Sabonete em barra, azul, dentro da embalagem.
Ultima atualização: 19 de setembro de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

80Comentários coletados

Controlar a oleosidade da pele é sempre um desafio. Por isso, é preciso escolher bem os cosméticos que você vai usar tanto no corpo quanto no rosto. A começar pelos que atuam na limpeza. Por isso, o artigo de hoje será dedicado a desvendar o melhor sabonete para pele oleosa.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A partir daqui, você vai descobrir a importância de escolher o sabonete certo se você tem a pele oleosa e qual é a melhor opção para quem também tem acne, cravos e sensibilidade.




Primeiro, o mais importante

  • A pele oleosa requer cuidados redobrados, a começar pela escolha do sabonete ideal.
  • O melhor sabonete para pele oleosa precisa ser eficiente para reduzir a oleosidade e ainda ser capaz de tratar problemas recorrentes desse tipo de pele.
  • Como existem muitas variedades de sabonetes, recomendamos que você compare as fórmulas e a forma de aplicação, dois fatores que podem fazer a diferença no resultado.

Você também pode gostar:

Melhores sabonetes para pele oleosa: Nossas recomendações

O melhor sabonete para pele oleosa como um todo

O Deep Clean Grapefruit da Neutrogena é um sabonete facial para pele oleosa em forma de gel, que retira 99% das impurezas sem ressecar nem irritar o rosto. Em uma embalagem de 80 gramas, esse sabonete tem fórmula que combina o ativo beta-hidróxido e o extrato natural de grapefruit.

O melhor sabonete antiacne para pele oleosa

Feito com enxofre e ácido salicílico, o sabonete antiacne da Granado é em barra. Indicado para pele acneica com alto grau de oleosidade e com presença de cravos e espinhas, essa opção é vegana e tem fórmula livre de óleos, sem fragrância, corantes nem parabenos.

O melhor sabonete líquido para pele oleosa

Da Protex, esse sabonete líquido para pele oleosa é ideal para o rosto e vem em uma embalagem de 150 ml. Com a exclusiva tecnologia ReduCNE, esse sabonete combate a bactéria que pode causar cravos e espinhas.

Guia de Compra

O sabonete é parte fundamental da rotina de cuidados com a pele, principalmente a do rosto. No caso da pele oleosa, a atenção deve ser redobrada para evitar que os problemas aumentem.

Nesse Guia de Compra, você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre esse sabonete especial e descobrir como escolher o melhor de acordo com a sua necessidade.

Mulher lavando o rosto.

Usar o sabonete indicado para o seu tipo de pele é indispensável para evitar oleosidade e espinhas. (Fonte: Torwai Suebsri/ 123rf.com)

Como saber se a sua pele é oleosa?

Quando as glândulas sebáceas produzem sebo além do normal, a pele é considerada oleosa.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as causas que levam a uma pele oleosa vão além da genética. Alguns dos fatores que contribuem para a oleosidade do rosto são:

  • Alterações hormonais;
  • Excesso de sol;
  • Estresse;
  • Dieta rica em alimentos gordurosos.

Já as consequências de se ter uma pele oleosa incomodam mulheres e homens. Sim, os homens também podem ter a pele com muita oleosidade. Confira a seguir as principais características desse tipo de pele:

  • Poros dilatados;
  • Acne e cravos;
  • Brilho intenso;
  • Sensação pegajosa.

Outro tipo de pele que pode ser confundido com a pele oleosa é a considerada mista. Isso ocorre porque a pele mista também apresenta aspecto oleoso e poros dilatados. No entanto, isso ocorre apenas na “zona T” (testa, nariz e queixo).

Já na pele oleosa, o aspecto brilhante, úmido e espesso domina toda a extensão do rosto e, muitas vezes, do colo e das costas.

Por que você precisa de um sabonete específico para o seu tipo de pele?

Entre os tipos de pele, a oleosa é que a demanda mais cuidados já que são muitos os problemas que podem surgir dessa condição.

Mas, em comum, todos os tipos de pele precisam de uma rotina que inclua limpeza, hidratação e proteção, ainda que com cosméticos especiais para cada um.

Sim, você leu certo: Até mesmo a pele oleosa precisa de hidratação. Mas falaremos sobre isso mais para a frente.

Mulher pegando sabonete na saboneteira com a torneira da pia aberta.

O sabonete para pele oleosa é livre de óleos e possui aditivos que combatem as consequências da oleosidade. (Fonte: Belchonock/ 123rf.com)

O fato é que a rotina de cuidados começa com a limpeza. E, para limpar uma pele oleosa o sabonete precisa, não apenas retirar as impurezas, mas combater a oleosidade e sem deixar a pele ressecada.

Ou seja, de modo geral, o melhor sabonete para oleosidade será livre de óleos. E o fato é que nem todo os sabonetes são oil free. Além disso, apenas sabonetes específicos para peles oleosas serão capazes de tratar espinhas e poros dilatados.

Como usar o sabonete na pele oleosa?

Durante a rotina de cuidados com a pele oleosa uma dúvida sempre surge: Como evitar que o óleo retorne para a pele ao longo do dia?

Para isso, além de usar o melhor sabonete para pele oleosa é preciso adotar um conjunto de bons hábitos.

Pelo fato de a pele oleosa produzir mais óleo, é natural que você queira lavar o rosto várias vezes ao longo do dia para eliminar a sensação pegajosa e retirar o brilho. Mas é justamente aí que reside o perigo.

Como o óleo é um sistema de proteção da pele, quanto mais você lava o rosto mais você elimina essa proteção. Com isso, o organismo produz ainda mais óleo no intuito de devolver a hidratação natural. Esse é o famoso efeito rebote.

Por isso, não é recomendado que se lave a pele oleosa mais do que duas vezes ao dia, como recomendado pelos especialistas a seguir:

  1. Ao acordar, lave o rosto com o sabonete para pele oleosa;
  2. Aplique o hidratante para pele oleosa;
  3. Finalize com o filtro solar oil free;
  4. À noite, repita o ritual, excluindo apenas o protetor solar;

Como vimos, não se deve retirar todo o óleo de uma pele oleosa sob risco de causar o efeito rebote. Por isso, é importante investir em um hidratante específico para esse tipo de pele.

O hidratante, ao contrário do que se pensa, ajuda a equilibrar a produção de óleo  porque aumenta a resistência da pele contra as agressões que desencadeiam a oleosidade.

Por que você não deve usar um sabonete comum na pele oleosa?

O sabonete limpa a pele, elimina as impurezas e, no caso da pele oleosa, controla o óleo e ainda ajuda a combater cravos e espinhas.

Um sabonete comum não terá a função de controlar a oleosidade da pele.

Um sabonete comum não terá a função de controlar a oleosidade da pele e pode, ao contrário, aumentar a quantidade de óleo no rosto.

O fato é que cada sabonete é desenvolvido com substâncias e nutrientes específicos para cada tipo de pele.

Enquanto uma pele seca precisa de uma hidratação mais profunda, a pele oleosa precisa de menos óleo e uma hidratação moderada.

Como veremos mais a fundo em Critérios de Compra, o sabonete que combate a oleosidade e a acne é livre de substâncias gordurosas e tem ingredientes hidratantes especiais para esse tipo de pele, além de aditivos cicatrizantes e calmantes.

foco

Você sabia que não se deve usar o mesmo sabonete no rosto e no corpo?

Isso porque as necessidades da pele mudam de acordo com a região. Além disso, é comum ter o rosto oleoso e a pele do corpo ressecada.

Por isso, o ideal é ter um sabonete apenas para o rosto e outro para lavar o restante do corpo.

Melhor sabonete para pele oleosa: Qual o preço e onde comprar?

O custo de um sabonete para a pele oleosa vai variar de acordo com a marca, a fórmula e a forma de aplicação. Por isso, será possível adquirir esse cosmético com preços que variam entre R$ 7 e R$ 200.

Além disso, encontrar um sabonete específico para esse tipo de pele não é difícil. Farmácias, hipermercados e lojas de departamento como Walmart e Lojas Americanas, por exemplo, possuem uma boa variedade de sabonetes.

Mas para unir preço bom, variedade e conforto o melhor é mesmo comprar o sabonete de pele oleosa online, sem sair de casa, em lojas como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como analisar o melhor sabonete para pele oleosa

Agora que você já sabe porque deve investir no melhor sabonete para pele oleosa, é preciso aprender a comparar os critérios que diferenciam um tipo de outro. São eles:

Abaixo, nós vamos explicar como levar em conta cada um desses tópicos.

Indicação de uso

O primeiro passo para escolher o melhor sabonete de pele oleosa é conhecer a sua pele e ler atentamente as informações na embalagem. Assim, você vai encontrar opções com diferentes indicações de uso, como:

  • Limpa profundamente e hidrata a pele;
  • Diminui poros obstruídos e poros dilatados;
  • Reduz o brilho excessivo;
  • Combate cravos e espinhas.

Ingredientes

O sabonete para pele oleosa pode ter diversos ingredientes. Alguns dos mais conhecidos são: Ácido salicílico, LHA, extrato Glicólico de Calêndula, Gluconato de Zinco, Água Termal, entre outros.

Conhecer a função de cada um ajuda bastante na hora de fazer a escolha certa. Veja:

Ingredientes Ação
Ácido salicílico Combate a oleosidade, a acne e permite uma melhor atuação do LHA
LHA Remove a oleosidade e diminui o brilho da pele
Gluconato de zinco Tem ação antibacteriana e atua no combate de acnes
Extrato Glicólico de Calêndula Cicatrizante, suavizante, anti-alergênico, antiinflamatório e anti-acnêico, é ideal para peles sensíveis e delicadas
Água termal Ajuda a acalmar a pele

Em barra, líquido ou gel

Em seguida, observe atentamente a forma de aplicação do sabonete para pele oleosa. Aqui, você vai poder optar pelo sabonete líquido, em gel ou em barra.

Ainda que essa seja uma escolha bem pessoal, vale destacar que o sabonete em barra é o mais indicado para peles mistas e oleosas e costuma limpar mais profundamente.

A versão líquida ou em gel tem consistência mais leve e é ideal para quem tem pele oleosa e sensível ao mesmo tempo.

Durabilidade

Por fim, não deixe de levar em conta a durabilidade do seu sabonete. O mercado oferece opções variadas, que vão de 30 gramas, no caso dos sabonetes em barra, e podem chegar a até 200 ml, nas versões líquidas e em gel.

Geralmente, com o sabonete líquido é mais fácil de controlar a quantidade utilizada e evitar desperdícios. No entanto, essa também é a versão mais cara.

Já o sabonete para pele oleosa em barra pode durar mais se você, por exemplo, dividi-lo em três pedaços e ir utilizando cada um por vez, aos poucos.

(Fonte da imagem destacada: Gadini / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.