mãos femininas segurando um frasco de tônico facial
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

80Comentários coletados

Quem pensa que basta lavar o rosto com sabonete ou fazer uma esfoliação periódica para uma boa limpeza, está enganado! Ao longo do dia, o contato com a poluição e outros agentes externos pode exigir uma “forcinha” extra. Por isso, é sempre bom ter à mão um bom tônico facial.

Ele reforça a limpeza da pele e ajuda a prepará-la para receber os outros tratamentos e cuidados. Quer saber mais sobre este produto, seus benefícios principais e formas de uso? Siga com a gente nesta leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O tônico facial ajuda a preparar a pele para receber os compostos hidratantes e restauradores dos produtos da sua rotina de skincare.
  • O melhor tônico facial pode ser usado em todos os tipos de pele, desde as pessoas mais jovens até as peles mais maduras.
  • Para escolher o melhor tônico facial, é importante ter atenção à presença de alérgenos, formulação e efeitos adicionais proporcionados pelo produto.

Os melhores tônicos faciais: nossas recomendações

A oferta é grande! Por isso, é comum que a gente se confunda na hora de comprar o melhor tônico facial. Para ajudar nessa busca, selecionamos os mais vendidos pela Amazon no Brasil.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o tônico facial

Escolher o produto mais adequado ao seu tipo de pele pode gerar várias dúvidas. Pensando nisso, elaboramos uma seção com respostas às perguntas mais comuns entre os compradores. Veja se a sua está aqui também!

mulher usando tônico facial

O tônico facial ajuda a preparar a pele para receber outros tratamentos. (Fonte: dolgachov/ 123rf.com)

O que é um tônico facial e para que ele é usado?

O tônico facial complementa o uso dos produtos de limpeza da pele. Em consistência líquida, ele tem a capacidade de penetrar na superfície epitelial, para remover os resíduos com mais eficiência do que o sabonete comum.

Além disso, sua composição ajuda a equilibrar o pH da pele, o que permite deixá-la mais suscetível à ação dos produtos de hidratação e nutrição que serão aplicados na sequência. Por isso, o melhor tônico facial é um passo importante na rotina de skincare.

Existem tipos diferentes de tônico facial?

Sim. Assim como existem peles com tipos e necessidades distintas, também há diferenças na ação dos diversos tipos de tônicos faciais. De acordo com o resultado esperado, podemos dividir os tônicos da seguinte forma:

Tipo de tônico Tipo de pele Ação
Limpeza Todos os tipos de pele Remove as células mortas e impurezas nas camadas mais profundas da pele. Pode ser esfoliante
Calmante Pele sensível Ameniza coceiras, vermelhidão e ardência
Hidratante Pele seca Ajuda a reter a água, mantendo a hidratação
Adstringente Pele oleosa Regula a produção de oleosidade e inibe e reprodução de bactérias que causam acne

Que ativos são mais comuns em um tônico facial?

Como mostramos no quadro anterior, o tônico facial pode ser classificado de acordo com a sua ação. E também considerando este aspecto, podemos elencar os compostos mais comuns utilizados para cada uma das funções esperadas do produto.

Ainda que haja uma infinidade de combinações possíveis, o mais comum é encontrarmos os seguintes ativos:

  • Pantenol, Glicerina, Alantoína: ajudam a manter a hidratação;
  • Camomila e calêndula: têm propriedades que acalmam a pele;
  • Chá verde, aloe vera: mantém o viço e a hidratação;
  • Mentol, hortelã: são adstringentes, ajudam a controlar a oleosidade;
  • Argila, enxofre: bactericidas, combatem a acne e têm efeito detox;
  • Ácido glicólico: promove limpeza nas camadas mais profundas da pele;
  • Ácido hialurônico: hidrata profundamente, ajudando a reduzir os sinais do envelhecimento.

Quais produtos podem complementar o uso do tônico facial?

O primeiro passo para que o efeito do tônico facial seja completo, é usar uma boa loção ou espuma de limpeza. Em peles mais oleosas, vale ter um esfoliante sempre à mão também.

Depois de limpar a pele e aplicar o tônico, você precisará fazer a hidratação adequada ao seu tipo de pele. Para saber qual o melhor, pode conferir nosso guia sobre o creme hidratante ideal.

Além disso, é importante proteger a pele contra os raios UV. Neste sentido, você pode optar por um hidratante com fator de proteção ou por um protetor solar específico para a sua pele e o nível de exposição ao longo do dia.

senhora com tônico facial para aplicar na pele

O melhor tônico facial pode ser usado em todos os tipos de pele, desde as pessoas mais jovens até as peles mais maduras. (Fonte: Jean-Marie Guyon/ 123rf.com)

A água micelar e o tônico facial são a mesma coisa?

