Imagem de uma mulher com o cabelo liso.
Ultima atualização: 16 de outubro de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

Para as mulheres que gostam de manter o cabelo liso ou são adeptas à escova progressiva e gostariam de prolongar os resultados do tratamento, recomendamos o uso da progressiva de chuveiro.

O produto promete realinhar os fios e reduzir o volume, promovendo efeito liso temporário que pode durar até quinze dias. Para saber mais informações sobre o cosmético, continue lendo este artigo aqui no ReviewBox Brasil!




Primeiro, o mais importante

  • A progressiva de chuveiro pode ser usada por quem possui cabelo naturalmente liso, ondulado, cacheado, crespo ou quimicamente tratado.
  • Por não conter formol, o alisamento promovido pela progressiva de chuveiro é temporário. Geralmente, o efeito liso dura entre sete e quinze dias, depende da textura do cabelo e da frequência de lavagem.
  • A progressiva de chuveiro pode ser aplicada com facilidade em um processo que dura cerca de uma hora. O passo-a-passo é simples, basta lavar, aplicar o produto, condicionar e finalizar.

Você também pode gostar:

As melhores progressivas de chuveiro: Nossas recomendações

Existe uma grande variedade de produtos com a proposta de alisar o cabelo durante o banho. Conheça as melhores opções de progressiva de chuveiro neste ranking.

A melhor progressiva de chuveiro vegana

A progressiva de chuveiro One & Done possui fórmula vegana enriquecida com vitaminas derivadas do coco, óleo de argan, extrato de açaí e pó de turmalina, componentes que alinham os fios de dentro para fora, promovendo efeito liso natural.

A progressiva de chuveiro que alisa e nutre

A progressiva de chuveiro da Softline consiste em uma máscara nutritiva composta por 11 óleos vegetais: Argan, ojon, monoi, macadâmia, coco, amêndoas, flor de lótus, camomila, matricaria, rosa e linho. O produto promove hidratação profunda, deixando o cabelo sem volume por mais tempo. O pote contém 400g.

A progressiva de chuveiro compatível com todos os tipos de cabelo

A progressiva de chuveiro Intensive da Abelha Rainha é um tratamento profundo que promove redução de volume e realinhamento dos fios através de quatro passos simples. O produto é compatível com todos os tipos de cabelo.

A progressiva de chuveiro com efeito profundo

Essa progressiva de chuveiro possui modo de aplicação um pouco diferente... após a lavagem com shampoo, você deve aplicar o produto e deixá-lo agir de 30 a 50 minutos, depois basta enxaguar, secar, escovar e pranchar – passe a chapinha de 15 a 20 vezes em cada mecha. O produto é rico em manteiga de karité, óleo de macadâmia e possui exclusivo Lumini System – livre de formol.

Guia de Compra

Alisar o cabelo faz parte do cotidiano de muitas mulheres. Enquanto algumas recorrem ao alisamento químico, outras preferem fazer escova sempre que lavam o cabelo. Mas ambos os processos são demorados, cansativos e caros.

Para garantir cabelo liso e manter a praticidade, você deve experimentar a progressiva de chuveiro. Por não conter química, esse cosmético oferece alisamento temporário. Saiba mais sobre o produto neste Guia de Compra!

Imagem de uma mulher olhando para o horizonte.

A progressiva de chuveiro promove efeito liso instantâneo por até quinze dias. (Fonte: Tamara Bellis/ Unsplash.com)

O que é progressiva de chuveiro?

A progressiva de chuveiro é um cosmético que promove realinhamento dos fios e redução do volume, causando efeito liso temporário que dura cerca de uma ou duas semanas.

Esse produto serve para alisar cabelos ondulados, cacheados, crespos e quimicamente tratados – o produto também pode ser utilizado na manutenção de alisamento químico.

A progressiva de chuveiro não possui formol ou qualquer outra substância química na fórmula, apenas ativos orgânicos que são ativados com o calor do secador e da prancha modeladora.

Este produto pode ser encontrado em diferentes apresentações: Shampoo, condicionador ou máscara.

Imagem de uma mulher segurando um buquê de flores.

A progressiva de chuveiro é compatível com todos os tipos de cabelo. (Fonte: Tamara Bellis/ Unsplash.com)

Quais efeitos da progressiva de chuveiro?

A progressiva de chuveiro proporciona os seguintes efeitos no cabelo natural ou quimicamente tratado:

  • Alisamento instantâneo;
  • Hidratação e nutrição profundas;
  • Selagem da fibra capilar;
  • Condicionamento;
  • Brilho intenso;
  • Redução do frizz.

Quais são os benefícios da progressiva de chuveiro?

O principal benefício da progressiva de chuveiro é proporcionar alisamento instantâneo e livre de química, perfeito para quem possui couro cabeludo frágil ou cabelo danificado.

Outra vantagem do alisamento com progressiva de chuveiro, é que o procedimento reduz pela metade o tempo de secagem do cabelo, principalmente de quem possui cabelo espesso e com muito volume.

O produto trata o cabelo profundamente.

Além disso, quem deseja exibir um cabelo mais longo também pode se beneficiar do tratamento, pois além da progressiva de chuveiro esticar os fios ao máximo, o produto trata o cabelo profundamente.

Para finalizar, a progressiva de chuveiro possui um preço bastante acessível. Comprar o produto custará muito menos do que realizar uma progressiva de salão e você poderá reaplicá-lo sempre que quiser.

Conheça mais vantagens – e algumas desvantagens – da progressiva de chuveiro na tabela comparativa a seguir:

Vantagens
  • Indicado para todos os tipos de cabelo
  • Aplicação rápida e fácil
  • Baixo custo e alto rendimento
  • Tratamento completo em apenas um produto
  • Protege os fios contra as agressões do cotidiano
  • Pode ser utilizado uma vez a cada dez dias
  • Não possui formol ou outras substâncias que agridem o cabelo
  • Não arde os olhos
  • Não causa coceira ou ardência no couro cabelo
  • Não causa caspa
Desvantagens
  • Efeito dura apenas alguns dias

Como aplicar a progressiva de chuveiro?

A progressiva de chuveiro é um tratamento que consiste em quatro etapas: Lavagem, aplicação do produto, condicionamento e secagem dos fios, conforme detalhado no passo-a-passo abaixo:

  1. Lave o cabelo duas vezes com um shampoo neutro, para remover toda a sujeira e resíduos de produtos do couro cabeludo e comprimento;
  2. Remova o excesso de água do couro cabeludo e fios com uma toalha seca;
  3. Aplique a progressiva de chuveiro da raiz às pontas e aguarde o tempo de pausa informado na embalagem do produto;
  4. Após o tempo de pausa, remova todo o produto com água corrente. Depois aplique condicionador e enxágue novamente;
  5. Seque o cabelo com secador e finalize com prancha.

Quem pode fazer progressiva de chuveiro?

A progressiva de chuveiro é compatível com todos os tipos de cabelo: Cabelo liso natural, ondulado, cacheado e crespo - até curvatura 3B. Também é compatível com cabelo quimicamente tratado.

Os produtos das principais marcas são dermatologicamente testados, ou seja, não agridem o couro cabeludo nem os fios.

No entanto, é importante verificar se o produto possui ativos de transformação na composição, ou seja, elementos químicos que alisam o cabelo. Caso não possua, até crianças, mulheres grávidas e lactantes podem usar o produto.

Imagem de uma mulher com o cabelo alisado.

A progressiva de chuveiro alisa cabelos afro. (Fonte: Dellon Thomas/ Pexels.com)

Quanto tempo dura o alisamento proporcionado pela progressiva de chuveiro?

Ao contrário da escova progressiva, que altera a estrutura interna dos fios, tornando-os permanentemente lisos, o efeito proporcionado pela progressiva de chuveiro é temporário.

Os fabricantes prometem durabilidade máxima de 15 dias, mas isso depende do formato do cabelo – liso, ondulado, cacheado ou crespo – e da frequência de lavagem.

Com qual frequência posso utilizar a progressiva de chuveiro?

Embora a progressiva de chuveiro seja formulada sem adição de substâncias químicas, o produto não pode ser utilizado em toda a lavagem, é necessário respeitar o tempo de pausa de cerca de uma semana entre as aplicações.

De qualquer modo, não será necessário utilizar a progressiva de chuveiro mais do que uma vez por semana, pois o produto entrega bons resultados por pelo menos sete dias após a aplicação.

Imagem de uma mulher usando um chapéu.

A progressiva de chuveiro pode ser aplicada uma vez por semana. (Fonte: Tamara Bellis/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Como escolher a melhor progressiva de chuveiro

Várias marcas oferecem opções de progressiva de chuveiro – e com o sucesso do produto, outras lançarão seus produtos. Mas a melhor progressiva de chuveiro é aquela que trata seu cabelo enquanto alisa.

Para encontrar o produto ideal para as suas madeixas, você deve analisar a composição do produto, apresentação, marca e outros fatores, como os listados abaixo:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo:

Componentes

Quando você for comprar uma progressiva de chuveiro, analise os componentes do produto. A maioria oferece um blend de óleos vegetais que nutrem o cabelo profundamente, alinhando os fios e reduzindo o volume.

Outros repõem a massa capilar, pois são ricos em queratina, colágeno, arginina e glicina. Você também encontra produtos com vitaminas e manteigas nutritivas.

Com ou sem formol

Analise também se a progressiva de cabelo que você pretende comprar não possui elementos químicos prejudiciais à saúde, como o formol, que embora seja proibido, continua na fórmula de diversos cosméticos.

Geralmente, essa informação está presente no rótulo do produto. Caso a progressiva de chuveiro cause ardência nos olhos ou na garganta em qualquer etapa da aplicação, suspenda o uso imediatamente.

Processo de aplicação

Outro fator que deve ser analisado ao escolher uma progressiva de chuveiro é o processo de aplicação do produto. Alguns desses cosméticos podem ser aplicados ainda no banho, pois possuem ação rápida.

Outros exigem um processo de aplicação complexo, em que o produto deve agir por 30 a 60 minutos e depois do enxágue é necessário escovar e alisar o cabelo com uma prancha modeladora.

Imagem de um cabeleireiro alisando o cabelo de uma cliente.

Alguns produtos exigem o uso de secador e chapinha. (Fonte: Polina Tankilevitch/ Pexels.com)

Marca

Se você tem dúvida sobre qual a melhor marca de progressiva de chuveiro, conheça algumas das marcas mais populares:

  • Alisa Hair: É indicada para quem deseja fazer a manutenção da escova progressiva e manter o cabelo bem tratado. Também pode ser utilizada por quem possui cabelo ondulado ou cacheado. Um diferencial deste produto é o extrato de café, que contribui para o crescimento do cabelo.
  • Abelha Rainha: O fabricante garante que o produto promove alisamento através do realinhamento dos fios e redução de volume. O produto é indicado para todos os tipos de cabelo.
  • La bella Liss: Essa progressiva de chuveiro possui óleos vegetais na composição que prometem promover leveza e brilho intenso ao cabelo. O produto serve como manutenção para a escova progressiva de salão.
  • Progressiva Caseira Muriel: É uma progressiva de chuveiro um pouco diferente, pois vem em um combo com quatro produtos sendo shampoo, condicionador, máscara e finalizador. Os produtos são formulados com óleo de argan e queratina.

(Fonte da imagem destacada: Roman Saborskyi/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.