiagem ainda mais completa. (Fonte: Mikhail Laptev /123rf)

Quais são os principais tipos de delineadores?

Atingir o delineado perfeito está ligado ao tipo de produto utilizado. Antes de escolher o modelo adequado às suas habilidades é preciso conhecer os principais formatos de delineadores existentes, que detalhamos na tabela a seguir:

Características Desvantagens Usos
Delineador Líquido Facilmente encontrado. Exige firmeza nas mãos e borra facilmente. Para traços finos ou maquiagens com glitter.
Delineador em gel Consistente e não borra com facilidade. É aplicado com pincéis. Ideal para controlar a espessura do traçado.
Delineador em caneta Maior firmeza à aplicação. Cor mais fraca e sem longa durabilidade. Recomendado para iniciantes ou quem quer traços finos.
Delineador em pó Cobertura suave e esfumaçada na pálpebra. Não é indicado para traços finos. Fácil de aplicar, Traços mais grossos e não borra fácil.
Lápis delineador Dá maior firmeza à aplicação. Precisa de sombra e borra com facilidade. Faz delineados mais grossos.

Como passar o delineador?

A aplicação é o passo mais temido por quem usa delineador. Para iniciar, posicione-se corretamente em frente ao espelho, tendo o objeto na altura do queixo com cotovelos apoiados numa superfície.

Não faça o traçado de uma vez, comece pela pálpebra e arraste aos poucos até o canto externo do olho, depois vá do meio para o canto interno. Também é aconselhável fazer pontinhos e ir ligando-os.

Se a aplicação for com caneta é recomendado usar o produto inclinado. Para modelos em gel é indicado passar um delineador líquido por cima, intensificando a tonalidade.

Quais são os erros mais comuns ao usar o delineador?

Usar o delineador não é tarefa fácil. Para você saber os erros comuns ao aplicar este produto, elencamos as principais falhas abaixo:

  • Puxar os olhos ao delinear: Quase sempre produz resultados diferentes dos que você imaginou.
  • Fechar um olho ao aplicar o delineador: Fica mais difícil acertar o desenho, impedindo de igualar a altura e curvatura do traçado em ambos os olhos.
  • Passar o delineador longe da linha dos cílios: Você pode até completar depois, mas o traço ficará mais grosso.
  • Aplicar pó translúcido após delinear: Provavelmente o desenho ficará opaco e acinzentado se fizer isso.
  • Usar curvex depois do delineador: Ele pode remover o produto, deixando o traçado desigual. Se for usar curvex, aplique-o anteriormente.

Todas as pessoas podem passar delineador independente do formato do olho?

Não existem características físicas que impeçam o uso do delineador. Entretanto, o que vai mudar é a forma como será feito o traçado para cada formato de olho.

Isso porque olhares puxados facilitam a aplicação do produto, enquanto os mais arredondados necessitam de alguns truques para que a ponta fique curvada.

Para pessoas com olhos pequenos é indicado passar delineador apenas na parte de cima, deixando a ponta puxada e acrescentando um lápis de olho bege na linha d´água.

Mulher maquiada de olhos fechados.

Cada formato de olho exigirá técnicas específicas para fazer o traçado com o delineador. (Foto: Elena Vagengeim / 123rf)

Existe um tipo de delineador mais recomendado para iniciantes?

Se você é iniciante e está inseguro quanto ao uso do delineador, prefira modelos em caneta. Eles são intuitivos, sendo necessário apenas pegar o produto e fazer o traçado.

É indicado ainda escolher canetas com pontas finas, que oferecem precisão ao fazer a linha. Outra recomendação é começar com um delineador marrom. Eles são suaves e dão maior chance de conserto caso ocorra erros na aplicação.

O delineador pode ser combinado com outros produtos na maquiagem?

Entre os componentes das maquiagens, as paletas de sombras são as grandes aliadas dos delineadores. Contudo, é preciso seguir algumas regras para não errar ao aplicar os dois produtos na mesma produção.

Se a ideia é fazer uma maquiagem com destaque no delineador, aplique a sombra antes. Mas, se você quer um efeito discreto basta inverter a ordem de aplicação anterior.

Outra atenção necessária é em relação às cores. A melhor alternativa é aplicar tom sobre tom em caso de delineadores coloridos. Modelos em preto ou marrom combinam com qualquer tonalidade.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos dos melhores delineadores

Qualquer amante de maquiagem sonha em ter o melhor delineador. Mas, você sabe identificar um bom produto? Continue lendo e descubra critérios que você deve considerar ao escolher o modelo adequado!

Traçado do olho

As particularidades do traçado do olho são importantes ao definir o melhor delineador. Pessoas com olhos pequenos devem optar por modelos que façam linhas mais finas e rente aos olhos.

Quem tem olhos maiores ou puxados podem desenhar com delineadores que fazem traçados mais grossos. Agora, se você tem a pálpebra mais espessa, a recomendação é fazer desenhos em linha reta sem deixar ponta curva.

Nádia TambascoMaquiadora
"O traço médio, sem fazer gatinho, é atual e embeleza mulheres de todas as idades"

Durabilidade

Seja na forma líquida, gel ou em outros formatos, os delineadores geralmente são produtos que têm boa durabilidade ao serem aplicados em uma maquiagem.

Os modelos líquidos são os mais resistentes, enquanto os de caneta são os que têm menor fixação. Já a duração dos delineadores em gel dependerá da qualidade do produto.

Aplicação

O delineador permite desenhar variados formatos de traços. Por isso, o jeito de aplicar o produto será muito relativo de acordo com o desenho de delineado que a pessoa pretende fazer.

Traçados tradicionais como em gatinho ou invertido podem ser feitos com qualquer delineador. Já para aplicações esfumaçadas ou no formato "asa de anjo" é preferível usar modelos em caneta ou gel.

Maquiadora passando delineador em uma mulher de olhos fechados. Elas estão em um salão de beleza.

O delineado em gatinho ou invertido são os modelos mais conhecidos de traçados (Foto: Mikhail Laptev/123rf

Cor

Atualmente, os delineadores já podem ser encontrados em diversas tonalidades. Os modelos em preto e marrom ainda são os mais usados para a composição de maquiagens, principalmente para o dia-a-dia.

Entretanto, se você quer inovar pode usar um modelo que faz traços coloridos. Para maquiagens de eventos à noite, escolha formatos com glitter, em dourado ou prata. Não esqueça de analisar se o modelo selecionado combina com seu tom de pele.

Textura

Assim como os outros critérios, a textura também fará diferença no efeito do delineado. Geralmente, a textura líquida é a mais usada por ter mais consistência e garantir traços finos.

Mas, o mercado também oferece modelos em gel, famosos por ter alta durabilidade, ou em formatos sólidos (como canetas e lápis), ideais para iniciantes por permitirem mais firmeza nas mãos durante a aplicação.

Se você errou ao aplicar delineador, não recomece o trabalho do zero. É possível consertar o traçado com um cotonete embebido de loção demaquilante.

Resumo

Os delineadores se tornaram queridinhos no mundo da maquiagem por deixarem o olhar em evidência. Com eles, é possível elaborar diferentes traçados que vão variar conforme o formato do olho.

Para escolher o melhor delineador, é preciso analisar características como textura, tonalidade ou forma de aplicação do produto. Atualmente, o mercado oferece muitos modelos e vários têm bom custo-benefício.

Apesar de parecerem de difícil aplicação, os delineadores podem ser usados a partir de alguns truques, dando um toque especial às maquiagens.

(Fonte da imagem destacada: rawpixel/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas