Homem lavando os cabelos.
Ultima atualização: 9 de outubro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

74Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Não apenas as madeixas femininas demandam cuidados especiais. Os cabelos dos homens também precisam ser tratados para se manterem saudáveis e bonitos. Para tanto, o primeiro passo é escolher o melhor shampoo masculino.

Como hoje em dia existem opções para todos os tipos de cabelos e para os mais diversos problemas capilares, nem sempre é fácil identificar a melhor opção. Para lhe ajudar, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o melhor shampoo para homens.




Primeiro, o mais importante

  • O shampoo masculino se difere do feminino principalmente por conta de sua fórmula.
  • Na hora de comprar o melhor shampoo masculino é preciso levar em conta qual é o seu tipo de cabelo e se você tem problemas como caspa e queda.
  • O melhor shampoo para homens também pode ser 2 em 1 que, além de limpar, ainda hidrata.

Você também pode gostar:

Melhores shampoos masculinos: Nossas recomendações

A melhor opção para todos os tipos de cabelos

O Shampoo Urban Men é 3 em 1, já que serve para barba, cabelo e bigode. Com ação tonificante e hidratante, esse shampoo normaliza a produção de oleosidade da pele e dos fios. A fórmula contém cevada, lúpulo, óleo de café e Hydra-phos, é livre de sal, corante e indicado para todos os tipos de cabelos.

O melhor shampoo masculino anticaspa

O Head & Shoulders Men é um shampoo masculino de 200 ml que refresca o couro cabeludo com um toque de menta. Indicado para quem deseja combater as capas, esse produto conta com ingredientes que protegem o cabelo contra impurezas na raiz, ressecamento, oleosidade e coceira.

O melhor shampoo masculino antioleosidade

Com fórmula que possui óleo de mameluca, que promove limpeza profunda e hidrata os fios, o Urban Men é um shampoo masculino antioleosidade. Sem parabenos e sem adição de sal, essa opção contém cevada, lúpulo e pantenol.

Guia de Compra

Os shampoos masculinos evoluíram bastante e são muitas as opções à venda. Existem produtos que atendem a diferentes tipos de cabelos e ainda oferecem tratamento contra queda, caspa e oleosidade.

Nesse Guia de Compra, nós vamos mostrar a diferença entre eles, o preço médio de um shampoo para homens e qual é o melhor local para comprar o seu.

Homem mostrando a cabeça, com cabelos grisalhos.

Os cabelos masculinos também precisam de cuidados, limpeza e nutrição. (Fonte: Anton Estrada/ Pexels)

Qual a diferença entre o shampoo masculino e o feminino?

A principal diferença do cabelo masculino para o feminino está associada a uma questão hormonal. A testosterona, principal hormônio dos homens, estimula a secreção sebácea, o que resulta em mais oleosidade no couro cabeludo.

Isso não significa que todos os homens possuem cabelos oleosos. Alguns, com cabelos cacheados, crespos e grisalhos podem ser bem secos.

Contudo, os homens sempre terão uma maior tendência a uma raízes oleosas e, por consequência, a ter problemas como queda e caspa. Por isso, existem tantos shampoos destinados apenas aos homens.

Detalhe de homem com barba.

A composição dos shampoos para homens é diferente dos femininos. (Fonte: awar kurdish/ Unsplash.com)

Sendo assim, os cosméticos masculinos voltados para os tratamentos capilares possuem alto poder detergente, se comparados com os shampoos femininos.

Os shampoos para mulheres não costumam tem tanto poder de limpeza e são mais enriquecidos com ativos hidratantes.

Além disso, é mais comum encontrar shampoos masculinos que possuem em sua fórmula ingredientes para combater a queda e a caspa.

Oleoso, normal e seco: Qual melhor shampoo masculino para cada tipo?

O primeiro passo para escolher o melhor shampoo masculino é conhecer o seu tipo de cabelo.

Tanto é que, hoje em dia, os fabricantes investem em produtos específicos para cabelos oleosos, secos e normais. Confira a seguir, qual o melhor shampoo para cada tipo de cabelo:

  • Oleosos: Se o seu cabelo fica brilhoso, com aspecto de gorduroso e sujo ao fim do dia, invista em produtos com alto poder detergente, que removem com maior eficiência a oleosidade dos fios e do couro cabeludo;
  • Secos: Cabelos com fios porosos, sem brilho, rebeldes e difíceis de modelar precisam de shampoos com ingredientes hidratantes, que regeneram os fios e devolve o brilho e o movimento;
  • Normais: Os cabelos normais não demandam tratamentos profundos, o que deixa a escolha pelo melhor shampoo mais livre. No entanto, se você usar produtos com alto poder detergente pode ressecar os fios, já os com muito hidratante podem deixar o cabelo oleoso.

Cacheado, crespo e liso: Qual melhor shampoo masculino para cada estrutura?

Além de analisar qual é o seu tipo de cabelo em relação à oleosidade ou secura, também é importante verificar como é a estrutura dos fios.

Nesse caso, é possível ter fios lisos, cacheados ou crespos, finos ou grossos. E também nesse quesito existem shampoos masculinos específicos para cada tipo. Veja:

Ação esperada do shampoo
Cabelo cacheado Disciplinar os fios e deixar os cachos mais formados
Cabelo liso e fino Controlar a oleosidade, encorpar os fios e dar volume
Cabelo crespo Hidratar profundamente os fios, dar brilho e desembaraçar

Como escolher o melhor shampoo masculino para cabelos grisalhos?

Os fios brancos são mais grossos e secos. Além disso, a poluição, a exposição ao sol e até a fumaça do cigarro podem contribuir para o amarelamento dos cabelos.

Por isso, se você tiver cabelos brancos ou grisalhos, opte por shampoos que unam em um único produto ingredientes hidratantes e pigmentos roxos, que evitam ou reduzem o amarelado dos fios brancos.

Além disso, fique atento às instruções de uso pois, muitas vezes, esse tipo de shampoo não é indicado para o uso diário, já que o excesso pode deixar o cabelo levemente azulado.

foco

Para saber se os seus fios são finos, observe o tempo que ele demora para secar naturalmente.

Se o cabelo secar em até  20 minutos, é provável que os fios do seu cabelo sejam muito finos.

Shampoo masculino: Qual o melhor para queda e caspa?

Depois de analisar a oleosidade ou a falta dela, o tipo de estrutura dos fios e a cor do seu cabelo, é fundamental que você leve em conta se existe alguma alteração capilar que demande tratamento.

No caso dos homens, as condições adversas mais comuns são: Queda e caspa. Para tratar ou amenizar esses quadros, os fabricantes oferecem várias opções de shampoos masculinos antiqueda e anticaspa.

Em casos mais graves, porém, o ideal é consultar um médico dermatologista, que irá prescrever o melhor tratamento. Mas, de todo modo, existem algumas orientações básicas para cada situação, veja:

  • Queda: Uma das causas da queda dos cabelos é o excesso de oleosidade. Existem muitos shampoos masculinos antiqueda, que são enriquecidos com aminoácidos e vitaminas que fortalecem as raízes e fios;
  • Caspa: A caspa pode ser causada por inúmeros fatores como ressecamento excessivo do couro cabeludo, fungos, dermatites, variações hormonais e até estresse. Mas, em geral, um bom shampoo masculino anticaspa é o suficiente para controlá-las.

Quanto custa o melhor shampoo masculino e onde comprar?

Dependendo da marca e do tamanho, você vai encontrar shampoos para homens custando entre R$ 15 e $ 200.

Na hora de comprar, a melhor opção é na internet. Além de você comprar sem nem ao menos sair de casa, você ainda encontra mais opções e preços promocionais. Se essa for a sua opção, recomendamos a Amazon Brasil.

Caso contrário, é possível encontrar shampoos à venda em farmácias, hipermercados e lojas de departamento como Magazine Luiza, Lojas Americanas Extra.

Critérios de Compra: Como comparar os melhores shampoos masculinos

Depois de escolher o melhor shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo e fio, é importante saber diferenciar um shampoo de outro considerando outros fatores. São eles:

Abaixo, você confere uma explicação detalhada de cada um desses tópicos.

Objetivo

Como vimos, hoje em dia é possível encontrar um shampoo para cada tipo de cabelo, de fio e problema capilar. Sendo assim, o primeiro passo para escolher o melhor shampoo masculino é definir o seu objetivo ao usá-lo.

De modo geral, um shampoo deve higienizar, nutrir, dar brilho e força aos cabelos. Mas, além disso, você vai encontrar fórmulas que tratam situações específicas como, por exemplo:

  • Cabelos oleosos;
  • Cabelos secos;
  • Cabelos normais;
  • Cabelos finos;
  • Cabelos cacheados e crespos;
  • Cabelos grisalhos;
  • Cabelos loiros;
  • Cabelos com caspa;
  • Cabelos com queda.

Fórmula

Além de analisar o tipo de tratamento que o shampoo irá proporcionar ao seu tipo capilar, é fundamental que você conheça os ingredientes básicos que formam o produto.

Isso porque algumas substâncias podem ressecar e danificar os fios e prejudicar o couro cabeludo.

O couro cabeludo é uma das áreas mais propícias a apresentar sensibilidade. Alguns dos sintomas que podem aparecer nessa área devido ao uso do shampoo inadequado são: Coceiras, áreas vermelhas e irritação.

Em casos como esses, opte por shampoos masculinos com fórmula hipoalergênica, livre de corantes, silicone, sulfatos e parabenos.

Evite também os shampoos com lauril sulfato de sódio em sua fórmula. E, se precisar de um shampoo com detergente, prefira o que é composto por cocamidopropyl betaine, que é uma substância menos agressiva.

Além disso, sempre que possível escolha shampoos masculinos com ingredientes naturais, que costumam causar menos irritação.

E, como vimos, evite fórmulas com óleos se os seus fios são oleosos. Já para cabelos secos, invista em shampoos que contenham aloe vera, pantenol, manteiga de karité, óleo de argan e de coco.

2 em 1 ou 3 em 1

Apesar de muitos homens dispensarem o uso do condicionador, a hidratação na medida certa é muito importante na rotina capilar.

Tanto é que, se você tem cabelos oleosos e lava demais ou utiliza um shampoo com alto poder detergente, também precisa hidratar os fios.

Os cabelos não devem ser nem muito nem pouco hidratados.

O fato é que os cabelos não devem ser nem muito nem pouco hidratados.

É preciso encontrar um equilíbrio. Para tanto, é possível escolher o shampoo masculino 2 em 1, que limpa e hidrata ao mesmo tempo.

Você também vai encontrar o shampoo masculino 3 em 1. Nesse caso, o produto serve para limpar os fios da barba, cabelo e bigode.

Formato e tamanho

Não deixe de levar em consideração também o formato e o tamanho do shampoo masculino. Além da versão líquida, é possível encontrar o shampoo sólido, que se parecem com sabonetes.

Esse tipo de shampoo é ecologicamente correto e costuma ter um rendimento maior. Já com relação ao tamanho, vale colocar na balança o custo-benefício e a funcionalidade.

Apesar de, em geral, os frascos maiores terem um melhor custo-benefício, os especialistas recomendam que você troque de shampoo de tempos em termos.

Isso porque os fios podem se acostumar com a fórmula e, com isso, deixa de receber os benefícios do shampoo.

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.