Imagem de uma frigideira antiaderente.
Ultima atualização: 31 de agosto de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

77Comentários coletados

Cozinhar fica ainda melhor quando dispomos dos utensílios necessários para preparar os alimentos de maneira saudável, prática e rápida. Para refogar, cozinhar e fritar legumes e carnes, recomendamos a compra de uma frigideira antiaderente.

Mas como encontrar uma frigideira antiaderente que corresponda às suas necessidades na cozinha? Para responder a essa e outras perguntas, preparamos um guia de compra completo sobre o assunto!




Primeiro, o mais importante

  • A frigideira antiaderente pode ser fabricada em alumínio, aço inoxidável, ferro fundido, cerâmica ou revestida em teflon.
  • Você encontra modelos de frigideiras antiaderentes nos tamanhos pequeno (15 a 20cm), médio (25cm) ou grande (30cm ou mais).
  • Para encontrar a melhor frigideira antiaderente, analise o material, tamanho, profundidade, peso e versatilidade da panela.

Você também pode gostar:

A melhor frigideira antiaderente: Nossas recomendações

Selecionamos as melhores frigideiras antiaderentes do mercado de acordo com as características e funcionalidades dessas panelas. Descubra qual modelo fará a diferença em sua cozinha:

A frigideira antiaderente mais moderna

A frigideira antiaderente Flavorstone da Polishop possui seis camadas estruturais e revestimento antiaderente superior, que garante que os alimentos deslizem facilmente sem que seja necessário utilizar óleo. A panela retém e distribui o calor para preparar as receitas com máxima eficiência, mesmo em baixas temperaturas.

A melhor frigideira antiaderente de alumínio

Essa frigideira antiaderente da Tramontina é perfeita para quem procura um modelo básico e barato. A panela é revestida com a película antiaderente Starflon T1, exclusiva da Tramontina, que impede que os alimentos grudem durante o preparo, seja em fogão elétrico ou a gás. Esse modelo está disponível em diferentes tamanhos e cores. Acompanha espátula.

Uma frigideira antiaderente de cerâmica

Compatível com fogão elétrico, a gás ou vitrocerâmico, a frigideira antiaderente HeadChef da Tramontina possui estrutura em alumínio com revestimento interno em cerâmica e cabo em silicone. Essa panela está disponível em três tamanhos.

A melhor frigideira antiaderente de aço inox

Essa frigideira antiaderente da Tramontina possui estrutura em aço inoxidável com três camadas de revestimento, responsáveis por aumentar a capacidade de retenção e distribuição de calor, proporcionando um cozimento rápido, seja em fogão de indução, elétrico ou a gás.

Guia de Compra

A frigideira antiaderente é um item indispensável em qualquer cozinha, pois a panela serve para preparar uma grande variedade de receitas de modo saudável, rápido e prático.

Mas escolher uma frigideira antiaderente requer atenção aos detalhes, pensando nisso, preparamos um Guia de Compra com as informações mais relevantes sobre o assunto. Aproveite a leitura!

Imagem de uma mulher preparando um alimento numa frigideira antiaderente.

A frigideira antiaderente pode ser utilizada para preparar variados alimentos. (Fonte: Daria Obymaha/ Pexels.com)

Por que devo cozinhar com uma frigideira antiaderente?

Para preparar saborosos alimentos refogados, cozidos ou fritos, você precisa de uma frigideira antiaderente. Essa panela consegue reter e propagar o calor de maneira eficiente, agilizando o preparo das receitas.

Além disso, os alimentos não grudam na panela, portanto você poderá virar os legumes ou carnes com um simples movimento, sem precisar utilizar qualquer utensílio. E depois de usar, é muito fácil limpar a frigideira antiaderente.

Outra vantagem da frigideira antiaderente é que você não precisa utilizar óleo ou outra fonte de gordura no preparo dos alimentos, que ficam ainda mais saudáveis. Conheça mais vantagens – e algumas desvantagens – do produto na tabela abaixo:

Vantagens
  • Mantém os alimentos saudáveis
  • Pode ser usada para refogar, cozinhar ou fritar os alimentos
  • Utiliza pouca ou nenhuma gordura
  • Mais fácil de higienizar
Desvantagens
  • Preços elevados
  • Requer o uso de talheres especiais

Toda frigideira antiaderente possui revestimento em teflon?

O teflon é um composto químico utilizado no revestimento da frigideira antiaderente. Capaz de repelir gordura, água e partículas sólidas, a película de teflon impede que os alimentos grudem na panela durante o preparo, diminuindo a necessidade de óleo e facilitando a lavagem.

Nem todas as frigideiras antiaderentes possuem teflon.

Mas nem todas as frigideiras antiaderentes possuem revestimento em teflon. Aquelas que possuem precisam de cuidados como uso de talheres especiais que não removem a película.

Outro cuidado está relacionado ao aquecimento da panela, que não pode ultrapassar os 260ºC, pois o calor excessivo pode fazer com que a panela comece a liberar substâncias tóxicas.

Quais são os diferentes modelos de frigideira antiaderente?

Você encontra diferentes modelos de frigideira antiaderente. Preparamos essa seção para discutir as diferentes características, vantagens e desvantagens de cada panela:

Revestimento em teflon: Opção mais barata

A frigideira com revestimento em teflon é ideal para quem busca um produto de qualidade e com preço baixo. Mas fique atento, quando a película de teflon começar a descascar, você deve descartar a panela, pois o teflon descascado pode contaminar os alimentos.

Ferro: Opção com maior durabilidade

Você também encontra a frigideira antiaderente em ferro fundido. O grande diferencial deste modelo é que durante o cozimento, são liberadas pequenas partículas de ferro, um mineral que combate a anemia.

Outro diferencial da frigideira de ferro é a capacidade de suportar temperaturas elevadas e conservar o calor, perfeito para preparar alimentos de cozimento lento.

Uma frigideira antiaderente de ferro pode durar a vida inteira. No entanto, existem algumas desvantagens como peso e preço.

Cerâmica: A melhor opção para cuidar da saúde

A frigideira antiaderente de cerâmica é a melhor opção para a saúde, pois uma panela deste material não possui metal em sua composição, ou seja, não há risco de intoxicação.

Embora aqueça mais lentamente, a frigideira de cerâmica é resistente às temperaturas elevadas, distribuiu o calor homogeneamente por toda a superfície e o retém por mais tempo.

No entanto, tome bastante cuidado para não submeter a panela ao choque térmico ou deixá-la cair, pois a frigideira pode rachar e quebrar.

Imagem de uma frigideira de cerâmica.

A frigideira antiaderente pode ser confeccionada em cerâmica ou oferecer revestimento cerâmico. (Fonte: Mali Maeder/ Pexels.com)

Aço inoxidável: Preparo rápido

A frigideira antiaderente de aço inoxidável tem como diferencial a possibilidade de aquecer rapidamente e distribuir o calor de maneira uniforme, excelente para o preparo de carnes, aves e peixes.

Um ponto negativo é a necessidade de colocar um pouco mais de óleo para evitar que os alimentos grudem em sua superfície. Além disso, algumas frigideiras de inox possuem níquel na composição, um elemento tóxico para o organismo.

A frigideira antiaderente deve ser escolhida de acordo com o fogão?

A escolha da frigideira antiaderente deve ser baseada no tipo de fogão que você tem em sua cozinha – fogão a gás, elétrico, indução eletromagnética ou vitrocerâmico.

O fogão elétrico requer panelas de vidro, cerâmica ou aço com fundo reto, enquanto o fogão por indução eletromagnética só funciona com panelas de aço inox, ferro fundido ou com fundo triplo.

Imagem de uma pessoa cozinhando.

Escolha uma frigideira antiaderente compatível com seu fogão. (Fonte: Cooker King/Unsplash.com)

O que é a tecnologia T da frigideira antiaderente da Tramontina?

Quando o assunto é frigideira antiaderente, a marca brasileira Tramontina é referência no mercado, pois além de oferecer modelos em diferentes tamanhos, formatos e materiais, a marca possui exclusiva Tecnologia T, disponível em três versões:

  • Starflon T1: Possui durabilidade superior a 5.000 ciclos. É ideal para preparar refeições simples no cotidiano e não pratos elaborados.
  • Starflon T3: Traz como diferencial a película antiaderente aplicada por spray. Possui durabilidade de 15.000 ciclos. É ideal para quem gosta de experimentar pratos novos.
  • Starflon T5: Possui revestimento em teflon com partículas de cerâmica, a combinação é capaz de aumentar a resistência e durabilidade da frigideira para até 80.000 ciclos.

Como cuidar de uma frigideira antiaderente?

É preciso manter uma série de cuidados com a frigideira antiaderente se você deseja aumentar a durabilidade da panela.

Antes do primeiro uso, você deve lavá-la com detergente neutro e água morna, enxaguá-la e secá-la. Depois, aplique um pouco de óleo e leve ao fogo baixo por dois minutos. Em sequência deixe esfriar, lave novamente e seque normalmente.

No cotidiano, manuseie a panela com colher de pau, silicone ou plástico. Para lavar a panela utilize detergente neutro, água e esponja própria para panelas antiaderentes.

Critérios de compra: Como encontrar a melhor frigideira antiaderente

Para encontrar a melhor frigideira antiaderente e poder cozinhar sem preocupações, é importante analisar e comparar algumas características do produto no momento da compra, como as listadas abaixo:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Material

Avaliar o material da frigideira antiaderente antes de comprar o produto é muito importante. Você encontra opções em cerâmica, aço inoxidável, ferro fundido ou alumínio.

A frigideira antiaderente de cerâmica é o modelo ideal para quem se preocupa com a saúde, pois a panela não possui nenhum metal na composição, ou seja, o risco de intoxicação é nulo.

A frigideira antiaderente de aço inoxidável também é uma excelente opção, pois o material aquece os alimentos de maneira rápida e uniforme, condições ideais para preparar peixes, aves e carnes.

Você também encontra a frigideira antiaderente de ferro fundido, ótima opção para quem busca um produto resistente e durável. Como não é muito popular, a frigideira de ferro costuma ter preço elevado.

A última opção é a frigideira antiaderente de alumínio com revestimento em teflon, perfeita para refogar, cozinhar e fritar os alimentos. A frigideira de alumínio não se sobressai quando o assunto é durabilidade e precisa ser trocada com frequência.

Tamanho

O tamanho da frigideira antiaderente é outra característica que merece sua atenção. Você encontra frigideiras pequenas (15 a 20cm de diâmetro), médias (cerca de 25cm de diâmetro) ou grandes (30cm de diâmetro ou mais). A escolha depende dos alimentos que você deseja preparar e da quantidade de pessoas que serão servidas.

Uma frigideira antiaderente rasa é indicada para preparar alimentos mais simples. Enquanto uma frigideira grande e funda é perfeita para preparar refeições líquidas como moquecas, paellas ou sopas.

Imagem de uma frigideira.

A frigideira pequena é perfeita para fritar ovo. (Fonte: AlexaPhotos/Pixabay.com)

Peso

Além das dimensões da frigideira antiaderente, avalie o peso da panela. Sugerimos que você escolha um modelo que pese menos de 1KG, pois você conseguirá preparar um maior volume de alimentos sem dificuldades.

Além disso, uma panela mais leve fornece uma maior mobilidade e flexibilidade para o cozinheiro.

Com ou sem tampa

Você encontra a frigideira antiaderente com ou sem tampa. A tampa pode ser muito útil, tanto durante o preparo quanto para o armazenamento da comida.

Durante o preparo, a tampa evita a dispersão de calor, permitindo que o vapor quente permaneça dentro da panela, facilitando o cozimento.

Depois do preparo, a tampa mantém o alimento quentinho para que você possa repetir. Também serve para armazenar o prato na geladeira.

Imagem de uma frigideira com tampa.

Você encontra frigideira antiaderente com ou sem tampa. (Fonte: Yujun/Pixabay.com)

Frigideira grill

A frigideira grill é uma excelente opção para preparar receitas que precisam ir ao forno ao final do preparo, seja para dourar ou gratinar.

Geralmente, os modelos confeccionados em ferro, cerâmica ou aço inoxidável podem ser levados ao forno. No entanto, os modelos com cabo ou detalhes em plástico, não podem ser submetidos ao calor.

Outras características

Observe cada detalhe de sua frigideira antiaderente, pois você pode encontrar um modelo com características bastante interessantes. A frigideira com difusor de calor permite que todos os alimentos sejam refogados, cozidos ou fritos uniformemente.

Com esse mesmo propósito, algumas frigideiras possuem fundo composto por três a seis camadas, que proporcionam cocção rápida e uniforme, responsável por economizar gás ou energia elétrica e manter os alimentos quentes por mais tempo.

Se a frigideira possuir um cabo com revestimento em silicone e isolamento de calor, você pode manuseá-la sem preocupação, pois não haverá transmissão de calor para sua mão.

Imagem de uma frigideira.

Alguns modelos de frigideira antiaderente possuem cabo removível, que permite servir a refeição na própria panela sobre a mesa. (Fonte: Yujun/Pixabay.com)

Legenda: Alguns modelos de frigideira antiaderente possuem cabo removível, que permite servir a refeição na própria panela sobre a mesa. (Fonte: Yujun/Pixabay.com)
Link: https://pixabay.com/pt/photos/pal%C3%A1cio-dos-f%C3%A3s-corte-real-1195360/
Alt Text: Imagem de uma frigideira.

Marca

Preparamos uma tabela comparativa com as melhores fabricantes de frigideiras antiaderentes de acordo com o material utilizado na fabricação do produto:

Material da frigideira antiaderente Melhores marcas
Cerâmica Hércules, IDEA e Fratelli
Aço inoxidável Tramontina ou Spicy
Alumínio Roichen, Polishop ou KitchenAid
Teflon Dessini, Brinox ou Rochedo

(Fonte da imagem destacada: StockSnap/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.