Os dois produtos são diferentes, apesar de cumprirem funções parecidas. É por este motivo que muitas pessoas têm trocado o tônico facial pela água micelar.

Enquanto o tônico é usado somente após a limpeza para remover as impurezas mais profundas e ajudar no equilíbrio do pH da pele, a água micelar é um produto multifuncional, que pode ser usado como demaquilante, loção de limpeza e tônico.

A água micelar combina água termal com micelas. Este conjunto de moléculas tem a propriedade de atrair impurezas e limpar profundamente a pele.

Como tirar o melhor proveito do tônico facial?

Seja qual for a finalidade de um cosmético, para obter os melhores resultados é preciso usá-lo corretamente. No caso do tônico facial, mesmo que haja diferenças entre os fabricantes, de modo geral o passo a passo é o mesmo:

  1. Limpe a pele - É fundamental que ela esteja adequadamente limpa para poder receber todos os benefícios do produto;
  2. Aplique o tônico - Umedeça um algodão com o produto e espalhe cuidadosamente em todo o rosto;
  3. Avalie a necessidade de um hidratante - principalmente para quem tem pele seca, os agentes deste tipo de cremes são cruciais para manter a saúde e nutrição necessárias;
  4. Use protetor solar - especialmente se passa muito tempo exposto à radiação solar ou em frente ao computador.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher o melhor tônico facial

A esta altura da nossa leitura, você já deve ter percebido a importância de contar com o melhor tônico facial para manter a pele sadia. Tão importante quanto isso também é avaliar alguns critérios que podem determinar a eficácia do produto. Vamos a eles!

Tipo de pele

Como mostramos ao longo deste artigo, para obter os melhores resultados com o seu tônico facial, é crucial que ele seja indicado para o seu tipo de pele. Assim, antes de comprar, consulte a descrição do produto para ter certeza de que é o mais adequado.

Se tiver dúvidas sobre quais tônicos são os apropriados para o seu caso, reveja a tabela que apresentamos na seção anterior, com os tipos de pele e produtos mais ideais para cada uma.

Ação esperada

Cada tipo de tônico facial tem um conjunto de resultados que pode promover, além da limpeza da pele. Assim, dependendo do que você espera obter na sua rotina de beleza — e das necessidades da sua pele — haverá um produto mais indicado.

Então, se você tem a pele com acne e quer controlar a oleosidade, deve escolher um tônico com ação adstringente. Se, por outro lado, deseja retardar os sinais do envelhecimento, pode contar com um produto com ácido hialurônico na composição.

jovem usando tônico facial

Para escolher o melhor tônico facial, é importante ter atenção à formulação. (Fonte: Dean Drobot / 123rf.com)

Composição

E por falar em composição, não é apenas aos ativos benéficos que você precisa estar atento. Muitos produtos podem conter, em sua fórmula, compostos causadores de reações alérgicas em pessoas com predisposição.

Assim, se você já tem conhecimento de alguma hipersensibilidade a alguma substância, é fundamental se certificar de que ela não esteja presente entre os ingredientes do produto. O mesmo vale para corantes, fragrâncias e outros aditivos químicos.

Consumo consciente

Quem procura manter os ideais de sustentabilidade, preservação animal e da natureza, pode contar com produtos desenvolvidos com essa orientação. No mercado, há muitas opções de cosméticos veganos — com fórmula 100% baseada em produtos de origem vegetal e mineral, originados do manejo ecológico.

Além disso, também é possível saber previamente se o fabricante do tônico para a pele escolhido é contra ou a favor de testes em animais. Se você compartilha essa ideologia, precisa estar atento a estas informações.

Resumo

Manter uma rotina de skincare, priorizando produtos de alta qualidade e eficácia, não é só uma questão estética. Encontrar o melhor tônico facial, por exemplo, vai te ajudar a manter a saúde da pele e do seu organismo como um todo.

Por esta razão, preparamos um artigo que mostra as funções, benefícios e formas de uso do tônico facial e os produtos que o complementam. Deixamos, ainda, dicas de como escolher o mais adequado para o seu tipo de pele.

Se você gostou deste material e já quer comprar o seu, confira os produtos da nossa seleção. Certamente vai encontrar ali a melhor opção! Um abraço e até a próxima.

(Fonte da imagem destacada: Dolgachov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas