bancada com modeladores de cachos.
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

58Comentários coletados

A tendência é que as mulheres mantenham o cabelo com a modelagem natural, sinônimo de aceitação. Mas, vamos combinar que, nem sempre, as madeixas colaboram, não é? Nessas horas, ter à mão o melhor modelador de cachos pode elevar sua autoestima a outro nível!

Neste artigo, vamos falar sobre este utensílio, com dicas de como usá-lo sem causar danos aos fios. Fizemos também uma seleção com os mais vendidos do mercado para ajudar na hora da escolha. Preparada?




O mais importante

  • O modelador de cachos é um utensílio que, com a ação do calor, consegue definir os cachos ao longo do comprimento.
  • Usar o modelador de cachos não térmico, chamados popularmente de bobes, é uma forma eficiente de cachear os cabelos sem causar danos aos fios.
  • Os fios mais sensíveis podem sofrer danos com as altas temperaturas do modelador de cachos. Nestes casos, é importante observar o revestimento do aparelho e usar um creme protetor térmico de qualidade.

Modeladores de cachos: nossa recomendação dos melhores produtos

Há muitas opções no mercado, desde os tradicionais bobes até máquinas que transformam os fios em poucos segundos. A seguir, mostramos os modeladores de cachos mais vendidos na Amazon em 2021.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o modelador de cachos

O cabelo com cachos bem definidos é o sonho de muitas pessoas. Se você está em busca de uma forma prática de fazer isso, nesta seção vai encontrar informações importantes sobre os principais tipos de modeladores de cachos. Acompanhe com a gente.

jovem usando o modelador de cachos.

O modelador de cachos é um utensílio que, com a ação do calor, consegue definir os cachos. (Fonte: lightfieldstudios/ 123rf.com)

O que é um modelador de cachos?

O modelador de cachos é um utensílio que permite definir a forma dos fios, deixando os cabelos temporariamente cacheados. Ele é muito usado por pessoas que já tem a modelagem ondulada, para encaracolar os fios.

Além disso, muitas mulheres com cabelos lisos utilizam esse recurso quando têm algum evento especial e desejam um penteado diferente do cotidiano. Nestes casos, o mais comum é enrolar os fios com bobes e deixar assim de um dia para outro.

Quais os tipos de modelador de cachos?

Existem diversos tipos de modeladores de cachos, como você já viu em nossa seleção de produtos. Alguns contam com sistema automatizado e outros são totalmente manuais. Em geral, podemos dividi-los da seguinte forma:

  • Modelador não térmico - os chamados bobes e suas variações. Modelam os fios com o auxílio de um creme ou spray de fixação, pela ação do tempo;
  • Modelador térmico manual - os tradicionais babyliss, que consistem em um cilindro com aquecimento onde se enrolam as mechas de cabelo para formar os cachos;
  • Modelador térmico automático - conhecido como “máquina de cachos”, ele puxa a mecha de cabelo, a enrola automaticamente e a submete ao calor para modelar o cacho.

O modelador de cachos pode ser usado em todos os tipos de cabelo?

Independentemente do seu tipo de cabelo, você pode usar um modelador de cachos, sem problemas. No entanto, é importante ter em mente que os resultados podem ser diferentes de pessoa para pessoa.

Quem tem os fios mais finos, vai ter mais facilidade em modelar os cachos, mesmo com os utensílios que não usam calor. Já os cabelos mais grossos podem ser mais resistentes à mudança na forma.

Além disso, em pessoas com cabelo muito encaracolado ou com frizz, o resultado pode não ser o esperado. Nestes casos, é comum fazer uma boa escova com o secador antes de modelar os cachos, para deixar os fios mais maleáveis.

moça com cabelos enrolados em modelador de cachos tradicional

O modelador de cachos não térmico é uma forma eficiente de cachear os cabelos. (Fonte: Kseniya Haurashko/ 123rf.com)

Qual a diferença entre modelador de cachos e escova modeladora?

Apesar de terem denominação parecida, as semelhanças acabam aí. Cada um deles tem funções e finalidades bem diferentes. A ação e danos que cada um causa ao cabelo também se distinguem.

De modo geral, enquanto o modelador de cachos serve para cachear os fios com mais definição, a escova modeladora, mais conhecida como escova rotativa, é usada para alisar, disciplinar e dar forma aos cabelos, mas não é capaz de formar cachos. Veja outros pontos:

Modelador de cachos Escova modeladora
Danos aos fios Pode ser menor, se não usar calor Maior, pois utiliza altas temperaturas para modelar os fios
Aspecto dos fios Cachos definidos, com movimento Cabelos sem frizz, com movimento e volume natural
Controle de frizz Depende do modelador, mas depende de preparação prévia dos fios Total, especialmente se utilizado com um creme com essa finalidade
Tipo de modelagem Cachos Alisa, faz ondas e modela as pontas

Quais as vantagens do modelador de cachos?

A principal vantagem de um modelador de cachos é justamente a possibilidade de conseguir cachos mais definidos. Além disso, a praticidade de alguns modelos também se destaca.

No entanto, nem só de benefícios vive um utensílio como este! Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras do modelador de cachos. Confira:

Vantagens
  • Dependendo do modelo, é prático de usar
  • Os mais avançados, contam com recursos que protegem os fios
  • Deixam a modelagem perfeita, otimizando o formato natural dos fios
Desvantagens
  • Pode não ter o resultado esperado
  • Requer preparo prévio
  • Pode ser difícil usar sem ajuda de outra pessoa
  • Os mais avançados costumam ser caros

Como otimizar o uso do modelador de cachos?

O primeiro ponto a se ter em mente é qual o resultado esperado. Como dissemos, nem sempre é possível conquistar os cachos iguais aos da mocinha da novela, pois isso depende do tipo de fio, do comprimento do cabelo e muitos outros fatores.

Mas, em linhas gerais, há algumas medidas que podem ajudar a chegar ao cacho perfeito, com balanço natural e muito brilho:

  • Use sempre um creme protetor térmico, que também ajuda na fixação da forma;
  • Opte por modeladores não térmicos sempre que possível;
  • Procure aparelhos com revestimento que não agrida os fios;
  • Não abuse do calor extremo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher um modelador de cachos

Se você já está com o seu modelador de cachos preferido no carrinho de compras, veja se ele está de acordo com os critérios que vamos mostrar agora. Eles farão a diferença na sua rotina de modelagem dos fios!

Tipo de cabelo

O modelador de cachos é uma alternativa normalmente prática e eficiente especialmente para quem tem cabelos mais finos e com pouca ou nenhuma ondulação. Porém, se os fios são mais grossos, o ideal é contar com um modelo mais potente, como o automático.

Para os cabelos crespos ou muito encaracolados, procure não brigar com o formato natural dos cachos. Neste caso, o bobe pode ser a melhor opção. Ao contrário, o resultado pode ser um aspecto de ressecamento e aumento de volume.

Pessoa enrolando uma mecha de cabelo em um modelador de cachos

Os fios podem sofrer danos com as altas temperaturas do modelador de cachos. (Fonte: Zoran Kompar/ 123rf.com)

Ajuste de temperatura

Se você for usar um modelador de cachos elétricos, opte por um modelo que permita controlar a temperatura. Isso porque o calor, ao mesmo tempo em que modela e disciplina os cabelos, também pode causar muitos danos.

Como cada fio responde de uma forma ao calor, é essencial avaliar a temperatura mais adequada ao seu tipo de cabelo, como mostramos a seguir:

Tipo de cabelo Temperatura ideal
Crespos ou grossos 230 graus
Lisos ou ondulados 190 graus
Tingidos 170 graus
Descoloridos 150 graus

Revestimento

Como você já sabe, há uma infinidade de modeladores de cachos no mercado. Infelizmente, os mais acessíveis são os que podem agredir mais os fios. Isso ocorre porque o material do revestimento pode ou não causar danos às cutículas capilares.

Assim, antes de comprar, verifique qual é a composição do revestimento da área que fica em contato com o cabelo. Os mais comuns são:

  • lnox ou alumínio - aquece com facilidade mas não promove um bom deslizamento do aparelho ao longo dos fios e pode queimar o cabelo;
  • Cerâmica - promove uma distribuição do calor por igual, preduz o consumo de energia e ajuda a modelar mais rapidamente;
  • Turmalina - emite íons negativos que reduzem o frizz, deixando o cabelo com mais brilho e hidratação;
  • Titânio - tem propriedades fungicidas e bactericidas, promovendo a saúde dos fios.

Resumo

Se você ama os cabelos cacheados ou gosta de variar no penteado, contar com um modelador de cachos pode ajudar na sua rotina de beleza. No entanto, nem todo aparelho pode trazer o resultado esperado.

Pensando nisso, elaboramos este material que trouxe informações básicas sobre os diferentes tipos de modeladores, suas vantagens e desvantagens, com dicas de como escolher o ideal para suas madeixas.

Se este artigo foi útil na sua busca pelo melhor modelador de cachos, que tal contar para suas amigas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Um abraço.

(Fonte da imagem destacada: Ramzi Hachicho/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas