scanner portátil digitalizando documento sobre uma mesa
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

61Comentários coletados

Mesmo quem não enfrenta a rotina diária de um escritório, pode ter a necessidade de digitalizar um documento em algumas situações. Para estes casos, e para trazer mais praticidade ao dia a dia, você pode ter por perto um scanner portátil.

Esse pequeno aparelho pode facilitar o arquivamento ou envio de documentos, convertendo papel em arquivo digital. Neste artigo, mostramos tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento e as vantagens deste dispositivo. Acompanhe!




Primeiro, o mais importante

  • O scanner portátil é um equipamento prático e compacto que permite digitalizar documentos e outros impressos físicos e convertê-los em arquivos digitais.
  • Quem deseja organizar os arquivos e eliminar o excesso de papéis em casa pode contar com a praticidade do scanner portátil nesta tarefa.
  • Muitos modelos modernos de scanner portátil permitem digitalizar um documento e enviá-lo diretamente para o smartphone ou para a nuvem.

Melhores scanners portáteis: nossas recomendações

Em meio a tantos avanços tecnológicos, escolher o melhor scanner portátil pode ser um desafio. Pensando nisso, fizemos uma seleção entre os mais vendidos e bem avaliados por compradores de lojas on-line, como a Amazon.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o scanner portátil

Ter um equipamento sempre por perto quando precisar digitalizar um documento poderia parecer impossível até pouco tempo atrás. Mas o scanner portátil cumpre essa função. Nesta seção, vamos contar tudo sobre este aparelho e como ele pode mudar sua rotina de trabalho.

Scanner portátil com documentos sobre uma mesa

O scanner portátil é um equipamento prático e compacto que permite digitalizar documentos e outros impressos físicos e convertê-los em arquivos digitais. (Fonte: Amazon / Brother)

O que é um scanner portátil?

O scanner portátil é um dispositivo eletro-eletrônico que tem basicamente as mesmas funções de um scanner de mesa. Com ele, é possível digitalizar documentos, geralmente os impressos em formato A4 e convertê-los em arquivos de imagem ou em PDF, para envio por meio da Internet.

Ele pode ser útil para quem deseja manter um arquivo digital dos próprios documentos, eliminando pastas e mais pastas de papéis, deixando o ambiente e o dia a dia mais organizados.

Como funciona o scanner portátil?

O princípio básico de funcionamento do scanner de mesa é pela reflexão da luz. De forma resumida, podemos dizer que uma lâmpada ilumina o papel, que reflete a luz e a projeta em um jogo de espelhos, levando-a para uma lente com sensor de captura de imagem.

Composto por pequenos dispositivos (chamados diodos), ele converte a luz em carga elétrica. Depois disso, um programa de reconhecimento óptico de caracteres — o OCR — converte o conteúdo da folha de papel em linguagem de software e gera o arquivo.

Quais as funções mais comuns em um scanner portátil?

De forma geral, o scanner portátil tem a função de digitalizar documentos, como mostramos há pouco. No entanto, alguns modelos podem ser diferentes de outros e trazer funções específicas. As mais comuns delas, presentes na maioria dos modelos, são:

  • Criar arquivos em PDF;
  • Transformar impressos em arquivos de texto editáveis;
  • Transferir arquivos via Internet, por e-mail;
  • Digitalizar em frente e verso, sem a necessidade de mudança na posição do papel.

Qual a diferença entre o scanner portátil e o de mesa?

A praticidade e a portabilidade são as principais diferenças entre o scanner portátil e o de mesa. No dia a dia, eles podem ser mais ou menos adequados, de acordo com as necessidades de cada usuário.

Neste sentido, podemos destacar como diferenças mais relevantes o tamanho máximo de papel suportado, que nos portáteis raramente ultrapassa o formato A4, e a autonomia energética. Os modelos de mesa são ligados diretamente à corrente elétrica enquanto os portáteis são movidos à bateria.

documentos que podem ser digitalizados em um scanner portátil

Quem deseja organizar os arquivos e eliminar o excesso de papéis em casa pode contar com a praticidade do scanner portátil nesta tarefa. (Fonte: Nirat Makjantuk / 123rf.com)

Quais as vantagens de contar com um scanner portátil?

Se você tem muitas atividades fora do escritório, ou alterna a rotina entre sua casa e a empresa, a portabilidade deste tipo de scanner já pode ser considerada uma vantagem, por exemplo. Além disso, há muitos outros benefícios que este aparelho pode trazer. Veja só:

Vantagens
  • Fácil de transportar
  • Não ocupa muito espaço
  • Pode ser conectado a qualquer computador
  • Pode salvar os arquivos em pendrive, sem uso de outros dispositivos
  • A bateria pode durar por muitas digitalizações
  • É mais acessível que o modelo de mesa
Desvantagens
  • Limita o tamanho de papel que pode ser digitalizado
  • É mais frágil que os modelos robustos de mesa
  • Os aparelhos com melhor desempenho costumam ser mais caros

Em que situações o scanner portátil é indicado?

Falamos acima que, em algumas profissões, ter um scanner sempre por perto, pode facilitar a rotina de trabalho. Para quem trabalha na rua, como os jornalistas, que precisam acessar informações de arquivos para redigir uma reportagem, por exemplo, é uma forma prática de arquivar dados.

Advogados, vendedores e até mesmo estudantes também podem contar com este pequeno aparelho para guardar cópias de documentos impressos que serão úteis na hora de montar uma defesa, confirmar um pedido ou estudar para uma prova.

Reproduzir materiais protegidos por direitos autorais é crime. Portanto, antes de digitalizar um documento, verifique se ele tem uso livre para não infringir nenhuma lei.

Critérios de compra: O que levar em conta para escolher um scanner portátil

Agora que você já conhece as principais características de um scanner portátil e suas facilidades, vale a pena dedicar mais alguns minutos para avaliar aspectos técnicos que podem fazer a diferença na sua rotina.

Uso

Dependendo da sua profissão e das atividades para as quais o seu scanner portátil será utilizado, haverá um modelo mais ou menos indicado. Se for digitalizar páginas de uma revista ou caderno, por exemplo, o aparelho de mão será mais prático.

Para quem vai escanear folhas de um contrato ou petição, o modelo de alimentação automática (que tem tração parecida com a de uma impressora) pode ser o mais indicado. Portanto, esta é a primeira observação a fazer antes da compra.

Modo de Operação

O modo de operação do scanner portátil determina em grande medida a praticidade e a agilidade no uso do equipamento, como falamos há pouco. Assim, você precisa definir qual deles serve melhor à sua finalidade de uso. Para ajudar, veja algumas características de cada um:

  • Scanner portátil de mão: permite digitalizar páginas encadernadas como livros e revistas. Para tanto, basta passar o aparelho por cima do documento. A dificuldade neste tipo de operação é manter a mão firma para garantir a estabilidade da cópia;
  • Scanner portátil com alimentador de folhas: neste modelo, você não precisa se preocupar em manter a firmeza das mãos ou da página. Isso porque o aparelho conta com um sistema de tração que puxa a folha. Ele realiza o processo automaticamente, mas só consegue digitalizar folhas avulsas.

Conectividade

Este ponto é crucial para uma escolha bem sucedida. Os modelos mais modernos de scanner portátil contam com conexão Wi-Fi ou bluetooth. Esta é uma vantagem, por dispensar o uso de cabos e facilitar o uso.

Considere também se o dispositivo conta com a função de armazenamento do arquivo gerado diretamente em um pendrive ou na nuvem. Se você está sempre longe do computador, essa pode ser a melhor alternativa.

documentos que podem ser digitalizados por scanner portátil

Muitos modelos de scanner portátil permitem digitalizar um documento e enviá-lo para o smartphone. (Fonte: Andriy Popov / 123rf.com)

Desempenho

Quando se fala em escanear documentos, avaliar o desempenho significa considerar não apenas a velocidade de digitalização mas, sobretudo, a resolução com que essa imagem é gerada.

Em geral, os modelos padrão de scanner portátil oferecem imagens com resolução entre 300 e 600 DPI. Se sua expectativa é obter arquivos com qualidade superior, especialmente em fotografias, invista em um equipamento com resolução acima de 900 DPIs.

Autonomia

Por ser portátil, você não quer que seu scanner fique na tomada do carregador a maior parte do tempo, certo? Assim, este aspecto é fundamental para que ele esteja pronto para o uso sempre que você precisar.

Se possível, opte por um modelo que seja híbrido. Contar com a possibilidade de usar pilhas se a bateria acabar garante sua autonomia e eficiência ao longo do dia de trabalho.

Resumo

Se você está pensando em acabar com a papelada no seu arquivo pessoal ou desempenha tarefas que exigem digitalizar documentos fora do escritório com frequência, a praticidade de um scanner digital pode transformar seu dia a dia.

É por isso que preparamos este material. Aqui, mostramos como avaliar se este é o aparelho mais adequado para as suas necessidades, falamos sobre o seu funcionamento e vantagens e ainda deixamos dicas para escolher o modelo ideal.

Se você sabe de alguém que também precisa de um scanner portátil, aproveite para compartilhar nosso guia. Muito obrigado e até breve!

(Fonte da imagem destacada: Vladimir Vikhrov / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas