Imagem mostra várias pessoas jogando em notebooks.
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

89Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você quer comprar um notebook que seja capaz de rodar o que há de mais moderno e potente no universo dos games? Então não há como não escolher um notebook gamer!

Nas próximas linhas deste artigo, ensinaremos a você como comprar o melhor notebook gamer. Além de entender as especificações necessárias e as diferenças para modelos comuns, você descobrirá o que mais se adequa às suas necessidades!




Primeiro, o mais importante

  • Para rodar os jogos mais modernos da atualidade, é preciso configurações que muitos dos notebooks comuns não conseguem oferecer. Por isso, o notebook gamer é a melhor opção.
  • Além de hardwares como memória RAM, placa de vídeo e HD, o notebook gamer também deve oferecer um teclado próprio para jogos, um número maior de entradas USB e uma tela de resolução superior.
  • É importantíssimo prestar atenção no sistema de resfriamento do notebook gamer. O problema de superaquecimento aflige muitos modelos de qualidade inferior.

Os melhores notebooks gamers: Nossas recomendações

Você já olhou uma lista de notebooks gamers e ficou perdido, sem saber o que escolher? Não se preocupe. Nós conversamos com especialistas e preparamos uma seleção dos melhores modelos disponíveis no mercado. Confira:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre os melhores notebooks gamers

Performance, resolução, placa mãe, placa de vídeo, teclado iluminado... Quais características são fundamentais para que um notebook gamer seja melhor do que os demais? Chegou a hora de explicarmos cada um dos pontos mais importantes sobre o produto!

Imagem mostra um homem usando um notebook em meio à natureza.

O notebook gamer te dá a opção de jogar em qualquer lugar. (Fonte: Dziana Hasanbekava/ Pexels.com)

O que diferencia um notebook gamer de um comum?

Os novos games lançados ficam a cada ano mais modernos. Hardwares que costumam ser usados em notebooks comuns, como placa mãe e placa de vídeo, mesmo sendo de qualidade acabam não tendo o que é necessário para fazer com que tais jogos rodem com perfeição.

Notebooks gamers já são projetados para que venham de fábrica com todas as características necessárias para que rodem os jogos mais modernos disponíveis. Assim, proporcionarão horas de jogatina sem distrações!

As principais diferenças de um notebook gamer para um notebook comum moram na placa mãe, na placa de vídeo, na resolução da tela, na capacidade de armazenamento e na qualidade do teclado. É a partir dessas características que uma máquina se torna mais própria para rodar determinados jogos do que outra!

Devo comprar um notebook gamer ou um PC gamer?

Uma dúvida comum que surge entre os fãs de jogatina é: Vale mais a pena comprar um notebook gamer, portátil e leve, ou um computador desktop gamer, verdadeira estação de diversão?

A principal vantagem do notebook gamer é a portabilidade. Ele pode ser levado a qualquer lugar, desde reuniões com amigos apenas para jogar até viagens com a família. O PC desktop gamer exige que se esteja sempre no mesmo lugar, provavelmente em um canto do quarto.

Porém, o notebook gamer tende a sofrer com o superaquecimento. As empresas estão investindo muito em tecnologias que combatem esse problema, mas ainda há poucas soluções concretas e os custos podem ser muito altos.

Também é preciso notar que o notebook gamer permite poucas alterações em suas configurações originais, enquanto um computador desktop pode ser sempre mudado e evoluído. A tendência é de obsolescência mais rápida para o primeiro.

Confira uma tabela comparando os dois tipos:

Notebook gamer Computador desktop gamer
Vantagens Portabilidade, facilidade de uso, preço mais baixo Pode ser atualizado e remodelado com novas peças, permite uma experiência mais complexa
Desvantagens Pode ter superaquecimento, tende a ficar obsoleto mais rapidamente Obriga o dono a jogar sempre sentado no mesmo lugar
Recomendado para Quem busca sempre jogar em lugares diferentes Quem quer uma experiência gamer em uma estação preparada para isso

É possível montar um notebook gamer?

Com o computador desktop gamer, muitas pessoas preferem fazer a montagem peça por peça em vez da compra. É possível seguir o mesmo caminho com o notebook gamer?

As possibilidades são muito mais limitadas. Por questões de espaço e de compatibilidade, poucas peças podem ser trocadas. Apenas memória RAM, HD e, eventualmente, placa de vídeo podem ser alteradas.

Você pode melhorar o seu notebook gamer adicionando um HD com mais espaço ou armazenamento externo.

No caso da placa de vídeo, muitas vezes não existe compatibilidade com modelos mais modernos, o que prejudica muito a possível montagem. O que há de mais concreto é a melhoria do espaço disponível com a instalação de um novo HD ou de unidades externas de armazenamento.

Portanto, se você pretende montar o seu computador gamer peça a peça, deve optar por um modelo desktop, e caso já tenha batido o martelo em um notebook, a opção correta é comprá-lo pronto.

Quais características são essenciais para um bom notebook gamer?

É hora de entender o que faz de um notebook gamer especial. Vamos comentar item a item os principais diferenciais dos modelos mais destacados no mercado:

  • Processador: Para suportar os games mais modernos, um notebook gamer precisa de um processador de alto nível. Você deve optar no mínimo por um Core i7 ou um Ryzen 7.
  • Memória RAM: Nas especificações técnicas da maior parte dos games lançados nos últimos meses, 12 GB de memória RAM são o recomendado. Não compre um modelo com menos do que isso.
  • Placa de vídeo: Se você gosta de games com maior exigência visual, a série RTX 20 da Nvidia pode ser a melhor opção de placa de vídeo. Mesmo se prefere jogos mais leves, não compre um notebook com hardware inferior à GTX 1060 da Geforce.
  • Resolução da tela: Para que você aproveite as características visuais que os jogos mais modernos têm a oferecer, escolha pelo menos um notebook gamer Full HD.

Com essas características, você já terá o mínimo necessário garantido para se divertir com excelentes games!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um notebook gamer

Além do processador, da placa de vídeo, da memória RAM e da resolução da tela, há outros critérios que podem influenciar a sua escolha de notebook gamer. Vamos falar um pouco sobre eles:

Teclado e possíveis periféricos

Muitos gamers gostam de manter as luzes apagadas, a porta fechada e uma total imersão no universo retratado pelo jogo.

O teclado é um importante componente na hora do jogo. O ideal é que ele seja iluminado e tenha todas as teclas possíveis, com algumas delas sendo destacadas e de fácil acesso.

Também é possível que os gamers prefiram instalar periféricos como joystick, mouse gamer ou caixas de som. É importante que o modelo escolhido tenha um grande número de entradas USB para permitir que a flexibilidade quanto a tais acessórios seja grande.

Imagem mostra um teclado iluminado.

É ideal que o teclado do notebook gamer seja iluminado. (Fonte: Shawn Stutzman/ Pexels.com)

Armazenamento

Quanto mais fanático por games, mais títulos o jogador tem em seu computador. Muitos deles exigem grande espaço, o que pode levar a uma rápida saturação de um HD limitado.

Há duas opções: Escolher um notebook gamer que já venha com um enorme armazenamento de fábrica ou uma opção que ofereça fácil expansão, seja com a troca do HD original ou com aditivos externos.

De uma forma ou de outra, o armazenamento é uma das características mais maleáveis dos notebooks gamers.

Sistema de resfriamento

Notebooks gamers costumam ter hardwares muito mais potentes do que outros modelos. O trabalho que eles têm em um pequeno espaço físico para rodar games modernos normalmente causa o problema de superaquecimento.

Fabricantes de notebooks estão investindo cada vez mais em sistemas de resfriamento em seus modelos. Nós recomendamos que você leia sobre o que o computador escolhido oferece e como a tecnologia em questão é avaliada.

Não se esqueça da importância de não deixar o superaquecimento tomar seu notebook!

Você sabia que a limpeza interna constante de seu notebook também pode amenizar o superaquecimento? O acúmulo de poeira e de outras sujeiras entre as peças faz com que a ventilação seja muito comprometida e pode prejudicar seriamente o produto.

Acabamento e robustez

É esperado que um notebook gamer seja mais caro que um modelo normal. O mínimo que se espera é que ele também apresente uma durabilidade compatível ao valor.

Verifique se o notebook possui bom acabamento, se as peças são bem soldadas e se os materiais usados são de qualidade. Nós também recomendamos que se avalie a reputação da marca escolhida e a qualidade da assistência técnica na região em que você mora.

Um notebook gamer é mais robusto e pesado que um comum por ter peças mais potentes, tela maior e conexões internas mais complexas. Você deve tomar maior cuidado ao transportá-lo, mas também exigir um acabamento satisfatório para que ele não quebre com o mínimo acidente.

Imagem mostra um jovem jogando em seu notebook.

Como o notebook será transportado para muitos lugares, ele precisa ser robusto. (Fonte: Fredrick Tendong/ Unsplash.com)

Resumo

O notebook gamer é capaz de rodar jogos modernos devido à superioridade de peças como placa mãe, placa de vídeo e tela em relação a modelos comuns. Ele leva vantagem em relação aos computadores desktop por ter maior portabilidade.

Ao escolher o seu notebook gamer, você deve conferir as especificações técnicas e comparar com os requisitos de seus jogos favoritos. Não se esqueça também de verificar questões como a quantidade de entradas USB e a qualidade do acabamento.

(Fonte da imagem destacada: Fredrick Tendong/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas