Imagem de uma necessaire de maquiagem
Ultima atualização: 29 de agosto de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

53Comentários coletados

Preparar a pele antes da maquiagem é importante para uniformizar a textura e tonalidade da face, principalmente para quem possui pele mista ou oleosa. Portanto, depois de higienizar e hidratar o rosto, você deve aplicar um primer para pele oleosa.

O primer para pele oleosa controla a produção de oleosidade, reduz o brilho excessivo, deixa a pele com toque aveludade, entre outros benefícios incríveis. Continue a leitura e saiba mais sobre o produto!




Primeiro, o mais importante

  • O primer é utilizado para preparar a pele antes da maquiagem. O produto fecha os poros, controla a oleosidade, uniformiza a textura e tonalidade da pele, condições fundamentais para um bom resultado na maquiagem.
  • Você encontra opções de primer para diferentes tipos de pele e graus de imperfeições. O primer para pele oleosa serve para controlar excesso de oleosidade, evitar a formação de acne e atenuar o excessivo.
  • Para pele mista ou oleosa, recomendamos a utilização de primer com textura líquida, em gel ou creme fluido. O produto deve ser aplicado de baixo para cima, em pouca quantidade e com auxílio de um pincel de maquiagem.

Você também pode gostar:

Melhor primer para pele oleosa: Nossas recomendações

Não adianta investir nos melhores cosméticos e pinceis de maquiagem se você não encontrar o melhor primer para pele oleosa. Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões de produtos nessa categoria:

O melhor primer para pele oleosa

O primer HD da Vult possui fórmula enriquecida com vitamina E, chá verde e antioxidantes, componentes que garantem uma pele protegida, hidratada e pronta para receber a maquiagem. O produto controla a oleosidade, disfarça os poros e linhas de expressão e promove toque seco e aveludado. Este primer possui textura em creme.

Uma opção de primer com textura em gel

Para exibir uma maquiagem iluminada e não uma pele oleosa, você deve utilizar este primer da Océane. Com textura em gel transparente e efeito matte, o produto ajuda a controlar a produção de oleosidade, atenuar o brilho excessivo e prolongar a fixação da maquiagem.

Um primer para pele oleosa com textura fluida

Com fórmula rica em componentes hidratantes e antioxidantes, o primer fluído da Vult ajuda a suavizar linhas de expressão e minimizar os poros abertos, resultando em uma pele aveludada e sequinha. O produto é enriquecido com Ácido Hialurônico e Ácido Ferúlico, ambos combatem os sinais do envelhecimento precoce. O aplicador em conta-gotas evita o desperdício de cosmético.

O melhor primer para pele oleosa com efeito Glow

Quem valoriza uma maquiagem iluminada, deve investir no Primer Facial Glow da Tracta, pois o produto proporciona luminosidade, efeito perolados que realça a pele e redução de sombras. Este primer é indicado para todos os tipos de pele.

Guia de Compra

Você percebeu como não faltam opções de primer para pele oleosa? O produto é utilizado na preparação da maquiagem e influencia bastante no resultado da produção.

No entanto, o produto acompanha a indicação “para todos os tipos de pele”, o que pode confundir algumas pessoas. Pensando nisso, preparamos um Guia de Compra com muitas informações sobre o produto. Boa Leitura!

Imagem de uma mulher sendo maquiada.

O primer prepara a pele para receber a maquiagem. (Fonte: Ufabizphoto/ 123RF.com)

O que é um primer?

O primer é um cosmético utilizado para preparar a pele para a maquiagem. O produto deixa a face com aspecto uniforme, suaviza as linhas de expressão e rugas, disfarça os poros abertos e controla a produção de oleosidade.

Você encontra opções de primer para a pele do rosto, boca e olhos. O ideal é que o primer seja aplicado após a higienização e hidratação da pele e antes da base, corretivo e pó compacto.

Você encontra diversas opções de primer para pele oleosa, com diferentes componentes, texturas diferenciadas – creme, gel ou sérum – com ou sem coloração e com ou sem fator de proteção solar.

Além disso, você encontra opções de primer para diferentes necessidades. Alguns produtos  diminuem a oleosidade, outros hidratam a pele e alguns escondem linhas de expressão e rugas.

Qual a diferença entre o primer para pele oleosa e o comum?

A diferença entre o primer para pele oleosa e o comum, é que o primeiro se ocupa de controlar a produção de oleosidade, diminuir o brilho excessivo e evitar a formação de acne.

Para não causar o efeito rebote, ou seja, estimular a pele a produzir ainda mais oleosidade para equilibrar a remoção excessiva de gordura, o primer para pele oleosa oferece componentes hidratantes e textura suave.

Imagem de uma mulher maquiada.

O primer é um item indispensável para quem tem pele oleosa. (Fonte: Tamara Belliz/ Unsplash.com)

Quais são os benefícios do primer para pele oleosa?

O primer oferece diversos benefícios para a pele, não importa se sua pele é normal, mista, oleosa, seca ou madura. Em primeiro lugar, o primer serve para deixar a pele mais uniforme, seja na textura ou tonalidade.

O produto prepara a face para aplicação de outros produtos e facilita a aplicação desses cosméticos, fazendo com que deslizem facilmente sobre a pele. O primer também auxilia na fixação e durabilidade da maquiagem.

O primer esconde linhas de expressão, rugas e ainda atenua os poros abertos. Para quem tem pele oleosa, os benefícios são ainda maiores:

  • Evita a formação de acne: O primer cria uma camada protetora na pele que impede que a maquiagem penetre nos poros, formando cravos e espinhas.
  • Controla a oleosidade: Uma das principais funções do primer é controlar a produção de oleosidade e prolongar a aparência de pele sequinha.
  • Ilumina a pele: Geralmente, um primer para pele oleosa ajuda a controlar a produção de oleosidade ao mesmo tempo que mantém a pele iluminada.

Quais são os tipos de primer para pele oleosa?

Diversas características mudam entre um primer e o outro como textura, tonalidade, finalidade de uso, entre outros. Com tantas opções disponíveis no mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual é o melhor primer para pele oleosa, certo? Por isso é importante conhecer os principais tipos de primer disponíveis:

Produto Efeito esperado
Primer Matte Controla a produção da oleosidade e mantém a pele sequinha
Primer de longa duração Auxilia na fixação da maquiagem e prolonga sua durabilidade
Primer com cor É ideal para cobrir manchas. Você encontra opções em diferentes tonalidades
Primer para poros dilatados é ideal para suavizar a aparência de poros dilatados
Primer hidratante é ideal para quem tem a pele seca, mas também pode ser utilizado por quem tem pele mista ou oleosa, desde que o produto possua textura em creme fluído
Primer HD é perfeito para quem aplica maquiagem para tirar fotos ou gravar vídeos. O produto controla o brilho, disfarça as linhas de expressão e poros abertos

Como devo aplicar o primer na pele oleosa?

Utilizar um primer facial é muito simples. Em primeiro lugar, você deve higienizar a pele com um sabonete líquido ou gel de limpeza. Depois, é importante aplicar um protetor solar e finalizar com um hidratante. Todos os produtos devem ser próprios para pele mista ou oleosa.

Aguarde os produtos anteriores secarem completamente antes de aplicar o primer. Quem tem pele mista pode aplicar o produto apenas na Zona T (testa, nariz e queixo), quem tem pele oleosa, deve aplicá-lo ou no rosto inteiro, desde que em pequena quantidade.

Recomendamos que a aplicação do primer seja feita com o auxílio de um pincel de maquiagem, desse modo, você evita que a oleosidade das mãos passe para o rosto.

Quem tem pele oleosa pode utilizar o primer todos os dias?

Embora o primer seja um produto utilizado para preparar a pele para receber a maquiagem, esse cosmético pode ser utilizado todos os dias, mesmo que você não queira aplicar base, corretivo e pó compacto depois.

É importante mencionar que se a sua pele é oleosa e possui tendência à acne, você deve utilizar um primer não-comedogênico, pois o produto não obstruirá os poros e, consequentemente, não agravará o quadro inflamatório.

No entanto, é importante ressaltar que o produto deve ser removido ao final do dia, durante sua rotina de limpeza, tonificação e hidratação da pele.

Critérios de compra: Como escolher o melhor primer para pele oleosa

A diversidade de cosméticos utilizados na preparação da pele para a aplicação da maquiagem é uma vantagem, pois com certeza você encontrará um produto adequado para seu rosto. Mas como saber qual é o melhor primer para pele oleosa? Conheça os principais critérios de compra abaixo:

Não esqueça de analisar esses critérios de compra quando estiver na perfumaria ou farmácia. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo:

Composição

Embora muitas pessoas possuam pele mista ou oleosa, algumas apresentam excesso de oleosidade pela falta de hidratação, pois o organismo interpreta o ressecamento cutâneo como uma necessidade de produzir mais sebo.

Nesse sentido, indicamos que você procure um primer com ingredientes hidratantes, nutritivos, antioxidantes, cicatrizantes e calmantes, como a vitamina E, Ácido Hialurônico, chá verde, entre outros componentes.

Controle de oleosidade

Ao comprar um primer para pele oleosa, invista num produto Oil Free, ou seja, livre de óleo na composição, isso evitará o entupimento dos poros e a formação de cravos e espinhas.

Caso o primer possua óleo na composição, o efeito será o oposto do esperado e a maquiagem ficará com aspecto derretido com o passar das horas. Caso você não encontre um produto livre de óleo na composição, aposte em um primer com controle de oleosidade.

Imagem de uma mulher maquiada.

O primer é um produto indispensável em maquiagens para festas. (Fonte: Gromovataya/ Pixabay.com)

Fator de proteção solar

Alguns cosméticos utilizados na preparação da pele cuidam da beleza e da saúde ao mesmo tempo, por oferecerem proteção contra os raios UVA e UVB.

O primer com fator de proteção solar é um aliado contra o envelhecimento precoce. O produto também evita o surgimento das temidas manchas causadas pela exposição solar.

Com ou sem coloração

O primer com cor é ideal para cobrir manchas. Você encontra opções em diferentes tonalidades como verde, rosa, laranja e lilás. Compare os efeitos desejados dos produtos em diferentes tonalidades na tabela abaixo:

Tonalidade Efeito esperado
Primer verde é ideal para quem possui pele avermelhada pelo excesso de acne ou rosácea
Primer rosa ajuda a disfarçar olheiras suaves
Primer laranja ameniza a aparência de manchas e olheiras escuras
Primer lilás É indicado para neutralizar o tom amarelado da pele

Com ou sem parabenos

Os parabenos são substâncias utilizadas para conservar os produtos cosméticos. Mas algumas pesquisas apontam que essas substâncias podem estar relacionadas ao surgimento de problemas de saúde como alergias e irritações na pele.

Nesse sentido, sugerimos que você escolha um primer ou qualquer outro cosmético livre de parabenos. Você pode optar por um cosmético vegano, que prioriza a composição natural e exclui os parabenos da fórmula.

(Fonte da imagem destacada: Gabrielle Henderson/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.