Mulher colocando tônico no algodão.
Ultima atualização: 10 de outubro de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

79Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Os cuidados com a pele começam com a limpeza. No caso da pele oleosa, a higienização correta elimina impurezas, evita a obstrução dos poros, combate a oleosidade e as espinhas. Por isso, além do sabonete ideal, é preciso investir no melhor tônico para pele oleosa.

No artigo a seguir, vamos mostrar qual a importância do tônico nos cuidados diários com a pele oleosa, como escolher o melhor e quais são os princípios ativos ideais para cada situação.




Primeiro, o mais importante

  • O tônico ajuda a minimizar os efeitos indesejados da pele oleosa, como poros dilatados e brilho excessivo.
  • São tantas opções de tônicos à venda que é preciso conhecer o seu tipo de pele para escolher a melhor fórmula.
  • De todo modo, para pele oleosas, o melhor tônico deve ser do tipo adstringente.

Você também pode gostar:

Melhores tônicos para pele oleosa: Nossas recomendações

O melhor tônico adstringente

O Normaderm é um tônico adstringente da Vichy. Ideal para pele oleosa, tem ação purificante e calmante. Esse tônico limpa e tonifica a pele, deixando-a matificada devido à associação de ingredientes com "efeito peeling" e agentes calmantes.

O melhor tônico para pele oleosa e com acne

Sem álcool, o tônico Acne Proof da Neutrogena vem em um frasco de 200ml. Esse modelo possui ácido salicílico em sua fórmula, o que ajuda a diminuir o tamanho dos poros, reduz cravos e espinhas e não resseca a sua pele.

O tônico ideal para todos os tipos de pele

A loção tônica facial Firmness Intensive da Nupill é indicada para todos os tipos de pele. Esse tônico é enriquecido com vitamina B5 e aloe vera. Por isso, também hidrata, higieniza e prepara a pele para a aplicação do creme antirrugas.

Guia de Compra

Ainda que a pele oleosa tenha características comuns, o fato é que existem particularidades e sintomas que variam de pessoa para pessoa. Por isso, para escolher o melhor tônico facial é importante analisar caso a caso.

Para lhe ajudar a identificar qual o melhor tônico para pele oleosa, criamos esse Guia de Compra com perguntas e respostas que vão lhe ajudar na hora da escolha.

Mulher aplicando tônico no rosto com algodão.

O tônico reforça a limpeza da pele e fecha os poros. (Fonte: rido /123RF.com)

Qual a importância do tônico para pele oleosa?

Quem tem pele oleosa precisa de cuidados redobrados para minimizar ou evitar que o rosto fique brilhoso, engordurado e com espinhas.

O excesso de oleosidade na pele ocorre quando as glândulas sebáceas produzem muito sebo. Com isso, os poros da pele ficam dilatados e permitem a passagem do sebo até a sua superfície.

Para ajudar a controlar o óleo e evitar que ele retorne com tanta frequência é indispensável que se adote uma rotina de cuidados da pele que inclui:

  • Lavar o rosto com sabonete específico para pele oleosa, pela manhã e à noite;
  • Reforçar a limpeza da pele com um tônico para pele oleosa;
  • Hidratar a pele com um produto oil free e de textura leve;
  • Passar protetor solar para pele oleosa.

Entre esses passos, dois deles podem gerar dúvidas: O tônico e o hidratante. O tônico é um dos melhores aliados de quem tem pele oleosa, já que remove as impurezas que o sabonete não conseguiu eliminar.

Além disso, o tônico dá viço, equilibra o pH da pele e reduz a produção de sebo. Com isso, esse cosmético é capaz de desobstruir e fechar os poros, preparando a pele para a hidratação. Sim, a pele oleosa também precisa de hidratante.

foco

Você sabia que se exagerar na limpeza da pele e lavar demais o rosto, pode ocorrer o efeito rebote?

O efeito rebote ocorre quando o organismo, para proteger a pele e recuperar sua hidratação natural, produz ainda mais oleosidade.

Ao usar um hidratante indicado para combater a oleosidade, você ajuda a manter a pele hidratada na medida certa, sem que ela precise aumentar o óleo para se proteger.

A boa notícia é que, hoje em dia, já existem tônicos que, além de combater a oleosidade, ainda garantem a hidratação correta para a pele oleosa. Algumas versões, indicadas para peles acneicas, atuam também como cicatrizantes e antissépticos.

Quais as vantagens e desvantagens de usar tônico na pele oleosa?

Como vimos, o tônico facial ajuda a normalizar o pH da pele oleosa, além de eliminar os resíduos que o sabonete não conseguiu retirar, como os de maquiagem e do filtro solar.

Assim, com a higienização feita com o tônico, os poros da pele ficam desobstruídos, evitando o risco de infecção, de cravos e de espinhas.

No entanto, é preciso atenção para escolher a composição ideal para o seu tipo de pele. Afinal, ainda que a pele oleosa tenha características básicas, cada pessoa terá sintomas e condições diferentes.

Por exemplo, se você tem pele oleosa e com acne, é preciso que o tônico tenha também ativos cicatrizantes. Já se a sua pele é sensível, é fundamental evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula.

O fato é que, se você usar um tônico que não é indicado para a sua pele, pode ocorrer o efeito contrário ao desejado.

Além disso, o uso excessivo de tônico pode ressecar e, por consequência, aumentar a produção de sebo por parte do organismo.

Veja a seguir a tabela que mostra os prós e os contras do tônico para pele oleosa:

Vantagens
  • Limpa a pele profundamente
  • Elimina as toxinas e resíduos
  • Prepara a pele para receber hidratação
  • Devolve o pH natural da pele
  • Suaviza, acalma e refresca
  • Fecha os poros abertos
  • Combate a oleosidade e acnes
  • Existe um tipo para cada necessidade e objetivo
Desvantagens
  • Em excesso pode ressecar e provocar efeito rebote
  • A fórmula inadequada pode piorar o sintomas na pele

Qual a diferença entre o tônico adstringente e os outros?

A pele respira pelos poros e quando eles entopem ocorre o aumento da oleosidade e o surgimento de cravos e espinhas. É então que o tônico entra em ação.

Mas existem vários tipos de tônicos, que são desenvolvidos para os diferentes tipos de pele. Por exemplo, uma pele seca demais, precisa de maior hidratação. Enquanto que a oleosa, requer substâncias que regulem a produção de sebo. Veja o quadro a seguir:

Tipo de pele Tipo de tônico
Seca Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidante
Mista Com substâncias que controlam a oleosidade e ativos hidratantes
Oleosa Com ativos adstringentes
Acneica Com substâncias antissépticas
Sensível Com ativos calmantes e sem álcool

Assim, o melhor tônico para pele oleosa é adstringente. Esse tipo de tônico conta com ingredientes capazes de controlar a produção de sebo, desobstruir os poros e cicatrizar acnes.

Com relação às loções tônicas comuns, a adstringente é, de fato, mais agressiva à pele. Ainda assim, como veremos em Critérios de Compra, é possível escolher um produto adstringente, mas com ingredientes mais suaves.

Confira abaixo um resumo das principais diferenças entre o tônico adstringente e o tradicional:

  • Loção tônica: Limpa e elimina as impurezas e resto de maquiagem da pele, além de restaurar o pH da epiderme e fortalecer o tônus da pele;
  • Loção adstringente: Além de fazer tudo que o tônico comum faz, o adstringente também fecha os poros e controla a oleosidade excessiva.

Pele oleosa e sensível: Qual o melhor tônico?

Como vimos, peles sensíveis são uma categoria à parte já que algumas substâncias presente nos cosméticos podem agredi-la com mais facilidade.

Por isso, se você tem pele oleosa e sensível, o mais recomendado é evitar produtos que sejam muito adstringentes e contenham álcool em sua composição.

Nesse caso, ainda que seja possível encontrar um tônico para pele oleosa e sensível, a maior parte dos dermatologistas indica que o melhor é trocar o tônico pela água micelar.

Essa última é um produto mais leve, que limpa e tonifica sem deixar o rosto oleoso.

Melhor tônico para pele oleosa: Quanto custa e onde comprar?

Não é difícil encontrar o melhor tônico para pele oleosa à venda. Seja em farmácias, lojas de cosméticos, de departamento ou até em supermercados como Lojas Americanas e Carrefour.

Mas para garantir praticidade na hora da compra, maior variedade de marcas e preços justos, o ideal é comprar online. Na Amazon, por exemplo, você vai encontrar opções que custam entre R$ 15 e R$ 300.

Critérios de Compra: Como avaliar o melhor tônico para pele oleosa

Vimos que o melhor tônico para pele oleosa é o adstringente. Mas, além desse aspecto, é preciso observar outros que farão a diferença no seu rosto.

Para lhe ajudar, reunimos os principais critérios que você deve analisar:

Abaixo, vamos mostrar como verificar cada um desses itens.

Ativos de limpeza

Para escolher o melhor tônico para pele oleosa é preciso conferir a lista de ingredientes da fórmula. Entre as substâncias, você deve avaliar os ativos de limpeza presentes no tônico.

Com isso em mente, você vai encontrar tônicos indicados para diferentes objetivos na hora da limpeza da pele oleosa. Veja:

  • Limpeza calmante: Esse tônico possui princípios ativos como extrato de algas marinhas e aloe vera;
  • Limpeza profunda: Conta com hidroxiácido como princípio ativo e álcool;
  • Limpeza de desobstrução dos poros: Os ativos de limpeza desse tônico incluem ácido salicílico, vitamina B5; PCA de zinco, alfa bisabolol, entre outros;
  • Limpeza antisséptica, antiinflamatória e bactericida: Para tratar acnes, o tônico deve ter ativos como o óleo de melaleuca, extrato de sálvia, calêndula, ácido bórico e cânfora.

Funções extras

Além dos ativos de limpeza, verifique também outras substâncias presentes na composição do tônico para pele oleosa, que irão conferir funções adicionais ao produto. Confira:

  • Hidratante: O tônico pode ter ativos que ajudam a regular a hidratação correta da pele oleosa;
  • Antioxidante: Com ativos que combatem os radicais livres, como a vitamina C, a vitamina E e o ácido lactobiônico, o tônico atua na prevenção do envelhecimento da pele;
  • Demaquilante: Alguns tônicos são tão eficientes que removem até mesmo os vestígios da maquiagem, dispensando o uso de um demaquilante.

Substâncias agressivas

Observe também se o tônico para pele oleosa possui substâncias agressivas.

O álcool, apesar de muito utilizado nas fórmulas devido ao seu alto poder de limpeza, pode causar irritações e ressecar a derme a longo prazo.

Opte por adstringentes sem álcool e sem parabenos.

Por isso, para evitar agressões à pele, opte por adstringentes sem álcool e sem parabenos.

Isso porque os parabenos, que são substâncias conservantes, podem causar alergias e irritações.

Na dúvida, sempre escolha tônicos hipoalergênicos ou dermato/oftalmologicamente testados.

Quantidade

Compare também o tamanho das embalagens. O melhor tônico facial será aquele que terá a composição certa para a sua pele e a quantidade ideal também. Nesse quesito, você vai encontrar frascos que variam entre 120ml a 500ml.

(Fonte da imagem destacada: Erstudiostock/123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.