Parte de uma porta branca com olho mágico
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Com o avanço da tecnologia, muitos acessórios da rotina foram atualizados para aparelhos mais modernos. Um deles é o olho mágico digital que agora permite que você verifique o que acontece na porta da sua casa por uma tela de LCD.

Com essa novidade, você garante mais segurança a sua residência com um equipamento simples e fácil de instalar. Na sequência, conheça todas as especificidades desse aparelho no nosso artigo:




Primeiro, o mais importante

  • O olho mágico digital é uma atualização do formato convencional desse aparelho, que agora é acompanhado de uma tela LCD que garante maior visibilidade e segurança à sua residência.
  • Um dos benefícios do olho mágico digital é garantir versatilidade aos moradores, permitindo que eles acompanhem o que acontece do lado de fora da sua casa sem precisar se deslocar até a porta, vendo tudo pela tela portátil.
  • Além do bom custo-benefício e da segurança oferecida, os olhos mágicos digitais são aparelhos muito econômicos que usam também de pilhas e baterias para manter seu sistema tecnológico ativo.

Melhores olhos mágicos digitais: nossas recomendações

O olho mágico digital é um equipamento necessário para a segurança de qualquer residência, especialmente nas grandes capitais do país. Selecionamos uma lista de modelos populares desse acessório para você conhecer:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre olho mágico digital

Se você quer comprar um olho mágico digital, então é bom se informar sobre o funcionamento e as características desse equipamento. Vamos te ajudar nessa pesquisa respondendo as perguntas mais realizadas pelos consumidores na web sobre esse aparelho:

Mulher em uma cozinha olhando no olho mágico da porta

O funcionamento do olho mágico digital garantiu mais praticidade aos sistemas de segurança das residências. (Foto: flowertiare/123rf)

Como funciona o olho mágico digital?

Esse aparelho tecnológico é uma pequena câmera de vigilância, instalada na porta das residências, que permite visualizar o que acontece na rua por meio de um monitor.

Esse modelo digital trouxe mais praticidade à segurança da sua casa, permitindo que você consiga acompanhar tudo o que está acontecendo na frente da sua residência, sem precisar se deslocar até a porta para fazer a vistoria.

O olho mágico foi aperfeiçoado por volta das décadas de 30 e 40 devido à cultura de vigilância incentivada pelos contextos de guerra. Mas, sua criação é atribuída a William Frankel em 1928.

Por que ter um olho mágico digital em casa?

O olho mágico digital é um acessório importante para a sua casa, prevenindo que aconteçam furtos e outras fraudes com você. Mas para verificar bem se esse investimento vale a pena, elencamos vantagens desse aparelho para você analisar:

  • Tem melhor qualidade de imagem: É possível enxergar com mais nitidez o que acontece do lado de fora da sua casa com a qualidade de imagem oferecida pelos monitores do olho digital.
  • Possui sistemas noturnos: Alguns modelos de olho mágico digital têm propriedades que conseguem captar boas imagens mesmo no escuro do período da noite.
  • Conseguem armazenar imagens: Isso é muito importante para a segurança da residência. Além de gravar as imagens, esses sistemas possuem memória para armazená-las caso seja necessário acioná-las no futuro.
  • Enxergar distâncias maiores: Existem modelos de olho digital com câmeras panorâmicas que permitem verificar o que acontece em um raio maior na rua.
  • Não consomem muita energia: Logo após que o aparelho é acionado, a tela fica ligada por dez segundos, desligando automaticamente depois.

Quais são as diferenças entre o olho mágico digital e o modelo convencional?

Quanto ao objetivo desse equipamento, tanto o olho mágico convencional quanto o modelo digital foram feitos com a mesma funcionalidade de aumentar a segurança das residências por um sistema de vigilância instalado na porta do local.

O grande diferencial entre os dois formatos está na estrutura do aparelho. Enquanto os modelos convencionais são formados por lentes, o digital é uma câmera que transmite o que acontece na rua em tempo real para uma tela.

Desse modo, com o aparelho digital você não precisa ir até a porta da residência e acompanha a situação pela tela portátil de qualquer lugar. Já nos modelos comuns é preciso se deslocar até a porta para verificar através do equipamento instalado.

Olho mágico em uma porta de madeira

Com o olho mágico digital, você não precisa se deslocar até a porta da residência para fazer a verificação como nos formatos tradicionais. (Foto: sarangib/ Pixabay)

É possível colocar o olho digital em qualquer porta?

Não existem limitações que impeçam a instalação do olho mágico digital em qualquer porta, seja ela de madeira, ferro, metal ou alumínio. Contudo, alguns materiais podem ser mais difíceis devido à sua resistência e espessura.

Geralmente, as portas de alumínio são mais finas e é preciso fazer adaptações para que o equipamento seja instalado com precisão. Já para os portais de madeira esse problema não acontece.

A recomendação é que o olho mágico digital seja instalado em uma altura ideal ao tamanho do morador. Contudo, quanto mais alto ele ficar, maior será o campo de visão.

Como instalar o olho mágico digital adequadamente?

A instalação do olho mágico é muito simples e qualquer morador pode executá-la, sem a ajuda de uma assistência especializada. Antes de iniciar o processo, faça a medição da porta para saber se ela suporta o aparelho.

Depois de verificar essa questão, realize o buraco para a instalação e verifique se não existem obstruções nele. Coloque o tubo e encaixe a câmera, deixando bem firme. Insira as pilhas, caso seja necessário, e faça a conexão dos dispositivos.

É interessante também instalar a tela em um local fixo da casa por meio de uma chapa parafusada na parede. Assista o vídeo abaixo e acompanhe o tutorial de instalação do olho mágico digital em detalhes:

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de olho mágico digital

Antes de escolher um olho mágico digital para adquirir é preciso conhecer as necessidades de segurança da sua casa, selecionando assim um modelo realmente eficaz. Ao fazer essa análise, considere determinados fatores como:

Tela

A grande inovação do olho digital é o monitor que ele possui. Logo, ao comprar esse produto analise as características específicas dessa parte. Geralmente as telas medem entre 3 a 5 polegadas e são de LCD feitas em materiais ultrafinos.

Quanto à resolução do monitor, modelos mais simples já cumprem a função principal do aparelho. Quanto maior for a qualidade da imagem, mais caro também será o custo de aquisição do equipamento.

Ângulo de visão

Você encontra no mercado modelos de olho mágico que possuem câmeras panorâmicas e abrangem uma visão maior da rua. Alguns formatos também têm recursos noturnos que facilitam a visualização no período da noite.

Frente de uma casa com um portão vermelho e outro verde

Quanto mais alto for instalado o olho mágico, maior visão você conseguirá da rua (Foto: paulbr75/ Pixabay)

Armazenamento

Esse é um fator bastante útil dos olhos digitais, pois permite que você registre tudo o que acontece na nuvem. Normalmente as memórias dos aparelhos são limitadas, mas elas cabem bastante conteúdo.

Possuir esse aspecto é essencial para te prevenir contra furtos e outras fraudes, além de fornecer dados que podem facilitar as investigações criminais caso seja preciso.

Fonte de alimentação

Geralmente os modelos de olho mágico digital são constituídos mais de uma fonte de energia. Por isso, são aparelhos muito econômicos, que usam pouco a energia elétrica, e se mantém ativos por pilhas e baterias.

Recursos extras

Além das funcionalidades que fazem parte do sistema do olho mágico digital, alguns modelos podem trazer recursos extras para expandir as propriedades desse equipamento. Alguns são:

  • Campainha acoplada: São aparelhos que têm excelente custo-benefício, pois possuem o sistema de segurança e o alarme para a casa acoplados em um único equipamento.
  • Conexão Wi-Fi: Em olhos mágicos digitais mais modernos você consegue conectar o aparelho na internet e assistir as imagens até na Smart TV.
  •  Sensor de presença: Com essa função, o aparelho aciona o sistema de gravação assim que a pessoa se aproxima da porta.

Resumo

Os olhos mágicos não são nenhuma novidade para os consumidores porque são comercializados desde a década de 30 ou 40. Porém, os novos formatos digitais encantam pela praticidade e eficiência em oferecer proteção às residências.

Com as telas tecnológicas em LCD de alta resolução e portáteis, é possível assistir o que acontece do lado de fora da sua casa em tempo real, além de ainda conseguir gravar todas as situações para futuros problemas caso precise.

São esses e outros benefícios disponibilizados pelo olho mágico que fazem com que esse aparelho de segurança nunca saía de moda e desperte cada vez mais a atenção de fabricantes e consumidores.

(Fonte da imagem destacada: krisckam/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas