Imagem mostra uma pessoa segurando um tablet com o Google em destaque.
Ultima atualização: 2 de setembro de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

34Horas investidas

7Estudos avaliados

80Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quando fazemos compras, desejamos adquirir produtos do mais alto nível com o menor custo possível. Isso também vale, é claro, para os eletrônicos. No artigo de hoje, vamos te ensinar como descobrir qual é o tablet com o melhor custo-benefício!

Tablets são eletrônicos portáteis, mas com telas maiores do que os smartphones. Capazes de realizar todas as tarefas básicas de um computador, ajudam muito as nossas vidas. Comprar um excelente modelo por um preço acessível pode nos trazer uma enorme sensação de satisfação.




Primeiro, o mais importante

  • Um tablet de qualidade pode ajudar muito a vida tanto de adultos, como de crianças e idosos. Ele tem muitas funções que o difere dos smartphones.
  • Para escolher um bom tablet através do custo-benefício, é importante prestar atenção em informações sobre conectividade, armazenamento, tamanho da tela e sistema operacional.
  • É possível pagar pouco por um tablet, mas confira se a marca é de confiança e se existem boas informações sobre garantia e assistência técnica.

Você também pode gostar:

Os tablets com o melhor custo-benefício: Nossas recomendações

Fizemos uma longa pesquisa e encontramos tablets de grande qualidade que têm preços abaixo da média. Para começarmos o artigo, vamos te apresentar esses modelos. Você pode comprá-los sabendo que estão totalmente aprovados!

O tablet que carrega a marca Galaxy

Um dos tablets mais completos do momento carrega o nome de uma marca consagrada no mundo dos eletrônicos portáteis: Estamos falando do Galaxy Tab SM-T295! Ele tem tela de 8 polegadas, conectividade 4G e capacidade de armazenamento de 32 GB. É possível inserir um chip e usá-lo como smartphone.

Para quem busca uma tela maior

A tela de 10 polegadas é o grande destaque do NB253 da Multilaser. Com definição acima da média, ela é excelente para a exibição de fotos e de vídeos. A conectividade é feita através de WiFi, 3G ou Bluetooth e o aparelho também é capaz de fazer e receber ligações. O processador Quad Core e a câmera merecem menções.

Um excelente tablet para crianças

Se você busca um tablet para uma criança, tem uma incrível opção no NB315 Disney Frozen da Multilaser. Com software de controle parental e jogos instalados, ele é todo temático em seu design da franquia Frozen. Tem um case emborrachado que diminui os riscos de acidentes e 16 GB de armazenamento.

Guia de compra

Como saber se um tablet realmente apresenta um bom custo-benefício? Será que ainda vale a pena comprar um eletrônico como esse?

Chegamos ao setor do nosso artigo que irá responder todas as suas principais dúvidas sobre o assunto!

Imagem mostra uma mulher vestindo roupa social e usando um tablet.

O tablet é excelente para ambientes de trabalho. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

O que indica o custo-benefício de um tablet?

Custo-benefício indica a relação entre o preço de um produto e o que ele oferece em relação à concorrência. No caso de um tablet, existem características que fazem com que o valor imaginado seja superior.

O importante para imaginar o custo-benefício de um tablet é comparar as categorias técnicas básicas, como conectividade, tamanho de tela e capacidade de armazenamento. Quando você encontra um modelo com melhores características e preço menor, sabe que está recebendo um ótimo custo-benefício.

Também é importante prestar atenção na marca, na garantia e na assistência técnica. Caso nada seja oferecido nesses quesitos, é possível que o preço mais baixo seja devido a um produto de qualidade inferior.

Aproveitar um produto com bom custo-benefício nos traz a certeza de ter feito bom negócio. Com um tablet, preço baixo em um modelo de qualidade deve ser aproveitado!

foco

Você sabia que os preços dos tablets estão em constante tendência de queda? Isso acontece devido à modernização dos smartphones, que têm telas maiores e ganham a cada dia mais funções.

Quais itens e funções melhoram o custo-benefício de um tablet?

Existem características básicas que melhoram um tablet: Tamanho de tela e armazenamento são bons exemplos. Como mencionamos acima, compará-las é importante, mas você também pode ficar atento em outras questões ao analisar o custo-benefício do modelo escolhido:

  • Conectividade: Observe se o tablet traz a opção de conexão 4G. Alguns modelos mais antigos possibilitam apenas o 3G, enquanto outros simples trabalham só com WiFi.
  • Presença de periféricos: Muitas pessoas têm dificuldades com o touchscreen do tablet e preferem usar periféricos mais tradicionais. A presença de uma caneta ou até de um teclado ou mouse melhora o custo-benefício do modelo.
  • Possibilidade de fazer ligações: Se o modelo escolhido é compatível com 4G, ele provavelmente tem espaço para um chip de operadora. A partir daí, fazer ligações transforma o modelo quase que em um smartphone de maior porte.

Quanto mais itens e funções um tablet oferece, mais atraente para compra ele é!

Quais as vantagens de investir em um bom tablet?

Se os tablets vem sendo substituídos no mercado pelos smartphones de tela maior, por que ainda optar por um?

Tablets são eletrônicos portáteis que dão muito conforto a atividades como assistir a filmes ou séries de televisão, ler livros e navegar na internet. Suas telas são ainda bem maiores que as dos smartphones, o que é ideal para quem não enxerga tão bem.

Ao comprar um tablet de qualidade, você pode desembolsar uma quantidade relativamente pequena de dinheiro e ter com você um eletrônico que pode ser levado a vários lugares e possui bateria de longa duração e boa capacidade de armazenamento, garantindo assim funcionalidade completa.

Crianças, pessoas de idade mais avançada e adultos sem muita paciência para fazerem atividades simples em um notebook se beneficiam bastante de um tablet.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens de investir em um bom tablet:

Vantagens
  • Modelos de qualidade são mais baratos que smartphones de tela grande
  • São portáteis e podem ser usados em todos os lugares
  • Ideais para atividades como assistir a filmes ou ler
  • São capazes de realizar todas as atividades simples requeridas de eletrônicos
Desvantagens
  • Estão se tornando obsoletos devido ao avanço dos smartphones maiores
  • Não são acima da média em nenhuma das atividades que executam

Como um tablet pode facilitar o seu dia a dia?

São muitas as facilidades que um bom tablet pode trazer para o dia a dia. Se você passa muito tempo fora de casa e gosta de ler ou de assistir às suas séries favoritas, mas se incomoda com a tela pequena do smartphone, ele se torna a opção perfeita!

Os tablets são ideais para crianças.

Para crianças, tablets são ideais. Elas ainda não tem a coordenação para lidar com smartphones e notebooks são muito complexos. Portanto, fazer atividades simples de desenvolvimento cognitivo e até assistir a desenhos são atividades que esse eletrônico permite com perfeição.

Um bom tablet também ajuda as crianças a assistirem aulas online em qualquer lugar que estejam, mesmo as mais crescidas. Podem ainda ser ideais para pessoas mais velhas com dificuldades com o tamanho da tela dos smartphones, uma vez que também podem fazer e receber chamadas.

Até mesmo para você que deseja se deitar em sua cama e navegar com conforto, sem carregar o peso de um notebook, o tablet pode ser uma opção!

Investir em um tablet ou em um smartphone?

Se os smartphones de tela maior estão tomando o espaço dos tablets no mercado, por que não optar por um? Tenha calma, pois há vários aspectos para comparar!

A tela é justamente o primeiro critério para comparação. Mesmo os smartphones de mais destaque no quesito ainda não chegam no tamanho médio de oito a dez polegadas. Por isso, quando usados para atividades como filmes ou leituras, os tablets levam vantagem.

A portabilidade dos smartphones é superior, já que são menores e cabem no bolso. Se esse é o seu critério principal, é por eles que deve optar.

Os tablets têm como principal indicação atividades mais simples e calmas, principalmente quando feitas em ambientes de trabalho e transporte público ou por crianças. Quem está habituado com os smartphones e sempre os usa na rua e em todas as situações do dia a dia, pode continuar com eles.

Preparamos uma tabela comparando os dois eletrônicos:

Tablets Smartphones
Tamanho da tela Em média de 8 polegadas Em média de 5,5 polegadas
Portabilidade Boa Muito boa
Vantagens Melhor para atividades como leitura e assistir a filmes Mais tecnológicos, mais portáteis, mais completos
Recomendação Para quem gosta de ler e assistir a filmes, para crianças, para quem tem dificuldades com a tela do smartphone Para quem gosta de usar o eletrônico sempre em todos os lugares

Qual o preço esperado para um tablet com bom custo-benefício e onde comprá-lo?

Tablets com ótimas funcionalidades e configurações terão um bom custo-benefício quando encontrados entre R$ 600 e R$ 1.000. Modelos mais simples, para crianças, podem custar até menos.

Lojas especializadas em eletrônicos podem ter incríveis opções de tablet. Nós recomendamos que você faça a sua compra online, pela Amazon brasileira, que sempre oferece eletrônicos com excepcional custo-benefício. Confira também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Como escolher um tablet com bom custo-benefício

Encontrou tablets com bom custo-benefício, mas não sabe como escolher? Selecionamos quatro critérios técnicos que podem te ajudar bastante!

A seguir, você encontra mais detalhes sobre cada um deles.

Bateria

Se uma das principais vantagens do tablet é a possibilidade de ser usado longe de casa, ele precisa de uma autonomia de bateria considerável. Esse é um dos critérios que você mais deve ficar atento.

Leia o que a fabricante diz sobre a bateria, quantas horas de autonomia ele promete e se há críticas ou comentários de usuários sobre ela se viciar rapidamente. Para aproveitar ao máximo seu tablet, realmente é necessário poder deixá-lo longe da tomada o maior período de tempo possível!

Imagem mostra uma pessoa visualizando um mapa em um tablet.

A portabilidade dos tablets dá a eles um grande destaque. (Fonte: FirmBee/ Pixabay.com)

Armazenamento

Imagine que você vai viajar para um lugar sem internet e não quer levar um computador, mas pretende passar um bom tempo assistindo as suas séries favoritas. O tablet pode ser uma excelente opção, mas precisa ter uma capacidade de armazenamento considerável!

A maior parte dos tablets tem armazenamento suficiente para atividades simples.

A maior parte dos tablets armazena entre 16 GB e 32 GB, mas é possível encontrar alguns modelos acima disso. Tais números são suficientes para atividades simples, como assistir a filmes e série e ler bons livros. Caso queira mais, precisará de cartões extras.

Nossa recomendação é que você pense em quanto de armazenamento você precisa para as atividades que fará com o tablet e compre um modelo com um pouco de folga ou com boas entradas para cartões ou HD externo.

Sistema operacional

Assim como acontece nos smartphones, os dois sistemas operacionais mais comuns em tablets são o Android e o iOS. Em um menor número de aparelhos, mas também fácil de ser encontrado, está o Windows.

Você pode optar por aquele com que tem mais familiaridade ou pelo que tem algum aplicativo específico que deseja. Todos os três sistemas operacionais são muito bons e cumprem o que se espera de um tablet, portanto, são ótimas escolhas.

Imagem do Apple Watch, uma extensão do Iphone.

31 de julho de 2019

Assistência técnica e garantia

Se você está escolhendo um tablet a partir do custo-benefício, não pode se esquecer do futuro. Comprar um modelo de procedência duvidosa ou que não tem boa assistência técnica pode fazer com que o barato acabe saindo caro.

Primeiro, analise se a marca escolhida é conhecida ou, pelo menos, bem avaliada. Depois, confira se a garantia é satisfatória, o que te dá uma certa segurança com o produto. E, para finalizar, veja se há uma ampla rede de assistência técnica, principalmente na sua cidade ou em arredores.

(Fonte da imagem destacada: FirmBee/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?