Cama infantil com grade.
Ultima atualização: 18 de junho de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

12Horas investidas

5Estudos avaliados

49Comentários coletados

A grade para cama oferece segurança, seja para crianças, idosos ou pessoas acamadas. Mas saber escolher o modelo ideal de acordo com o objetivo e o tipo de cama é fundamental. Por isso, seja bem-vindo ao nosso artigo de hoje!

A seguir, vamos mostrar quando é preciso instalar uma grade na cama, quais são os principais modelos, a melhor estrutura, altura e material de fabricação.




Primeiro, o mais importante

  • A grade para cama é um acessório que serve para proteção, tanto de crianças quanto de idosos e pessoas acamadas.
  • Além de ser uma medida de segurança, a grade de proteção para camas também garante a tranquilidade para pais, familiares ou responsáveis.
  • Mas nem toda grade servirá a qualquer cama. Sendo assim, você vai precisar verificar o modelo, a dimensão, a forma de instalação, entre outros componentes.

Melhores grades para cama: nossas recomendações

A seguir, nós vamos mostrar quais são os tipos de grades de proteção para camas mais populares.

Guia de compra: tudo sobre a grade para cama

Para investir na melhor grade de cama é necessário dedicar um pouco de tempo para entender como ela funciona, quando será necessária e quais as diferenças entre os modelos. E é o que você confere no Guia abaixo.

Criança na cama.

A grade na cama infantil garante proteção e conforto. (Fonte: GM-VA/ Pixabay)

Para que serve uma grade para cama?

Acoplada nas laterais da cama, as grades de proteção servem para evitar quedas durante as horas de sono. E, de fato, elas são mais conhecidas por serem usadas no período de transição pelo qual os bebês passam do berço para a cama.

Ainda que existam outras opções, como a cama montessoriana, a grade de proteção é ideal para garantir a segurança dos pequenos na nova cama e a tranquilidade dos pais tmabém.

Beliche infantil com grades de proteção lateral.

A grade é muito utilizada na cama das crianças. (Fonte: Ekkacahi Tisomboon / 123RF)

No entanto, a grade para cama também traz benefícios ao adulto, mais especificamente no caso de idosos e pessoas acamadas, já que evita quedas durante o sono.

Além disso, a grade para cama também é recomendada na cama de casal, quando os bebês forem dormir com os pais.

Como realizar a transição do berço para a cama com grade?

Utilizar a grade de proteção na cama de adulto é mais simples, porque basta a sua instalação. Mas, quando o assunto são as crianças, existe uma dificuldade maior, já que será preciso adaptá-las à cama com grade.

Quando a criança já consegue controlar os movimentos, o que costuma ocorrer a partir dos 2 anos, pode ser a hora ideal de realizar a transição para a cama. É então que chega o momento de instalar as grades na cama da criança.

Berço.

Para fazer a transição do berço para a cama, é importante usar as grades de proteção lateral. (Fonte: guillermocinque / Pixabay)

Vale pontuar ainda que, a grade para cama também evita que o pequeno saia da cama e ande pela casa sozinho, o que pode ser perigoso sem a supervisão de um adulto.

Além de ser um acessório de proteção, a grade também pode ajudar a compor a decoração do quarto infantil, já que hoje em dia existem até opções coloridas e estampadas.

Quando usar a grade de proteção para cama de idosos?

Com a idade, a parte física começa a sofrer algumas limitações, tanto em termos de equilíbrio quanto de movimento.

Por isso, os cuidados com os idosos em casa devem ser redobrados. Entre eles, está a garantia de um sono tranquilo e seguro com a aodção da grade para cama.

No entanto, de modo geral, esse acessório somente será necessário quando o idoso estiver com os movimentos e a locomoção mais comprometidos.

Lembrando que, hoje, além das grades de cama também existem as barras de apoio, que são instaladas na lateral da cama e servem de suporte para que o idosos possa se sentar e levantar com segurança.

Do que é feita a grade para cama?

Antes de mais nada é preciso lembrar que a grande precisa estar firme e rente ao colchão para garantir a segurança e proteção de quem dorme na cama. Para tanto, existem diferentes formas de instalação, que costumam variar de acordo com o material de fabricação da grade de proteção.

Hoje em dia existe todo tipo de grade para cama. As mais tradicionais ainda são feitas de madeira, MDF ou de metal. Nesse caso, porém, elas precisam de uma instalação especial, geralmente com a necessidade de parafusar a cama.

As grades mais modernas podem ser instaladas sem precisar de furação.

As grades mais modernas podem ser instaladas sem precisar de furação, já que contam com um sistema de travamento.

Elas costumam ser feitas de metal, tecido ou tela de poliéster. E basta encaixar a base inferior da grade embaixo do colchão e pronto.

Mas, dependendo do tipo de material, a grade não será recomendada para qualquer pessoa. Por exemplo, alguns modelos são indicados para crianças de até 5 anos de idade.

Para adultos e idosos, por outor lado, a grade para cama precisa ser feita de um material mais firme e que suporte até 140Kg.

Quais os prós e contras de uma grade de proteção para cama?

As vantagens de uma grade para cama nós já vimos. Esse acessório protege contra quedas e ainda evita que os pequenos saiam sozinhos da cama.

Além disso, esse tipo de grade pode ajudar a garantir noites de sono mais tranquilas aos pais. Sem contar que esse acessório também é útil para idosos e pessoas enfermas.

Tanto é que, hoje, existem diversos modelos, para todo tipo e tamanho de cama, inclusive os que têm cores e estampas divertidas e infantis. No entanto, é preciso dizer, nem toda grade será compatível com qualquer modelo de cama.

Veja a seguir, um resumo dos prós e contra da grade de proteção para camas.

Vantagens
  • Garante proteção e segurança na hora do sono
  • Tem vários modelos e tamanhos
  • Pode ser dobrável, colorida e estampada
Desvantagens
  • Nem todas são compatíveis com todas a camas

Critérios de compra: O que levar em conta ao analisar as grade para cama

A partir daqui, nós vamos mostrar outros pontos que você deve avaliar na hora de escolher a melhor grade para cama. São eles:

Tamanho da cama e espessura do colchão

O primeiro fator que você precisa levar em consideração na hora de comprar a melhor grade é o tamanho da cama e a espessura do colchão.

Você vai encontrar modelos que servem para vários tipos de cama, como a de solteiro, a infantil, a de casal e até a king. No entanto, existem também opções específicas, como é o caso da grade para cama box.

Em seguida, você deve analisar a espessura do colchão. Os modelos mais comuns de grade para cama servem para colchões que tem entre 10 cm a 25 cm.

Mas você também vai encontrar opções para serem utilizadas em colchões com espessura de 20 cm, enquanto que outras se adaptam bem a colchões de até 36 cm de espessura.

Altura da grade

Além de considerar o tamanho da cama para escolher a melhor grade de proteção, você precisa ter em mente que a altura desse acessório vai variar bastante.

Existem desde as grades baixas, usadas em camas que ficam rente no chão, até as que chegam a medir cerca de 50 cm de altura. A escolha deve levar em conta a máxima proteção da criança ou do adulto.

Uma ou duas laterais

Não se esqueça que, de modo geral, a grade para cama costuma ser instalada na lateral do móvel. Desse modo, você vai precisar analisar se serão necessárias mais de uma grade, seja para apenas uma lateral da cama ou para as duas.

Isso, obviamente, vai depender do posicionamento da cama no quarto. Afinal, se a cama estiver encostada na parede, uma lateral apenas será o suficiente para garantir a proteção.

Dobrável ou não

Você também vai encontrar modelos de grade para cama que pode ser
dobráveis. Nesse caso, elas facilitam o acesso dos pais à cama das crianças, especialmente para trocar os lençóis e também dos idosos.

Já com os modelos tradicionais, que não dobram, é preciso retirar toda a grade para acessar o colchão. Além disso, esse tipo de grade dobrável é mais fácil de guardar, pois ocupa pouco espaço.

Resumo

A grade para cama é essencial para garantir a segurança de crianças, idosos e pessoas acamadas. Mas, para escolher a melhor grade de proteção lateral é preciso ficar atento aos detalhes.

Por exemplo, nem toda grade servirá a todo tipo de cama. Tanto que existem grades exclusivas para cama box. Analise também a altura da grade, a espessura do colchão, o material de fabricação, quanto peso a grade irá suportar, qual a quantidade de grades você vai precisar e se o acessório é dobrável ou não.

(Fonte da imagem destacada: Iuliia Nazarenko/ 1223rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas