Na foto uma tábua de carne com um pedaço de carne, pimentas, sal e faca em cima.
Ultima atualização: 25 de maio de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

49Comentários coletados

É difícil encontrar alguém que não aprecie um bom churrasco. Esse tipo de preparo dos alimentos se tornou quase que uma tradição nacional e proporciona uma boa alimentação e momentos felizes em família ou amigos. Por isso, hoje vamos falar sobre o kit churrasco.

O kit churrasco consiste em um conjunto de utensílios que servem para auxiliar no momento de assar os alimentos na churrasqueira. Ele é encontrado em inúmeros modelos e marcas diferentes e a seguir você irá entender tudo sobre esse produto. Continue lendo para saber mais!




Primeiro, o mais importante

  • No kit churrasco são encontrados os utensílios ideais para o preparo das carnes.
  • Esses kits podem ser compostos por diferentes quantidades de peças. Porém, alguns itens são muito comuns neles, como é o caso das facas, chairas e garfos trinchantes.
  • As peças do kit churrasco podem ser produzidas em diferentes materiais, mas as mais tradicionais são feitas em aço inox com cabo em madeira.

Melhores kits churrasco: nossas escolhas

O kit churrasco é a ferramenta ideal para qualquer churrasqueiro, mas nem todas as opções disponíveis apresentam boa qualidade. Portanto, abaixo selecionamos os melhores, conheça:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o kit churrasco

Nada melhor do que aproveitar um domingo de sol com os amigos em um belo churrasco, e se você adora preparar essa comida, deve investir em um kit churrasco. Porém, ainda existem dúvidas sobre esse produto e preparamos esse guia de compra para responder as principais delas.

Na foto um homem usando avental na frente de uma churrasqueira.

O kit churrasco traz os utensílios ideais para o churrasqueiro usar no preparo das carnes. (Fonte: Vincent Keiman / Unsplash)

O que é um kit churrasco?

O kit churrasco é um produto pensando para conter os utensílios mais fundamentais para o preparo de uma boa carne assada.

Com isso, nele são encontradas diferentes quantidades de peças, que servem para auxiliar o churrasqueiro na hora de colocar e tirar as carnes do fogo, cortá-las, servi-las e muito mais.

O que vem em um kit churrasco?

A composição do kit churrasco varia muito de modelo para modelo, pois em cada opção é encontrado um número diferente de peças.

No entanto, os utensílios mais comuns de serem vistos nesse produto são:

  • Faca para carnes: Se você é um bom cozinheiro de carnes sabe que não é qualquer faca que consegue cortá-las da maneira correta. Por isso, em praticamente todos os kits churrasco é encontrada pela menos uma faca para carnes.
  • Garfo trinchante ou garfo para churrasco: A temperatura de uma churrasqueira costuma ser muito alta, sendo fundamental ter um garfo com cabo longo para o manuseio das carnes. Pensando nisso, é muito comum que no kit churrasco exista um garfo trinchante, que também é conhecido como garfo para churrasco.
  • Chaira: A chaira serve para amolar as facas e deixá-las mais afiadas para o corte das carnes e ela também pode ser encontrada no kit churrasco.
  • Tábua: Outro item que pode vir nesse produto é a tábua de cortar carne, que é muito útil no momento de retirar os alimentos da churrasqueira e prepará-los para servir.
  • Pegadores: Por mais que os pegadores não estejam disponíveis em todos os kits churrasco, diversos modelos são compostos por esse item, que faz uma boa dupla com o garfo trinchante.

Na foto a mão de uma pessoa segurando um pegador em frente a uma churrasqueira.

Os pegadores de carne costumam estar presentes no kit churrasco. (Fonte: Andrik Langfield/ Unsplash)

Quais são os tipos de kit churrasco?

Por mais que o kit churrasco tradicional seja o composto pelos utensílios usados para o preparo das carnes, vale saber que existem outros tipos menos comuns desse produto.

Há kits que são compostos por avental e algumas peças para o preparo das carnes, outros que contam com pratos, garfos, facas e copos com essa temática e há também o kit churrasco requisitado para as festas.

Essa versão está cada vez mais popular e é uma forma de celebrar com a ajuda das pessoas que irão no evento. Com isso, pede-se para que elas levem um kit churrasco, que costuma ter as carnes e bebidas que serão consumidas pelos convidados.

Comprar o kit churrasco completo ou adquirir as peças separadamente?

É muito comum existir a dúvida se realmente vale a pena investir em um kit churrasco ou se é melhor comprar cada um dos utensílios de maneira separada. A verdade é que isso varia de caso para caso.

Quem já possui grande parte dos utensílios usados para preparar um churrasco em bom estado, acabará gastando dinheiro à toa ao comprar um kit completo, pois muitas peças não serão utilizadas.

Por outro lado, quem está começando a se aventurar no universo dos churrascos ou precisa trocar seus utensílios, pode se beneficiar bastante com o kit churrasco.

Dessa forma, as principais vantagens e desvantagens desse produto são:

Vantagens
  • Vem somente com peças ideais para o churrasco
  • Auxilia no preparo das carnes
  • Todos os itens combinam entre si
Desvantagens
  • Pode não ser ideal para quem já tem alguns utensílios de churrasco

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar as opções de kit churrasco

Como você pôde ver, o kit churrasco existe em diferentes versões e para escolher a ideal é preciso prestar atenção em alguns detalhes sobre esse produto. A seguir te explicamos mais sobre isso.

Número de peças

O número de peças que vêm no kit churrasco faz toda a diferença na rotina do churrasqueiro. Isso porque é preciso adquirir tudo o que será necessário para preparar saborosas carnes assadas.

Os kits mais básicos normalmente são compostos por uma faca, um garfo de churrasco e uma chaira. No entanto, existem versões que podem chegar a até 40 peças.

Logo, para não gastar mais do que o necessário e ficar com utensílios sobrando, avalie o que você já tem em casa e qual é a sua necessidade.

Material

O material no qual as peças do kit churrasco são produzidas faz toda a diferença na resistência e durabilidade desse produto. Sobre isso é preciso avaliar o material das lâminas e dos cabos.

Com relação a lâmina, existem utensílios feitos com aço inox, aço carbono, aço damasco e muito mais. Os de aço inox são os mais populares e apresentam boa qualidade e preço. No entanto, é comum que o inox perca o seu corte mais facilmente.

Por outro lado, o aço damasco e o aço carbono apresentam uma performance superior, principalmente quando se fala em facas. Com isso, as que são produzidas com eles possuem excelente durabilidade e precisão, a desvantagem é que seu preço costuma ser mais alto.

Agora falando do cabo das peças do kit churrasco, os principais modelos são feitos com polipropileno e madeira.

Dentre essas matérias-primas, a madeira é a que mais se destaca porque é leve e não escorrega. Porém, sua durabilidade não é tão alta.

Já o polipropileno, que é um tipo de plástico, também é uma boa opção, pois costuma ser mais barato e dura bastante. O ponto negativo é que esse material pode escorregar facilmente, principalmente se estiver engordurado.

Na foto uma churrasqueira com hambúrgueres e salsichas e a mão de uma pessoa com um pegador.

Os itens do kit churrasco com cabo de madeira são leves e fáceis de manusear. (Fonte: Luis Quintero / Pexels)

Tamanho das facas

Para conseguir aproveitar bem o kit churrasco é necessário avaliar o tamanho das facas que vem nele.

As medidas desse utensílio costumam ser determinadas em polegadas e para o corte de carnes de churrasco os tamanhos mais indicados são entre 6" e 12".

Quem possui mãos pequenas e costuma cortar pedaços menores de carne pode investir nas facas entre 6" e 8", que conseguirá usá-las sem dificuldades.

No caso de pessoas com mãos maiores ou cortes grandes de carne, o ideal é optar por kits no qual se encontre pelo menos uma faca de 10".

Facilidade de transporte

Se você é o tipo de churrasqueiro que costuma levar seus utensílios para diversos lugares, então vale a pena avaliar se o kit churrasco que está pensando em adquirir é fácil de transportar.

Existem modelos desse produto que vêm equipados com estojos, no qual é possível guardar todas as peças e levá-las para qualquer lugar.

Essas opções também são interessantes para quem deseja manter todos os itens do kit em um mesmo lugar e organizados. Assim, não se corre o risco de perder nenhum utensílio pelas gavetas da casa.

Resumo

Todo churrasqueiro de plantão sabe que ter os utensílios corretos é fundamental para assar uma boa carne. Para isso, o kit churrasco é de grande valia.

Logo, nesse artigo reunimos todas as informações a respeito desse produto e demos as melhores dicas para que você encontre o ideal.

Agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: Louis Hansel/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas