moça segurando uma escova alisadora
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

10Horas investidas

4Estudos avaliados

88Comentários coletados

Por mais que você goste do seu cabelo e tenha o desejo de mantê-lo com a modelagem natural, em algumas situações pode ser preciso deixar os fios mais alinhados e com menos volume. É nessa hora que você pode contar com a melhor escova alisadora.

Não importa se você prefere os lisos por questões profissionais, estéticas ou até por praticidade mesmo. O que vale é se sentir bem e bonita, com mais facilidade e sem agredir os fios. E o segredo para isso nós mostramos neste artigo!




O mais importante

  • A escova alisadora ajuda a pentear e alisar os fios, deixando-os com aspecto natural e protegidos contra a exposição excessiva ao calor.
  • Contar com a melhor escova alisadora torna possível eliminar todos os outros aparelhos para secar ou modelar os cabelos.
  • Para manter o cabelo saudável e otimizar os resultados da escova alisadora, é importante usar cremes de proteção térmica antes da escovação.

Escovas alisadoras: nossa recomendação dos melhores produtos

Há muitas opções no mercado prometendo dar mais vida, brilho e movimentos aos seus cabelos. Entre tantos modelos, selecionamos as melhores escovas alisadoras de 2022, segundo as compradoras.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre escova alisadora

Se você sente que o secador ou a chapinha estão prejudicando a saúde dos seus cabelos, mas não abre mão de uma escova bem feita a cada lavagem, escolher a melhor escova alisadora vai mudar a sua rotina. Quer saber mais sobre ela? Então, acompanhe esta seção.

bancada com escovas, modeladores e secador, que podem ser substituídos por uma escova alisadora.

Contar com a melhor escova alisadora torna possível eliminar todos os outros aparelhos para secar ou modelar os cabelos. (Fonte: Artem Ermilov/ 123rf.com)

O que é uma escova alisadora e como ela funciona?

A escova alisadora é um utensílio que reúne as características do secador, da escova de cabelo e da chapinha em um só produto. Ela permite modelar os fios, fechando as cutículas capilares e, com isso, promove o alisamento.

Ainda que possa variar de acordo com o modelo, o princípio do funcionamento da escola alisadora é o mesmo. A base das cerdas é uma superfície que se aquece (e dispensa ar quente, em algumas delas). Desta forma, enquanto penteia os fios, o calor faz com que eles se moldem mais facilmente, ficando mais lisos e modelados.

Quais os tipos de escovas alisadoras?

Existem diversos tipos de escovas alisadoras, como você pode conferir na nossa seleção de produtos. Todas elas têm sistema de aquecimento e, portanto, dependem de energia elétrica para funcionar e variam entre três tipos básicos:

  • Escova que alisa - tem a base das cerdas geralmente em cerâmica e, aquecida, promove o alisamento dos fios já secos, enquanto os penteia;
  • Escova que seca e alisa - permite secar e alisar os fios com o simples ato de pentear. Costuma ser mais pesada pois tem estrutura interna de secador;
  • Escova rotativa - pode ser com secador ou não. Enquanto gira, ela permite a modelagem dos fios.

A escova alisadora pode ser usada em todos os tipos de cabelo?

Apesar de não haver impedimento para o uso da escova alisadora em nenhum tipo de cabelo, é bom ter em mente que ela não terá o mesmo efeito e acabamento para todas as pessoas.

Quem tem cabelos mais finos e poucas ondas, chegará a um alisamento mais uniforme, com redução de volume e muito brilho. Já para os fios mais grossos e cacheados, o resultado pode não ser tão promissor porque a escova alisadora não os submete ao calor excessivo nem a prensagem das cutículas, como ocorre com a prancha.

Escova alisadora preta e roxa sobre uma bancada

A escova alisadora protege os fios contra a agressão provocada pela exposição excessiva ao calor. (Fonte: serezniy/ 123rf.com)

Qual a diferença entre a escova alisadora e a chapinha?

Falamos agora mesmo sobre o processo de alisamento que ocorre quando se usa a chapinha. A prancha prensa os fios entre duas superfícies quentes e por isso, retira o volume e a modelagem natural do cabelo. Mas essa não é a única diferença entre os dois utensílios. Confira:

Escova alisadora Chapinha
Danos aos fios Menor, pois usa menos calor e tem cerdas macias Maior, pois aplica calor extremo e prensa os fios
Aspecto dos fios Liso natural, reduzindo o volume e mantendo o movimento Artificial, cabelos com pouco movimento e nenhum volume
Controle de frizz Depende dos recursos da escova Total, especialmente se utilizado com um creme com essa finalidade
Tipo de modelagem Só alisamento Alisa, faz ondas e pode ser usada até como modelador de cachos
Cabelos molhados? Sim, para os modelos com sistema de secagem Não

Quais as vantagens e desvantagens da escova alisadora?

Quem experimenta a escova alisadora nunca mais quer alisar os cabelos de outra forma! Isso porque ela é muito prática no dia a dia. Mas nem mesmo as maiores maravilhas são feitas só de vantagens! A seguir, elencamos os prós e contras da escova alisadora, para ajudar na sua decisão sobre o aparelho ideal:

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Mais leve e prática do que usar secador e escova comum
  • Não expõe os fios ao calor excessivo
  • Uniformiza a textura
  • Traz resultado rápido
  • Costuma ser mais acessível do que o secador de cabelos
  • Os modelos com recursos extras, apesar de mais caros, tratam o cabelo enquanto alisam
Desvantagens
  • Pode não ter o resultado esperado, dependendo do tipo de cabelo
  • Nem sempre controla o frizz
  • Não modela os fios, apenas alisa

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma escova alisadora

É bem provável que, com todas essas informações — e a nossa lista com as melhores escovas — você já esteja com a sua favorita no carrinho de compras! Mas antes gostaríamos de destacar alguns pontos que merecem atenção na hora de escolher.

Tipo de cabelo

A escova alisadora é uma alternativa prática e eficiente especialmente para quem tem cabelos mais finos e com pouca ondulação. Então, se os seus cabelos são mais grossos, o ideal é contar com um modelo mais potente, com alta temperatura.

Para os cabelos crespos ou cacheados, o efeito pode ser contrário, passando aspecto de ressecamento e aumentando o volume. Considere esses aspectos antes de optar por uma escova alisadora.

Frequência de uso

Você prefere manter os cabelos ao natural e só muito eventualmente costuma alisar os fios? Se é assim, pode ser mais interessante contar com os modelos mais acessíveis, que, mesmo eficazes, podem ter uma durabilidade menor.

Já para o uso frequente, opte por uma escova fabricada com materiais de alta qualidade e mais resistentes. Além disso, também vale investir em uma escova alisadora com recursos extras, que ajudam a tratar os fios.

mulher jovem usando escova alisadora com um creme de proteção térmica.

Use cremes com proteção térmica para manter o cabelo saudável e otimizar os resultados da escova alisadora. (Fonte: Yuliia Stankevych/ 123rf.com)

Ajuste de temperatura

O calor, ao mesmo tempo que ajuda a modelar e disciplinar os fios, também pode causar muitos danos aos cabelos e ao couro cabeludo. É por isso que este ponto não pode ser desprezado.

Se possível, escolha um modelo de escova alisadora que tenha ajuste de temperatura e velocidade. Para saber o ideal para o seu fio, deixamos algumas informações logo a seguir:

Tipo de cabelo Temperatura ideal (graus)
Cacheados, crespos ou grossos 230
Lisos ou ondulados 190
Tingidos 170
Descoloridos ou com escova progressiva 150

Recursos adicionais

Como você já sabe, há uma infinidade de modelos de escova alisadora no mercado. Algumas são bem simples e tem apenas a função de escovar e alisar os fios. No entanto, a evolução não para!

Por esse motivo, já é possível encontrar aparelhos com uma série de recursos que podem facilitar o alisamento e ainda garantir mais saúde para os fios. Alguns destes recursos são:

  • Ionização - combate o frizz;
  • Tecnologia steam - repõe a água e evita o aspecto ressecado;
  • Nanopartículas de prata - ação antimicrobiana para fios e couro cabeludo.

Segurança

Sempre que estamos utilizando um equipamento que emite calor, todo cuidado é pouco. Por essa razão, procure por aparelhos de marcas que se preocupem com os aspectos de segurança.

Na hora de comprar, verifique se a escova alisadora conta com sistema de desligamento automático, sensor de superaquecimento e design que protege suas mãos do contato direto com as superfícies aquecidas.

Resumo

Não precisa passar horas no salão de beleza para conseguir um efeito liso natural e saudável para os cabelos. Se você tiver a melhor escova alisadora em casa, essa tarefa vai se tornar simples e prática.

Neste artigo, falamos sobre os principais tipos de escova e sua aplicação nos diversos tipos de cabelo. Destacamos as vantagens deste aparelho sobre o secador e a chapinha, especialmente no que diz respeito ao cuidado com os fios.

Esperamos que este material seja útil para a sua escolha. Se ficar indeciso, reveja com atenção a nossa seleção de produtos para encontrar a melhor escova alisadora do mercado! Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: Yuliia Stankevych/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas