Imagem de acessórios esportivos.
Ultima atualização: 30 de agosto de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

85Comentários coletados

Ao comprar um par de tênis para praticar atividades físicas, muitas pessoas escolhem o calçado de acordo com a tecnologia, design, preço ou marca e deixam de considerar as particularidades da modalidade esportiva praticada.

Utilizar um calçado inadequado prejudica o desempenho esportivo e aumenta o risco de lesões nos membros inferiores, superiores e coluna. Para evitar esses problemas, aprenda a escolher um tênis esportivo feminino para ir à academia com as informações deste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Cada modelo de tênis esportivo é desenvolvido para atender às necessidades do seu corpo durante a prática de determinada atividade física ou esporte.
  • Escolher um par de tênis esportivo inadequado pode afastá-la da academia por semanas ou meses.
  • Para encontrar o melhor tênis esportivo feminino para a academia, você deve ir a uma loja que ofereça um atendimento especializado. Caso opte por comprar o produto pela internet, busque informações de qualidade, como as deste artigo.

Você também pode gostar:

Melhor tênis para academia feminino: Sugestões de compra

A prática de exercícios físicos é essencial para a saúde e beleza. O que muitas pessoas não sabem é que para cada modalidade esportiva, existe um calçado específico. Para ajudá-la a encontrar o melhor tênis para a academia, preparamos a lista abaixo:

O tênis feminino mais versátil

Muito popular nas academias, o tênis Gel Content 4 da Asics é um calçado versátil, pois pode ser utilizado em treinos de musculação, exercícios aeróbicos e caminhadas leves. O tênis é confeccionado em material sintético, possui palmilha em EVA, amortecimento em gel e pesa apenas 240g.

O tênis esportivo feminino mais leve

Para quem está buscando um tênis esportivo com custo-benefício elevado, recomendamos a compra do Olympikus Grace. Excelente para treinos de musculação e exercícios aeróbicos, o calçado também pode ser utilizado em caminhadas e corridas leves, pois pesa apenas 160g.

O melhor tênis para musculação

Próprio para treinos de musculação, o Nike Flex Trainer 9 foi desenvolvido com a tecnologia Nike Flex que permite que o tecido do cabedal estique e comprima conforme o movimento dos pés. O calçado possui estrutura em tecido estruturado, palmilha em espuma e solado de borracha com maior tração e durabilidade. Pesa apenas 180g.

Guia de Compra

Seja para o treino de musculação, exercícios aeróbicos, aulas de ginástica ou de Crossfit, a principal peça do vestuário de uma mulher que frequenta a academia diariamente é o tênis esportivo feminino.

Mas escolher um tênis esportivo compatível com as características do próprio corpo e da atividade física escolhida é um desafio. Pensando nisso, preparamos um Guia de Compra para ajudá-lo a escolher o melhor tênis para academia feminino.

Imagem de uma mulher amarrando o tênis.

O calçado influencia na performance esportiva. (Fonte: Karolina Grabowska/ Pexels.com)

Por que devo comprar um tênis feminino próprio para academia?

Atualmente, a academia oferece diversas modalidades de treino além da musculação, como exercícios aeróbicos e aulas de ginástica. Essas modalidades esportivas favorecem o ganho de condicionamento físico, força muscular e agilidade.

Mas cada modalidade esportiva trabalha o corpo de uma forma diferente, portanto, você precisa de um tênis esportivo adequado, que ajudará a alcançar boa performance e evitar lesões.

Quais são as características de um tênis para academia?

Existe uma grande variedade de modelos de tênis de acordo com a atividade esportiva praticada. Como nosso objetivo é ajudá-la a encontrar o melhor par de tênis para academia, listamos quais características não podem faltar no calçado:

  • Respirabilidade: A transpiração dos pés evita o superaquecimento, maus odores, proliferação de fungos e bactérias. Quando seus pés transpiram, você consegue realizar o treino com maior conforto.
  • Proteção adequada: É importante comprar um tênis esportivo que proporcione estabilidade, aderência e suporte aos pés na realização dos movimentos.
  • Flexibilidade na medida certa: Um calçado flexível proporciona agilidade de movimentos. Mas existem diferentes níveis de flexibilidade, que variam de acordo com a atividade desempenhada.
  • Entressola equilibrada: Um tênis para academia deve apresentar entressola na espessura adequada para possibilitar firmeza e liberdade na execução dos movimentos. Outro aspecto importante é o amortecimento de impactos.
  • Toe Box adequada: Um tênis de academia deve oferecer espaço adequado para que seus dedos se movimentem e garantam equilíbrio durante os movimentos, mas não o suficiente para que os dedos possam escorregar.
  • Durabilidade: Um tênis de academia deve ser confeccionado em materiais de qualidade que resistam às pressões, fricções e impactos comuns no treino.

Qual melhor tênis para academia feminino de acordo com o esporte?

Quem pratica musculação deseja ganhar força e massa muscular através do levantamento de peso. Portanto, precisa comprar um tênis esportivo que proporcione estabilidade ao corpo para manter uma boa postura.

O calçado deve oferecer amortecimento rígido, drop baixo e bom suporte para a região do médiopé. Esse amortecimento também será importante nas aulas de ginástica coletiva.

Com aulas de ginástica coletiva, nos referimos às aulas de jump, step, zumba, entre outras, que combinam movimentos de exercícios aeróbicos e diferentes estilos de danças para aumentar o gasto calórico e auxiliar na perda de peso.

Entre giros, saltos e outros movimentos, os tornozelos e os joelhos são expostos a muita pressão, portanto o tênis deve ser capaz de amortecer o impacto da atividade sem prejudicar a flexibilidade e agilidade dos movimentos.

Imagem de uma mulher fazendo ginástica.

O tênis para ginástica deve ser flexível e ágil. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Para estimular a perda de calorias e fortalecer o coração, pulmões e músculos você precisa realizar exercícios aeróbicos. Como essa modalidade esportiva gera bastante impacto, é necessário calçar um tênis com bastante amortecimento, tração, flexibilidade e aderência.

Para quem deseja desenvolver resistência, condicionamento físico, flexibilidade, coordenação motora, precisão e fortalecimento muscular, sugerimos a prática de Crossfit.

Para aproveitar os benefícios deste esporte, é preciso comprar um tênis que ofereça estabilidade (principalmente para os tornozelos), flexibilidade e tração, ao mesmo tempo que não limite os movimentos.

Ainda está em dúvida sobre quais características não podem faltar num tênis esportivo de acordo com a modalidade? Analise a tabela abaixo:

Tênis para musculação Tênis para ginástica Tênis para exercícios aeróbicos Tênis para Crossfit
Principais características Estabilidade Flexibilidade e agilidade Máximo de amortecimento Estabilidade, flexibilidade e tração
Solado Rígido e com maior aderência ao solo Macio, flexível e com boa aderência Com tração, flexibilidade e aderência Solado reto
Amortecimento Rígido Que combine impulso e tração Amortecimento elevado Amortecimento mais baixo

O que é tênis universal e como ele serve para diferentes atividades?

Você já ouviu falar sobre o tênis universal? Esse modelo é ideal para quem pratica diferentes modalidades esportivas na academia.

O calçado oferece conforto, estabilidade e bom amortecimento. No entanto, como o tênis universal é indicado para uso geral, provavelmente não oferecerá melhora na performance em modalidades específicas.

Para escolher um tênis universal preste atenção nas características do calçado, que deve pesar menos de 300g e oferecer bom encaixe aos pés. Como o design é parecido com o do tênis casual, verifique se o calçado é adequado para praticar atividades físicas.

Imagem de uma mulher jogando tênis.

O tênis universal é curinga. (Fonte: Dmytro/ Pexels.com)

Como escolher um tênis para academia próprio para seus pés?

Dotados de estrutura óssea complexa, os pés são responsáveis pela postura e execução de movimentos do corpo. Para que você entenda melhor seus pés, conheça algumas funções dele e tente reconhecê-las enquanto se exercita:

  • Adaptação: O pé é composto por três arcos, o maior define nosso tipo de pisada e os dois menores trabalham em conjunto com os dedos para adaptar o pé às irregularidades do solo.
  • Amortecimento e retorno de energia: O arco maior possui outra função importante. Durante os movimentos, quando o pé encosta no chão, o arco plantar é responsável por absorver o impacto e armazenar essa energia que será reutilizada na impulsão.
  • Postura, movimento e equilíbrio: Os pés possuem sensores responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre a posição do corpo, gerenciando movimentos e ajustando a postura. Esses mesmos sensores ajudam a manter a manter o equilíbrio.

Os pés recebem o impacto dos movimentos que podem acarretar lesões nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna. Um dos principais cuidados que você deve manter com os pés é escolher calçados de qualidade e de boas marcas.

Por que é importante conhecer o tipo de pisada ao escolher um tênis esportivo?

O tipo de pisada é determinado pelas características anatômicas dos pés e pela forma como se comportam a cada movimento. São três tipos de pisadas:

  • Pisada neutra: Inicia com a parte externa do calcanhar, seguida por uma leve rotação do pé em direção a parte interna, chegando ao centro da planta do pé, onde a energia gerada pelo impacto se transforma em impulso.
  • Pisada supinada: Começa com a parte externa do calcanhar, seguida de direcionamento para a região externa do pé, fazendo com que o impulso seja gerado apenas na área do dedo mínimo.
  • Pisada pronada: Inicia na parte externa do calcanhar, seguida de uma rotação excessiva em direção a parte interna do pé, fazendo com que a região do calcanhar percorra o solo, terminando com impulso gerado pelo dedão.

Para descobrir seu tipo de pisada, você deve consultar um fisioterapeuta ou ortopedista. Caso não seja possível consultar um profissional, analise as seguintes características:

Pisada neutra Pisada supinada Pisada pronada
Desgaste do solado Acontece de maneira uniforme Acontece na parte externa do solado Acontece na parte interna do solado
Formato do arco do pé Curvatura normal Curvatura acentuada (pé cavo) Curvatura baixa (pé chato)

Critérios de compra: Como encontrar o melhor tênis para academia feminino

A escolha do tênis esportivo faz diferença no desempenho e na motivação para a prática esportiva. Portanto, a escolha do melhor tênis para academia feminino exige atenção e cuidado.

Aspectos como ergonomia, conforto e estabilidade devem ser levados em consideração independente da modalidade esportiva escolhida, assim como os critérios de compra listados abaixo:

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo da seção. Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo.

Atividade esportiva

Conforme mencionamos anteriormente, existem modelos de tênis específicos para cada modalidade esportiva.

Os tênis para treinos aeróbicos possuem maior flexibilidade e excelente amortecimento. Esses calçados absorvem os impactos dos movimentos realizados nas aulas de spinning, zumba, jump ou dança.

Para fazer musculação, você precisa de um tênis que mantenha o corpo estável e uma boa postura, caso contrário sobrecarregará os joelhos e coluna. O calçado deve possuir solado plano e rígido.

Para realizar atividades aeróbicas, você precisa de um tênis que consiga manter o controle dos impulsos e velocidade do corpo. Em geral, esses tênis são mais leves e possuem maior amortecimento.

Imagem de uma mulher fazendo abdominais.

O tênis deve ser escolhido de acordo com a modalidade esportiva. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Material

Recomendamos que você compre um tênis confeccionado em material de qualidade, com cabedal em tecido estruturado e respirável, palmilha de espuma anatômica e solado de borracha com bom amortecimento.

Prefira um tênis confeccionado em material resistente e leve. Ao comprar um produto de qualidade, você conseguirá utilizá-lo por bastante tempo.

Design

Embora o design do calçado não comprometa sua performance, escolher um tênis esportivo com design, cores e estampas que você gosta tornará o exercício mais divertido.

Como as marcas investem bastante em design, você encontra calçados em uma grande variedade de tonalidades e estampas, dos mais discretos aos mais chamativos.

Imagem de uma mulher amarrando os cadarços.

Um tênis esportivo discreto combina com diversos looks. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Peso do calçado

Para praticar exercícios físicos, você deve utilizar um tênis leve, que pese entre 150g e 300g. Um tênis levinho irá ajudá-lo a manter o equilíbrio durante as atividades físicas.

Saiba que por causa do desenvolvimento tecnológico, os tênis esportivos estão cada vez mais leves, perfeitos para quem pratica modalidades esportivas de impacto ou participa de competições esportivas.

(Fonte da imagem destacada: Stevepb/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.