Notebook 2 em 1.
Ultima atualização: 11 de maio de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

6Estudos avaliados

80Comentários coletados

  Um notebook que vira tablet. Essa é a principal característica do notebook 2 em 1. E se você quer saber se vale a pena ou não ter um aparelho como esse, veio ao lugar certo. Nosso artigo de hoje será todo dedicado a explicar as vantagens desse tipo de notebook.

Mas vamos falar das desvantagens também para que você não seja pego de surpresa. O mais importante, porém, é saber como escolher as melhores configurações, que variam bastante entre os modelos disponíveis. Vamos explicar tudo sobre elas.




Primeiro, o mais importante

  • O notebook 2 em 1 funciona tanto como um notebook tradicional quanto como um tablet, o que facilita o seu manuseio nas mais diversas situações.
  • A tela do aparelho, ainda que seja menor se comparada a dos notebooks convencionais, é touchscreen e pode ter alta resolução.
  • Para garantir a eficiência do notebook, você deve escolher a placa de vídeo e o processador de acordo com o objetivo de uso.

Melhores notebooks 2 em 1: nossas recomendações

A tecnologia não para de se reinventar e, com isso, a cada dia surgem novas configurações nos notebooks. E no modelo 2 em 1 isso não é diferente. Pensando nisso, a seguir você confere a lista que fizemos com os aparelhos mais recentes.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o notebook 2 em 1

O que é melhor: um notebook comum ou o modelo 2 em 1? Essa é, de fato, a primeira pergunta que você deve fazer antes de partir para a compra. Mas é preciso ampliar os questionamentos se a ideia é comprar o melhor modelo. No Guia a seguir, você vai encontrar informações sobre isso e muito mais.

Detalhe de mão com o dedo na tela do notebook 2 em 1.

O notebook 2 em 1 é a melhor opção para quem quer versatilidade. (Fonte: Andriy Popov: 94253088/ 123rf.com)

Qual o diferencial de um notebook 2 em 1?

Enquanto você estuda e trabalha com o notebook, ter um teclado é indispensável. Mas, e depois, se for preciso ler um ebook ou até assistir um vídeo, por exemplo, o teclado é mais do que dispensável.

Esse notebook pode ser utilizado como um aparelho tradicional e como um tablet.

Pensando nisso, as fabricantes investiram no notebook 2 em 1. Esse notebook pode ser utilizado como um aparelho tradicional e como um tablet.

E isso é possível por conta da tecnologia usada em sua tampa, que possui dobradiças entre ela e o teclado para que você possa dobrá-la.

Por conta disso, umas das principais características do notebook 2 em 1 é sua portabilidade e versatilidade. Afinal, ele é mais fácil de ser transportado do que o modelo tradicional.

Além disso, esse notebook possui tela touchscreen e alguns modelos acompanham uma caneta para que você possa interagir com a tela.

Quem deve comprar o notebook 2 em 1?

Qualquer pessoa pode se beneficiar com uma máquina como essa. Mas, de fato, quem precisa de mobilidade vai tirar mais vantagens. Por ser leve e fino, o notebook 2 em 1 é ideal para quem viaja muito, principalmente a trabalho.

Esse aparelho também é funcional para quem precisa fazer apresentações, seja na escola, faculdade ou trabalho. Sem contar que, quando falamos de entretenimento online, o notebook 2 em 1 permite que você assista vídeos e séries de maneira mais confortável e ocupando menos espaço.

Pessoa teclado no notebook 2 em 1.

Com o modelo 2 em 1, você pode digitar pelo teclado ou pela tela que é sensível ao toque. (Fonte: Andriy Popov / 123rf)

O notebook 2 em 1 também é perfeito para ler ebooks e pdfs, principalmente por conta da tela que é maior do que a de um tablet.

Mas é preciso que se diga: Se você busca um notebook para jogar games pesados, o modelo 2 em 1 não é a melhor opção. Nós falaremos sobre isso ainda nesse artigo.

Quais são as vantagens e desvantagens do notebook 2 em 1?

O notebook 2 em 1 tem mais vantagens do que desvantagens. Como vimos, trata-se de um aparelho que permite uma maior usabilidade, já que ele é um notebook e um tablet ao mesmo tempo.

Além disso, o notebook 2 em 1 conta com tela sensível ao toque, o que também facilita o seu uso. Por conta do seu design, esse notebook costuma ser mais resistente do que os demais.

Visualmente, trata-se de um aparelho elegante, fino e leve. Mas também existem pontos negativos quando tratamos do notebook 2 em 1. Ainda que seja uma máquina resistente, não é tão raro que ocorram problemas em sua dobradiça.

Notebook e tablet sobre mesa.

O notebook 2 em 1 tem ótimo custo-benefício para quem não quer comprar dois dispositivos separadamente. (Fonte: stokpic/ Pixabay)

Além disso, como o notebook que vira tablet é mais fino do que os outros modelos, isso acaba interferindo no controle da temperatura, o que pode levar a um superaquecimento da máquina.

Também por isso, esse tipo de notebook não costuma oferecer placa de vídeo dedicada, porque ela demanda mais energia da bateria.

O fato de poder usar o notebook como tablet também tem prós e contras. Enquanto essa característica permite um uso mais flexível, também dificulta o manuseio por conta do peso do aparelho, que é maior do que de um tablet comum.

Vantagens
  • Pode ser usado como notebook e tablet
  • Tela touchscreen
  • Elegante, leve e fino
  • Resistente
Desvantagens
  • Podem ocorrer problemas na dobradiça
  • Como tablet, a máquina fica mais pesada de manusear
  • Não costuma oferecer placa de vídeo dedicada

Quais são os tipos de placas presentes no notebook 2 em 1?

Como vimos, o notebook 2 em 1 não tem tantas opções que venham com placa de vídeo dedicada. Mas é sim possível encontrar versões com esse componente.

O notebook com placa de vídeo dedicada é o mais recomendado para jogar ou realizar trabalhos de edição, porque ela é ligada de forma separada na placa-mãe. Isso, e o fato de a placa dedicada não usar a memória RAM, garantem uma melhor performance e menor aquecimento.

A placa de vídeo integrada é a mais encontrada nos notebooks.

Já a placa de vídeo integrada é a mais encontrada nos notebooks. Ela é menor, mais barata e consome menos energia. E, mesmo que seja inferior em termos de desempenho se comparada à placa de vídeo dedicada, ela é muito eficiente para a maiora das tarefas.

No entanto, para programas robustos ela não é a melhor escolha porque utiliza a memória RAM para executar suas tarefas e, com isso, pode deixar o computador mais lento e quente.

No entanto, se você vai usar o notebook 2 em 1 para acessar e-mails, programas de texto e de planilhas pode comprar o modelo com placa de vídeo integrada sem medo.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de notebook 2 em 1

Tamanho e resolução da tela

Primeiramente, é importante analisar tanto o tamanho da tela do notebook 2 em 1, que é medida em polegadas, quanto a resolução. O tamanho da tela pode variar entre 11,6 e 14 polegadas.

Ou seja, se por um lado esse tamanho é maior do que a tela de um tablet, pode ser menor do que outros notebooks que chegam a ter até 17 polegadas.

Já a resolução pode ser encontrada desde a mais básica, que é a HD, até a mais avançada, a Ultra HD.

Processador

A Intel é a fabricante que domina o mercado de processadores em notebooks e oferece algumas opções como a linha Core, Pentium e Celeron. Os notebooks com os processadores Celeron e Pentium são mais simples e baratos.

Por isso, o notebookk 2 em 1 costuma ser equipado com o processador da linha Intel Core, que pode ser i3, i5, i7 ou i9. Essa variação indica o tipo de uso ideal do notebook sendo, respectivamente: básico, intermediário, avançado e top de linha.

Memória RAM

Outro critéiro que merece sua atenção na hora de comparar os melhores notebooks 2 em 1 é o tamanho da RAM. É essa memória que determina, entre outros fatores, a eficiencia com que você consegue acessar seus arquivos e programas.

Por isso, quanto maior ela for, melhor. Com isso mente, você poderá escolher o notebook 2 em 1 com memória RAM variando entre 4GB e 8GB.

Armazenamento

Diferentemente da memória RAM, o tamanho da memória interna é o que determina a capacidade de armazenamento de arquivos, programas, apps e sistemas do notebook 2 em 1.

E aqui também vale a máxima de quanto maior for a memória interna, melhor será o desempenho do computador.

Assim, de modo geral, o notebook 2 em 1 pode ter entre 32GB e 256GB de capacidade de armazenamento.

Resumo

O notebok 2 em 1 é o notebook que vira um tablet. Isso é possível por conta de dobradiças que existem entre a tela e o teclado. O benefício desse modelo é que ele é mais fino e leve e, com isso, permite que você também utilize a máquina para assitir vídeos e ler ebooks de uma maneira mais confortável.

Mas comprar o melhor modelo nem sempre é fácil. Você deverá analisar como pretende usar o aparelho para então escolher a melhor placa de vídeo, o tamanho da memória RAM, a capacidade de armazenamento, o tamanho da tela e o tipo de processador.

(Fonte da imagem destacada: Kleineganz / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas