mulher tomando vitamina na cozinha
Ultima atualização: 12 de outubro de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

80Comentários coletados

Apesar de ser o desejo de muita gente, estar magro demais pode causar desconfortos e até ser um indício de problemas de saúde. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos mostrar qual é a melhor vitamina para engordar.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A seguir, você vai descobrir quais são as causas que dificultam o ganho de peso e o quais são os hábitos que você deve adotar para reverter esse quadro.




Primeiro, o mais importante

  • Um corpo magro demais nem sempre é sinônimo de saúde. Tanto que algumas pessoas precisam buscar soluções para ganhar peso.
  • Além de adotar uma rotina de alimentação e exercícios físicos para esse fim, casos mais críticos podem precisar de vitaminas para engordar.
  • Sempre consulte um médico antes de iniciar a suplementação com qualquer tipo de vitamina ou mineral para garantir o efeito desejado.

Você também pode gostar:

Melhores vitaminas para engordar: Nossas recomendações

A melhor vitamina B12 para engordar

A vitamina B12 da Natrol vem em uma embalagem com 100 pastilhas no sabor morango. Cada tablet, que se dissolve na boca, possui 5,000 mcg da vitamina B12 e atua como complemento na melhora da saúde e no processo de aumentar a energia para engordar.

O melhor multivitamínico para engordar

O Multimax Complex da Max Titanium é um multivitamínico que contém vitaminas que podem ajudar a ganhar peso. O frasco vem com 90 cápsulas e cada uma possui 21 nutrientes, entre eles as vitaminas do complexo B, E, C e D.

A melhor opção de vitaminas para veganos

O multivitamínico Adam da Now Foods possui vitaminas A, C, D, E, K, B6, B12, entre outras. Além disso, esse suplemento é ideal para vegetarianos e veganos. A fabricante recomenda a ingestão de três cápsulas ao dia.

Guia de Compra

Para a maioria das pessoas, uma das grandes dificuldades é perder alguns quilinhos. Mas existe uma parcela da população que luta para ganhar peso. Nesse caso, é preciso identificar a causa para adotar as medidas mais saudáveis.

Entre elas, está a reposição de vitaminas para engordar. Nesse Guia de Compra vamos mostrar quando e como isso deve ocorrer.

Mulher medindo circunferência da cintura com fita métrica.

A magreza excessiva pode indicar problemas de saúde. (Fonte: Deedee86/ Pixabay.com)

Como saber se estou magro demais?

Uma forma de avaliar se o seu peso corporal está acima ou abaixo do considerado saudável é por meio do Índice de Massa Corporal (IMC).

Essa medida é feita com uma simples conta. Basta dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado. Confira a seguir, todas as medidas do ICM e o significado de cada uma:

ICM Significado
Acima de 30 Obeso
Entre 25 e 29 Sobrepeso
Entre 18 e 25 Peso normal
Entre 18 e 17 Baixo peso
Menor do que 17 Magreza excessiva e preocupante

O que causa dificuldade para engordar?

Se você não consegue engordar, é preciso investigar qual é a causa, além de diferenciar se existe dificuldade de engordar ou um quadro de emagrecimento repentino.

De todo modo, quem está abaixo do peso deve sempre procurar um médico e realizar um check-up.

De todo modo, na maioria das vezes, a principal causa que faz com que não se ganhe peso é uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.

Mas existem várias outras condições que podem causar a magreza em excesso ou a facilidade para perder peso. Entre elas, destacam-se:

  • Distúrbios alimentares, como anorexia;
  • Doenças, como diabetes, hipertireoidismo, infecções ou câncer;
  • Alimentação desbalanceada.

Agora, se está tudo bem com sua saúde e ainda assim você tem dificuldades de engordar, não adianta sair comendo tudo o que ver pela frente.

É claro que, para engordar, é preciso consumir mais calorias do que se gasta. No entanto, ingerir calorias ruins como as de doces, frituras e refrigerantes podem levar a problemas de saúde como diabetes e colesterol alto.

Como engordar de maneira saudável?

Para engordar de forma saudável é fundamental seguir uma rotina que, primeiramente, deve ser orientada e acompanhada por um médico ou nutricionista.

Isso porque o objetivo de uma dieta para ganhar peso é promover, principalmente, o ganho de massa muscular magra.

Afinal, ninguém quer engordar para acumular gordura no corpo que, além de tudo, pode ser prejudicial à saúde.

Assim, se você quer engordar com saúde é preciso aumentar o consumo de calorias boas, com alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. Veja como:

  1. Proteínas: As proteínas são fonte de energia, responsáveis pelo crescimento muscular e pela manutenção do organismo. Você vai encontrar proteínas em alimentos de origem animal, vegetal e em suplementos;
  2. Gorduras boas: Fontes de energia, as gorduras consideradas boas ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Priorize as insaturadas, presentes em alimentos como azeite, amendoim, abacate, peixes, sementes de linhaça, etc;
  3. Carboidratos certos: Evite os carboidratos processados, que são menos nutritivos. Invista nos integrais, além da quinoa e aveia;

Além de inserir esses alimentos que possuem vitaminas e nutrientes essenciais, também é fundamental que você adote uma rotina de vida mais saudável. Confira a recomendação dos especialistas:

  • Fracione as refeições: Uma boa rotina para conseguir engordar de forma saudável, vai incluir refeições a cada três horas com, pelo menos, três refeições principais ao longo do dia;
  • Pratique atividades físicas: O treino ajuda a desenvolver massa muscular e, consequentemente, gera um aumento no peso de forma saudável. Para quem quer engordar, os exercícios de força, como a musculação, são os mais indicados.

Quem deve tomar vitamina para engordar?

Se você já adota uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos e ainda assim não consegue ganhar peso, é preciso avaliar junto ao seu médico a necessidade de suplementar vitaminas e minerais.

As vitaminas que irão ajudar você a engordar serão justamente aquelas que estão faltando na sua alimentação.

Você pode consumir cápsulas de vitaminas para engordar como um complemento à alimentação saudável. No entanto, isoladamente, nenhuma vitamina irá de fato aumentar o seu peso.

Além disso, é preciso cautela ao consumir vitaminas para engordar. Já que a suplementação inadequada e excessiva poder causar sérios prejuízos a sua saúde.

foco

As vitaminas são necessárias para o funcionamento do organismo e são divididas em dois tipos:

  • Vitaminas lipossolúveis: Solúveis em gordura, elas podem ser armazenadas no organismo. Alguns exemplos são: Vitaminas A, D, E e K.
  • Vitaminas hidrossolúveis: Solúveis em líquidos, elas são absorvidas e excretadas rapidamente. São elas: Vitaminas do complexo B e C.

Qual vitamina engorda?

Nenhum vitamina, sozinha, será capaz de fazer você engordar. A utilização de vitaminas como suplemento para engordar somente deve ser adotada se houver alguma deficiência que a alimentação não consegue suprir.

No entanto, para complementar o processo de ganho de massa e engordar de maneira saudável, algumas vitaminas podem sim ser benéficas. Confira a seguir as principais:

  • Vitamina B6 e B12: Ajudam no aumento da massa muscular;
  • Vitamina C e E: Facilitam o ganho de peso.

As vitaminas do complexo B, C e E fazem com que o organismo funcione corretamente, aproveitando bem os nutrientes.

O complexo B atua no ganho de massa muscular por meio da vitamina B12, que ajuda na regeneração dos músculos e na manutenção das reservas de energia.

Mesa com vários pratos, incluindo pão integral e carne.

Uma refeição saudável pode suprir as necessidade de vitaminas para ajudar a engordar. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com )

Além disso, a B12 interfere na síntese de creatina, composto essencial para manter a massa muscular.

A vitamina E auxilia no processo de ganho de massa muscular devido ao seu excelente efeito antioxidante, capaz de proteger a musculatura da ação dos radicais livres.

Qual vitamina tomar para engordar amamentando?

Durante a amamentação, muitas mulheres buscam formas de engordar. Mas é importante analisar a causa da dificuldade de engordar.

Além disso, é importante levar em conta se está conseguindo se alimentar normalmente, se ganhou peso adequadamente duração a gestação e etc.

Durante a amamentação, o organismo utiliza mais dos nutrientes presentes no corpo.

Além disso, vale destacar que, durante a amamentação, o organismo utiliza mais dos nutrientes presentes no corpo.

Sem contar que é comum perder parte do peso ganho durante a gravidez. E vale lembrar que, durante a lactação, muitos medicamentos são proibidos.

Por isso, antes de suplementar vitamina para engordar, recomendamos que você consulte seu médico.

Quanto custa a melhor vitamina para engordar e onde comprar?

O preço de uma vitamina para engordar vai depender de vários fatores, entre eles, a fórmula e forma de consumo. De modo geral, é possível comprar uma vitamina custando entre R$ 20 e R$ 300.

Farmácias de manipulação, lojas de departamento como Magazine Luiza e Lojas Americanas, e hipermercados como o Extra, são os locais mais comuns onde você encontrará vitaminas para engordar à venda.

No entanto, recomendamos que você compre na Amazon Brasil. Ali, além de encontrar mais opções, os preços promocionais são bem interessantes e você ainda compra sem sair de casa.

Critérios de Compra: Como analisar a melhor vitamina para engordar

Depois de se consultar com seu médico ou nutricionista é hora de escolher a melhor vitamina para engordar. Para tanto, recomendamos que você compare os seguintes critérios:

A partir daqui, vamos explicar cada um desses tópicos.

Fórmula e dose

É claro que, na hora de comprar a melhor vitamina para engordar, o primeiro passo é verificar a lista de ingredientes do suplemento.

Como vimos, as vitaminas do complexo B e a vitamina E se destacam por contribuírem de forma eficaz no ganho de massa muscular.

Mas o fato é que cada fabricante de suplemento oferece uma composição e dosagens diferentes. Alguns possuem até ativos que estimulam o apetite.

Multivitamínicos

Outro fator que você deve levar em consideração na hora de escolher a vitamina para engordar é que a maioria dos suplementos são vendidos como multivitamínicos.

Ou seja, você poderá unir o desejo de ganhar peso com os benefícios de outros nutrientes que podem vir associados no suplemento.

Lembrando, porém, que algumas vitaminas podem ser prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso.

Infantil

Observe também que existem vitaminas para engordar especificamente voltadas para crianças.

O tipo mais popular de fortificante é um composto de ferro e cálcio, que funciona como estimulante de apetite.

No entanto, como a automedicação e uso de suplementos sem acompanhamento médico podem causar problemas de saúde, os cuidados com as crianças devem ser redobrados.

Forma de consumo

Verifique também qual é a melhor forma de consumir a vitamina de engordar. Dependendo do composto, é possível escolher entre a forma tradicional, em cápsulas, os tablets ou pastilhas, que possuem sabor e se dissolvem na boca, e a vitamina em forma líquida.

(Fonte da imagem destacada: LYFE Fuel/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.