Imagem de um teclado.
Ultima atualização: 14 de setembro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

O teclado é um instrumento fascinante, pois são inúmeras as possibilidades de participação do tecladista em uma música. Portanto, se você está com vontade de aprender a tocar teclado ou já iniciou os estudos, você precisa encontrar o melhor teclado para iniciantes.

Como esse instrumento possui preço elevado, a escolha deve ser bem avaliada, pois quanto mais informações você possuir, menor será a chance de comprar o instrumento errado. Pensando nisso, preparamos um artigo com todas as informações sobre esse instrumento.




Primeiro, o mais importante

  • O melhor teclado para inciantes possui no mínimo 61 teclas sensíveis ao toque, sonoridade similar à de um piano acústico, pelo menos 64 toques de polifonia, conexões variadas e entrada para pedal de sustentação.
  • O teclado para iniciantes deve ser de uma marca confiável como Yamaha, Casio ou Roland. Os preços variam de R$700 a R$2.200.
  • Mesmo aqueles que pretendem avançar nos estudos ou se profissionalizar em música, podem utilizar um teclado eletrônico durante o primeiro ano de estudos.

Você também pode gostar:

Melhor teclado para iniciantes: Recomendações de compra

Antes de começar as aulas de música, você deve encontrar o melhor teclado para iniciantes para aproveitar os estudos e aprender a tocar o instrumento musical. Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões de compra abaixo:

O melhor teclado para iniciantes com acessórios

Para quem está começando as aulas de música, recomendamos a compra deste conjunto com teclado, suporte para o instrumento e para partitura e capa de transporte. O modelo é o Yamaha PSR-F51 que contém 61 teclas, 32 notas de polifonia, 114 estilos musicais, 30 canções pré-definidas, 120 vozes/ timbres e efeitos especiais.

O teclado para iniciantes mais completo

O teclado arranjador Yamaha PSR-E463 é um dos melhores modelos para estudandes de música em nível iniciante ou intermediário. O instrumento possui 61 teclas sensíveis ao toque, 758 timbres, 48 notas de polifonia e 235 estilos de acompanhamento automático. Outro diferencial é a variedade de conexões disponíveis.

O teclado para iniciantes autodidatas

O teclado musical CT-S200 da Casio traz como diferencial um painel LCD que permite que você toque as músicas sem precisar de partitura, basta pressionar as teclas na ordem e no ritmo em que as barras são exibidas na tela. O teclado possui 61 teclas, 48 timbres, 400 efeitos digitais, 60 músicas integradas, 77 ritmos, entre outras funções. Outro diferencial é o design moderno, em três opções de cores, preto, branco e vermelho.

Guia de Compra

Você está empolgado para começar a estudar música e decidiu aprender a tocar teclado? Então chegou a hora de encontrar o melhor teclado para iniciantes. Para ajudá-lo nessa missão, vamos mostrar quais são as características mais importantes em um teclado para iniciantes. Continue a leitura para saber mais!

Imagem de uma mulher tocando teclado.

O teclado para iniciante possui algumas características diferentes. (Fonte: Soundtrap/ Unsplash.com)

Quais os diferenciais do teclado para iniciantes?

O teclado é um instrumento muito interessante, pois reproduz o som de diversos instrumentos musicais, além de batidas e acompanhamentos pré-programados que permitem tocar músicas em diferentes ritmos musicais.

O instrumento possui caixa de som embutida, então não precisa de amplificador. Você também pode colocar o fone de ouvido quando estiver treinando mas não queira que ninguém ouça você tocando.

Outra vantagem é que o teclado é um instrumento portátil que pode ser levado para a aula de música ou para espaços de apresentações. Conheça todas as vantagens de um teclado para iniciantes na tabela abaixo:

Vantagens
  • Pode ser utilizado pelo menos durante o primeiro ano de estudos
  • Reproduz o som de diferentes instrumentos musicais
  • Pode ser utilizado por crianças, adolescentes e adultos
  • Modelos de diferentes marcas
  • É um instrumento portátil
  • Preço mais acessível
Desvantagens
  • Conforme você avançar nos estudos, pode ser necessário trocar o instrumento

Qual é sua finalidade com os estudos de teclado?

Para encontrar o melhor teclado para iniciantes, você tem que entender o motivo pelo qual você está estudando, ou seja, você quer aprender a tocar teclado ou quer começar pelo teclado para aprender a tocar o piano?

Se a sua intenção é aprender a tocar piano, você precisa comprar um teclado que se assemelhe a esse instrumento. O teclado deve conter as seguintes características:

  • Conter mais do que 61 teclas, pois as músicas tocadas em piano costumam utilizar notas que um teclado de 61 teclas não possui. O ideal, nesse caso é comprar um teclado com 88 teclas;
  • Teclas com tamanho e peso de piano. Alguns modelos de teclado possuem variação de tamanho das teclas e isso pode comprometer seus estudos. O peso se refere à força que você deve utilizar para pressionar cada tecla – as teclas de piano exigem um pouco mais de força dos dedos;
  • Entrada para pedal de sustentação (sustain) é responsável por manter a reverberação do som mesmo após parar de pressionar as teclas. O pedal sustain é comprado a parte.
  • Teclas com sensibilidade ajudam a modular as notas e são importante para aumentar a fidelidade ao som de piano. Se você pressionar a tecla de leve o som será suave e se você pressionar a tecla com força o som será intenso.
Imagem de uma mulher tocando piano.

Se você está aprendendo a tocar teclado para mudar para o piano, analise as características do instrumento. (Fonte: WCoda/ Pixabay.com)

Se o interesse de aprender a tocar teclado é apenas pelo desejo de tocar esse instrumento em especial, procure por um instrumento com as seguintes características:

O teclado deve ter teclas em tamanho normal, pois teclas estreitas e pequenas podem atrapalhar os estudos. A princípio você não precisa se preocupar com o peso nem sensibilidade ao toque das teclas.

Entrada para pedal de sustentação também é importante em um teclado. Mas esse recurso não precisa ser utilizado quando você iniciar os estudos. É possível começar a utilizá-lo quando você estiver em nível avançado.

Qual o melhor tipo de teclado para iniciantes?

Ao comprar um teclado para iniciante, tenha em vista que você vai aperfeiçoar suas habilidades no decorrer das aulas, portanto desista de comprar um instrumento muito amador.

Analise o local onde você tocará o instrumento – apenas na escola ou pretende se apresentar ao público - se deseja ou não realizar gravações, se está começando a aprender agora ou se estuda há algum tempo.

Quem começou a tocar agora deve optar por um teclado arranjador.

Quem começou a tocar agora deve optar por um teclado arranjador, enquanto quem já tem um pouco de conhecimento sobre o instrumento, pode comprar um piano digital ou workstation.

O teclado arranjador de nível iniciante possui recursos destinados à aprendizagem, utilização simples e grande variedade de ritmos, timbres e músicas pré-gravadas, para otimizar a experiência do novo tecladista.

Quais são os tipos de teclado?

Existe uma grande variedade de modelos de teclados musicais. Elencamos os modelos mais comuns e suas respectivas características abaixo – também preparamos uma tabela comparativa ao final da seção.

  • Piano digital possui sonoridade parecida com a do piano. Oferece a possibilidade de unir duas vozes.
  • Teclado controlador é recomendado para uso com computador ou aparelho de reprodução. Não possui timbres próprios.
  • Teclado workstation oferece pluralidade de timbres e sonoridades.
  • Teclado sintetizador apresenta grande variedade de timbres, embora os sons pareçam um pouco mais artificiais.
  • Teclado arranjador oferece timbres, ritmos e arranjos de outros instrumentos musicais, por isso é considerado um modelo bem versátil.
Tipo de teclado Finalidade musical
Arranjador Ideal para quem está começando a tocar teclado
Piano digital Ideal para quem está aprendedo a tocar piano
Workstation Perfeito para quem precisa compor, criar arranjos e gravar músicas
Controlador Quem deseja tocar teclado com o auxílio de um software de computador

Critérios de compra: Como encontrar o melhor teclado para iniciantes

Considerando que esse artigo foi escrito para ajudá-lo a encontrar o melhor teclado para iniciante, achamos importante explicar quais características devem ser analisadas no momento da compra do instrumento.

Ao avaliar essas características, você encontrará um teclado de qualidade para estudar por bastante tempo, sem precisar trocar de instrumento:

Se você chegou até aqui é por que realmente se importa em escolher o melhor teclado para suas aulas com base em decisões sensatas. Se estiver com alguma dúvida, deixe um comentário.

Quantidade de teclas

Essa é a primeira característica que você deve analisar ao comprar um teclado para suas aulas de música. É importante que o teclado tenha pelo menos 61 teclas – corresponde a 5 oitavas.

Um teclado de 61 teclas pode ser usado para aprender a tocar a maioria das músicas que um estudante aprenderá durante as aulas. Dessa forma, você poderá estudar por bastante tempo sem se preocupar em trocar o instrumento.

Sensibilidade ao toque

A segunda característica que você deve avaliar ao comprar um teclado é a sensibilidade ao toque das teclas. Um teclado com sensibilidade permite modular as notas, exatamente como em um piano acústico.

Além disso, diversas músicas utilizam o recurso de sensibilidade, por isso é importante comprar um teclado com esse recurso. Procure pelas seguintes referências: Touch Response, sensibilidade ao toque ou dinâmica.

Imagem de uma mulher tocando teclado.

O teclado deve apresentar características similares a um piano. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Entrada para pedal de sustentação

Na hora de escolher um teclado, observe se o instrumento possui entrada para pedal de sustentação, utilizado para simular a sustentação das notas, como acontece com as cordas de um piano.

Quem é iniciante, não precisa se preocupar em comprar um pedal de sustentação no início das aulas, mas se o instrumento possuir entrada para o pedal, você pode utilizar esse recurso conforme avançar nos estudos.

Mas fique atento, o pedal de sustentação é comprado a parte, então o valor desse ser incluído em seu orçamento. Outro detalhe importante é verificar se o pedal que você está adquirindo é compatível com seu teclado.

Imagem de um rapaz tocando teclado.

Invista em um teclado com pedal sustain. (Fonte: Miguel Ángel Hernández/ Unsplash.com)

Demais conexões

Além da entrada compatível com pedal de sustentação, é necessário analisar se o teclado que você deseja comprar possui outras conexões, como as listadas abaixo:

  • Saída estéreo
  • Entrada para fone de ouvido
  • MIDI IN e OUT

Sonoridade

Outra característica importante em um teclado é a sonoridade do instrumento. O som mais importante que você precisa avaliar é o do piano – geralmente esse é o primeiro programa que aparece quando você liga o instrumento.

Se o teclado possuir um bom timbre de piano, então esse é considerado um bom instrumento e pode ser comprado sem preocupações.

Polifonia

Avalie também a polifonia do teclado, ou seja, a capacidade do instrumento de executar várias notas ao mesmo tempo. Recomendamos a compra de um teclado com no mínimo 64 vozes de polifonia.

Do contrário, pode acontecer de você estar tocando um acorde com três notas na mão direita e duas na mão esquerda e o som diminuir progressivamente.

Marca e preço

Por último, mas não menos importante, compre um teclado de marca confiável. As melhores são Yamaha, Casio, Roland e Korg. Os preços de um teclado para iniciante variam de R$700 a R$2200.

(Fonte da imagem destacada: Sincerely Media/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.