Mulher passando desodorante.
Ultima atualização: 18 de setembro de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Evitar o cheiro desagradável e ainda manter a sensação seca nas axilas é o desejo de 10 entre 10 mulheres, certo? Mas nem sempre é fácil encontrar um produto que proporcione tudo isso. Sendo assim, nós vamos ajudar você a identificar o melhor desodorante feminino.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo a seguir, você vai descobrir tudo sobre os diversos tipos de desodorantes para mulheres, quais os aspectos que diferenciam um do outro e qual é o ideal para cada objetivo.




Primeiro, o mais importante

  • O melhor desodorante feminino deve ser escolhido com base na intensidade da sua transpiração.
  • Além disso, é possível encontrar produtos que evitam as temidas manchas nas roupas e ainda ajudam a clarear as axilas escuras.
  • Por conta das particularidades do corpo feminino, o ideal é sempre optar por um desodorante dermatologicamente testado.

Você também pode gostar:

Melhores desodorantes femininos: Nossas recomendações

O melhor desodorante feminino antitranspirante

O desodorante feminino Clinical Extra Dry da Rexona é em forma de creme. Antitranspirante e com ingrediente hidratante, ele vem em embalagem de 48 gramas e conta com a exclusiva tecnologia trisolid, que ajuda a prevenir a transpiração excessiva e o mau odor.

O melhor desodorante feminino aerossol

O Tabu Linda é um desodorante antitranspirante, com toque seco, que também evita o aparecimento de manchas brancas nas roupas escuras e de manchas amarelas nos tecidos claros. Em formato de aerossol, com 150 ml, essa opção tem fórmula livre de tricolinas, corantes e CFC e ainda é dermatologicamente testado.

O melhor desodorante feminino natural

O Desodorante Mineral da OSMA Laboratoires, em forma de bastão, não tem perfume e é 100% natural, sendo livre de mercúrio, álcool, parabenos, amônia e cloreto de alumínio. Essa opção também evita pelos encravados e clareira as axilas escurecidas.

Guia de Compra

Mesmo que exista uma grande variedade de opções à venda, é sim possível escolher o melhor desodorante feminino de acordo com a sua necessidade, seu orçamento e tipo de pele.

Para lhe ajudar nesse processo de escolha, nós reunimos nesse Guia algumas perguntas e respostas que podem surgir na hora da compra do seu desodorante.

Mulher passando desodorante.

Existe um desodorante feminino ideal para cada objetivo. (Fonte: Mladen Mitrinovic / 123rf.com)

Por que você deve comprar o desodorante feminino e não o masculino?

Não raro, as mulheres compram ou compartilham com o parceiro o mesmo desodorante. O contrário, no entanto, já é menos comum.

Ainda assim, a dúvida persiste: Existe diferença entre o desodorante feminino e o masculino? Sim, apenas uma diferença, mas existe. A fragrância é o que, na prática, distingue um desodorante feminino de um masculino.

O desodorante masculino costuma ter uma fragrância mais acentuada, com notas amadeiradas, o que nem sempre é agradável do ponto de vista das mulheres.

O desodorante feminino costuma ter uma fragrância mais suave e adocicada.

Por sua vez, o desodorante feminino costuma ter uma fragrância mais suave e adocicada, com notas florais ou de frutas.

Vale pontuar que a fórmula de cada desodorante varia de acordo com a marca e a indicação de uso, mas não de acordo com o gênero.

Sendo assim, não há problema algum em você, mulher, utilizar o desodorante feito para o público masculino e vice-versa.

O que vai contar aqui, na hora de escolher o melhor, é considerar a fragrância da sua preferência e certificar-se de que você não tem alergia a ela.

Qual a diferença entre o desodorante e o antitranspirante feminino?

A principal função de um desodorante é eliminar ou disfarçar o mau cheiro que pode acompanhar o suor. No entanto, nem sempre um desodorante consegue controlar a quantidade de suor que o corpo produz.

O quanto você transpira vai depender de algumas variáveis como: Peso, genética, meio ambiente e dieta. Mas o fato é que, se a transpiração for excessiva, isso pode até mesmo atrapalhar a sua qualidade de vida.

Por isso, existe o antitranspirante. O antitranspirante é capaz de inibir o suor, mantendo a sua axila seca. Além disso, todo antitranspirante também elimina o cheiro desagradável.

foco

Você sabia que o suor é uma reação normal do corpo e não produz cheiro ruim?

Liberado pelas glândulas sudoríparas, o suor é importante para manter a temperatura corporal estável.

O que pode causar o mau cheiro são as bactérias, que se proliferam quando o suor entra em contato com a pele.

Ou seja, ainda que todo antitranspirante seja um desodorante, o contrário nem sempre é verdadeiro. Assim, se você quer evitar mau cheiro e, ao mesmo tempo, reduzir o suor, você deve investir em um desodorante feminino antitranspirante.

Vale ressaltar que, o antitranspirante também tem a vantagem de ter um efeito mais prolongado se comparado com o desodorante comum.

Por outro lado, o desodorante é menos agressivo já que não obstrui os poros, condição que pode ocorrer com o uso do antitranspirante.

Com isso em mente, nós criamos uma tabela que apresenta os prós e contras de cada um desses produtos. Confira:

Desodorante Antitranspirante
Característica Elimina o mau cheiro Controla a quantidade de suor
Vantagens Não obstrui os poros Também elimina os odores
Desvantagens Nem todos são antitranspirantes Pode causar irritação e inflamação

Quais são os tipos de desodorantes femininos?

Além do desodorante feminino antitranspirante, existem outros tipos com funções variadas. Para escolher o melhor é preciso considerar como funciona o seu organismo e a sua rotina.

A seguir, você confere alguns dos tipos mais populares de desodorante feminino. Veja:

Desodorante feminino antimanchas

Quem usa desodorante sabe que o produto pode deixar manchas brancas em blusas pretas. Já com roupas brancas ou claras, podem aparecer manchas amareladas.

Para evitar essas situações, aposte em desodorantes femininos que não mancham a roupa.

Desodorante feminino clareador

Hoje em dia, já existem opções de desodorantes femininos que prometem até mesmo clarear as axilas e evitar o escurecimento da pele. As axilas podem ficar escuras por vários motivos:

  • Irritação;
  • Uso prolongado de desodorantes muito secos;
  • Exposição ao sol;
  • Fricção constante da lâmina de depilar;
  • Agressão que a cera de depilação pode provocar na pele.

Em casos como esses, o desodorante feminino para clarear axilas atua com eficiência para minimizar essa condição.

Desodorante feminino para academia

Se a ideia é usar o desodorante para praticar atividade física, é importante considerar um produto mais potente e de longa duração.

Afinal, seja ao ar livre, seja na academia, o treino intenso provavelmente vai aumentar a produção de suor e de mau cheiro.

Por isso, sempre que possível opte pelo desodorante feminino antitranspirante e que venham com indicação da duração máxima de proteção.

Qual é o melhor desodorante feminino para o meu tipo de pele?

Os desodorantes também podem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de pele, assim como no caso dos hidratantes e da maquiagem.

Se você tem pele seca, opte pelo desodorante feminino com hidrantes em sua fórmula e que seja livre de álcool. Já na pele oleosa, o ideal é usar um desodorante com toque seco ou em spray.

Além disso, se você tem uma pele sensível é indicado se consultar com um dermatologista e escolher produtos hipoalergênicos e naturais.

Quanto custa o melhor desodorante feminino e onde comprar?

Se você quiser o melhor desodorante feminino é preciso saber que existe uma grande variação de preço. Você vai encontrar opções custando entre R$ 4 e R$ 80.

Para comprar esse produto, as opções também são muitas, seja em farmácias, lojas de departamento como Magazine Luiza, e hipermercados como Carrefour e Extra.

Mas hoje já é possível encontrar desodorantes femininos importados e das melhores marcas nacionais em lojas online, como na Amazon. Além disso, a grande vantagem de comprar pela internet é que você nem mesmo precisar sair de casa.

Critérios de Compra: Como comparar os melhores desodorantes femininos

Depois de definir se você precisa de um desodorante feminino antitranspirante, antimanchas e clareador, é preciso verificar alguns critérios que vão pesar no resultado final. São eles:

A partir daqui, você confere como comparar esses aspectos e garantir que está investindo no melhor desodorante.

Tipo de aplicador

Na hora de escolher o melhor desodorante feminino você vai encontrar opções que se diferenciam, entre outros critérios, por conta da forma de aplicação sobre a pele.

Dessa forma, você vai poder escolher entre o desodorante roll on, spray, aerossol ou em creme.

A escolha entre esses quatro tipos de desodorantes vai depender muito da sua preferência pessoal. Mas existem diferenças entre eles que merecem destaque. Veja:

  • Aerossol: De fácil aplicação e secagem rápida, esse tipo de desodorante pode liberar gases tóxicos no meio ambiente;
  • Spray: É prático de usar, mas o líquido pode demorar a secar e causar ardência na pele;
  • Creme ou bastão: Essa versão tem textura cremosa e ativos hidratantes;
  • Roll-on: Compacto, é o mais fácil de carregar, mas demora a secar, pode causar inflamações e não deve ser compartilhado;

Fórmula

É sempre importante verificar a lista de ingredientes que compõem o desodorante feminino. Isso porque a pele da axila costuma apresentar problemas como vermelhidão, poros obstruídos e dermatites de contato.

Por isso, o melhor desodorante feminino terá poucos ingredientes, e nenhum aditivo químico, ou pelo menos em quantidades reduzidas.

A boa notícia é que hoje já existem desodorantes veganos, que não utilizam nenhum produto de origem animal em sua composição, além dos que são feitos 100% com produtos naturais.

Além disso, sempre que possível opte pelo desodorante feminino que seja:

  • Hipoalergênico: Reduz o risco de alergias na pele;
  • Sem álcool: O álcool resseca a pele, pode causar ardor e irritar a pele;
  • Com aditivos hidratantes e calmantes: Que combatem o ressecamento da axila, tratam a pele e evitam irritações.

Também recomendamos que você evite os desodorantes femininos que tenham em sua fórmula substâncias como: Parabenos, compostos de alumínio, clorofluorcarbonetos (CFCs) e triclosan.

Todos esses compostos podem, de alguma forma, causar danos à sua pele e a sua saúde.

Nível de proteção

Para comprar um desodorante com alto nível de proteção, nossa recomendação é que você leve em conta tanto o custo-benefício quanto a eficiência do desodorante feminino.

Para tanto, verifique o tamanho da embalagem e analise o quanto o desodorante irá durar considerando o uso diário e a sua necessidade de reaplicação.

Os melhores desodorantes femininos costumam exibir na embalagem a informação de quanto tempo o desodorante se mantém de forma eficiente na pele, evitando o odor e reduzindo a transpiração. De modo geral, as melhores opções prometem proteção de 48 horas.

Com ou sem perfume

Comprar um desodorante com ou sem perfume é uma escolha pessoal. No entanto, vale um cuidado extra já que um cheiro muito forte pode ser incômodo. Sem contar que pode também provocar alergias, principalmente em peles sensíveis.

(Fonte da imagem destacada: georgerudy/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.