melhor impressora multifuncional em custo benefício.
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

31Horas investidas

5Estudos avaliados

85Comentários coletados

Mesmo quem não precisa imprimir documentos diariamente, mais cedo ou mais tarde se depara com situações em que isso é necessário. Para estas pessoas, a solução ideal é encontrar a melhor impressora multifuncional em custo benefício.

Este dispositivo é mais versátil que a impressora convencional e, por isso, pode valer mais o investimento. Neste artigo, vamos mostrar como avaliar a relação custo benefício de uma multifuncional e deixar dicas para você escolher a melhor do mercado. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A melhor impressora multifuncional em custo benefício é aquela que permite imprimir, copiar e digitalizar documentos com maior desempenho e menor custo.
  • A impressora multifuncional com o melhor custo benefício não é, necessariamente, a mais barata.
  • A relação custo benefício de uma impressora multifuncional também pode ser determinada pela baixa necessidade de manutenção.

Impressoras multifuncionais com o melhor custo benefício: nossas recomendações

Não precisa gastar muito para ter a melhor impressora multifuncional em casa. Quer alguns exemplos disso? Confira nossa seleção de modelos com o melhor custo benefício do mercado.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a melhor impressora multifuncional em custo benefício

A impressora é um item essencial em muitas atividades. E, como a indústria não para de inovar, os modelos multifuncionais dominaram o mercado. Mas, você sabe se ela é adequada para suas atividades? E como escolher a mais eficiente? É isso que vamos contar a partir de agora!

pessoa colocando papel em uma impressora multifuncional com melhor custo benefício

A melhor impressora multifuncional em custo benefício é aquela que permite imprimir, copiar e digitalizar documentos com maior desempenho e menor custo. (Fonte: Sirawit Hengthabthim/ 123rf.com)

O que é uma impressora multifuncional?

A impressora multifuncional é uma evolução da impressora convencional. Isso porque além de imprimir documentos enviados por um computador, ela também reúne as funções de copiadora e digitalizadora.

Em muitos modelos, é possível transformar o documento digitalizado em um arquivo PDF e enviar por email a outras pessoas, salvar na nuvem ou apenas imprimir.

A impressora multifuncional costuma ser cara?

De maneira geral, a impressora multifuncional é mais cara que uma tradicional. No entanto, a popularização destes modelos levou ao desenvolvimento de versões mais simples e acessíveis.

A eficiência das multifuncionais mais baratas é relativa.

Isso quer dizer que em algumas situações, como no uso doméstico e em pequenas empresas, ela pode ser mais do que suficiente. Ao contrário, nas grandes corporações, por exemplo, uma multifuncional com baixa velocidade de impressão, por exemplo, vai deixar a desejar.

O que é a relação custo benefício?

A relação custo benefício é uma avaliação para determinar em que medida o investimento financeiro aplicado a um produto é compensado pelos benefícios que seu uso vai trazer. Neste sentido, podemos dizer que é ela quem define as melhores escolhas em termos de economia.

Na prática, determinar essa relação envolve condições muito específicas e particulares. No caso de uma impressora, por exemplo, é preciso considerar o valor investido, a quantidade de cópias que se deseja imprimir, a capacidade de impressão e o tipo de tinta da impressora, entre outras variáveis.

homem utilizando impressora multifuncional com melhor custo benefício na modalidade de copiadora.

A melhor impressora multifuncional em custo benefício não é, necessariamente, a mais barata. (Fonte: pawelhelbik/ 123rf.com)

Qual é a melhor impressora multifuncional em custo benefício?

Como dissemos, encontrar a melhor relação custo benefício — seja para uma impressora multifuncional ou para qualquer outro equipamento — passa por questões únicas em cada situação. No entanto, de modo geral, podemos destacar alguns dispositivos de acordo com o uso que se pretende dar a ele:

Uso Quantidade de folhas/mês Tipo de impressão Modelo ideal Custo inicial
Doméstico Até 40 folhas Jato de tinta Cartucho Baixo
Doméstico Mais de 40 folhas Jato de tinta Tanque Médio
Empresas Mais de 40 folhas, até 5 computadores conectados Jato de tinta Tanque de tinta Médio
Empresas Alta demanda, mais de 5 usuários Laser Toner Alto

É sempre bom lembrar que uma impressora multifuncional com a melhor relação custo benefício não é necessariamente a mais barata. Esta relação está expressa na diluição do investimento inicial e em suprimentos, como cartuchos, ao longo do tempo de uso do equipamento.

Quais as vantagens da impressora funcional com melhor custo benefício?

Contar com uma impressora multifuncional já traz, em si, uma série de vantagens. Mas estamos tratando aqui de um aspecto específico, que é a relação custo benefício. Neste caso, podemos listar alguns pontos positivos deste tipo de escolha:

  1. O investimento se paga ao longo do uso do equipamento;
  2. Mesmo que o valor inicial seja maior, o custo de manter o dispositivo funcionando é menor;
  3. Exige menos preocupação com a substituição de suprimentos;
  4. Representa economia no orçamento doméstico ou da empresa.

Quais são os tipos de impressoras mais acessíveis?

De maneira geral, as impressoras multifuncionais com sistema de impressão a jato de tinta e alimentadas com cartuchos são as mais acessíveis do mercado na atualidade.

Mas novamente, precisamos retomar a ideia de que o valor de um equipamento é relativo quando o avaliamos sob o ponto de vista da melhor relação custo benefício. Porém, dentro de cada segmento, destacamos os tipos mais acessíveis:

  • Uso doméstico - jato de tinta com cartucho;
  • Escritórios e pequenas empresas - jato de tinta com tanque;
  • Grandes empresas - impressão a laser, com toner.

Para cada um desses tipos de impressoras, existe uma infinidade de modelos e recursos adicionais que podem alterar significativamente o valor do equipamento. Por essa razão, é preciso avaliar cada ponto antes da compra. É sobre isso que falaremos a seguir.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher a melhor impressora multifuncional em custo benefício

Se você está em busca de uma impressora multifuncional que tenha o melhor custo benefício, já deve saber que isso não significa adquirir o modelo mais barato! Para ajudar na sua escolha, destacamos alguns pontos que vale a pena considerar. Veja quais são.

Finalidade

Antes de qualquer outra coisa, é preciso ter em mente para qual finalidade — e com qual intensidade! — a sua impressora multifuncional será usada. Isso determina várias outras escolhas.

Se vai imprimir tarefas escolares, seu uso será pequeno e não faz sentido investir em um equipamento com capacidade para milhares de impressões mensais.

O mesmo vale para o contrário. Comprar uma impressora baratinha e ter que repor o cartucho várias vezes ao mês vai levar o seu custo às alturas.

Tipo de impressão

O tipo de impressão pode ser jato de tinta ou a laser. Para encontrar o melhor custo benefício para sua impressora multifuncional é preciso definir também este ponto.

Se sua opção for a impressão a jato de tinta, aí você poderá escolher entre o abastecimento por cartucho ou via tanque. Na tabela em que falamos sobre a relação custo benefício de cada impressora, é possível conferir o tipo ideal de impressão de acordo com as suas demandas de trabalho.

bancada com ferramentas e impressora multifuncional com o melhor custo benefício

A relação custo benefício de uma impressora multifuncional também pode ser determinada pela baixa necessidade de manutenção. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Desempenho

Este é o aspecto crucial para determinar o melhor custo benefício de uma impressora multifuncional. Sabendo qual é a sua necessidade de impressão, você deve observar o desempenho (quantidade de folhas impressas por minuto e por carga).
Para ilustrar, preparamos o quadro abaixo:

Jato de tinta com cartucho Jato de Tinta com tanque Laser
Impressões médias por recarga 200 páginas 6000 páginas 1400 páginas
Velocidade da impressão 16 ppm (páginas por minuto) 16 ppm 12 ppm
Consumo de energia imprimindo 25W 10W 250W

Qualidade dos componentes

A qualidade da impressora passa pelas peças que a compõem. O material do chassi, a resistência dos cabos e dos componentes eletrônicos são pontos que determinam a durabilidade do aparelho.

Quando algo dá problema, é preciso contar com assistência técnica e isso pode representar um custo significativo. Por isso, procure não abrir mão destes cuidados. Não adianta economizar na hora de comprar e ter alguma peça, precisando substituir componentes em pouco tempo.

Reputação

Por último, mas não menos importante, procure escolher sua impressora multifuncional entre os fabricantes mais renomados do mercado, com experiência reconhecida no desenvolvimento deste tipo de equipamento.

Reforçamos que, ainda que o objetivo seja otimizar os recursos na sua compra, adquirir um produto de má qualidade pode representar dinheiro jogado fora! Se ficar em dúvidas, consulte as avaliações de outros compradores on-line.

Resumo

Se a impressora multifuncional se tornou um item indispensável no seu escritório ou na mesa de estudos — e você quer fazer um investimento racional mas sem deixar a qualidade de lado —, é fundamental avaliar o custo benefício desse equipamento.

Por essa razão, trouxemos um material com orientações sobre o que observar na hora de comprar a sua impressora, com dicas de como descobrir o tipo ideal, de acordo com as suas demandas de trabalho.

Esperamos ter ajudado a encontrar a melhor impressora multifuncional em custo benefício do mercado. Aproveite para compartilhar este artigo e nos deixar um comentário logo abaixo. Muito obrigado.

(Fonte da imagem destacada: Marco Prati/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas