Homem usando um nebulizador.
Ultima atualização: 11 de outubro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você já deve conhecer os benefícios da inalação para a saúde, principalmente se alguém da sua família sofre com problemas respiratórios ou quando chega a época de baixa umidade do ar. Mas você sabe qual o melhor inalador pneumático?

Um dos modelos de nebulizador, o pneumático ainda é um dos mais eficientes e populares. Mas existem variações desse aparelho e para escolher o ideal é preciso levar alguns critérios em conta. E é sobre isso que vamos tratar nesse artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O nebulizador ou inalador é um aparelho usado no tratamento de problemas respiratórios, como asma e bronquite.
  • O equipamento é usado tanto em hospitais quando em casa, seja para melhorar a respiração seja para administrar medicamentos a vapor.
  • Ainda que o inalador pneumático tenha algumas desvantagens, ele ainda é o melhor no quesito administração de remédios.

Você também pode gostar:

Melhores inaladores pneumáticos: Nossas recomendações

O melhor inalador pneumático para toda a família

O inalador nebulizador Pulmomais+ da Soniclear é pneumático e bivolt. Além de administrar qualquer tipo de medicamento, esse modelo oferece resultados terapêuticos em aproximadamente 15 minutos, possui um micronebulizador que controla a névoa e pode ser utilizado em qualquer posição, inclusive deitado, sem derramar a medicação.

O melhor inalador pneumático infantil

O Uppy é um inalador pneumático da Soniclear a jato de ar que possui exclusivo micro nebulizador com controle de intensidade de névoa. Em formato de ursinho, esse modelo é ideal para crianças e ainda acompanha cartela de adesivos para customizar o aparelho do jeito que quiser

Guia de Compra

Ter um inalador ou nebulizador em casa é fundamental para quem tem asma, bronquite ou outros problemas respiratórios. Mas também é funcional em casos de gripes e resfriados. O fato é que escolher o melhor aparelho em meio a tantos modelos nem sempre é fácil.

Para lhe ajudar nessa etapa, nós criamos um Guia de Compra. A seguir, vamos tirar todas as suas dúvidas para que você possa investir o melhor nebulizador pneumático à venda no mercado.

Pai colocando o inalador no filho.

O inalador é indispensável em casos de problemas respiratórios. (Fonte: Kleber Cordeiro Costa/ 123rf.com)

O que é um inalador pneumático?

O inalador, ou nebulizador, é um aparelho utilizado para que uma pessoa possa receber medicamentos por meio de vapor, que chegam então aos pulmões e penetram nos brônquios.

Por isso, ele é extremamente eficaz para o tratamento de problemas respiratórios, sejam em bebês, crianças, adultos ou idosos.

Ter um inalador em casa também é uma boa maneira de reduzir alguns sintomas e crises de doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite, ou mesmo para aliviar o nariz entupido causado por gripes ou alergias.

Imagem de um nebulizador ultrassônico.

25 de agosto de 2020

No entanto, existem diversos tipos de inaladores, que se diferenciam por conta da eficiência e do tipo de medicamento que são capazes de vaporizar.

O inalador pneumático é o mais antigo e tradicional de todos e o que permite a inalação de qualquer medicamento, sem restrições. Confira a seguir as principais vantagens desse tipo de nebulizador:

  • Melhora a respiração, já que o inalador umedece as passagens de ar seco e amolece o muco que será, então, mais facilmente expelido pelo corpo;
  • Melhora a circulação sanguínea do corpo, porque o vapor inalado dilata os vasos sanguíneos, o que pode ser benéfico até para tratar crises de enxaquecas;
  • Atua como um expectorante natural, já que o vapor que sai do inalador limpa e lubrifica as secreções.

Qual a diferença entre o inalador pneumático e o ultrassônico?

Os inaladores utilizam tecnologias diferentes para transformar o medicamento líquido em vapor. Os dois tipos mais populares são: Inalador pneumático e o ultrassônico.

O nebulizador pneumático, também chamado de inalador de ar comprimido, é o mais barato, antigo e versátil. Afinal, como vimos, qualquer medicação pode ser usada nele, além do soro fisiológico.

Por outro lado, o inalador pneumático é o mais barulhento de todos e nem sempre permite que a inalação seja feita com a pessoa deitada, sob o risco do medicamento vazar.

Já o nebulizador ultrassônico é o modelo mais caro, mas é também o mais rápido na hora de vaporizar os remédios. Além disso, com esse aparelho, a inalação pode ser realizada em qualquer posição e de forma muito mais silenciosa.

Nebulizador funcionando.

O inalador pneumático permite que todos os medicamento sejam administrador. (Fonte: belchonock /123rf.com)

O lado negativo do aparelho ultrassônico é que nesse tipo de inalador você não pode colocar algumas medicações como, por exemplo, os corticoides Clenil A e Pulmicort, muito receitados para problemas respiratórios e crises de asmas.

Ou seja, o nebulizador ultrassônico só pode ser usado para a inalação com soro fisiológico e broncodilatadores, limitando assim a sua funcionalidade

Confira a seguir, um resumo das vantagens e desvantagens de cada um desses dois tipos de inaladores:

Inalador pneumático Inalador ultrassônico
Vantagens Pode ser usado com qualquer medicamento e é mais barato Mais rápido na administração do medicamento e é silencioso
Desvantagens Barulhento e mais lento na entrega da medicação à vapor Serve apenas para soro e broncodilatadores e é mais caro

Quem precisa de um nebulizador pneumático?

O inalador pode ser necessário para tratar uma infinidade de problemas respiratórios. Mas, por conta das características do aparelho pneumático, ele acaba sendo versátil e indicado para todas as idades e condições de saúde.

No entanto, esse nebulizador é especialmente indicado para quem sofre de bronquite crônica ou crises de asma, justamente porque ele comporta os medicamentos necessários para tratar esses problemas de saúde.

Além disso, o inalador pneumático é recomendado, principalmente, para indivíduos que sofrem de doenças crônicas e agudas como:

  • Asma;
  • Fibrose cística;
  • DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica);
  • Enfisema;
  • Resfriados;
  • Bronquite;
  • Pneumonia.

Qual o melhor inalador pneumático infantil?

Na hora de escolher o melhor inalador pneumático, você vai se deparar com três opções no que se refere ao uso: Adulto, infantil e para toda a família.

O fato é que o nebulizador infantil tem características específicas para garantir a eficiência da administração dos remédios e o conforto da criança.

E se você tem um bebê em casa, sabe da importância de se ter um inalador, principalmente nos meses de baixas temperaturas, quando é comum o agravamento dos problemas respiratórios nas crianças.

O nebulizador infantil vai ajudar no tratamento de bronquiolite, descongestionar as vias respiratórias no caso de gripe, aliviar a tosse, além de tratar as crises de sinusite.

Mas é importante frisar que o inalador infantil é diferente do nebulizador de adulto. O aparelho desenvolvido para crianças é mais leve, portátil e fácil de carregar em casos de viagens ou passeios.

Além disso, muitos fabricantes investem no aspecto lúdico. Um exemplo, são os aparelhos que vêm em formato de ursos de pelúcia e que também acompanham brindes como cartelas de adesivos para decorar o ursinho.

foco

Você sabia que administrar remédios por meio do inalador por ser mais eficaz no caso de crianças doentes?

Por isso, muitas vezes, quando um bebê ou uma criança fica resfriada, os médicos prescrevem remédios para serem administrados através de um nebulizador.

Isso ocorre porque os bebês podem ter dificuldades em receber o medicamento na forma oral.

Além disso, não raro, o remédio tem efeito mais rápido quando inalado, o que ajuda a aliviar os sintomas e desconfortos respiratórios nos pequenos.

Além disso, o nebulizador pneumático para criança deve ter um máscara flexível e adequada para o seu tamanho.

Isso porque uma máscara adulta pode ficar muito grande e deixar que o vapor vaze pelas laterais, prejudicando a eficácia do procedimento. Falaremos sobre isso em detalhes logo mais, em Critérios de Compra.

Melhor inalador pneumático: Qual o preço e onde comprar?

O valor de um inalador pneumático vai depender muito da marca fabricante, do formato, da tecnologia e da capacidade do aparelho. Por isso, quando você for comprar o seu equipamento vai encontrar opções custando entre R$ 100 e R$ 200.

Já para adquirir esse produto, as opções são: Lojas especializadas, de departamento, farmácias e até mesmo as grandes redes de supermercados como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Outra alternativa é comprar em lojas da internet. Nesse caso, recomendamos a Amazon Brasil. Ali, os modelos são vastos, assim como o preços promocionais. Além disso, você ainda compra o melhor inalador pneumático do conforto do seu sofá.

Critérios de Compra: Como comparar os melhores inaladores pneumáticos

Na hora de comprar o seu inalador pneumático, você vai encontrar modelos com configurações, tamanhos, recursos e design variados.

Para escolher o melhor modelo, é fundamental que você compare alguns fatores antes de fechar a compra. Listamos para você os mais importantes. Veja:

A partir daqui, você vai entender na prática como avaliar cada um desses tópicos e garantir que está investindo o seu dinheiro no melhor inalador pneumático.

Peso e dimensão

Primeiramente, leve em conta que existem inaladores de tamanhos e pesos variados. Um aparelho como esse pode pesar entre 70 gramas e até 2 kg.

E isso pode ser ser um problema principalmente se você precisa usar o inalador pneumático em várias pessoas na mesma casa, ou se precisa levar o aparelho em viagens.

O ideal é que o nebulizador seja leve e portátil.

Em situações como essas, e no caso de o aparelho também precisar ser usado por crianças, o ideal é que o nebulizador seja leve e portátil.

Além disso, dependendo do design, o inalador pode ter dimensões pequenas, médias ou grandes.

Máscaras

Você sabia que existem nebulizadores que acompanham duas máscaras, uma infantil e uma adulta? Como vimos, se você tem crianças em casa, é preciso ter um nebulizador apropriado para a faixa etária.

Mas nem sempre é econômico comprar um inalador adulto e outro infantil. Por isso, hoje já é possível encontrar um aparelho que sirva para várias fases da vida da criança

Além disso, com nebulizador de duas máscaras, mais pessoas da família podem usar o inalador e o aparelho pode ser usado à medida que o bebê cresce, sem a necessidade de comprar um nova máscara.

Recomendamos também que você analise a qualidade da máscara do nebulizador pneumático. As melhores devem ser fabricadas com um material flexível, como o silicone.

Taxa de nebulização

Outro critério que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor inalador pneumático é a taxa de nebulização.

Essa taxa indica a capacidade que o nebulizador tem de entregar a medicação em forma de vapor por minuto.

De modo geral, os inaladores de ar comprimido costumam ter uma taxa mais baixa, de cerca de 0,2 ml/min, mas existem variações.

Volume máximo

Todo nebulizador vem com um copinho onde se coloca a medicação e o soro fisiológico. Verifique o volume máximo de medicação que cabe nesse reservatório. Geralmente esse tamanho varia entre 5 e 10 ml.

(Fonte da imagem destacada: ideastudios / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.