Imagem mostra um teclado gamer iluminado
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

16Horas investidas

6Estudos avaliados

87Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox! Você deseja comprar um teclado gamer que seja capaz de melhorar as suas habilidades nos seus jogos preferidos? Fique conosco e descubra tudo o que esse excepcional periférico tem a oferecer!

Os teclados gamers contam com cada vez mais recursos capazes de melhorar as performances dos jogadores sem perdas em diversão e ergonomia. Há modelos para iniciantes ou profissionais, para quem pode pagar pouco ou desembolsar muito. A seguir, você encontra o guia completo!




Primeiro, o mais importante

  • Um teclado gamer serve para facilitar a vida dos jogadores profissionais. O tempo de resposta mais rápido faz com que a vantagem de seu uso seja clara.
  • A maior parte dos teclados gamers é mecânica, ou seja, funciona através de switches. Existem variados tipos diferentes de switches e é preciso identificar qual se relaciona mais com o que você joga.
  • É cada vez mais comum usar teclado gamer também para jogar no celular. Por isso, também cresce a importância de verificar as questões de compatibilidade.

Os melhores teclados gamers: Nossas recomendações

Quer saber quais são as melhores opções de teclados gamers disponíveis no mercado? Nós conversamos com jogadores profissionais e selecionamos alguns modelos considerados imbatíveis:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre teclados gamers

Quais são as vantagens que um teclado gamer traz em relação a um modelo convencional? Como ele melhora o seu jogo? Será que realmente a aquisição vale a pena? Respondemos a seguir as dúvidas mais comuns sobre o produto!

Imagem mostra um teclado gamer durante uso.

O teclado gamer é uma mão na roda para jogadores profissionais. (Fonte: Soumil Kumar/ Pexels.com)

O que diferencia um teclado gamer de um comum?

O nome técnico dos teclados comuns, mais baratos e extremamente usados para todas as atividades ligadas à computação, é “teclado de membrana”. Embaixo das teclas, há uma membrana plástica que é responsável por enviar um sinal elétrico para o computador sempre que teclamos. Ela é compartilhada por todas as teclas.

A maior parte dos teclados gamers não é de membrana, mas sim o chamado “teclado mecânico”. Nele, o funcionamento é diferente: Cada tecla tem o seu próprio switch, uma espécie de chave conectada por mola, intermediário entre ele e o computador.

Essa independência entre teclas faz com que os sinais cheguem aproximadamente meio segundo mais rápido ao computador, o que nos games pode ser o fator decisivo para a vitória. A durabilidade é maior e há menos chances de eventualmente acontecer confusões entre sinais elétricos de diferentes teclas.

Ainda há outras diferenças como iluminação, maciez no toque, destaque para teclas fundamentais e funções especiais como o anti-ghosting, porém, tudo isso é apenas opcional.

Preparamos uma tabela comparando os dois tipos:

Teclado gamer Teclado comum
Funcionamento das teclas Na maioria dos modelos, mecânico Por membrana
Recursos extras Costuma oferecer iluminação, maciez no toque, destaque para teclas importantes Não costuma oferecer recursos extras
Recomendação Gamers que procuram um melhor desempenho Pessoas que não jogam profissionalmente no computador

Quais as vantagens de um teclado gamer?

A vantagem mais essencial proporcionada pelo teclado gamer é a velocidade de resposta. Em relação a um modelo comum, ele tem aproximadamente meio segundo de vantagem.

Porém, há outras diferenças importantes. A iluminação é um fator diferencial, uma vez que muitos jogadores preferem deixar as luzes apagadas para maior imersão e concentração. O tamanho e o destaque das teclas, também.

Teclados gamers são desenhados para que os botões principais estejam em posições ergonômicas em relação às mãos, gerando movimentos mais rápidos e fáceis. Para jogadores profissionais ou de alto nível, cada milissegundo é importante, e por isso o periférico é desenhado com cada detalhe pensado em velocidade e ergonomia.

Faz pouco sentido investir em um teclado gamer se você não joga videogame no computador com frequência, mas caso contrário, ele representa ganhos indispensáveis. Veja na tabela abaixo suas vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Cada detalhe do design é pensado para facilitar a vida dos jogadores
  • Possui tempo de resposta meio segundo mais rápido
  • Há recursos especiais que podem ser usados nos games
  • Apresenta maior durabilidade  
Desvantagens
  • Preço mais alto
  • Não faz muito sentido para quem não joga videogames de maneira competitiva

É possível usar teclado gamer para celular?

A competitividade do mundo dos games chegou aos celulares. Títulos como Free Fire e Fortnite geram competições tão grandes como jogos consagrados para PC ou consoles. Acessórios como teclado gamer, mouse gamer e mouse pad gamer também são usados para os dispositivos móveis.

Existem teclados gamers próprios para celular. Eles normalmente são conectados via bluetooth e oferecem os mesmos recursos que aqueles para computador: Resposta rápida, iluminação, ergonomia para alcançar teclas, entre outros.

Além dos modelos que são exclusivos para celular, há aqueles com compatibilidade dupla, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Eles podem ser muito úteis para quem compete em mais de uma frente.

O que são switches e quais são seus diferentes tipos?

Como mencionamos, em um teclado mecânico cada tecla possui o seu próprio switch, um mecanismo de acionamento próprio. Existem vários tipos de switches diferentes e cada um tem suas características e indicações. A fabricante Cherry MX, líder no mercado, oferece seis:

  • Cherry MX Red: É o mais indicado para a maioria dos jogos, mas pode não ser tão bom em momentos que pedem por grande precisão. Não possui clique auditivo.
  • Cherry MX Brown: Costuma ser recomendado para jogadores iniciantes. Possui um toque mais suave e também não apresenta o clique auditivo.
  • Cherry MX Clear: Considerado por alguns o melhor dos modelos, possui grande robustez e serve tanto para jogos, quanto para outras atividades. É a evolução do Cherry MX Brown.
  • Cherry MX Black: Trata-se de um modelo sem toque tão sutil, mas recomendado para jogos dos tipos MMO (World of Warcraft, Second Life, Ragnarok) e RTS (Age of Empires, League of Legends).
  • Cherry MX Blue: Com toque mais duro e clique auditivo, pode ser usado para jogos, mas é mais recomendado para outras atividades.
  • Cherry MX Green: Seu clique auditivo lembra o de uma máquina de escrever. É mais uma opção curiosa para quem gosta de digitar ouvindo sons do que um modelo para gamers.

Você deve sempre conferir qual é o switch do seu teclado escolhido antes de finalizar uma compra.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um teclado gamer

Após descobrir as principais diferenças entre teclados gamers e comuns e entender o que são switches, você ainda precisa saber mais sobre alguns quesitos específicos. Falaremos a seguir sobre eles:

Iluminação

Modelos avançados de teclados gamers possuem sistemas de iluminação que são preparados para facilitar a vida dos jogadores. Algumas luzes são acionadas apenas quando determinadas teclas são apertadas e as cores também variam de acordo com a situação.

Você precisa pensar se quer um teclado com sistema mais simples, apenas com luz de LED que se mantém acesa durante a jogatina, ou um com recursos de luz complexos, capazes de te auxiliar durante todo o processo do jogo. A segunda categoria é mais indicada para profissionais.

Imagem mostra um teclado gamer iluminado em uso.

A iluminação é um dos recursos mais importantes dos teclados gamers. (Fonte: Wolfsrib/ Pixabay.com)

Ergonomia

Todo o sentido de uso dos teclados gamers passa por facilitar o momento de jogar. Uma das coisas mais importantes para isso é posicionar as teclas de maneira que elas sejam mais fáceis de serem tocadas e se encontrem mais próximas aos dedos.

Teclados com barra de espaço maior ajudam em jogos que ela é a tecla mais importante.

Um exemplo de alteração ergonômica em teclados gamers é o maior tamanho da barra de espaço, que costuma ser importante em muitos jogos. Há ganho de tempo sempre que é necessário tocá-la.

Antes de comprar o seu teclado gamer, pense nos títulos que mais joga e em quais são as teclas essenciais. Verifique, então, se o posicionamento das teclas é ergonômico e facilita o seu trabalho.

Compatibilidade

Existe uma série de questões a se analisar sobre a compatibilidade de um teclado. A primeira é o sistema operacional: Ele é indicado para Windows ou Mac? E para quais versões? Se indicado para dispositivos móveis, funciona com Android e com iOS?

Além disso, preste atenção na conectividade: O modelo funciona com USB, bluetooth ou suporta outros cabos e conexões? Você provavelmente já sabe como pretende ligar o seu teclado, portanto, compre o que faz mais sentido para a sua ideia.

Imagem mostra um teclado em destaque.

Fabricantes de teclados pensam cada vez mais em ergonomia. (Fonte: tianya1223/ Pixabay.com)

Recursos extras

Os recursos tecnológicos aplicados aos teclados para facilitar a vida dos gamers são cada vez mais modernos. Um exemplo é o anti-ghosting, que impede que quando duas ou mais teclas são apertadas simultaneamente o sinal elétrico de uma delas não apareça, ou seja, fique “ghosted”.

Há outros recursos comuns como o key rollover, que também ajuda com teclas pressionadas simultaneamente, os botões exclusivos para mídia e volume e os modos de bloqueio.

É claro que quanto mais recursos, mais caro o teclado será. Por isso, você precisa pensar no seu nível de jogo e no que precisa comprar.

Resumo

Os teclados gamers são pensados meticulosamente para facilitarem a vida dos jogadores de nível avançado ou profissional. Todos os recursos, todo o design e toda a tecnologia são voltados para essa direção.

Se você pretende jogar em alto nível, o teclado gamer precisa fazer parte de seu setup. Avalie qual o modelo que mais faz sentido de acordo com o switch e com os recursos. O ganho de tempo e de conforto é capaz de fazer a diferença.

(Fonte da imagem destacada: Karol D/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas