Imagem mostra uma pessoa caminhando e seu tênis em detalhes.
Ultima atualização: 19 de agosto de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

60Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos te ensinar como escolher o melhor tênis para caminhada possível! Praticar atividades físicas é essencial e traz muitos benefícios, mas para desfrutá-la completamente e sem incômodos, você precisa ter o equipamento correto!

Não adianta tentar praticar caminhada com um tênis comum: Você logo sentirá desconforto e pode até desistir da atividade. Nós vamos te explicar nesse artigo no que prestar atenção ao escolher o seu modelo para caminhada e quais características ele sempre deve ter. Fique conosco para aprender a fazer a escolha ideal!




Primeiro, o mais importante

  • A caminhada é uma atividade física de baixo impacto e extremamente democrática. Ela traz benefícios tanto para a saúde física, quanto para a mental.
  • O melhor tênis para caminhada é aquele que mantém seus pés confortáveis e apresenta bons sistemas para o amortecimento de impactos e para a transpiração.
  • É possível também fazer a sua escolha de acordo com características mais próprias, como o seu tipo de pisada e a intensidade das suas caminhadas.

Você também pode gostar:

Os melhores tênis para caminhada: Nossas recomendações

Testamos e avaliamos muitos dos tênis para caminhada disponíveis no Brasil. Visando facilitar a sua escolha, preparamos uma lista com os modelos que mais nos impressionaram.

O tênis para caminhada de uma marca consagrada

A Olympikus é uma das mais tradicionais marcas quando o assunto é tênis esportivo. Na linha Cyber, traz como novidade a tecnologia High Frequency, uma maior união entre tecidos que melhora a transpiração do equipamento e o torna muito confortável. É indicado tanto para caminhada, quanto para corrida.

Um ótimo modelo para elas

Se você busca um tênis feminino para caminhada perfeito, o Fila Lady pode ser a resposta. Também produzido por uma marca consagrada, está disponível em várias cores como preto, branco e rosa. Seu design é anatômico e confortável, ideal para atividades físicas não tão pesadas, porém frequentes.

Para quem busca qualidade e preço baixo

O kit com dois pares de tênis Adaption Easy é uma das melhores opções no mercado. Além do preço acessível, ele oferece um conforto muito acima da média por seguir o estilo minimalista, com pouquíssimos detalhes. É fabricado em material de alta qualidade e está disponível em várias cores.

Guia de compra

Se você chegou até esse artigo, pretende entender como escolher um tênis para caminhada. É exatamente por isso que existe o guia de compra!

Responderemos agora várias das dúvidas mais comuns sobre esse equipamento que te dará muito conforto ao praticar atividades físicas!

tenis-para-caminhada

A caminhada traz inúmeros benefícios para a saúde. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com)

Quais os benefícios da caminhada para a saúde?

A caminhada é uma atividade física de baixo impacto e que não exige muito esforço. Ela é recomendada para todas as idades, todos os tipos de pessoas e ainda é acessível, já que pede só por um tênis de qualidade para ser realizada com conforto.

Caminhar com regularidade te ajuda tanto em aspectos físicos como mentais. É possível controlar o colesterol, ganhar um pouco de desenvolvimento muscular e prevenir doenças cardiovasculares. Outro benefício é o auxílio para quem deseja emagrecer.

Para o lado mental, a caminhada é uma importante aliada no combate à depressão. A produção de serotonina não só traz uma ótima sensação de bem-estar, como também melhora o humor e a qualidade do sono. Até mesmo a energia para atividades do dia a dia se torna mais abundante!

Independente da sua idade, a pratica da caminhada irá trazer benefícios múltiplos e é recomendada por profissionais de variadas áreas.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens da caminhada:

Vantagens
  • É uma atividade física democrática e recomendada para todos
  • Precisa apenas de um bom tênis como equipamento
  • Ajuda a combater o colesterol e doenças cardiovasculares
  • Auxilia o combate à depressão, melhora o sono e a sensação de bem-estar
  • Pode auxiliar no emagrecimento
Desvantagens
  • Pode ser desconfortável sem o tênis ideal

Por que a caminhada requer um tênis específico?

Apesar de ser uma atividade física de baixo impacto e esforço físico, a caminhada ainda exige um pouco do corpo. Articulações e tendões podem sofrer se não estiverem bem protegidos, e o excesso de suor acumulado também tem o potencial para causar problemas.

Um tênis comum, mais desenhado para uso à noite ou em situações sociais, é desenhado com mais foco em sua beleza que em seu conforto. Assim, pode ser bastante incômodo para longas caminhadas ou até mesmo causar alguma lesão.

Ao mesmo tempo, a caminhada não é uma atividade tão pesada como a corrida. Características como amortecedores evoluídos e sistemas tecnológicos de absorção de impacto são menos necessários nos modelos para a primeira do que para a segunda.

A principal característica de um tênis para caminhada é o conforto para uso contínuo.

foco

Você sabia que caminhada e corrida não são a mesma coisa? A primeira não pede por velocidades altas, nem longas distâncias, enquanto a segunda pode até ser competitiva. Caminhar é indicado para benefícios leves e pontuais na qualidade de vida.

Quais características são indispensáveis em um tênis para caminhada?

Se conforto é o mais importante, o que leva a ele? O que não pode de forma alguma estar ausente em um bom tênis para caminhada?

  • Flexibilidade: A estrutura de um tênis para caminhada precisa ser flexível e maleável. Assim, o pé estará sempre confortável, já que fará um movimento constante. Modelos mais duros não são recomendados.
  • Amortecimento: Caminhada é uma atividade de baixo impacto, mas baixo impacto ainda significa impacto. Para que todas as articulações e tendões sejam preservados, um bom amortecimento é uma boa ideia.
  • Respirabilidade: Durante o ato de caminhar, é normal que aconteça uma transpiração considerável. Para que seu pé não fique ensopado, um bom sistema de transpiração no tênis é necessário. Caso contrário, problemas podem surgir.
  • Boa durabilidade: Para apresentar resultados, a caminhada precisa ser realizada com frequência. Você precisa adquirir um tênis de uma marca de confiança e com uma composição robusta e durável.

Quais os tipos de tênis para caminhada?

Os tênis para caminhada não são todos iguais. Existem alguns estilos diferentes que podem agradar a diferentes pessoas com as tecnologias ou ideias empregadas.

Tênis com amortecimento são os mais comuns e mais usados para caminhada. Como nós mencionamos, essa é uma característica importante que ajuda na absorção de impacto. Você pode optar por um deles caso seja o que te deixa mais confortável.

Porém, tem crescido no mercado o tênis minimalista. Esse é um estilo que apresenta apenas uma fina camada na sola, sem nenhum amortecimento, apenas com intuito básico de proteção. A ideia é que a sensação seja similar à de caminhar descalço.

Quem caminha por terrenos mais acidentados pode optar por um tênis para trilha. É um estilo com solado mais fino, porém em material forte, e com reforços especiais nas laterais. Possui a maior durabilidade.

Para que você possa escolher o melhor tênis para caminhada, preparamos uma tabela comparando os três tipos!

Tênis com amortecimento Tênis minimalista Tênis para trilha
Diferencial Sistema bem desenvolvido de amortecimento Dá a sensação de que se está descalço Oferece ótima proteção contra superfícies acidentadas
Vantagens Protege os tendões e as articulações, é desenvolvido para atividades como a caminhada É o que há de melhor em questão de conforto Muito durável e resistente, além da proteção especial
Indicado para Quem se sente confortável caminhando com tênis maiores e mais pesados Pessoas que buscam a sensação de estarem descalças durante a caminhada Quem costuma caminhar em terrenos mais irregulares

Quando trocar o meu tênis para caminhada?

Mesmo que de boa procedência, um tênis de caminhada não tem duração infinita. Em algum momento, ele ficará consideravelmente desgastado, apresentando furos e imperfeições, e precisará ser trocado.

O período de vida útil de um tênis é de entre 500 e 800 horas de caminhada .

É preciso notar que os tênis já saem de fábrica com uma vida útil pré-definida. Em média, eles duram entre 500 e 800 horas de caminhada. Por mais que você não deva se preocupar com a contagem exata do tempo, fazer uma estimativa te ajuda a saber quando o momento da troca está próximo.

Continuar caminhando com um tênis velho e com problemas pode prejudicar o seu conforto e até mesmo causar problemas. Por isso, não demore para adquirir um novo modelo se perceber que o antigo já está na parte final de sua vida útil.

Quanto custa e onde comprar um tênis para caminhada?

A marca e as tecnologias especiais envolvidas são os fatores que mais fazem variar os preços de tênis para caminhada. Você pode encontrar ótimos modelos bastante baratos, na casa de R$ 50, mas também outros bastante desenvolvidos próximos a R$ 250.

Comércios especializados em artigos esportivos ou em calçados em geral podem ter bons modelos de tênis para caminhada, bem como lojas das marcas mais famosas. Você pode ainda fazer a sua compra pela internet: A Amazon brasileira oferece uma excelente gama de modelos, bem como a Amazon internacional e o Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um tênis para caminhada

Comprar o melhor tênis para caminhada não é uma tarefa fácil: Para fazê-la com perfeição, você precisa dominar também alguns critérios técnicos. Selecionamos quatro para discutirmos:

A seguir, você conhece mais detalhes sobre cada um!

Tamanho

É recomendado que um tênis para caminhada não seja muito apertado. O pé deve ter espaço para se mover dentro dele com conforto durante a atividade. É claro que, ao mesmo tempo, ele não pode estar muito largo, nem sair com facilidade.

O ideal é, caso você ainda não conheça a confecção, buscar por um modelo que seja um número acima do que você costuma usar. Assim, não haverá risco de escolher por um tênis que esteja apertado e que machuque seu pé durante a caminhada.

Como é normal haver pequenas diferenças entre uma confecção e outra, você pode fazer a compra com mais tranquilidade se já conhece a marca.

tenis-para-caminhada

O tênis deve ser confortável para uma caminhada adequada. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

https://pixabay.com/photos/exercise-fitness-jogging-man-1838991/
Legenda: O tênis deve ser confortável para uma caminhada adequada. (Fonte: Pexels / Pixabay.com)
Alt Text: Imagem mostra um homem caminhando em destaque.

Tipo de pisada

Uma coisa que poucos levam em conta ao escolher um tênis para caminhada é o tipo de pisada. Saiba que ele é bastante importante.

Existem três tipos diferentes de pisada:

  • Pronada. O pé se apoia mais do lado interno e se tensiona um pouco para dentro;
  • Neutra. O pé segue em linha reta;
  • Supinada. O pé encontra o chão com o lado externo do calcanhar e se tensiona para fora.

Caso você tenha um tipo de pisada destacado ou ela te gere algum problema, é ideal procurar por um tênis para caminhada feito especialmente para ela!

Tipo de caminhada

Que tipo de caminhada você costuma fazer? Mais lenta e calma, similar a passos comuns do dia a dia, ou em um ritmo um pouco mais acelerado, talvez até se aproximando do que pode ser considerado uma corrida?

Essa também é uma questão que deve influenciar a sua escolha. Quanto mais forte o ritmo e mais intensa a caminhada, maior é a necessidade de que o tênis conte com um melhor amortecimento e com mais recursos para conforto. Afinal, o impacto também tende a crescer bastante!

Design

Tênis não são apenas usados para proteger os pés, mas também como itens de moda. É natural que nós queiramos que eles sejam bonitos, elegantes e que reflitam a nossa personalidade.

Felizmente, existe uma enorme gama de designs em tênis para caminhada. Você pode encontrá-los bastante simples, quase sem nada que chame a atenção, ou com detalhes e estampas complexas. Eles também estão disponíveis em uma enorme gama de cores.

(Fonte da imagem destacada: composita/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.