Várias panelas de barro.
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

77Comentários coletados

A tradicional panela de barro nunca perde o posto de destaque dentro de uma boa cozinha. Afinal, ela é responsável por fazer refeições saudáveis e mais saborosas. Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir como identificar a melhor panela de barro.

Para tanto, é preciso avaliar algumas características que variam de um modelo para outro como a matéria-prima utilizada na fabricação, a capacidade de cozimento, entre outros.




Primeiro, o mais importante

  • A panela de barro é, de fato, uma das mais saudáveis que existem. Mas, nem todas são feitas com material de qualidade.
  • Ideal para fazer receitas com caldo, a panela de barro precisa ser escolhida a dedo para garantir seus benefícios.
  • Vamos mostrar como identificar o melhor material de fabricação, o tamanho adequado para você e sua família e a forma certa de curar a panela de barro.

Melhores panelas de barro: nossas recomendações

Assim como ocorre com outros tipos de panelas, o mercado oferece uma grande variedade de panelas de barro. Para ajudar você a comprar a melhor, reunimos a seguir alguns dos modelos mais populares. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a panela de barro

No Guia de Compra que criamos, vamos ajudar você a entender o que faz da panela de barro um utensílio tão especial e como escolher o melhor modelo para você.

Mulher comendo uma refeição.

O sabor de uma receita feita na panela de barro é muito melhor. (Fonte: Pablo Merchán Montes/ Unsplash)

Qual o diferencial de uma panela de barro?

A panela de barro é um utensílio usado há milênios em várias partes do mundo. Por aqui, o costume foi herdado dos índios, que usavam o artefato para cozinhar receitas à base de peixe e mandioca.

De lá para cá, a tradição de cozinhar com a panela de barro se expandiu por todo o Brasil, ainda que seja mais forte no Norte, Nordeste e, principalmente, no Espírito Santo, onde a panela se tornou patrimônio imaterial.

Tanto é que, nessas regiões, a panela de barro continua a ser fabricada artesanalmente. Assim, o grande sucesso que perpetua o uso dessa panela reside justamente no barro e na forma de produção da panela.

Panela de barro com feijoada.

A tradicional panela de barro é ideal para fazer uma feijoada. (Fonte: geraldoobici / Pixabay)

A matéria-prima para a confecção da panela de barro é a argila, que é um produto alcalino e atóxico.

Por isso, diferentemente de outros tipos de panelas que podem soltar substâncias nocivas à saúde durante o cozimento, a de barro, ao contrário, é capaz de neutralizar o pH dos alimentos. O resultado é uma comida mais saudável.

Mais do que isso, a panela de barro ganhou fama também por conta do sabor que ela confere aos alimentos devido ao cozimento lento. Quem nunca comeu um feijão feito na panela de barro e logo notou a diferença? Experimente!

Como usar uma panela de barro pela primeira vez?

De modo geral, é costume dos fabricantes orientarem os compradores na forma de usar pela primeira vez a panela de barro.

Ainda que existam algumas exceções, é preciso curar pela segunda vez a panela de barro. Isso porque, durante o processo de confecção, a panela já passa por esse processo de queima.

No entanto, ele é recomendado novamente para garantir que o barro usado na fabricação da panela não tenha interferência no sabor das receitas. Para curar a panela de barro, você deve seguir o passo a passo:

  1. Passe cerca de duas colheres de azeite de oliva extravirgem na parte de dentro da panela e da tampa e um pouco na parte externa também;
  2. Leve a panela de barro no fogo baixo, tampada, e espere até que o azeite aqueça. Em seguida, apague o fogo e deixe a panela esfriar;
  3. Quando a panela de barro estiver fria, você deve lavá-la;
  4. Depois, encha-a de água e leve ao fogo brando novamente até levantar fervura. Aguarde 10 minutos e desligue o fogo;
  5. Lave mais uma vez após a panela de barro esfriar.

Lembre-se: para lavar a panela de barro, você deve usar uma esponja macia, e  depois é preciso secar bem a panela.

Pode cozinhar na panela de barro no fogão a gás?

Essa é uma dúvida que a maioria das pessoas tem antes de começar a cozinhar com uma panela de barro. De fato, existe a tradição de que a panela de barro deve ser usada em um fogão à lenha.

No entanto, a verdade é que você pode fazer todo o tipo de receita com uma panela de barro em qualquer fogão, incluindo o modelo a gás. Além disso, a panela de barro também pode ser levada diretamente ao forno.

Quais receitas posso cozinhar na panela de barro?

A panela de barro serve para cozinhar praticamente qualquer alimento. No entanto, ela costuma ser mais recomendada no preparo de receitas líquidas ou com caldo como:

  • Feijoada;
  • Moqueca;
  • Galinhada;
  • Vatapá.

Quais cuidados deve-se ter com a panela de barro?

Para anter a sua panela de barro por muitos anos, é importante que você espere a panela esfriar antes de lavá-la. Isso é para evitar o choque térmico que pode, inclusive, rachar a panela.

Além disso, como se trata de uma panela feita com material poroso, o melhor é ferver uma certa quantidade de água na panela após a lavagem. Isso vai ajudar a eliminar odores e resíduos que podem ficar impregnados.

Panela de barro: Quais as vantagens e desvantagens?

Ideais para preparar moquecas e feijoadas, as panelas de barro também fazem parte da decoração da cozinha e embelezam a mesa na hora da refeição.

Mas o ponto positivo de maior destaque desse tipo de panela é que ela retém muito bem o calor e ainda o distribui uniformemente, o que garante um sabor especial para os alimentos. Além disso, a panela de barro pode ser usada em qualquer fogão e no forno.

Por outro lado, essa é uma panela muito pesada e fácil de rachar ou quebrar. Por isso, não é um utensílio usado no dia a dia. Outra desvantagem da panela de barro é que ela é cara.

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens da panela de barro:

Vantagens
  • Retém e distribui o calor uniformemente
  • Panela de cozimento lento
  • Realça o sabor das receitas
  • Pode ser usada em qualquer fogão e no forno
Desvantagens
  • Pesada
  • Frágil
  • Cara

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar as panelas de barro

Nem todas as panelas de barro são iguais. Para escolher a ideal e a de melhor qualidade é importante analisar alguns aspectos desse utensílio. Nós listamos os mais importantes a seguir:

Matéria-prima

Antes de mais nada é preciso que você saiba que nem toda panela de barro é feita com matéria-prima de qualidade. Isso significa que, sim, você pode encontrar panelas que foram confeccionadas com outros materiais, inclusive tóxicos.

Para garantir que a sua panela de barro é, de fato, saudável como deve ser, certifique-se de que ela tenha sido produzida com um barro 100% natural sem adição de nenhum aditivo químico.

Esmalte

Ainda pensando na qualidade e segurança da panela de barro, você verá que existem dois tipos de panelas de barro: a esmaltada e a que não foi esmaltada.

A panela de barro esmaltada é revestida externamente com uma camada que confere brilho. Muitas vezes também possui tampa de cerâmica. Mas, ainda que seja muito bonita, ela nã é uma panela de barro tradicional.

Na verdade, a esmaltada não pode ser levada ao fogo comum. Em geral, ela precisa ser apoiada sobre uma chapa ou difusor. Por outro lado, ela pode ser usada no forno. Já a não esmaltada é aquela panela de barro preta, a mais conhecida e utilizada.

Tamanho

Leve em conta também o tamanho da panela de barro. Primeiro, para garantir que ela vai ser caber na boca do fogão. Segundo, para garantir que você vai conseguir cozinhar a quantidade desejada.

Nesse quesito, você vai encontrar panelas de barro com capacidades que variam entre um e 20 litros.

Conjunto

Também é interessante considerar que você terá a opção de comprar um conjunto de panelas de barro. Essa é uma boa alternativa para restaurantes e para quem costuma receber os amigos e familiares em casa com frequência.

Nessa categoria, você vai encontrar jogos que vêm com 4 a 10 panelas de barro com tamanhos diferentes.

Resumo

A panela de barro é uma tradição que foi passada para nós pelos índios. Hoje, é a panela preferida de quem cozinha feijoada e moqueca. Isso porque o barro ajuda a cozinhar lentamente e a realçar ainda mais o sabor dos alimentos.

Mas é preciso atenção para comprar uma panela de barro realmente de qualidade. Verifique se a argila é pura, se não há nenhuma outra substância ou produto utilizado na fabricação da panela e não se esqueça de conferir o tamanho e a capacidade de cozimento.

(Fonte da imagem destacada: LoggaWiggler/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas