Imagem de uma mulher loira.
Ultima atualização: 17 de outubro de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Quem tem cabelo loiro natural ou tingido sabe como é difícil mantê-lo sempre saudável e bonito, pois os processos de descoloração e coloração danificam o cabelo, deixando-o ressecado, poroso, com pouco movimento e nenhum brilho.

Embora a maioria das mulheres invistam em máscaras de tratamento, a lavagem do cabelo faz toda a diferença. Para manter a saúde e beleza do cabelo, é fundamental utilizar o melhor shampoo para cabelos loiros, tema deste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Para escolher o melhor shampoo para cabelos loiros, você deve analisar a tonalidade das madeixas e as necessidades do couro cabeludo e fios. Mulheres loiras podem utilizar diferentes shampoos a cada lavagem.
  • O shampoo de uso diário deve fornecer os nutrientes necessários para reparar os danos causados pelos processos de descoloração e coloração. Você também encontra opções próprias para cabelos danificados ou manchados.
  • O shampoo desamarelador é um dos itens indispensáveis para as loiras, pois o shampoo roxo serve para neutralizar o tom amarelado que o cabelo claro adquire por causa da oxidação.

Você também pode gostar:

Os melhores shampoos para cabelos loiros: Nossas recomendações

O cabelo loiro precisa de cuidados especiais para permanecer saudável e bonito. Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores shampoos para cabelos loiros do momento. Todos os produtos estão sendo vendidos a excelentes preços na Amazon Brasil.

O melhor shampoo para uso diário

O shampoo para cabelos loiros da John Frieda possui fórmula suave que limpa o couro cabeludo e comprimento sem causar ressecamento ou desbotar o tom. O produto promete reativar os reflexos, recuperar a tonalidade e doar brilho para cabelo louro natural, descolorido ou colorido.

O melhor shampoo matizador

O shampoo matizador da Série Expert Blondifier Cool da L’Óreal Professional atua na neutralização do tom amarelado graças à ação antioxidante proporcionada pelo extrato de açaí. O produto é indicado para quem tem cabelo loiro claro, não sendo recomendado para quem deseja um tom acinzentado.

O melhor shampoo reconstrutor para cabelo loiro

O shampoo reconstrutor Joico K-Pak é recomendado para quem possui cabelo loiro natural ou tingido, pois o produto ajuda a repor os nutrientes e a massa capilar que o cabelo perdeu durante o processo de descoloração e coloração. Como esse shampoo é rico em queratina, é preciso utilizar com cautela.

O shampoo para cabelo loiro com preço mais acessível

O shampoo antioxidante da Acquaflora ajuda a evitar o processo de amarelamento do cabelo causado pela oxidação dos fios. O produto também ajuda a reparar o ressecamento e auxiliar no crescimento do cabelo. Por causa do extrato de uva, esse shampoo possui tonalidade roxa.

Guia de Compra

Qualquer mulher pode ser loira, desde que escolha um tom compatível com a tonalidade da pele e personalidade.

Depois de realizar o processo de descoloração e coloração do cabelo, será necessário utilizar cosméticos próprios para tratar o couro cabeludo e madeixas. Neste Guia de Compra, vamos falar tudo sobre o shampoo para cabelos loiros.

Imagem de uma mulher loira.

Existem diferentes opções de shampoo para cabelos loiros. (Fonte: Alleksana/ Pexels.com)

Por que devo utilizar um shampoo próprio para cabelo loiro?

Para higienizar o couro cabeludo e comprimento, repor os nutrientes perdidos no processo de descoloração e coloração e preservar a tonalidade do cabelo, é importante utilizar um shampoo próprio para cabelo loiro.

Você encontra diferentes opções de shampoos para cabelos loiros. O shampoo de uso diário repõe os nutrientes perdidos, o shampoo para cabelos danificados repõe a massa capilar e o shampoo desamarelador ou matizador corrige a tonalidade do cabelo desbotado ou manchado.

Conheça todos os benefícios de comprar um shampoo próprio para cabelos loiros na tabela abaixo:

Vantagens
  • Fornece nutrientes necessários para a saúde do couro cabeludo e fios
  • Retarda o processo de oxidação do cabelo
  • Evita que o cabelo desbote
  • Corrige tonalidades indesejadas
  • Pode ser de uso diário ou semanal
Desvantagens
  • Será necessário comprar produtos com diferentes propostas
  • Bons shampoos para cabelos loiros custam caro
  • Shampoo desamarelador ou matizador pode manchar o cabelo

Qual o melhor shampoo para uso diário?

Para cuidado diário, recomendamos que você compre um shampoo para cabelo loiro que proporcione força e reparação ao couro cabeludo e fios sensibilizados pelos processos de descoloração e coloração.

O shampoo deve ser formulado com ativos hidratantes e nutritivos como vitaminas, manteigas nutritivas ou óleos vegetais. O produto ajudará a recuperar o cabelo da descoloração anterior e prepará-lo para as próximas.

O ideal é comprar um shampoo com tonalidade neutra, seja transparente ou branco, dessa forma, o cabelo não adquire aspecto manchado. O produto deve ser combinado com um condicionador da mesma linha.

Imagem de uma mulher segurando o filho no colo.

O shampoo de uso diário ajudará a reparar os danos causados pela descoloração e coloração. (Fonte: Anastasia Shuraeva/ Pexels.com)

Qual o melhor shampoo para cabelos loiros danificados?

Por causa do processo de descoloração e coloração, é muito comum que o cabelo loiro adquira aspecto danificado, quebrado, ressecado, poroso, com pouco movimento e muitas pontas duplas.

O cabelo precisa de reconstrução e reposição de massa capilar, portanto recomendamos o uso de um shampoo próprio para reconstrução capilar, ou seja, que forneça proteínas e aminoácidos.

Mas para reparar o cabelo profundamente, recomendamos que você realize o cronograma capilar, pois embora a necessidade de reconstrução seja maior, também é importante hidratar e nutrir o cabelo.

Qual o melhor shampoo para cabelos loiros manchados?

Muitas mulheres pensam que o shampoo para cabelo loiro tem a capacidade de clarear os fios. Na verdade, o produto apenas neutraliza o aspecto amarelado decorrente do processo de oxidação.

Geralmente, um shampoo com essa proposta é denominado shampoo desamarelador. O produto é composto por um pigmento violeta concentrado que neutraliza o tom amarelado por ser da cor oposta no círculo cromático.

Não use o shampoo roxo em todas as lavagens.

Embora seja bastante suave, é preciso tomar cuidado com a frequência de uso, pois o shampoo pigmentado pode manchar o cabelo, deixando-o num tom azulado ou lilás. Para evitar esse problema, nunca use o shampoo desamarelador em todas as lavagens.

Shampoo para cabelo loiro tonaliza os fios?

Conforme mencionamos anteriormente, o shampoo para cabelo não clareia nem tonaliza o cabelo, apenas evita que o cabelo desbote ou fique manchado.

Se você deseja renovar a tonalidade do cabelo, é preciso aplicar um tonalizante ou fazer um banho de brilho que consiste na mistura de um tonalizante com uma máscara de hidratação na cor branca.

Imagem de uma mulher loira.

Para renovar a tonalidade do cabelo loiro, aposte em um tonalizante ou banho de brilho. (Fonte: Lefteris Kallergis/ Unsplash.com)

Os shampoos desamarelador e matizador são a mesma coisa?

Os shampoos desamarelador e matizador não são a mesma coisa. O shampoo desamarelador serve para atenuar o tom amarelado do cabelo claro, decorrente da oxidação capilar, exposição solar ou banhos quentes.

O produto é mais suave do que o matizador, por isso é indicado para quem tem cabelo loiro natural, loiro tingido em tonalidade mais clara, cabelo grisalho ou branco.

Já o shampoo matizador tem como objetivo neutralizar ou corrigir tons indesejados do cabelo. Pode ser qualquer tom: Amarelado, alaranjado ou esverdeado. O produto possui resultado imediato. Comparamos as duas opções na tabela abaixo:

Shampoo desamarelador Shampoo matizador
Função Neutralizar o tom amarelado do cabelo Neutralizar e corrigir tons indesejados
Tonalidade corrigida Tom amarelado Tom amarelado, alaranjado ou esverdeado
Ação Progressiva Instantânea

Como utilizar o shampoo desamarelador?

O shampoo desamarelador deve ser utilizado durante o banho, acompanhado de uma máscara de tratamento e condicionador. Geralmente, é preciso deixar o produto agir por alguns minutos antes de enxaguá-lo. O tempo de pausa varia de acordo o produto.

E apesar do shampoo desamarelador corrigir a tonalidade do cabelo progressivamente, recomenda-se utilizá-lo no máximo duas vezes por semana e sempre que usá-lo, faça uma hidratação, pois o produto tende a ressecar o cabelo.

Imagem de uma mulher balançando o cabelo.

O shampoo desamarelador ou matizador deve ser utilizado com cautela. (Fonte: Skitterphoto/ Pexels.com)

Critérios de compra: Como encontrar o melhor shampoo para cabelos loiros

O shampoo que você utilizará para lavar o cabelo pode fazer toda a diferença na saúde e beleza das madeixas, portanto é necessário escolher um shampoo que atenda às necessidades do couro cabeludo e fios.

Para escolher o melhor shampoo para cabelos loiros, avalie os critérios de compra que listamos e detalhamos abaixo:

Com ou sem pigmento

Ao comprar um shampoo para cabelo loiro, é muito importante estar atenta à coloração do produto. No cotidiano, você deve utilizar um shampoo transparente ou branco, para evitar que o cabelo manche.

Uma vez por semana, você pode utilizar um shampoo com pigmento roxo ou azul, para suavizar o aspecto amarelado do cabelo. Dessa maneira, você mantém seu cabelo em um tom bonito por mais tempo.

Imagem de uma mulher loira.

Quem tem cabelo loiro deve utilizar um shampoo transparente ou branco no cotidiano. (Fonte: Jane Sundried/ Unsplash.com)

Ação reconstrutora

Conforme mencionamos na seção “Qual o melhor shampoo para cabelos loiros danificados”, você deve comprar pelo menos um shampoo com ação reconstrutora ou reparadora.

O produto ajudará a repor os nutrientes e massa capilar perdidos após a química - no processo de descoloração, as cutículas dos fios são abertas para remover a melanina dos fios. O produto deve ser utilizado pelo menos uma vez por semana.

Componentes

Independentemente se seu cabelo é loiro natural, tingido, grisalho ou branco, é fundamental comprar um shampoo com ingredientes importantes para a saúde do couro cabeludo e comprimento. Conheça alguns dos melhores componentes na tabela abaixo:

Componente Ação esperada
Óleo de uva Repara o ressecamento e auxilia no crescimento capilar
Extrato de açaí Hidrata e combate o envelhecimento dos fios
Semi di Lino Impede a perda de água dos fios, proporciona maciez e brilho intenso
Óleo vegetais Fortalecem a estrutura interna do cabelo e controlam o frizz
Manteigas vegetais Renovam as células, protegem o cabelo do sol e aumentam a sedosidade

Ao escolher um shampoo com esses componentes na fórmula, você vai conquistar um cabelo mais saudável e bonito. Além disso, procure produtos livres de sulfatos, parabenos e cloreto de sódio na composição.

Quantidade de produto

Conforme mencionamos anteriormente, você deve comprar um shampoo para uso diário, um shampoo reconstrutor e um shampoo desamarelador ou matizador. Como são três ou quatro produtos diferentes, recomendamos que você compre esses cosméticos em embalagens pequenas.

Você encontra o shampoo para cabelo loiro em embalagens com 200ml, 250ml, 300ml, 400ml ou 500ml. Caso seu cabelo seja muito longo ou você queira dividir o shampoo com alguma amiga, recomendamos que opte por uma embalagem maior.

Imagem de uma mulher loira de cabelo comprido.

Quem tem cabelo grande deve comprar um shampoo em embalagem maior. (Fonte: Kat Nelson/ Unsplash.com)

Caso você seja um cabeleireiro e esteja procurando um shampoo para cabelos loiros para utilizar em suas clientes, recomendamos que compre um produto em embalagem maior, com cerca de 1L de capacidade.

(Fonte da imagem destacada: Samuel Zlatarev/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.