Porta retrato com foto de pássaros.
Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

26Horas investidas

6Estudos avaliados

69Comentários coletados

Se quase tudo ganhou uma versão no mundo digital, porque não o porta-retrato? Pois hoje em dia o que não falta é porta-retrato digital seja na estante seja na parede. Se você procura por uma forma moderna de exibir fotos ( e vídeos!) na sua casa ou no escritório, vamos ajudá-lo a escolher o melhor porta retrato digital.

Sim, porque esse produto evoluiu rápido e hoje conta com diversas funções, tamanhos e formas de funcionamento para exibir várias imagens em sequência.




Primeiro, o mais importante

  • O porta-retrato digital exibe fotos como se fosse um slide, de forma automática.
  • Você vai encontrar modelos que também exibem vídeos e reproduzem músicas.
  • Para comprar o melhor porta-retrato digital você terá que considerar o tamanho, a capacidade de exibição, o formato suportado, entre outros fatores.

Melhores porta-retratos digitais: nossas recomendações

Não é simples escolher um aparelho como o porta-retrato digital. Até porque não se trata de um dispositivo tão comum assim. Para lhe ajudar a comprar o melhor, nós fizemos uma seleção com modelos variados. Confira:

Guia de compra: tudo sobre o porta-retrato digital

Assim como qualquer produto eletrônico, também o porta-retrato digital pode gerar dúvidas. Por isso, no Guia de Compra que começa agora, você vai descobrir como esse aparelho funciona, quais os recursos que ele possui e porque ele é um bom investimento para sua casa ou escritório.

Mulher olhando porta retrato de parede.

O porta-retrato digital também pode ser colocado na parede. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay)

Como funciona um porta-retrato digital?

O porta-retrato digital tem o mesmo formato de um tradicional. A diferença é que o digital exibe várias imagens como se fosse um slide.

Geralmente, o aparelho funciona ligado à tomada, ainda que hoje já existam alguns que sejam sem fio. E, para exibir as fotos, cada modelo tem diferentes mecanismos.

Enquanto a maioria recebe a transferência de fotos por meio de cabos USB, pen drive ou cartão de memória, os melhores porta-retratos digitais possuem memória interna própria para guardar as imagens.

Homem manuseando um tablet.

O porta-retrato digital pode ser configurado para exibir diversas fotos em sequência. (Fonte: niekverlaan/ Pixabay)

Com as fotos transferidas para o aparelho, basta uma simples configuração para que elas sejam organizadas por pastas e exibidas em slideshows.

Além disso, alguns porta-retratos permitem que as fotos sejam mostradas tanto na posição horizontal quanto na vertical. E, dependendo do modelo, você também poderá rotacionar ou ampliar as fotos, incluir trilha sonora e até mesmo exibir vídeos curtos.

Porta-retrato digital ou tradicional: Qual o melhor?

Pelo pouco que vimos acima, um porta-retrato digital nem se compara a um tradicional. Afinal, o convencional tem uma única função: exibir apenas uma foto por vez e a foto deve ser revelada.

Já o porta-retrato digital, além de mostrar fotos digitais, tiradas com o smartphone ou o tablet sem que haja a necessidade de impressão, ainda exibe várias ao mesmo tempo e conta com outras funções. Alguns, inclusive, tem calendário e despertador.

Para ilustrar as diferenças entre os dois objetos decorativos, criamos o quadro abaixo. Veja:

Porta-retrato convencional Porta-retrato digital
Função Exibir uma foto, revelada Exibir várias fotos, e às vezes vídeos, sem necessidade de imprimi-las
Recursos adicionais Não tem Edição das fotos, organização de pastas, salvar imagens no aparelho e reprodução de música

Posso colocar qualquer imagem no porta-retrato digital?

Não. Isso depende do modelo de porta-retrato que você comprar porque cada fabricante determina os formatos de fotos, vídeos e músicas que o aparelho consegue reproduzir.

Porta-retratos digitais podem incluir a exibição de vídeos curtos e de músicas.

Por isso, é importante que antes de finalizar a compra, você verifique essa informação. Como vimos, algumas opções reproduzem apenas fotos, enquanto outros porta-retratos digitais podem incluir a exibição de vídeos curtos e de músicas.

Assim, os principais formatos de imagem suportados pelos porta-retratos são: JPEG, GIF, BMP e PNG. Quanto ao formato de vídeo, o aparelho pode suportar algumas variações como MP4, MOV, WMA e AVI.

Como transferir as imagens para o porta-retrato digital?

Como vimos, nos modelos mais básicos, é preciso usar cabos USB ou outros dispositivos para transferir as fotos e os vídeos de um celular, tablet ou notebook para o porta-retrato digital.

Mas os modelos mais modernos já permitem que isso seja feito sem conexão por fio. Nesse caso, a transferência de arquivos para o porta-retrato é realizada via Wi-Fi ou conexão Bluetooth.

Vale destacar também que alguns porta-retratos digitais tem a vantagem de possuir uma memória interna própria. Isso permite que você salve imagens no próprio aparelho.

Homem tirando foto com o celular de duas mulheres abraçadas.

Hoje já é possível enviar a foto diretamente do celular para o porta retrato digital. (Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Mas se o que você busca é a máxima interatividade e praticidade, vale apostar no porta-retrato digital que permite a trasnferência de fotos e vídeos por meio de um app que é instalado no seu smartphone.

Com isso, até mesmo outras pessoas, como os seus amigos e familiares, podem enviar fotos para o seu porta-retrato digital de qualquer lugar do mundo.

Quantas fotos cabem no porta-retrato digital?

Além de considerar o formato das imagens e vídeos que o porta-retrato é capaz de suportar, é importante lembrar que existe um limite de fotos que aparelho vai conseguir reproduzir.

Checar a capacidade de armazenamento interno é um passo indispensável na hora de escolher o melhor porta-retrato.

Por isso, checar a capacidade de armazenamento interno é um passo indispensável na hora de escolher o melhor porta-retrato.

Com isso em mente, você vai encontrar modelos de porta-rettratos digitias que conseguem guardar até 500 fotos. Enquanto que outros apenas conseguem reproduzir 10 imagens por vez.

Lembrando que o tamanho da foto, que é medido em megapixels, também interfere nessa capacidade. Quanto menor for o tamanho da imagem, mais fotos caberão no aparelho.

Qual o melhor local para colocar o porta-retrato digital?

Aqui a escolha é livre e, nesse quesito, não existe diferença entre o porta-retrato digital e o tradicional.

O porta-retrato digital também pode ser usado como objeto decorativo sobre estantes, mesas e prateleiras. Tanto é que esse aparelho costuma vir com uma haste para ser colocado apoiado sobre uma superfície.

Mas o melhor porta-retrato digital também vem com um furo especial na parte de trás para que você possa pendurá-lo na parede.

Critérios de compra: Como analisar os modelos de porta-retrato digital

Se você quer comprar o melhor porta-retrato digital, já percebeu que precisará avaliar o formato de imagens e vídeos suportados, e a quantidade de fotos que é possível exibir no aparelho. Mas existem outros componentes que merecem a sua atenção na hora de escolher o modelo ideal. Veja:

Resolução da tela

A tela do melhor porta-retrato digital precisa exibir fotos com nitidez e cores vivas. Para isso, é preciso que o aparelho tenha uma tela com alta resolução.

Sendo assim, uma resolução de 800 x 480 pixels já é considerada boa para que você possa ver fotos de boa qualidade no porta-retrato. Mas, nesse quesito, quanto maior for a resolução, melhor.

Tamanho

O tamanho do porta-retrato digital, que é medido em polegadas, também deve ser considerado.

Existem modelos pequenos, no formato de um chaveiro, com 1,5 polegadas, e os de decoração que medem entre 7 e 15 polegadas.

Portas de conexão

Se o porta-retrato digital não recebe imagens via Wi-Fi, Bluetooth ou app, é fundamental que você verifique o tipo e a quantidade de portas de conexão.

Como vimos, os modelos mais populares têm entradas para cartões de memória, USB e pen drive. Mas os mais modernos já contam com entrada HDMI e até conector para fone de ouvido.

Controle remoto

Outro componente que você pode encontrar no porta-retrato digital é o controle remoto. Com ele, é possível passar as fotos, ligar e desligar o aparelho, reproduzir vídeos e músicas.

Modo liga e desliga

Na hora de comprar o seu porta-retrato digital também vale checar se ele possui o sensor de movimento. Funciona assim: quando você passa perto do porta-retrato ele liga automaticamente e reproduz as fotos. Quando não há ninguém, ele também desliga de maneira automática.

Em outros modelos, também é possível programar para que o porta-retato fique ligado apenas por um determinado período de tempo.

Funções adicionais

Vimos que o porta-retrato digital pode fazer muito mais do que apenas exibir fotografias. Para resumir, listamos as principais funções adicionais que você pode encontrar nesse aparelho:

  • Exibição de vídeos;
  • Reprodução de música;
  • Relógio;
  • Calendário;
  • Alarme.

Resumo

O porta-retrato digital é uma evolução do modelo tradicional. Com ele é possível exibir muitas fotos ao mesmo tempo, além de vídeos curtos e até músicas. Os modelos mais completos ainda contam com relógios, alarmes e calendário.

No entanto, para garantir a compra do melhor aparelho é importante comparar alguns critérios como: tamanho e resolução da tela, memória interna, portas de conexão, modo liga e desliga, e recursos adicionais.

(Fonte da imagem destacada: vinsky2002/ Pixabay )

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas