Mulher no top da montanha com braços abertos.
Ultima atualização: 24 de agosto de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

80Comentários coletados

Para se aventurar por uma trilha é preciso disposição, planejamento e os acessórios certos, entre eles, o mais importante é o calçado. Por isso, vamos mostrar, no ReviewBox Brasil, qual é o melhor tênis para trilha feminino.

Bem diferente de um calçado de caminhada ou corrida, o tênis para trilha precisa garantir conforto e segurança para que você enfrente os desafios do terreno e do clima. Como existem diversas opções, nós listamos os melhores que você vai encontrar à venda.




Primeiro, o mais importante

  • O tênis para trilha feminino precisa ter cabedal e solado especiais para que você possa enfrentar terrenos e condições climáticas diversos.
  • Proteger os pés é o mais importante, mas não se pode esquecer do conforto.
  • O tênis de trilha não é, necessariamente, igual ao tênis para trekking.

Você também pode gostar:

Melhores tênis para trilha feminino: Nossas recomendações

A melhor bota de trilha feminina

A bota You Femme da Snake é impermeável, respirável e indicada para trilha, trekking, uso urbano e viagens. Além disso, essa opção conta com biqueira e forração interna em poliamida com dry system.

O tênis para trilha feminino mais versátil

O New Balance Arishi Trail possui solado com uma camada dupla de AT Tread e uma biqueira reforçada com tecnologia Toe Protect. Além disso, a aplicação de material sem costura na parte superior ajuda a manter o ajuste leve e confortável.

O tênis para trilha feminino mais completo

O Speedcross 4 da Salomon é um clássico tênis feminino para trilha, que serve também para outras modalidades de aventura. Com um grip mais agressivo, que proporciona maior amortecimento, aderência e tração, esse modelo possui mesh respirável e biqueira reforçada.

Guia de Compra

Um bom tênis para trilha é indispensável para se aventurar. No caso das mulheres, vale também uma atenção especial para a variedade de modelos e as melhores opções para o formato dos pés.

No Guia de Compra a seguir, nós vamos mostrar para você como identificar o melhor tênis de trilha feminino, quais os modelos mais populares, quanto custa e onde comprar.

Duas mulheres fazendo trilha.

Para fazer uma trilha em segurança é preciso contar com acessórios adequados. (Fonte: 5598375 / Pixabay.com)

Qual a importância de um tênis para trilha?

Fazer trilha é uma atividade de aventura de alto impacto. Muito mais do que uma simples caminhada, a trilha conta com desafios e obstáculos ao longo do caminho.

Afinal, você terá que lidar com terrenos instáveis, com pedras, buracos, água, lama, além de diferenças térmicas. Além disso, uma trilha pode ser um trajeto de poucas horas ou uma aventura de vários dias.

E como são os seus pés que farão o trabalho pesado, eles precisam de conforto e segurança para chegar até o fim do percurso.

Mulher em cima de pedra durante uma trilha.

Sem um bom tênis para trilha será difícil concluir o trajeto. (Fonte: odejacob/ Pixabay.com)

Caso você use um sapato comum em uma trilha, como o tênis de caminhada ou de corrida, você certamente terminará o percurso com bolhas, calos ou com lesões nos pés, panturrilha e perna.

Por isso, é indispensável contar com um calçado específico para enfrentar condições adversas, terrenos acidentados e diferentes graus de elevação.

Quais as características do melhor tênis para trilha feminino?

Em um terreno para trilha, diferentemente das ruas e calçadas, a qualquer momento podemos tropeçar em pedras, bater o dedão, sair de um trajeto seco e entrar em um molhado.

Por isso, o tênis para trilha precisa ser construído para aguentar todas essas adversidades. No entanto, como existem diferentes níveis de dificuldade, também existem tênis para vários tipos de aventuras.

Grupo de pessoas fazendo trilha com mochila.

O melhor tênis para trilha vai oferecer segurança e conforto ao mesmo tempo. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com )

Para identificar o melhor tênis para trilha feminina, portanto, o primeiro passo é considerar o percurso, o terreno e as condições climáticas da trilha que você vai enfrentar.

De modo geral, o melhor tênis para trilha terá cabedal resistente e impermeável, biqueira reforçada e solado com travas ou ranhuras. Mas nada disso adianta se o calçado não for confortável para caminhar por longas horas.

Para resumir, o melhor tênis para trilha feminino vai oferecer:

  • Proteção para pés e dedos, com cabedal resistente e reforço na biqueira;
  • Aderência e estabilidade para evitar torções, com solado firme, reto e/ou de cano alto;
  • Conforto, com o nível de amortecimento adequado para evitar lesões.

Melhor tênis para trilha feminino: Quais modelos você vai encontrar?

Na hora de escolher o melhor calçado para trilha você vai encontrar duas opções: O tênis e a bota.

Para trilhas longas e com muitas subidas, as botas são a melhor opção. Esse tipo de calçado é mais rígido, possui cano alto, que protege o tornozelo e, em geral, conta com travas mais altas no solado, de cerca de 5 mm.

Por isso, a bota para trilha oferece mais estabilidade para quem sobe montanhas, evitando torções. Por outro lado, a desvantagem desse calçado é limitar o movimento dos pés, sendo desconfortável para corrida.

Pessoa com bota caminhando sobre pedras.

As botas para trilha são mais pesadas e duras, mas protegem melhor o tornozelo. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay.com )

Já em trilhas mais leves e curtas, os tênis são os mais indicados. Eles facilitam pequenas escaladas, são mais leves e flexíveis e podem ser usados para corridas de montanha já que costumam ter travas híbridas de 2 a 4 mm.

Tanto é que, hoje em dia, existe até mesmo o tênis para corrida em trilha. Além dele, é possível encontrar também o tênis para trilha híbrido, que serve tanto para quem corre em asfalto como em trilhas.

Em ambos os casos, porém, é importante você conhecer e considerar o seu tipo de pesada, que pode ser neutra, pronada ou supinada. O ponto negativo é que nem todos os tênis para trilha recebem tratamento impermeável.

Para ilustrar as diferenças entre o tênis para trilha e a bota, criamos a tabela a seguir:

Tênis para trilha Bota para trilha
Vantagens Mais flexível e leve, melhor amortecimento, possui travas híbridas de 2 a 4 mm Maior proteção, evita torção, impermeável, possui travas de 5 mm
Desvantagens Nem sempre é impermeável Rígida e dura
Ideal para Caminhada, corrida e pequenas escaladas em trilhas de intensidade leve a média Trilhas muito longas e subidas em montanhas

Quais são os outros acessórios indispensáveis em uma trilha?

Além de planejamento, resistência física e do melhor tênis para trilha feminino, é preciso que você tenha outros acessórios que irão aumentar a sua segurança e o conforto durante a caminhada.

Afinal, além de usar os pés, o seu corpo e a sua pele estarão expostos às condições climáticas que, dependendo da região, podem mudar bastante durante um único dia. Por isso, é importante escolher bem as roupas, meias, mochila e outros acessórios.

Opte por roupas para trilha que sejam feitas com tecidos leves, mas que, ao mesmo tempo, protejam o seu corpo e a sua pele do sol e dos insetos.

foco

Você sabia que as meias para trilhas também são importantes? As meias reforçam a proteção dos pés, principalmente, contra as temidas bolhas.

As meias de lãs são indicadas para caminhadas curtas, de um dia, e climas frios e secos, já que não absorvem umidade.

Os modelos de fibras sintéticas são ideais para trilhas de maior duração e para quem transpira mais.

Dê preferência para calças e camisas de manga longa, impermeáveis e com fator de proteção solar. E sempre leve um casaco corta-vento com você.

Já com relação aos acessórios, os mais recomendados são: Bastão de caminhada, canivete, lanterna de cabeça, capa de chuva, repelente, protetor solar, toalha, equipamentos para orientação e itens de primeiros socorros.

A mochila é outro item que pode ser muito útil para levar mantimentos, água e os acessórios.

O tamanho e o peso da mochila vão depender do tipo da trilha. De todo modo, sempre escolha modelos leves e impermeáveis, com vários compartimentos.

Qual o preço do melhor tênis de trilha feminino e onde comprar?

Existem tênis para trilha femininos de todos os preços. Mas é inegável que os melhores são mais caros. Assim, você vai poder optar por tênis que custam entre R$ 70 e R$ 1 mil.

Se você é iniciante não é preciso comprar o mais caro, mas recomendamos que escolha um modelo com preço intermediário. Os mais baratos podem ter qualidade e resistência duvidosas.

Já para comprar o melhor tênis para trilha as opções são vastas e incluem lojas de calçados, de aventura, de departamento e até hipermercados como Magazine Luiza e Extra. Porém, a maior diversidade de ofertas você encontra online, em lojas renomadas como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como avaliar o melhor tênis para trilha feminino

Para comprar o melhor tênis de trilha para mulher, primeiramente você precisa analisar o terreno e as condições do percurso para, então, definir quais os recursos o calçado precisa ter. Com isso em mente, você deve analisar os seguintes critérios:

Abaixo, nós vamos detalhar cada um desses tópicos.

Numeração correta

Parece óbvio, mas não é. É fundamental que você compre o tamanho certo do tênis para trilha. E, aqui, os especialistas recomendam que você sempre escolha uma numeração maior do que a sua para garantir proteção e conforto.

A necessidade de ter mais espaço disponível dentro do tênis se explica por três razões:

  • Em uma trilha, o impacto dos seus dedos com o bico do tênis é muito maior;
  • Quase sempre é preciso usar meias mais grossas para manter os pés secos;
  • Os pés devem ter espaço suficiente para incharem.

Impermeável e respirável

Como durante uma trilha encontramos poças de água e lama, e sempre pode chover, é importante considerar um tênis para trilha feminino que seja impermeável.

Afinal, molhar e manter os pés molhados, além de incômodo, pode ocasionar o aparecimento de fungos.

Outro recurso importante do tênis para trilha feminino é que ele seja respirável. Esse recurso depende de tecnologias do tecido do cabedal, que garantem que a umidade dos pés seja dissipada por evaporação e, ao mesmo tempo, impedem que a umidade do meio externo entre no calçado.

Travas e ranhuras

Como vimos, o melhor tênis para trilha feminino terá um solado com boa aderência tanto para superfícies molhadas quanto secas. Para garantir tração, o tênis de trilha precisa ter travas nos solados e/ou ranhuras.

As travas dão a sensação de solado alto, mas são fundamentais para proteger os pés e dar mais segurança nas passadas em terrenos irregulares. Já as ranhuras ajudam a aumentar a aderência e também evitam que pedras se alojem na sola.

Laceamento

Existem dois tipos de laceamento em um tênis feminino para trilha: O com cadarço regulável e com cadarço de ajuste rápido.

Aqui a escolha é pessoal e deve ser feita de acordo com o seu conforto e praticidade. Mas, geralmente, o cadarço que já vem entrelaçado e permite o ajuste rápido nem sempre é tão confortável.

(Fonte da imagem destacada: 11417994 / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.