Mulher com conta-gotas retirando óleo de um frasco
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Um dos produtos queridinhos por muitas pessoas para a rotina skincare é o sérum facial. Esse cosmético que é formado por diversas substâncias que trazem mais vitalidade e beleza à pele.

Qualquer pessoa pode usar o sérum, mas antes de aplicá-lo é preciso se atentar se as características do produto combinam com a textura da pele. Leia o nosso artigo a seguir e descubra isso:




O mais importante

  • O sérum é diferente dos outros cosméticos, pois possui uma textura única e muitos ativos na sua composição, fazendo com que ele penetre mais profundamente à pele e traga resultados mais rápidos.
  • Lembre sempre de hidratar a pele antes de passar o sérum. A recomendação é aplicá-lo por duas vezes ao dia, sendo uma pela manhã após a limpeza do rosto e outra depois da remoção da maquiagem à noite.
  • O sérum facial deve ser apenas uma etapa dos cuidados diários com a pele. Para alcançar seus efeitos de forma integral, não deixe de aplicar outros cosméticos para potencializar ainda mais a ação desse produto.

Sérums faciais: nossa recomendação dos melhores produtos

Seja formulado com antioxidantes, ácido hialurônico ou vitaminas, o sérum é um passo que você não deve pular nos cuidados diários com a pele. Fizemos uma seleção de modelos desse cosmético bem avaliados na web:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre sérum facial

Ainda não conhece todas as propriedades do sérum facial? Confira então o guia completo que preparamos com as principais dúvidas a respeito desse cosmético e aprenda com as nossas dicas a identificar o melhor modelo para você!

Acessório conta-gotas com óleo de um frasco que está aberto

A maioria dos séruns são comercializados em frasco "conta-gotas" para facilitar a aplicação do produto. (Foto: Freepik)

O que é e para que serve o sérum facial?

O sérum é um produto dermocosmético muito concentrado por conter vários princípios ativos em sua composição. Ele consegue penetrar mais profundamente na pele por ter uma textura fluída e leve.

Como não são vendidos em formatos de creme, mousse ou loção, o sérum não apresenta taxa elevada de oleosidade, sendo ideais para cuidar de peles que apresentam problemas com manchas, acnes ou rugas.

Quais são os tipos de sérum mais comuns no mercado?

No mercado você encontra vários modelos de sérum com diferentes funcionalidades e composições, entretanto os tipos mais procurados pelos consumidores são três:

  • Sérum hidratante: Geralmente formado por ácido hialurônico, ativo que retém a umidade da pele e sintetiza o colágeno, preservando a elasticidade da pele.
  • Sérum anti-idade: São cosméticos que absorvem os ativos profundamente até a terceira camada da epiderme, regenerando e nutrindo a pele para corrigir problemas de envelhecimento.
  • Sérum antiacne: Neste caso existem séruns específicos para cuidar de cada tipo de acne. Normalmente os casos mais leves são tratados com ativos suaves.

Como utilizar corretamente o sérum facial?

A aplicação do sérum facial é um processo simples e não existem segredos para realizá-lo. Antes de iniciar, faça a limpeza e hidratação da pele, pois só assim a absorção será mais eficaz.

Logo após, coloque entre três a cinco gotas do sérum no rosto e espalhe com as pontas dos dedos por toda a região. Devido à sua textura, ele será absorvido rapidamente. Aplique também o cosmético no pescoço e no busto.

Vale lembrar que a quantidade do sérum não influenciará nos resultados obtidos na pele. Por isso, use o produto de forma econômica. No vídeo, você confere um tutorial de como realizar essa aplicação de forma adequada:

Quais são as diferenças entre o sérum facial e os cremes hidratantes para o rosto?

De modo geral, o sérum tem uma absorção mais rápida na pele que os cremes hidratantes devido à sua textura. Outros aspectos também diferenciam esses dois cosméticos, vamos explicá-los na tabela a seguir:

Sérum Creme Hidratante
Textura Fluída que penetra profundamente na pele Denso e emoliente
Função Trata sinais na pele, especialmente do envelhecimento ou da acne Auxiliar na proteção da pele, deixando-a saudável
Recomendação Qualquer tipo de pele Peles ressecadas

De que modo posso acrescentar o sérum facial na rotina de cuidados com a pele?

Para alcançar os benefícios gerados pelo sérum facial, é importante que você mantenha constância na rotina de aplicação do produto. De acordo com os especialistas, é recomendado usar esse cosmético por duas vezes ao dia.

A primeira deve ser feita na parte da manhã após a limpeza da pele. O indicado é usar algumas gotinhas e depois passar o protetor solar. A outra aplicação deve acontecer à noite depois de remover a maquiagem.

Mulher de roupão e toalha de banho na cabeça retirando óleo de um frasco com um conta-gotas

Três ou quatro gotas de sérum são suficientes para uma aplicação. (Foto: Freepik)

Prós e contras do sérum facial: quais são?

As vantagens proporcionadas pelo sérum estão ligadas principalmente à sua composição. Ele é formado por muitos ativos e cada um desempenhará uma funcionalidade na revitalização da pele.

Com textura fluída, ele é muito simples de usar e seus efeitos são sentidos rapidamente devido à acelerada absorção feita pela pele. Entretanto, alguns contrapontos podem fazer com que ele não seja um produto indicado para você.

Observe a tabela que montamos com os prós e contras desse cosmético antes tomar a decisão de comprar um dos modelos:

Vantagens
  • Otimiza o skincare, deixando-o mais completo
  • Hidrata a pele sem deixar oleosa
  • Maior absorção em camadas mais profundas da pele
  • Poucas gotas do produto são suficientes por aplicação
Desvantagens
  • É preciso comprar modelos específicos para cada tipo de pele
  • Não tem fator de proteção solar
  • Custo de aquisição nem sempre acessível

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de sérum facial

Para você fazer uma boa escolha ao comprar um sérum facial é muito importante analisar determinados aspectos da sua composição e aplicabilidade. Vamos trazer detalhes a respeito de cada um deles na sequência:

Tipos de pele

Os séruns podem ser usados em qualquer tipo de pele, contudo consulte um dermatologista antes de começar o uso do produto para saber o modelo que mais combina com suas características.

Assim, você descobrirá os ativos que precisam fazer parte da composição do seu sérum. Na sequência, listamos propriedades desse cosmético para cada tipo de pele:

  • Pele Oleosa: O sérum é o produto ideal para esse tipo de pele devido à sua textura. Nesses casos, é interessante que o cosmético tenha ativos como o ácido salicílico e a argila branca.
  • Pele Seca: Como a pele ressecada exige hidratação, é indicado que você passe o sérum primeiro e depois aplique outro tipo de creme para completar a proteção da pele.
  • Pele Normal: Pessoas com essa pele geralmente tem equilíbrio das partes sebáceas e hídricas. Mas, ela pode ficar ressecada com o envelhecimento. Por isso, opte por séruns anti-idade.
  • Pele Mista: Ela é uma mistura das peles secas e oleosas. Por isso, quem apresenta essa característica precisa manter o equilíbrio com séruns que tenham substâncias como os ácidos  salicílico e hialurônico.

Funções

Com tantos ativos na fórmula de composição do sérum, é preciso analisar bem o objetivo que você quer alcançar com esse produto antes de escolher um modelo. Separamos as propriedades de cada formato para te ajudar nesta decisão:

Finalidade Composição
Sérum antissinais Evitam o envelhecimento precoce da pele Com ácido hialurônico e vitamina E
Sérum para manchas Deixam a pele mais clara e combatem rugas e flacidez Com ácido glicólico ou ferúlico e vitamina C
Sérum para controlar oleosidade Ajudam a regular o óleo da pele, removendo impurezas e diminuindo inflamações Com ácido salicílico e niacinamida
Sérum hidratante Para peles ressecadas, oferecendo proteção Com ácido hialurônico e glicerina

Volume

Como o sérum deve ser aplicado diariamente, avalie se o frasco realmente atende à sua necessidade, observando o volume do produto em comparação à frequência de uso.

Geralmente, os frascos têm capacidade para 30 mililitros. Tendo em vista que o produto será usado por duas vezes diária e que um mililitro equivale a cerca de 20 gotas, um frasco durará em média dois meses com a aplicação de quatro gotas por vez.

Composição

Não deixe de observar a composição do sérum, pois só assim você terá ciência dos efeitos que ele provocará. Quase todos os modelos são feitos com mais de uma substância, que combinadas produzem resultados potentes.

Entre os ativos mais comuns presentes na composição dos séruns estão os ácidos salicílico, glicólico, ferúlico e hialurônico, além das vitaminas C e E e outras substâncias naturais, como a argila branca.

Mulher em frente ao espelho aplicando sérum no rosto com um conta-gotas

O diferencial do sérum está na sua composição que possui vários ativos, que produzem efeitos variados à pele. (Foto: Freepik)

Resumo

O sérum facial se populariza cada vez mais entre os amantes do skincare pela forma como impacta na pele. Seu diferencial está na composição que geralmente é formada por várias substâncias.

A textura do sérum também é diferente dos demais cosméticos, permitindo absorção rápida e evitando a oleosidade excessiva. Por isso, ele é ideal para pessoas com peles oleosas, mantendo o equilíbrio das glândulas sebáceas.

(Fonte da imagem destacada: fizkes/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas