Imagem de uma impressora.
Ultima atualização: 27 de setembro de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

80Comentários coletados

Mesmo na era digital, a necessidade de imprimir, copiar e digitalizar arquivos, documentos, trabalhos de faculdade e fotografias continua fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas e empresas que utilizam a impressora diariamente.

Devido aos diferentes modelos, funcionalidades e características técnicas, escolher a impressora com melhor custo-benefício é um desafio. Pensando nisso, preparamos um artigo com todas as informações sobre o assunto!




Primeiro, o mais importante

  • Ter uma impressora em casa pode ser bastante vantajoso. Mas para que os gastos com a compra do equipamento, reposição de insumos e manutenção da impressora valham a pena, é preciso escolher a impressora com melhor custo-benefício.
  • Se você só precisa imprimir arquivos, compre uma impressora comum. Caso você precise imprimir, copiar e escanear documentos, sugerimos a compra de uma multifuncional.
  • Uma impressora a jato de tinta pode funcionar com dois cartuchos, cartuchos individuais ou tanques de tinta. Já a impressora a laser utiliza um toner preto ou colorido.

Você também pode gostar:

As melhores impressoras custo-benefício: Nossas recomendações

Precisa de uma impressora para a casa ou escritório? Para ajudá-lo a encontrar a impressora com melhor custo-benefício, preparamos uma lista com algumas sugestões de compra, que incluem desde impressoras simples até multifuncionais.

A impressora mais bem avaliada

A multifuncional Epson EcoTank L3150 utiliza tanques de tintas coloridas com alto rendimento e baixo custo de impressão - imprime até 4500 páginas em preto e branco e 7500 páginas coloridas, sendo até 33 páginas por minuto com resolução máxima de 5760 x 1440 dpi. O aparelho possui conexão Wireless e entrada USB.

A impressora multifuncional mais vendida

Além de oferecer a melhor resolução de impressão da categoria (5760 x 1440 dpi), a impressora multifuncional Epson EcoTank L310 imprime até 33 páginas por minuto no modo rascunho e 10,5 páginas em modo normal. Outro diferencial é o tanque frontal, que permite monitorar os níveis de tinta e facilitar a recarga. Essa impressora tem conexão padrão USB.

A impressora a laser com melhor custo-benefício

A impressora Brother HL-1212W é uma impressora a laser monocolorida com resolução de 2400 x 600 DPI e velocidade de impressão de 20 páginas por minuto. Um toner consegue imprimir aproximadamente 1.000 páginas mensais. O aparelho possui conexão Wireless e entrada para cabo USB.

A impressora multifuncional mais barata

A impressora multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2776 possui um dos preços mais acessíveis da categoria. A máquina imprime, copia e digitaliza arquivos com boa resolução de imagem (1000dpi) a uma velocidade mediana. Essa impressora funciona através de conexão Wireless e pode ser conectada a um computador, smartphone ou tablet.

Guia de Compra

Se você precisa passar em uma gráfica ou papelaria toda a vez que precisa imprimir, copiar ou digitalizar um arquivo, sugerimos que você invista na impressora com melhor custo-benefício, tema deste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher imprimindo um arquivo.

Invista em uma impressora com bom custo-benefício. (Fonte: Cottonbro/ Pexels.com)

Quais são as características da impressora com melhor custo-benefício?

Quando falamos em impressora com melhor custo-benefício, não nos referimos a um equipamento com preço baixo, mas à uma impressora que atenda às suas demandas e possua um preço compatível.

Você pode precisar de uma impressora de uso doméstico para imprimir uma quantidade menor de arquivos ou de uma impressora para imprimir um maior volume de impressões, em menos tempo e em ambiente comercial.

Talvez você queira uma impressora simples, ou uma impressora que também copie e digitalize os documentos. Os arquivos podem ser monocoloridos (P&B) ou multicoloridos. Independentemente de suas necessidades, a impressora com melhor custo-benefício apresenta as seguintes características:

Vantagens
  • Impressora simples ou impressora multifuncional
  • Oferece volume de impressão mensal suficiente
  • A velocidade de impressão é adequada
  • Os arquivos podem ser impressos em preto e branco ou cores
  • A qualidade da impressão é satisfatória
  • O estilo de impressão entrega bons resultados
Desvantagens
  • Preço pode ser elevado se suas necessidades forem especiais
  • Custos com manutenção e reposição de insumos devem ser considerados

Qual impressora de uso doméstico com melhor custo-benefício?

Para uso doméstico, sugerimos a compra de uma impressora a jato de tinta. Existem três modelos e cada um deles se adequam a diferentes perfis de usuários.

A impressora que utiliza dois cartuchos, sendo um preto e outro colorido, é o modelo mais barato, pois atende a um baixo volume de impressões - os cartuchos possuem poucos mililitros de tinta e duram pouco.

Além disso, o cartucho colorido reúne três cores e, frequentemente, uma dessas cores acaba antes da outra e isso afeta a qualidade da impressão e força a troca do cartucho, mesmo que o insumo ainda possua tinta das outras cores.

Para quem realiza impressões em quantidade média, recomendamos a compra de uma impressora de tinta com cartuchos individuais. Nesse modelo, não há desperdício, pois os cartuchos são individuais.

Um ponto negativo desse tipo de impressora é que se você ficar algum tempo sem imprimir, a cabeça de impressão pode entupir, sendo necessária a troca da peça.

Imagem de tanques de tinta.

A impressora com cartuchos individuais apresenta melhor aproveitamento das tintas. (Fonte: Pavelkovar/ Pixabay.com)

Outra opção é a impressora com tanque de tinta, perfeita para quem imprime muitos arquivos. A economia ocorre na compra das garrafinhas de tinta, que custam bem menos do que os cartuchos.

Importante mencionar que o problema do entupimento da cabeça de impressão por falta de uso também pode ocorrer nesse modelo de impressora.

Qual impressora a jato de tinta oferece melhor custo-benefício?

A impressora a jato de tinta com melhor custo-benefício é aquela que utiliza tanques de tinta. No entanto, para fazer uma escolha inteligente, analise o tipo de tinta utilizada, corante ou pigmentada.

Avalie também a quantidade de tanques de tinta. Além dos tradicionais preto, ciano, magenta e amarelo, alguns oferecem dois tanques especiais, com ciano e magenta claros, que permitem a impressão de imagens em melhor qualidade.

Qual impressora de uso profissional possui maior custo-benefício?

Quando o assunto é impressora de uso profissional, a impressora a laser preta desponta como a melhor alternativa. Embora o equipamento seja mais caro, a impressora precisa apenas de um toner. A qualidade de impressão surpreende até o consumidor mais exigente.

No entanto, se você quiser fazer impressões coloridas, precisará comprar uma impressora a laser colorida que custa muito mais caro – tanto o aparelho, quanto os insumos e o custo de manutenção. Esse modelo é indicado para gráficas e ambientes comerciais em que há um grande volume de impressões.

Imagem de uma mulher imprimindo um arquivo.

Para uso profissional, recomendamos a impressora a laser. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Como escolher uma impressora a laser com bom custo-benefício?

Para escolher uma impressora a laser com bom custo-benefício, procure um equipamento que utilize um toner grande. Alguns modelos oferecem rendimento superior a 12.500 páginas impressas.

Também é fundamental escolher um equipamento que ofereça um ciclo de impressão mensal amplo, desse modo, você vai poder imprimir um maior volume de arquivos sem se preocupar em prejudicar a vida útil do equipamento.

Critérios de compra: Como encontrar a impressora com melhor custo-benefício

Para escolher a impressora com melhor custo-benefício, é preciso avaliar o estilo de impressão, se o aparelho utiliza cartucho, tanque de tinta ou toner, quantas folhas é capaz de imprimir por minuto, as conexões disponíveis e muito mais.

Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos os principais critérios de compra que devem ser analisados e comparados para encontrar a impressora com melhor custo-benefício para você:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção. Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo:

Modo de impressão

Para encontrar a impressora com melhor custo-benefício, você deve decidir se prefere impressão à tinta ou a laser.

Existem três modelos de impressora a jato de tinta: Com dois cartuchos, sendo um preto e outro colorido, com quatro cartuchos, sendo preto, magenta, ciano e amarelo e impressora à tanque de tinta.

As impressora que utiliza cartuchos é mais barata, mas a capacidade de impressão é menor e os insumos são descartáveis. Já a impressora à tanque de tinta tem uma capacidade de impressão maior e os tanques são recarregáveis, mas é mais cara.

Imagem de uma impressora.

Existem três modelos de impressora a jato de tinta. (Fonte: Fernando Arcos/ Pexels.com)

A impressora a laser possui preço elevado, principalmente se você escolher um modelo que ofereça impressão colorida. Contudo, a capacidade, volume e velocidade de impressão são maiores.

Concluindo, a escolha da melhor impressora dependerá de suas necessidades, objetivos e orçamento disponível. Se você está com o orçamento limitado, compre uma impressora com cartuchos.

Se você pretende imprimir muitas folhas em preto e branco e coloridas, prefira a impressora à tanque de tinta. Agora se você vai imprimir uma grande quantidade de folhas e precisa que o trabalho seja feito rapidamente, compre uma impressora a laser.

Capacidade de impressão

Quem procura uma impressora com bom custo-benefício, deve priorizar a economia e sustentabilidade, correto? Nesse sentido, avalie a capacidade de impressão do equipamento.

Os fabricantes disponibilizam uma estimativa de quantas folhas podem ser impressas com cada cartucho, tanque de tinta ou toner. Confira algumas estimativas abaixo:

Impressora Capacidade de impressão
Impressora com cartucho Cerca de 100 páginas
Impressora à tanque de tinta Cerca de 1.000 páginas
Impressora a laser Acima de 1.000 páginas

Resolução de imagem

A resolução de imagem da impressão é medida em DPI (dots per inch ou pontos por polegada, em português). Quando maior esse número, mais nítida e detalhada será a qualidade de impressão.

Geralmente, uma impressora simples oferece resolução média de 600 x 600 DPI e entrega impressões com qualidade compatível com a maioria das aplicações.

Mas se você trabalha com fotografia ou projetos, recomendamos que você compre uma impressora com pelo menos 1200 x 1200 DPI.

Imagem de uma impressora.

Avalie a resolução de imagem se você pretende utilizar a impressora para imprimir fotografias. (Fonte: HarinathR/ Pixabay.com)

Velocidade de impressão

Se você deseja imprimir uma grande quantidade de arquivos em pouco tempo, a velocidade de impressão é uma característica importante na impressora. Analise quantas páginas por minuto (PPM) a impressora consegue produzir. Tome como base os números listados abaixo:

Modelo Velocidade de impressão
Impressora à tinta Imprime cinco a dez páginas por minuto
Impressora a laser Imprime entre 20 e 30 páginas por minuto

Ciclo mensal e capacidade da bandeja

Caso você deseje utilizar a impressora para imprimir um grande volume de arquivos, avalie o ciclo mensal do aparelho, ou seja, a quantidade máxima de impressões que podem ser realizadas nesse período, sem que a vida útil do equipamento seja reduzida.

Geralmente, uma impressora à tinta tem ciclo mensal de 1.000 impressões, enquanto uma impressora a laser possui ciclo mensal de até 20 mil impressões.

Analise também a capacidade da bandeja, e leve em consideração que para realizar um maior volume de impressões, é mais prático colocar uma maior quantidade de folhas de papel na bandeja.

Conexões

Analise também as conexões de sua impressora. As opções mais comuns são entradas USB – para conectar computador, smartphone, tablet e pen drive – e rede Wireless. Enquanto outras oferecem cabo Ethernet, conexão Bluetooth e leitor de cartão de memória.

A conexão por Bluetooth ou rede Wireless possibilitam a interconexão de diversos dispositivos à impressora.

Em contrapartida, a conexão por cabo USB ou cabo de rede local é uma boa opção para quem deseja conectar apenas um computador com a impressora. Não deixe de verificar se a impressora é compatível com o sistema operacional do seu computador.

(Fonte da imagem destacada: WangXuefei/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas