Na foto um ferro de passar em cima de uma peça de roupa.
Ultima atualização: 14 de abril de 2021

Por mais que muitas pessoas invistam em roupas que não amassam para o seu dia a dia, o melhor ferro de passar ainda é um produto fundamental em muitos casos.

Ele permite que as peças fiquem lisinhas e sem amassados, o que proporciona uma melhor apresentação para quem as está utilizando. Graças a toda essa importância, hoje vamos falar sobre esse item.




Primeiro, o mais importante

  • O ferro de passar está disponível em diversos modelos, mas o mais comum é o tradicional horizontal, que pode ser do tipo a seco ou a vapor.
  • A base do ferro de passar pode ser feita em diferentes materiais, mas o melhor é a cerâmica, que apresenta excelente performance.
  • O ideal é que esse produto funcione com diferentes temperaturas. Assim é possível selecionar a mais adequada para o tecido a ser desamassado.

Os melhores ferros de passar: nossas escolhas

O que não faltam são modelos de ferro de passar, mas, dentre eles, alguns se destacam graças a sua maior qualidade. Com isso, confira a seguir quais são as melhores opções.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o ferro de passar

Que o ferro de passar é essencial para deixar as roupas sem amassados todo mundo sabe, mas ainda existem muitas dúvidas a respeito desse produto. Nesse guia de compra vamos responder todas elas.

Na foto uma mulher passando roupas segurando um celular na mão.

O ferro de passar é o produto ideal para desamassar as roupas. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Quais são os diferentes tipos de ferro de passar?

Se antigamente só existia um modelo de ferro de passar, hoje em dia isso mudou bastante e já existem diferentes variações desse produto.

Graças a isso, não é difícil de encontrar a que mais se adequa a cada necessidade e os tipos de ferro disponíveis para compra são:

  • Tradicional: Muito conhecido por todos, esse é o modelo de ferro de passar mais comum. Ele possui um formato horizontal, pode ter funcionamento a seco ou a vapor e é bastante eficiente.
  • Vertical: Altamente prática, essa opção serve para passar as roupas direto do cabide, sendo muito utilizada em lojas.
  • Portátil: Desenvolvido com um tamanho mais compacto, esse é o melhor ferro de passar para viagens e pode ser levado dentro da mala para desamassar as roupas.
  • Sem fio: Esse modelo de ferro tem como diferencial funcionar a partir de uma bateria. Com isso, não é necessário usá-lo próximo a locais com tomadas.
  • Pressurizado: Essa versão de ferro de passar roupa é muito usada por indústrias. Ela funciona através de um vapor muito quente que consegue desamassar os tecidos de forma bastante rápida.

O que é melhor: Ferro de passar ou passadeira a vapor?

Quem tem o costume de passar roupas, com certeza já ouviu falar sobre as passadeiras a vapor e ficou em dúvida se elas são melhores do que os ferros de passar.

A passadeira a vapor também é conhecida como vaporizador de roupas e tem como intuito ser uma evolução do ferro.

O principal ponto positivo desse produto é a sua praticidade, isso porque ele desamassa as roupas a partir do vapor e permite a sua utilização mesmo com as peças no cabide.

No entanto, a passadeira não é uma boa escolha para tecidos mais grossos e pode causar queimaduras tanto em quem as está utilizando, quanto nas peças.

Já o ferro de passar pode ser utilizado com qualquer tipo de tecido e consegue desamar todas as roupas com muita eficiência.

A única desvantagem é que ele pode ser mais pesado e que é preciso uma tábua de passar ou superfície rígida para apoiar as peças a serem passadas.

Ferro de passar Passadeira a vapor
Funcionamento Possui uma base aquecida que desamassa as roupas Utiliza vapor para tirar os amassados
Vantagens Consegue desamassar todo tipo de tecido É prática e passa as roupas direto do cabide
Desvantagens É mais pesado Pode queimar os tecidos

Qual a diferença entre o ferro de passar a vapor e a seco?

Os ferros de passar tradicionais podem ser de dois tipos: a seco ou a vapor. Cada um deles apresenta suas vantagens e desvantagens e é preciso entender a diferença entre essas duas versões.

O ferro de passar a seco é o que tem valor mais acessível e estrutura mais simples, sendo bastante leve. Ele desamassa as roupas a partir do aquecimento da sua base e aquece e esfria rapidamente.

O vapor ajuda a desamassar tecidos grossos.

Porém, esse modelo requer um esforço maior do usuário para tirar amassados mais fortes e na utilização com tecidos pesados, como o jeans. Isso resulta em uma demora maior para passar a roupa.

Por outro lado, os ferros de passar a vapor são como uma evolução das opções a seco. É verdade que esse tipo pode ser um pouco mais pesado, todavia o vapor é um grande auxiliar no processo de desamassar roupas difíceis.

Dessa forma, a passagem das peças é mais rápida e há um menor esforço de quem está utilizando esse produto.

Qual a melhor base para ferro de passar roupa?

A base do ferro de passar é uma das suas partes mais importantes e faz toda a diferença na eficiência desse produto. Com isso, ela pode ser produzida em alumínio, aço inoxidável e cerâmica.

Dentre essas opções, a que mais se destaca é a cerâmica, que aquece rapidamente, tem uma excelente distribuição de calor e protege e desliza facilmente pelos tecidos.

Na foto um ferro de passar em cima de uma camisa.

O ferro de passar com base de cerâmica desliza facilmente e protege os tecidos. (Fonte: congerdesign/ Pixabay)

Critérios de compra: Como comparar os modelos de ferro de passar

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores ferros de passar, chegou o momento de te ajudarmos a escolher o ideal. Para isso basta seguir os critérios de compra a seguir.

Potência

A potência do ferro de passar é responsável por determinar o seu potencial de aquecimento. Portanto, quanto mais potente for esse produto, mais quente ele ficará e mais rapidamente atingirá a sua temperatura máxima.

Para um uso doméstico recomenda-se que esse produto tenha, no mínimo, 1.000 watts de potência. No entanto, os modelos mais eficientes são os que apresentam a partir de 1.200 watts.

Temperatura

Para conseguir passar de maneira mais eficaz as roupas, os melhores ferros de passar são os que funcionam com diferentes temperaturas.

Esses permitem que seja selecionada a quantidade de calor exata para o tipo de tecido. Assim, o processo de desamassar é mais rápido e não há riscos de queimar a roupa.

Dessa forma, analise se o modelo escolhido apresenta seletor de temperatura e quanto mais opções, melhor.

Na foto uma mulher passando roupa.

Ferros com seletor de temperatura permitem que seja possível escolher a mais adequada para o tecido a ser desamassado. (Fonte: cottonbro/ Pexels)

Reservatório de água

Se a escolha for por um ferro de passar com funcionamento a vapor, então é necessário avaliar a capacidade do seu reservatório de água.

Esse reservatório costuma ter no mínimo 300 ml de capacidade, mas existem opções que são maiores do que isso e cabem mais água.

Qual adquirir depende muito da quantidade de roupa a ser passada por vez. Quem costuma usar esse produto para poucas peças pode investir nos modelos com reservatório pequeno, pois eles serão suficientes.

Todavia, para grandes quantidades de roupa o ideal é que o reservatório tenha capacidade acima de 300 ml. Assim não será necessário ficar o enchendo toda hora.

Você sabia que antigamente os ferros de passar aqueciam via carvão, óleo e gasolina?

Peso

Há tempos atrás uma das maiores reclamações de quem usava o ferro de passar estava relacionada ao peso desse produto.

Felizmente com o passar dos anos ele foi evoluindo e atualmente já é possível encontrar opções bastante leves e ergonômicas. Porém, existem alguns pontos importantes a respeito desse critério.

Ferros de passar muito leves não costumam conseguir desamassar as roupas com eficiência, um ponto bastante negativo. Isso não acontece com os mais pesados, que são capazes de tirar amassados até de tecidos grossos.

Deste modo, é preciso escolher uma opção que seja confortável durante o uso, mas eficiente, sendo que para peças pesadas as mais indicadas são as que pesam, em média, 1 kg.

Resumo

Possuir o melhor ferro de passar em casa é a maneira mais eficaz de ter as peças de roupa desamassadas e bem apresentadas.

No entanto, para isso conseguir isso é preciso saber qual produto adquirir. Pensando nisso, nesse artigo reunimos todas as informações mais importantes a respeito desse eletrodoméstico.

Levando em consideração as dicas que demos será possível escolher o ferro ideal de acordo com a sua necessidade e gosto. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e obrigado pela visita!

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas