Imagem de dermocosméticos de vitamina C para o rosto.
Ultima atualização: 9 de setembro de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

23Horas investidas

7Estudos avaliados

85Comentários coletados

A vitamina C para o rosto ajuda a manter a pele saudável, atenuar linhas de expressão e rugas, suavizar manchas, melhorar a textura da cútis e aumentar a luminosidade, ou seja, é um item indispensável na rotina de cuidados com a pele.

Porém existem muitas dúvidas em relação à vitamina C de uso tópico. O produto é compatível com todos os tipos de pele? Como e quando aplicar a vitamina C no rosto? Quais são os benefícios deste produto? Descubra as respostas para essas e outras perguntas neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O uso regular da vitamina C no rosto proporciona inúmeros benefícios como aumento do colágeno e elastina, redução de manchas, atenuação de linhas de expressão e rugas, entre outros benefícios.
  • A vitamina C é compatível com todos os tipos de pele. No entanto, é importante escolher um produto com textura e concentração adequadas. Você encontra a vitamina C líquida, em sérum ou creme e a concentração varia de 1% a 20%.
  • A melhor forma de aproveitar os benefícios da vitamina C é utilizar o produto duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, após lavar o rosto com sabonete líquido específico para seu tipo de pele.

Você também pode gostar:

Melhor vitamina C para o rosto: Nossas recomendações

Para que você possa aproveitar todos os benefícios da vitamina C para o rosto, explicaremos como escolher o melhor dermocosmético com esse ativo. Além disso, selecionamos os melhores séruns de vitamina C do momento:

O sérum facial de vitamina C mais vendido

Compatível com todos os tipos de pele, o sérum facial de vitamina C da Tracta possui ação antioxidante, antienvelhecimento e antirrugas, além de efeito firmador e clareador. O produto é formulado com vitamina C nanoencapsulada à uma concentração de 10%. O frasco possui 30ml.

O melhor complexo de vitamina C

O complexo de vitamina C da Payot promove inúmeros benefícios para a pele como combate à oxidação, proteção contra as rugas e clareamento de manchas. Com colágeno na composição, esse produto aumenta a firmeza, hidratação e luminosidade da pele. A fórmula é hipoalergênica e livre de óleo.

O sérum de vitamina C mais concentrado

Para quem já utiliza produtos faciais com vitamina C na composição, mas deseja potencializar os efeitos dessa substância, recomendamos o sérum concentrado da Adcos. O produto oferece máxima concentração de vitamina C (20%), Ácido Ferúlico, Phloretin e Ginkgo Biloba. O produto tem efeito antioxidante e antipoluição e serve para uniformizar o tom da pele, reduzir linhas de expressão e rugas.

O melhor sérum anti-idade com vitamina C

Para prevenir o envelhecimento precoce da pele, utilize o sérum anti-idade com vitamina C da La Roche-Posay. O produto possui fórmula completa com alta concentração de vitamina C (10%), Ácido Salicílico, Neurosensine, Ácido Hialurônico e Água Termal exclusiva da marca. O frasco possui 10ml.

Guia de Compra

O envelhecimento da pele é inevitável, mas é possível retardá-lo ao aplicar vitamina C no rosto, um componente natural utilizado na fabricação de dermocosméticos.

Mas quais são os benefícios desta vitamina? Quem pode utilizar um produto com esse princípio-ativo? Como inserir um sérum de vitamina C na rotina de beleza? Descubra a resposta para essas e outras perguntas neste Guia de Compra!

Imagem de uma mulher cuidando do rosto.

A vitamina C proporciona inúmeros benefícios para a pele. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Como utilizar a vitamina C no rosto?

A maneira mais rápida e eficiente de aproveitar os benefícios da vitamina C no rosto é utilizando um dermocosmético formulado com essa substância.

Mas antes de adquirir um dermocosmético com vitamina C, analise a composição do produto, especialmente a concentração de vitamina C e a adição de outros componentes como vitamina E, Ácido Hialurônico, Ácido Salicílico, entre outros.

Também recomendamos que você consulte um dermatologista, para que o profissional possa avaliar as características da sua pele e indicar o melhor dermocosmético com vitamina C de acordo com suas necessidades.

A vitamina C é indicada para todos os tipos de pele?

A vitamina C é compatível com todos os tipos de pele: normal, seca, mista, oleosa ou madura. Quem possui pele com acne ou rosácea se beneficiará da propriedade anti-inflamatória da vitamina C.

Já quem tem a pele negra, mais propensa à hiperpigmentação, desfrutará da propriedade clareadora de manchas dessa substância.

É importante dizer que a vitamina C para o rosto não deve ser utilizada apenas na rotina de cuidados com a pele das mulheres. Os homens também podem se beneficiar dos efeitos deste produto.

Imagem de uma mulher em uma banheira com rodelas de laranja.

A vitamina C beneficia todos os tipos de pele. (Fonte: Noah Buscher/ Unsplash.com)

Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto?

A aplicação de vitamina C no rosto proporciona inúmeros benefícios para a pele, pois essa substância possui ação antioxidante, hidratante, firmadora, rejuvenescedora e clareadora. Conheça os principais benefícios do produto abaixo:

Retarda o envelhecimento precoce da pele

A vitamina C é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, moléculas que trazem diversos malefícios à pele, dentre eles o envelhecimento precoce do rosto, aparente nas linhas de expressão e rugas.

Ao utilizar vitamina C no rosto diariamente, você estimula a produção de colágeno, uma proteína fundamental para a firmeza e elasticidade da pele. Outro benefício é o aumento da hidratação, pois a vitamina C impede a perda de água presente na barreira natural da pele.

Combate as manchas

Como a vitamina C possui ação clareadora, a substância atua no tratamento de condições relacionadas à hiperpigmentação como melasma e outras manchas. Isso ocorre, porque a vitamina C inibe a produção de tirosinase, uma enzima que desregula o processo de formação da melanina.

Com isso, a vitamina C trata as manchas existentes e evita o surgimento de novas. Outro benefício da vitamina C para o rosto é que o produto consegue uniformizar o tom de pele, deixando-a radiante e luminosa. Conheça mais benefícios de utilizar um dermocosmético com vitamina C na composição na tabela abaixo:

Vantagens
  • Suaviza linhas de expressão e rugas
  • Aumenta a hidratação da pele
  • Estimula a produção de colágeno
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Auxilia no clareamento de manchas
  • Pode ser utilizado durante o dia ou noite
Desvantagens
  • Pode estimular o surgimento de acne
  • É um produto caro
  • Produto de uso contínuo

Devo aplicar vitamina C no rosto de manhã ou à noite?

Muitos dermatologistas defendem o uso da vitamina C no rosto pela manhã, pois a substância forma um escudo antioxidante que protege a pele contra a poluição e radiação solar – desde que seja utilizado com um protetor solar.

Mas não deixe de aplicar a vitamina C no rosto durante a noite, pois enquanto você dorme, a pele inicia um processo de reparação, portanto se torna mais suscetível a um tratamento rejuvenescedor como este.

Imagem de uma mulher aplicando um cosmético no rosto.

A vitamina C pode ser utilizada pela manhã ou à noite. (Fonte: Shiny Diamond/ Pexels.com)

A vitamina C para o rosto estimula a acne?

Quem tem a pele com tendência à acne deve ter cuidado ao utilizar a vitamina C no rosto, pois embora essa substância não cause cravos e espinhas, muitas pessoas relatam aumento de oleosidade e aparecimento de acne durante o tratamento.

De acordo com especialistas, o produto é tão concentrado que pode acelerar o metabolismo da pele e quando as células estão muito ativas, os cravos e espinhas podem surgir.

É importante mencionar que se você nunca usou vitamina C, sua pele precisará passar por um processo de adaptação, pois a substância pode causar reações adversas como irritação, vermelhidão, descamação e  acne.

Critérios de compra: Como encontrar a melhor vitamina C para o rosto

Que a vitamina C exerce um papel importante no cuidado com a pele do rosto você já sabe. Contudo, existem algumas características que você deve analisar antes de comprar um dermocosmético com essa vitamina:

Explicaremos cada um desses critérios de compra ao longo desta seção. Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo.

Vitamina C pura ou derivados de vitamina C

A vitamina C é uma substância difícil de estabilizar, pois oxida com facilidade. Porém existem maneiras de estabilizar essa vitamina. O encapsulamento da vitamina C impede a oxidação dessa substância. Como essa tecnologia é nova, os produtos derivados dela custam caro.

Quando a molécula de vitamina C é alterada, origina-se um derivado de vitamina C, que torna essa substância mais estável e fácil de manipular. Essa tecnologia é mais barata, assim como o custo do produto.

Imagem do rosto de uma mulher.

O uso tópico da vitamina C traz inúmeros benefícios para a pele. (Fonte: Shiny Diamond/ Pexels.com)

Dermocosmético

Você encontra diversos dermocosméticos com vitamina C na composição, como vitamina C concentrada líquida, em sérum ou a loção cremosa.

Para escolher a melhor opção, você deve analisar seu tipo de pele – normal, seca, mista, oleosa ou madura – e suas necessidades. Recomendamos que você realize uma avaliação clínica para saber qual dermocosmético é ideal para você.

Concentração de vitamina C

Outro fator que merece sua atenção no momento da compra é a concentração de vitamina C. Caso seja sua primeira vez utilizando um dermocosmético com vitamina C, sugerimos que você opte por um produto com concentração baixa, entre 1%, 5% e 10%.

Se você já utiliza a vitamina C no rosto há algum tempo e sua pele reage bem ao tratamento, você deve utilizar um dermocosmético com concentração mais alta, entre 15% e 20%.

Outros componentes do produto

Geralmente, os fabricantes acrescentam outros componentes ao dermocosmético com vitamina C, seja para aumentar a estabilidade dessa substância, potencializar o efeito antioxidante, hidratante, nutritivo ou clareador. Saiba mais na tabela abaixo:

Componente Ação esperada
Vitamina E Efeito antioxidante, renovação celular e sintetização de colágeno
Ácido Hialurônico ou Retinol Combate às linhas de expressão e rugas e estimula a hidratação da pele
Água termal Efeito calmante e suavizante
Ácido Salicílico Combate à acne
Resveratrol Melhora a síntese de colágeno, atua no rejuvesnecimento da pele e na proteção contra radiação solar ou luz azul
Ácido Ferúlico Neutraliza os radicais livres e oferece fotoproteção

Marca do produto

Procurando indicações de marcas que ofereçam os melhores produtos com vitamina C na composição? A Vichy, Roc, Adcos, La Roche-Posay, Payot e Tracta são excelentes opções.

Caso você prefira um cosmético natural, a Bioart possui uma linha rejuvenescedora com ativos 100% orgânicos e vitamina C concentrada. Quem tem a pele sensível pode gostar dos produtos da Sallve, marca brasileira que oferece cosméticos para uma rotina de beleza mais realista.

(Fonte da imagem destacada: Yva Naturals/Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.