Imagem mostra um drone voando.
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

35Horas investidas

7Estudos avaliados

85Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Nesse artigo, nós traremos várias informações para você que pretende comprar um drone, mas tem a intenção de encontrar o modelo que te oferece o melhor custo-benefício.

Drones são muito procurados por fotógrafos, videomakers e por quem gosta de ter belas imagens e recordações dos lugares por onde passa. A variação de preços dos modelos é enorme e, por isso, é preciso achar uma relação custo-benefício que seja satisfatória!




O mais importante

  • Devido à grande variação de modelos e de faixas de preços de drones, uma pesquisa detalhada te ajuda a encontrar um produto acima da média que não pese tanto no seu bolso.
  • Para fotógrafos, a câmera é o fator mais importante em um drone. Porém, todos que desejam comprar seu próprio veículo devem prestar atenção em questões como autonomia e segurança.
  • Não se esqueça que qualquer drone que voe no Brasil precisa ser homologado pela Anatel.

Drones com melhor custo-benefício: nossa recomendação dos melhores produtos

Junto com profissionais especializados em lidar com drones, pesquisamos recursos e preços de variados modelos e chegamos a uma lista de produtos que com certeza vão te agradar:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre drones com bom custo-benefício

O que é indispensável para um drone apresentar qualidade acima da média? Como encontrar um modelo com custo-benefício de destaque? A seguir, responderemos perguntas importantes para que você acerte no momento da compra.

Imagem mostra um homem controlando um drone durante o voo.

Drones para iniciantes devem ser de fácil pilotagem. (Fonte: lukasbieri/ Pixabay.com)

O que é indispensável em um drone?

Para entender o que é indispensável em um drone, você precisa pensar nas atividades para as quais pretende usá-lo.

Fotógrafos e videomakers, por exemplo, precisam acima de tudo de uma câmera de qualidade. Um dos primeiros passos antes de fazer uma escolha de modelo é observar especificações técnicas como resolução de imagem e recursos de vídeo.

A câmera, é claro, influencia no preço. Outras categorias como autonomia, velocidade e facilidade de controle, porém, também são importantíssimas. Encontrar modelos que se destaquem nelas por bons valores é algo extremamente satisfatório.

Todo drone deve ser relativamente fácil de se controlar, ter modos de voo variados e atingir uma altura considerável sem riscos de perda de funções. Se você encontrou modelos mais baratos com avaliações acima da média em tais categorias, conseguiu o custo-benefício desejado.

Você sabia que drones também são chamados de VANTs, sigla de Veículo Aéreo não Tripulado?

Como escolher um drone para um iniciante?

Quem nunca teve um drone e ainda precisa se familiarizar com o veículo deve optar por um modelo mais simples, com pilotagem facilitada.

Drones para iniciantes têm várias funções de voo pré-programadas.

Os drones considerados “para iniciantes” oferecem modos de voo mais fáceis e que não exigem muita habilidade. Eles já são previamente programados. Decolagem e aterrissagem também acontecem de maneira automática e é possível até mesmo pedir para que o veículo retorne às coordenadas de origem.

Pouco a pouco, você pode adquirir familiaridade com a pilotagem de seu drone em um lugar seguro e ficar mais tranquilo para procurar um modelo com manobras complexas.

Para iniciantes, portanto, é indispensável a função GPS no drone e a conexão com dispositivos como smartphones ou computadores através de aplicativo.

Lembre-se que é preciso ter habilitação para pilotar drones que pesem mais do que 25 kg ou pretendam voar acima de 400 pés.

Imagem mostra uma floresta vista de cima.

É possível conseguir belíssimas imagens aéreas com um drone. (Fonte: stomero/ Pixabay.com)

Vale a pena investir em drones para uso recreativo?

Os drones são usados em várias áreas profissionais: Cartografia, segurança pública, fotografia, entre outros. Para quem trabalha em cada uma delas, ele é uma boa aquisição.

Porém, e para uso recreativo? Por que valeria a pena adquirir um drone? Preparamos uma lista que te mostra possíveis usos do veículo:

  • Registro de imagens: Você gosta de conhecer lugares novos e de viajar? O drone pode te acompanhar e registrar lindas imagens aéreas dos locais visitados!
  • Entregas: Vem crescendo o número de pessoas que usam drones para entregar pequenas compras para clientes que moram a uma distância curta de seus estabelecimentos.
  • Diversão: O drone pode ser uma importante ferramenta de socialização. Há reuniões de apaixonados pelos veículos e até mesmo corridas são realizadas.

Confira a seguir uma tabela com as vantagens e desvantagens de ter um drone para uso recreativo:

Vantagens
  • Pode gerar muita diversão e alegria
  • Ajuda a registrar belas imagens em viagens e passeios
  • É uma ferramenta de socialização
  • Ajuda a conhecer novos lugares e áreas
  • Pode até colaborar em alguns aspectos profissionais
Desvantagens
  • O uso em lugares sem autorização pode causar problemas
  • É preciso tomar cuidado para não danificar o drone
  • Sempre há custos adicionais para mantê-lo funcionando

Quais são os custos extras de um drone?

O funcionamento dos drones é a partir de baterias (na maioria dos modelos, no plural), portanto, você precisará sempre recarregá-las. É recomendado até mesmo ter algumas de sobra.

Se tudo der certo, o seu drone funcionará por um bom tempo pedindo apenas por recargas e trocas de baterias. Mas lembre-se que ele possui muitas peças, carregando câmeras e aparelhos GPS, e que é possível que tais componentes apresentem problemas.

Note que erros durante o voo ou em aterrissagens podem danificar componentes do seu drone e fazer com que eles precisem ser trocados, o que leva a constantes gastos extras.

Iniciantes provavelmente terão mais gastos com um drone do que apenas o valor da compra, e por isso você precisa prestar especial atenção no custo-benefício do seu.

Todos os drones vendidos no Brasil precisam ser homologados pela Anatel. Não compre um modelo sem essa certificação!

Critérios de compra: Fatores para escolher um drone com bom custo-benefício

Você já está convencido de que vale a pena comprar um drone? Então vamos te apresentar alguns critérios que te ajudarão com a escolha do modelo com o melhor custo-benefício!

Autonomia

A maior parte dos drones ainda não consegue ter grande autonomia. Nos modelos mais simples, indicados para iniciantes, o número pode ser inferior a dez minutos. Mesmo naqueles para uso profissional, é raro que as baterias resistam por mais de meia hora.

Dependendo das atividades desejadas, não há motivo para que seu drone tenha uma bateria de grande duração. Mas se você encontrar modelos que resistem por vinte ou vinte e cinco minutos com preços de faixa de entrada, terá conseguido um excepcional custo-benefício.

Imagem mostra um drone voando.

A maior parte dos drones não fica um longo tempo no ar. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Câmeras

Como já mencionamos, as câmeras estão entre os fatores mais importantes para fotógrafos e videomakers que procuram por um drone. Mas mesmo para uso recreativo, ela pode ser muito útil: Quem não quer belas imagens aéreas de seus passeios?

Fotógrafos profissionais devem exigir ainda mais da qualidade da câmera do drone.

Confira a qualidade das gravações de vídeos de seu drone. Com a tecnologia atual, é praticamente obrigatório alcançar Full HD ou 4K. Para fotógrafos, 5 MP é o mínimo exigido, enquanto modelos mais avançados podem chegar a 20 MP.

Outra questão importante é a distância que se pode registrar imagens: Um drone que voa a uma altura de 50 metros, por exemplo, deve conseguir filmar e fotografar o solo mesmo em seu ponto mais alto.

Velocidade e altura

Há enormes variações de velocidade e altura nos modelos disponíveis de drone. Alguns alcançam no máximo 20 km/h, outros podem chegar perto dos 60 km/h.

Mais uma vez, é importante pensar sobre o que você espera de seu drone. Um uso recreativo, para fazer vídeos em trilhas, por exemplo, não requer uma velocidade avançada.

Se você já definiu uma faixa de preço na qual pretende encaixar a compra de seu drone, pode encontrar o custo-benefício ao comparar modelos que custem valores próximos e suas velocidades de voo e alturas alcançadas.

Rastreamento e segurança

Além do sistema de GPS, que te permite acompanhar exatamente o trajeto de voo de um drone através de um aplicativo, é importante que seja possível rastrear o veículo caso algum acidente aconteça.

O sistema de rastreamento facilita o trabalho de encontrar o drone caso, por exemplo, a bateria acabe durante um voo.

Alguns modelos de drones contam com um sistema anti-falhas e uma programação de volta automática ao ponto de origem, aumentando muito a segurança por permitirem que o veículo, ao identificar um problema, retorne ao lugar de onde foi lançado.

Resumo

Além de ferramenta profissional de suma importância para fotógrafos, videomakers, cartógrafos e outros, os drones também podem ser muito divertidos. É possível encontrar modelos indicados para uso recreativo com excelente custo-benefício.

A qualidade da câmera é sempre importante, mas você também identifica um custo-benefício notável em um drone a partir de características como boa autonomia, alta velocidade máxima e recursos especiais de segurança sem que o preço suba muito.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas