tomada inteligente
Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

12Horas investidas

5Estudos avaliados

28Comentários coletados

Você certamente já ouviu falar em casa inteligente, automação residencial e outros termos como este. Aquela ideia de que é só bater palmas para fazer tudo funcionar ainda está distante de quem vive em locais com instalações convencionais. Mas ter a tomada inteligente pode ser o primeiro passo.

Este dispositivo permite controlar remotamente os aparelhos conectados a ele. Parece complicado? Não se desespere, a partir de agora vamos mostrar tudo o que você precisa saber para começar a deixar sua casa mais funcional e inteligente. Não desgrude da tela!




Primeiro, o mais importante

  • A tomada inteligente é um dispositivo que funciona conectado à tomada convencional e permite automatizar o funcionamento de aparelhos analógicos em um ambiente.
  • A maioria dos modelos de tomada inteligente contam com botão on-off. Apesar disso, podem ser comandadas totalmente pelo smartphone, sem a necessidade de desligar fisicamente.
  • A tomada inteligente pode ser de entrada individual ou com mais possibilidades, como um filtro de linha, inclusive com o recurso USB.

Melhores tomadas inteligentes: nossas recomendações

Escolher a melhor tomada inteligente requer paciência e pesquisa. É preciso avaliar suas funções e compatibilidade. Vamos começar pelo mais simples? Aqui, você pode conhecer os modelos de tomadas inteligentes mais vendidos de 2021.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a tomada inteligente

Se você adora novidades tecnológicas mas ainda têm dúvidas sobre a utilidade da tomada inteligente, precisa conferir essa seção. Nas próximas linhas, responderemos às perguntas mais comuns na internet sobre este dispositivo. Siga com a gente!

A tomada inteligente é um dispositivo que permite automatizar aparelhos analógicos.
Fonte: IORDANIS PALLIKARAS / 123rf.com

O que é uma tomada inteligente e para que serve?

A tomada inteligente é um dispositivo eletrônico imprescindível para automatizar o funcionamento de aparelhos analógicos, que não podem ser programados. Ela é utilizada conectada a uma tomada convencional.

A quantidade de aparelhos que podem ser conectados a este tipo de tomada pode variar de um modelo para outro. Pode ser que ela tenha saída para apenas um equipamento ou seja parecida com um filtro de linha, com várias opções de conexão, incluindo USB.

Como funciona a tomada inteligente?

Ainda que possa variar de acordo com o fabricante e o modelo, todas as tomadas inteligentes têm a mesma finalidade e, basicamente, a mesma forma de funcionamento.

Ela funciona conectada a uma tomada de energia convencional e conta com sistema de conexão WiFi ou Bluetooth. Conectada ao roteador da casa, ela recebe os comandos via smartphone por meio de um aplicativo próprio, indicado por cada marca.

Basta plugar o aparelho que deseja comandar para poder programá-lo.

Em geral, é possível desde determinar um horário para ligar e desligar o equipamento até fazer com que ele seja acionado naquele momento, mesmo que você esteja distante. Assim, já pode ligar a panela de arroz elétrica meia hora antes de chegar em casa e ter o almoço prontinho, na hora certa.

A tomada inteligente pode ser usada em qualquer ambiente?

Sim, é possível usar uma tomada inteligente em qualquer lugar da casa, desde que haja algum aparelho para conectar a ela. Para dar alguns exemplos, destacamos situações em que você pode automatizar o funcionamento de equipamentos:

  • Na sala: ligar o aparelho de som para ouvir suas músicas preferidas enquanto está fazendo outras tarefas pela casa;
  • Na área de lazer: programar o horário para acionar e desligar a bomba de água do aquário. Com isso, a água estará sempre em boas condições;
  • Na cozinha: agendar a ligação da cafeteira para a hora que você acorda. Assim, já desperta com aquele cheirinho com de café pela casa;
  • No quarto das crianças: Ativar ou desativar o umidificador de ar ou até mesmo a intensidade da luz, se utilizar lâmpada inteligente;
  • No jardim: ativar os irrigadores das plantas para o horário desejado. Assim, você não precisa levantar mais cedo para deixar tudo funcionando antes de sair.

Apesar de tantas possibilidades, a tomada inteligente funciona apenas com sistemas mecânicos. Isso quer dizer que, se conectar um plugue eletrônico, como o carregador do seu notebook, não conseguirá programar a ativação do sistema.

A maioria dos modelos de tomada inteligente contam com botão on-off.
Fonte: Vitaliy Andreev / 123rf.com

Quais as vantagens de usar uma tomada inteligente?

São muitas as vantagens de começar o processo de automatização dos seus aparelhos domésticos. Com isso, você ganha em tempo, funcionalidade e qualidade de vida.

Mas nem só de benefícios vive a tecnologia! Por isso, preparamos um quadro com os prós e contras da tomada inteligente. Observe:

Vantagens
  • Facilita a rotina da casa, com a programação de tarefas mesmo que não há ninguém no ambiente
  • Permite acionar remotamente aparelhos que não possuem essa função nativa
  • Ajuda a economizar e monitorar o consumo de energia
  • Pode ser acionado por voz, se conectado a plataformas como a Alexa, Siri ou Google Assistant
Desvantagens
  • Não pode ser usada por aparelhos com tomada eletrônica
  • Os modelos Bluetooth têm limitação de distância para operação
  • Nem todas as tomadas são compatíveis com aplicativos de automação residencial
  • Pode representar um investimento alto dependendo da quantidade de aparelhos a conectar

Como instalar uma tomada inteligente?

No mercado é possível encontrar diferentes modelos com funcionalidades e recursos distintos. A instalação deste dispositivo costuma ser simples, ainda que varie de acordo com o fabricante.

Fisicamente, basta plugar em uma tomada comum e ela já estará pronta para os ajustes de configuração. Estes, sim, podem ser mais ou menos trabalhosos, de acordo com a marca. Mas, em geral, obedecem os seguintes passos:

  1. Conecte a tomada inteligente à tomada elétrica;
  2. Espere acender a luz sinalizadora;
  3. Baixe o aplicativo indicado pelo fabricante e verifique se é necessário criar uma conta ou fazer login;
  4. Coloque o aparelho que você deseja controlar na tomada inteligente;
  5. Sincronize, pelo app, o smartphone com a tomada;
  6. Inicie a programação do aparelho conectado, seguindo o passo a passo do aplicativo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma tomada inteligente

Imaginamos que, chegando a este ponto da leitura, você já está olhando pela casa para avaliar quais aparelhos podem ser automatizados com uma tomada inteligente, não é? Mas, antes de comprar a sua, vale a pena conferir alguns critérios que podem ser determinantes para tirar o melhor proveito dela.

Local e tipo

Dependendo de onde você for utilizar a sua tomada inteligente pode ser mais interessante um ou outro tipo de dispositivo. Por exemplo, na cozinha, onde vários aparelhos podem ser automatizados, vale contar com uma tomada com mais entradas.

No escritório, considere tomadas que também tenham entrada USB, para otimizar o espaço e facilitar a rotina. Modelos com comando por voz só serão eficientes se você contar com gadgets como o Amazon Echo ou o Google Nest.

Recursos

No ponto acima, falamos sobre o comando por voz. Este é um recurso que vale considerar, especialmente se você estiver interessado em integrar outros dispositivos com os aparelhos que vão se conectar à tomada inteligente.

Na hora de comprar, verifique as funções disponíveis e aquelas que mais se encaixam às suas expectativas. As principais delas são:

  • Controle por voz;
  • Modo ausente;
  • Conexão com outros dispositivos;
  • Monitoramento do consumo de energia;
  • Programação de horários e temporizadores.

Compatibilidade

Este ponto é fundamental na hora da compra. Como dissemos, ainda não são todas as tomadas que têm compatibilidade com todos os sistemas operacionais dos smartphones, por exemplo.

Além disso, se você já tem alguns dispositivos inteligentes, como smartwatches, lâmpadas ou câmera de vigilância, é crucial que a tomada possa ser gerenciada pelo mesmo aplicativo que você já utiliza, ou, em último caso, que todos possam migrar para o novo app.

A tomada inteligente pode ser como um filtro de linha, inclusive com recurso USB.
Fonte: ratmaner / 123rf.com

Design

Ninguém quer que a instalação dos dispositivos de automação pareça uma grande gambiarra, não é mesmo? Por essa razão, os fabricantes cuidam de cada detalhe para chegar a designs sofisticados e discretos.

Ainda assim, é interessante ter atenção a este aspecto. Veja se os pinos da tomada são compatíveis com as que você tem em casa e se o formato da tomada inteligente se encaixa no local onde você pretende utilizá-la.

Resumo

Seja você adepto ou não das mais avançadas tecnologias, não há como negar que a tomada inteligente é uma inovação e tanto para o nosso dia a dia! Ela permite programar e controlar aparelhos mesmo à distância com alguns toques na tela do celular.

Neste artigo, mostramos as principais funções e vantagens deste dispositivos e deixamos dicas para ajudá-lo na hora de escolher a sua preferida. Antes de finalizar a sua compra, visite os produtos que selecionamos. Certamente, encontrará o melhor para você nessa lista.

Se este conteúdo foi útil, não deixe de navegar em nosso site para conhecer mais reviews dos mais diversos produtos que preparamos especialmente para você! Um abraço e muito obrigado.

(Fonte da imagem destacada: jaimieandkyleshootstock / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas