Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Se você é friorento ou vive em uma região na qual o inverno é rigoroso, que tal investir em um lençol térmico? Esse tipo de roupa de cama esquenta o colchão e garante boas noites de sono. Se você deseja saber mais sobre essa peça, seja bem-vindo.

No artigo a seguir, você vai descobrir como funciona e como usar um lençol térmico. Além disso, nós vamos mostrar todos os cuidados que você deve ter para manusear, lavar e guardar esse tipo de lençol.




Primeiro, o mais importante

  • O lençol térmico de fato aquece o seu colchão e traz até benefícios terapêuticos para a sua saúde.
  • Mas é preciso adotar alguns cuidados na hora de colocar a peça sobre a cama, higienizar e armazenar.
  • Se a ideia é comprar o melhor lençol térmico, ele precisa ter o selo do Inmetro.

Melhores lençóis térmicos: nossas recomendações

Começaremos mostrando para você quais são os melhores modelos de lençol térmico à venda. Confira:

Guia de compra: Tudo sobre o lençol térmico

O lençol térmico é um grande aliado nas noites de inverno. Mas a verdade é que nem todo mundo sabe como funciona e quais cuidados são necessários para usar esse produto. No Guia de Compra a seguir, nós vamos explicar isso e muito mais.

Mulher embrulhada no cobertor.

O lençol térmico é perfieto para noites frias.
(Fonte: Nery Zarate/ Unsplash)

Como funciona o lençol térmico?

O lençol térmico é formado por duas camadas de tecido que envolvem uma resistência elétrica. Essa resistência, ao ser ligada na tomada, é a responsável por produzir o calor que aquece toda a peça e o colchão onde ela será estendida.

Por meio de um controle, você pode ligar, desligar e, em alguns casos, até mesmo regular a temperatura. De todo modo, a temperatura máxima que um lençol térmico atinge é de aproximadamente 37º C.

E, para garantir o aquecimento de toda a superfície, são necessários, em média, 20 minutos. Por isso, o ideal é ligar o lençol alguns minutos antes de deitar.

O lençol térmico é perigoso?

Se a peça for utilizada de acordo com as orientações do fabricante, o lençol térmico não vai oferecer riscos, já que a resistência fica encapada.

Somente compre lençóis térmicos com selo do Inmetro

Mas, para garantir a total segurança, também é recomendado que você somente compre lençóis térmicos com selo do Inmetro.

Além disso, evite que bichinhos de estimação, crianças e idosos usem o lençol térmico. Os animais podem danificar a resistência.

Já quando tratamos de crianças e idosos, a preocupação deve ser com o superaquecimento do lençol. Caso isso ocorra, a pele sensível e delicada poderia sofrer queimaduras.

Como usar o lençol térmico corretamente?

O recomendado pelos fabricantes é que o lençol deve ser utilizado diretamente sobre o colchão, como se fosse um forro. Por cima dele, devem ser colocados os lençóis normais e os cobertores.

Ou seja, o lençol térmico deve ser usado para forrar a cama e não como um cobertor.

Além disso, esse tipo de lençol precisa ficar bem esticado por cima do colchão, para que o calor seja distribuído uniformemente. Para tanto, as extremidades  da peça devem ser presas com elásticos firmes no colchão.

Para o correto funcionamento do lençol térmico, você deve esticá-lo bem sobre o colchão.
(Fonte: dandanwu / Pixabay)

Também é importante que você não ligue lençol na tomada quando a peça ainda estiver dobrada.

Como a resistência interna distribui o calor por toda a estrutura do lençol térmico, se ela for acionada sem que a peça esteja esticada, pode haver um superaquecimento em algumas partes. E, como vimos, o superaquecimento pode causar até queimaduras.

Quais os benefícios do lençol térmico para a sua saúde?

Além da função básica de manter o corpo aquecido durante as noites de sono, especialmente no inverno, o lençol térmico também atua em benefício da sua saúde.

Afinal, o calor proporcionado pela peça quando em contato com o corpo pode funcionar como uma bolsa de água quente, que ajuda a relaxar a musculatura e a aliviar dores.

Com isso, além de garantir aconchego e conforto témico em noites frias, esse tipo de lençol elétrico pode até mesmo aliviar dores e desconfortos gerados por cólicas menstruais, câimbras e pés frios.

Por isso, o lençol térmico é indicado para auxiliar no tratamento de uma série de condições que acometem a saúde como, por exemplo:

  • Enxaqueca;
  • Torcicolo;
  • Distensão muscular;
  • Rigidez articular;
  • Tendinite e bursite;
  • Reumatismo;
  • Dores musculares.

Como higienizar e guardar o lençol térmico?

Ainda que seja muito seguro, é preciso que você tome alguns cuidados no manuseio do seu lençol térmico, até mesmo na hora de guardá-lo.

Para higienizar essa peça, por exemplo, é preciso atenção. Antes de lavar o seu lençol térmico você deve conferir na etiqueta se o fabricante permite essa forma de limpeza.

Isso porque nem todos os lençóis desse tipo podem ser lavados, justamente por conta da resistência elétrica presente neles.

Além disso, você também pode limpar a peça com um pano úmido com álcool. Mas é preciso garantir que o lençol esteja frio antes de higienizá-lo.

Para evitar que o lençol térmico fique sujo, você deve cobri-lo com o lençol tradicional.
(Fonte: sasint / Pixabay)

Já para aumentar a vida útil da peça, recomendamos que você a cubra com um lençol tradicional para evitar acúmulo de sujeira e, caso seja necessário, utilize também uma proteção impermeável.

E quando você não estiver mais usando o lençol térmico, especialmente durante o verão, também é preciso alguns cuidados para armazenar a peça. O ideal é enrolar o lençol cuidadosamente e guardá-lo de forma que nada pesado fique sobre ele.

Critérios de compra: Como comparar os tipos de lençol térmico

Depois de entender mais sobre o funcionamento desse produto, você deve analisar os seguintes aspectos:

Qualidade e garantia

Como vimos, para garantir a segurança do produto, o lençol térmico deve ter o selo de certificação do Inmetro. Além disso, nós também recomendamos que você verifique se o lençol escolhido tem garantia.

Isso vai lhe trazer mais tranquilidade caso algum dano ou problema ocorra com a peça e precise de assistência técnica. Os melhores lençóis térmicos oferecem garantia de 1 a 3 anos.

Solteiro, casal, queen ou king

Existem lençóis térmicos no mercado para todos os tamanhos de colchão. E é importante que a peça fique bem ajustada, caso contrário o aquecimento pode ocorrer de forma desigual.

E isso, como vimos, pode gerar um superaquecimento em algumas partes do lençol causado danos para você e o produto. Por isso, na hora de escolher o melhor lençol térmico, confira a descrição que pode ser de solteiro, casal, queen ou king.

Mas vá além e verificar as medidas também. Para lhe ajudar nessa hora, tenha em mãos as informações da tabela a seguir:

Tamanho do colchão Medidas
Solteiro 188 cm x 88 cm
Casal 188 cm x 138 cm
Queen 198 cm x 158 cm
Cama king 203 cm x 193 cm

Variação de temperatura

Além do modelo tradicional de lençol térmico que apenas liga e desliga, você também vai encontrar outras opções mais modernas. De modo geral, a principal diferença entre eles é a variação de temperatura disponível.

Um dos modelos mais populares de lençol térmico, por exemplo, é o que oferece duas regulações de temperatura. Mas você também poderá comprar modelos que tem entre três e 10 tipos de temperaturas diferentes.

Recursos

Além de opções com regulação de temperatura, existem lençóis térmicos com outros recursos como:

  • Timer: essa função, que existe apenas nos melhores lençóis térmicos, é muito útil para que você possa programar o desligamento do lençol. Com isso, você pode ir dormir ainda com a peça ligada;
  • Aquecimento de um lado da cama: No caso do lençol térmico de casal, queen ou king, você também pode optar por modelos que oferecem a opção de aquecer apenas um lado da cama. Isso é perfeito para quando um parceiro é friorento e o outro não.

Bivolt

Deixamos esse critério por último, mas não se engane. Se você comprar um lençol térmico com a voltagem errada, além de um risco, você estará inutilizando a peça. Por isso, atenção.

Na hora de comprar o melhor lençol térmico se certifique de que ele tem a mesma voltagem da sua região. Na dúvida, escolha o modelo bivolt, que é seguro para utilizar tanto em locais cuja voltagem é 110V ou 220V.

Resumo

O lençol térmico é perfeito para aquecer a cama nos dias de frio. Mas, pelo calor que essa peça gera, ela também traz benefícios para aliviar dores e outros problemas de saúde que acometem o corpo.

Como funciona ligado na tomada, é preciso alguns cuidados na hora de usar e higienizar o lençol. Além disso, para garantir máxima segurança, eficiência e conforto, você deve verificar bem a voltagem, o tamanho do lençol, se ele possui regulagem de temperatura e outros recursos adicionais.

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas