mulher colocando leite na melhor iogurteira em bancada
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

32Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

A busca por uma vida mais saudável começa pela alimentação. E a cada dia mais pessoas têm encontrado no iogurte natural uma alternativa prática e saborosa para trazer mais saúde a cada prato. Para ter esse alimento fresquinho, sempre à mão, é fundamental contar com a melhor iogurteira em sua casa.

Se você ainda não sabe bem como esse aparelho funciona, está no lugar certo. Neste artigo, vamos falar sobre a iogurteira, seus tipos e vantagens. Preparamos, ainda, uma seleção com as mais vendidas da atualidade. Siga com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A iogurteira é um utensílio que permite o preparo de iogurte caseiro 100% natural, sem adição de açúcares, corantes ou conservantes.
  • A melhor iogurteira é essencial para quem deseja alimentos saudáveis, desde o café da manhã até as receitas do jantar.
  • A melhor iogurteira é aquela que se adapta às suas necessidades e traz funções que facilitam a rotina da casa no preparo da receita de iogurtes variados.

Melhores iogurteiras: nossas recomendações

Se o consumo de iogurte na sua casa é alto, ter na cozinha a melhor iogurteira vai ser uma alternativa prática e econômica. Para te ajudar na escolha, fizemos uma seleção com as mais vendidas na Amazon. Dá só uma olhada!

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a melhor iogurteira

Um alimento leve, que complementa pratos doces e salgados e traz mais saúde para sua vida. Sobre o iogurte, temos certeza de que você já sabe tudo. E a iogurteira? Ainda tem dúvidas a respeito dessa máquina? Nesta seção, vamos responder a todas elas.

melhor iogurteira com receitas variadas

A iogurteira é um utensílio que permite o preparo de iogurte caseiro 100% natural. (Fonte: Olga Yastremska/ 123rf.com)

O que é uma iogurteira?

A iogurteira é um utensílio eletrodoméstico utilizado para preparar iogurtes em casa. Ele funciona por meio de um processo de aquecimento do leite, que leva à fermentação e obtenção de uma textura mais consistente, leve e saborosa.

Com passos simples, você terá nessa pequena máquina uma aliada para produzir seus próprios iogurtes, sem o uso de conservantes e outros aditivos químicos.

Como funciona a iogurteira?

Falamos que esse utensílio promove o aquecimento do leite para levá-lo à fermentação. No entanto, as etapas do funcionamento da iogurteira podem variar de acordo com o modelo. No entanto, todas seguem basicamente os seguintes passos:

  1. Aquecimento do leite - a máquina leva o alimento à uma temperatura entre 35 e 40 graus;
  2. Adição do agente de fermentação - em geral, é usado o fermento lácteo para iogurte, mas muitas pessoas preferem usar uma porção de iogurte industrializado;
  3. Distribuição da mistura - o alimento é dividido nos recipientes próprios da iogurteira;
  4. Fermentação - a máquina vai funcionar por um período entre 8 e 12 horas, mantendo as condições ideais para a reação química necessária;
  5. Armazenamento - após concluir esse ciclo, é hora de retirar o alimento da iogurteira, deixar descansar por pelo menos 20 minutos e, depois, levar à geladeira.

Quais os tipos de iogurteira?

Os modelos são variados e, a cada dia, mais automatizados e inovadores. Mas, de maneira geral, podemos dividir a iogurteira em três tipos principais: manual, semi-automática e automática.

Para esclarecer as diferenças entre elas, preparamos um quadro ilustrativo. Confira:

Manual Semi-automática Automática
Funcionamento Com água quente Elétrico Elétrico
Custo Acessível Intermédiário De médio a alto
Destaque não consome energia Pode ser configurada para receitas variadas Programável, basta adicionar os ingredientes

Para quem a melhor iogurteira é indicada?

Antes de comprar uma iogurteira, essa é uma questão que você já deve ter respondido. Se o consumo regular de iogurte já é um hábito — e há várias pessoas — na sua casa, ela pode ser uma ótima alternativa.

Ao contrário, se você mora sozinho e consome iogurte apenas eventualmente, vai levar um bom tempo para recuperar o investimento. Porém, se a sua escolha também tem a ver com costumes mais saudáveis e você quer produzir o próprio alimento, a melhor iogurteira vai te ajudar nisso!

tigela com frutas vermelhas e iogurte preparado na melhor iogurteira

A melhor iogurteira é essencial para quem deseja alimentos saudáveis desde o café da manhã até as receitas do jantar. (Fonte: Any Lane/ Pexels)

Quais as vantagens de ter uma iogurteira em casa?

Produzir o próprio alimento, sem conservantes e outros aditivos, é a principal vantagem de contar com a melhor iogurteira em casa. No entanto, os benefícios não param por aí.

Pensando nisso, decidimos elencar os prós e contras de ter essa máquina em casa.

Vantagens
  • É fácil de utilizar
  • Garante iogurte natural e sempre fresco em casa
  • Permite variar no tipo de iogurte e na combinação de ingredientes, acrescentando mel ou frutas, por exemplo
  • Pode incrementar receitas de mesa, forno e fogão
  • Representa economia com relação aos produtos industrializados
Desvantagens
  • O preparo é demorado
  • Pode ter alto consumo de energia
  • Os modelos mais avançados são consideravelmente caros

Quais receitas podem ser preparadas com a iogurteira?

Basicamente, o que esse utensílio faz é preparar o iogurte. A partir dele é que você poderá inovar em receitas doces, salgadas e preparar smoothies com seu mixer. No entanto, você pode escolher entre o tipo de iogurte que vai preparar.

Os mais comuns, além do iogurte natural, são o iogurte grego — que é mais denso, azedinho e nutritivo — e o iogurte vegetal, feito à base de leite de soja ou amêndoas, por exemplo.

Para cada um deles, é importante verificar se a iogurteira escolhida permite a configuração para esse tipo de receita e seguir as orientações do fabricante.

Qual é o prazo de validade de um iogurte feito na iogurteira caseira?

Estamos falando de um produto resultante de fermentação e preparado sem qualquer tipo de conservante artificial. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de conservar e consumir o alimento preparado pela iogurteira.

A recomendação da maioria das marcas é para que o iogurte natural seja consumido em até 10 dias depois do preparo. Mas, veja bem, isso vale para quem segue à risca as condições de armazenamento informadas no manual do produto.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher a melhor iogurteira

Os benefícios estão claros. Contar com a própria iogurteira aumenta sua autonomia e ajuda a consumir alimentos mais saudáveis no dia a dia. Mas é preciso ter certeza de estar fazendo a melhor escolha. E, para não ter erro, basta observar os seguintes critérios.

Finalidade

Se você pretende aumentar o consumo de iogurte na sua casa e quer algo que facilite essa nova rotina, pode ser interessante contar com uma iogurteira automática, que pode ser programável para deixar o alimento pronto sem sua supervisão.

Para quem quer garantir a praticidade em preparos eventuais da bebida, uma manual é a alternativa mais inteligente, já que vai representar um investimento menor. De qualquer forma, é importante saber os seus objetivos antes da escolha.

Capacidade

Existem diversos tipos e modelos de iogurteira e, para saber qual a melhor para você, considere a quantidade de iogurte que pretende consumir ao longo da semana, por exemplo.

O ideal é optar por um modelo que tenha capacidade para preparar a totalidade do alimento de uma só vez. Ainda que um utensílio maior seja inicialmente mais caro, a redução do consumo de energia ao fazê-lo funcionar menos vezes pode representar economia no fim das contas.

bandeja com recipientes que acompanham a melhor iogurteira com máquina ao fundo

A melhor iogurteira é aquela que se adapta às suas necessidades e traz funções que facilitam a rotina da casa. (Fonte: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Funções

Como dissemos, a iogurteira manual, por ser mais simples, não conta com recursos extras. Por essa razão, ela é a mais indicada para quem deseja preparar receitas básicas e eventuais.

Já os modelos mais avançados, trazem funções como programação, ajustes para diferentes tipos de iogurte e até refrigeração. Considere a importância de avisos sonoros na finalização do ciclo para escolher a melhor iogurteira de acordo com o seu ritmo de vida.

Acessórios

Novamente, dependendo do modelo da sua iogurteira, ela poderá ou não acompanhar mais itens para o uso da máquina. Algumas, trazem copos extras individuais, que podem até ser levados para o trabalho, por exemplo.

Além disso, algumas acompanham recipientes maiores para armazenamento na geladeira, fermento lácteo e outros suprimentos. Pode ser uma vantagem adquirir a sua em kits completos.

Resumo

A alimentação saudável está cada dia mais entre a lista de prioridades de muitas pessoas. E essa é uma ótima notícia! No entanto, nem sempre a rotina permite que os hábitos acompanhem essa intenção.

Por isso, mostramos neste artigo que, com a melhor iogurteira, é possível ter mais saúde à mesa desde o café da manhã até o jantar. Falamos sobre as indicações de uso, os benefícios deste aparelho e fizemos uma seleção com os mais vendidos de 2021.

Se este material foi útil para você, compartilhe com outras pessoas que estão em busca de agilidade no preparo de alimentos naturais e saborosos. Muito obrigado, até logo!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas