Relógio rádio digital preto em cima de uma mesa branca
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

O despertador faz parte da rotina da maioria das pessoas. Quem nunca desejou não ouvir o barulho do alarme quando ele toca? Com o rádio relógio, você pode configurar para acordar ouvindo notícias, músicas e outros sons.

Assim, o seu acordar pode ficar ainda mais tranquilo. Preparamos um guia completo para você sanar todas as dúvidas acerca do funcionamento do rádio relógio e encontrar o melhor modelo para suas necessidades. Leia a seguir:




Primeiro, o mais importante

  • Os rádios relógios são aparelhos multifuncionais que possuem vários recursos embutidos em um único aparelho como despertador, conexão com dispositivos móveis, informações sobre a temperatura e outros itens.
  • Uma das dúvidas mais frequentes sobre o rádio relógio é como configurar a hora no equipamento. Para isso, leia sempre as instruções do fabricante no manual que acompanha o produto.
  • Antes de optar por um modelo de rádio relógio, leve em consideração alguns critérios como a qualidade do som emitido, o design do produto ou os recursos extras que ele pode conter.

Melhores rádios relógios: nossas recomendações

Para escolher o melhor rádio relógio, você precisa conhecer as funções desse aparelho, a sua forma de funcionamento e os tipos vendidos no mercado. Separamos algumas alternativas de modelos mais populares na internet:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre rádio relógio

Antes de comprar um rádio relógio é importante conhecer as funcionalidades que esse aparelho pode ter no seu dia-a-dia. Para isso, criamos o artigo abaixo com vários detalhes sobre ele que vão acabar com todas as suas dúvidas.

Rádio prata em uma mesa com o visor mostrando a hora

Ser um aparelho dois em um não é a única vantagens de um rádio relógio. (Foto: Jason Mitrione/ Unsplash)

O que é o rádio relógio?

O rádio relógio é um dispositivo eletrônico que reúne duas funções principais: tocar a programação da rádio e funcionar com recursos de relógio. Geralmente é composto por uma tela digital para mostrar a data e a hora.

Modelos tecnológicos também foram acrescentados com outras funcionalidades - como a conexão via UBS, Bluetooth ou Wifi - permitindo assim a transmissão de dados com dispositivos móveis.

Quais funções geralmente possui um rádio relógio?

As funcionalidades do rádio relógio irão variar de acordo com o modelo escolhido. O interessante é sempre ler o manual de instruções, enviado pelo fabricante, para descobrir todas as características do seu aparelho.

Entretanto, a maioria dos modelos possui alguns aspectos semelhantes como:

  • Recursos de rádio: Escute a programação das suas frequências preferidas no aparelho.
  • Despertador: Além de marcar o alarme no horário que você precisa acordar, também é possível escolher o som que será emitido. As opções vão de músicas até a programação do próprio rádio.
  • Horários diferentes: Alguns modelos oferecem a possibilidade de marcar mais de um alarme para despertar durante o dia.
  • Conexão UBS, Bluetooth ou Wifi: Nos formatos mais modernos, quase sempre é possível conectar o rádio relógio com dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks.

Como configurar a hora e a data do rádio relógio?

Arrumar a hora corretamente do rádio relógio é uma das primeiras ações que os novos usuários fazem quando compram o aparelho, já que a função de despertador é uma das mais fundamentais do equipamento.

Essa configuração vai variar conforme o modelo de aparelho escolhido, contudo separamos um vídeo com dicas de como realizar esse processo com mais facilidade na maioria dos formatos vendidos no mercado:

Quais as vantagens e desvantagens de comprar um rádio relógio?

Com a ascensão dos dispositivos digitais muitas pessoas pensam que não existe mais espaço para equipamentos como os rádios relógios. Mas, os benefícios oferecidos por este aparelho o tornam muito relevante para o dia-a-dia.

Entre as vantagens dos rádios relógios podemos classificar duas principais: a funcionalidade de despertador e a possibilidade de tocar músicas, inclusive em conexão com os aparelhos móveis.

Quanto às desvantagens desse aparelho, elas são bem irrelevantes, fazendo que o equipamento possua realmente um bom custo-benefício. Na sequência, exemplificamos os pontos positivos e negativos desse produto em uma tabela:

Vantagens
  • Modelos diferenciados no mercado com funcionalidades específicas
  • Funciona como relógio, tendo a possibilidade de programar mais de um despertador durante o dia
  • Serve como item de decoração
  • Conexão com dispositivos móveis
  • Pode ser transportado com facilidade para qualquer lugar
  • Funciona também com bateria e pilhas, além da energia elétrica
  • Alguns modelos possuem visores que funcionam até no escuro
  • Pode mostrar também a temperatura
Desvantagens
  • Pode exigir manutenção para o bom funcionamento
  • Alguns modelos não possuem todas as funcionalidades possíveis
  • O custo de aquisição acompanha o modelo escolhido. Quanto mais moderno, maior o valor de compra

Para quem o rádio relógio é recomendado?

Qualquer pessoa pode ter um rádio relógio, contudo ele é indicado principalmente para quem precisa da ajuda de um despertador para acordar ou ainda para ambientes - como escritórios - em que a hora necessita ficar visível para todos.

Esse aparelho também é recomendado para quem gosta de música. Nos modelos atuais, é possível inclusive que as pessoas conectem o aparelho móvel e coloque sua playlist preferida para tocar.

Bancada de uma cozinha com um rádio relógio ligado, marcando a hora, além de outros itens como letreiro decorativo em LED, garrafas e um pote de vidro.

Além das funções oferecidas, os rádios relógios podem compor a decoração de ambientes como quartos, salas, cozinhas e até escritórios. (Foto: Henry & Co./ Unsplash)

Critérios de compra: Fatores para comparar e escolher o melhor rádio relógio

Mesmo com uma estrutura simples, os modelos de rádios relógios apresentam especificidades técnicas que definem seu desempenho. Para você saber tudo sobre esses detalhes, explicamos alguns critérios como:

Qualidade do som

O rádio relógio é um aparelho essencialmente sonoro. Por isso, verifique a qualidade do som do alto-falante antes de optar por um modelo. Para saber, leia as instruções informadas pelo fabricante no manual do aparelho.

Modelos modernos, com conexão UBS, quase sempre possuem melhor emissão de som. Em formatos tradicionais, você precisa ter mais atenção às caixas de som, já que algumas podem tocar de modo mais abafado.

Consumo energético

Quase todos os rádios relógios possuem a energia elétrica como fonte principal para o seu funcionamento. Entretanto, alguns modelos possibilitam que o aparelho também seja ligado com bateria ou pilhas.

Desse modo, você economiza com a conta de luz, optando por outra fonte de energia. Usar baterias ou pilhas ainda garantirá que os alarmes sejam salvos automaticamente mesmo que ocorra queda de energia.

Design

Antes de escolher um modelo de rádio relógio, pense sempre no lugar onde ele será instalado. No mercado, você encontra opções diferentes de design que variam, principalmente, em tamanho e cor.

Modelos compactos possibilitam que o aparelho seja facilmente transportado. Já os maiores quase sempre tem um display mais visível, ideais para locais onde várias pessoas precisam consultar a hora no equipamento.

Modelo antigo de rádio relógio da marca Philips sobre uma mesa de madeira

Além das funções específicas do aparelho, o rádio relógio pode ser considerado um item decorativo para aprimorar a aparência do ambiente. (Foto: Tatiana52/ Pixabay)

Funções Extras

Além dos recursos principais, os modelos de rádios relógios podem conter funcionalidades específicas. Listamos algumas:

  • Desligamento Automático: Um dos recursos extras que alguns rádios relógios têm é o sistema inteligente de desligamento do alarme do despertador. Assim, você não precisa se levantar para desligá-lo.
  • Função Soneca: Como os dispositivos móveis, o rádio relógio também possibilita que o despertador toque mais de uma vez quando programado.
  • Volume Gradual: Para quem não quer se assustar com o som do despertador, ele inicia o alarme mais baixo, aumentando aos poucos.
  • Temperatura: Além de informar a hora e a data exata, alguns displays possuem o recurso para mostrar também a temperatura do ambiente.
  • Carregador de celular: Nem todos os modelos possuem essa habilidade, mas rádios relógios também são ideais para manter a bateria do celular preenchida.

Display

A maioria dos rádios relógios têm display digital, indicando a hora, bem visível. Alguns formatos ainda possui ajuste da luz de LED, possibilitando uma experiência personalizada e evitando a poluição visual no ambiente.

Além disso, existem display, que junto aos números, são acompanhados de outros elementos como botões de configuração do aparelho ou o ajuste da frequência do rádio.

Resumo

Os rádios relógios são ideais para quem procura por um aparelho multifuncional para instalar em casa. Além de informar a hora e servir como despertador, esse aparelho permite que você escute sua frequência de rádio preferida.

Em modelos modernos, é possível ainda fazer a conexão com dispositivos móveis e assim configurar ainda mais o som que você quer ouvir. De diferentes designs, ele ainda pode ser um item decorativo para a casa.

Por ser um aparelho essencialmente sonoro, nunca deixe de avaliar a qualidade do som emitido antes de optar por um modelo. Assim, você terá certeza que o modelo atende às suas principais necessidades.

(Fonte da imagem destacada: erserg/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas