Suplemento em pó em colheres medidoras com garrafa ao lado.
Ultima atualização: 20 de setembro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Muitas mulheres querem ganhar massa muscular e emagrecer, mas não sabem como. Uma das formas mais eficazes é unir a prática de exercícios físicos a uma alimentação saudável, além de inserir na sua rotina o melhor whey protein feminino.

Sim, hoje já existe o whey protein voltado especificamente para as mulheres. Nesse artigo, nós vamos mostrar o que diferencia um whey protein comum do feminino, quem pode consumi-lo e como escolher o ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O whey feminino tem, além da proteína do soro do leite, substâncias que beneficiam o organismo da mulher, como o colágeno e a elastina.
  • Por isso, o melhor whey protein feminino vai proporcionar benefícios para além da forma física da mulher.
  • Mas é fundamental que você analise e entenda bem a lista de ingredientes e a porcentagem de cada substância e nutriente para evitar efeitos indesejáveis.

Você também pode gostar:

Melhores whey proteins femininos: Nossas recomendações

O whey protein feminino com mais proteína

O Femini Whey da Max Titanium vem em um frasco de 99 gramas. Sua fórmula possui: 6,2g de carboidratos, 27g de proteínas, 2,9g de gorduras totais, além de alanina, arginina, cisteína, leucina, triptofano, vitaminas e minerais.

O melhor whey protein feminino zero açúcar

O Whey Blend Femme da Mais Nutrition tem sabor morango e vem em embalagem de 900g. Ele fornece 25g de proteína, além de 7g de carboidratos, 0 açúcar e 3,5g de gorduras totais.

O melhor whey protein feminino zero carboidrato

O Body Protein da Equaliv é um whey protein isolado com 450g. Com zero carboidratos, zero açúcar, sem glúten e sem lactose, esse suplemento possui em sua fórmula 27 gramas de proteína e 75 mg de sódio.

Guia de Compra

Muitas mulheres evitam alguns tipos de suplementos, por acharem que eles são voltados para o corpo masculino. Pensando nisso, os fabricantes investiram no whey protein feminino.

A seguir, você vai entender qual a diferença entre esse tipo de whey e os demais, quais os benefícios para a mulher, quem deve consumi-lo e quanto custa o melhor whey protein feminino.

Mulher colocando garrafa dentro da bolsa de ginástica.

O whey protein é um aliado dos treinos. (Fonte: Anna Bizon/ 123rf.com)

Qual a diferença do whey protein feminino para os demais?

Extraído do soro do leite, o whey protein é uma proteína de fácil assimilação. Além disso, esse é um suplemento rico em aminoácidos que são indispensáveis para a recuperação e o crescimento da musculatura.

Por isso, ele é tão utilizado por quem busca aumentar a massa magra durante os treinos.

A versão feminina do suplemento se difere das tradicionais por conta de sua composição nutricional.

Você sabia que as proteínas são formadas por 20 tipos de aminoácidos?

Destes 20 tipos, nove devem ser obtidos a partir dos alimentos ou suplementos alimentares, pois não são sintetizados no corpo humano.

Por isso, são chamados de aminoácidos essenciais. São eles: Histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Assim, além dos BCAAs, da arginina e da glutamina, que estão presentes no whey convencional, o whey protein para mulheres contém ingredientes com efeitos benéficos para a pele, cabelo, unhas e a saúde em geral.

Além disso, o whey protein feminino se diferencia dos demais por conter em sua composição uma maior concentração de elastina e colágeno. Tanto um quanto o outro são importantes para dar elasticidade à pele, entre outros benefícios.

O whey protein feminino engorda?

Qualquer suplemento, seja ele direcionado ao público feminino ou ao masculino, pode causar aumento de peso corporal se usado de forma errada.

Se o consumo do whey protein para mulheres for descontrolado ou tiver uma fórmula com muito carboidrato, gordura e açúcares, e não for combinado com exercícios e boa alimentação, é sim possível que o suplemento engorde.

No entanto, os melhores whey proteins femininos já são fabricados com zero carboidrato e zero açúcar.

Várias mulheres brindando com roupa de ginástica.

Se consumido em conjunto com a prática de exercícios e boa alimentação, o whey pode ajudar a emagrecer. (Fonte: Kamil Macniak/ 123rf.com)

Além disso, pelo fato de atuar no fortalecimento e crescimento da musculatura, o whey protein feminino pode, ao contrário, ajudar bastante no processo de emagrecimento.

Mas, é claro que isso só será possível se você tiver uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável constante.

Outro ponto a ser destacado é que esse tipo de suplemento, por ser hiperproteico, ajuda a controlar o apetite e aumenta a saciedade. Sem contar que o seu consumo acelera o metabolismo, o que ajuda a queimar calorias.

Quem pode e quem não pode consumir o whey protein feminino?

O whey protein feminino pode ser consumido por mulheres que se exercitam com frequência e que tenham o objetivo de definir a musculatura.

No entanto, é preciso atenção já que algumas pessoas somente devem usar esse suplemento com indicação e orientação de um nutricionista ou médico. São elas:

  • Pessoas com intolerância a proteínas;
  • Pessoas com intolerância à lactose;
  • Pessoas com doenças hepáticas e renais severas.

Como as mulheres devem tomar o whey protein feminino?

De modo geral, o whey protein feminino deve ser ingerido entre 30 minutos e uma hora após o treino. A razão é simples. É nesse período que os músculos estão mais fragilizados e precisam de ajuda para se regenerar.

Para consumir o whey protein, você pode optar por misturá-lo com frutas, leite ou água. Já para saber a dose ideal, recomendamos que você consulte um profissional especializado que vai analisar sua necessidade nutricional.

Quais são os tipos de whey protein feminino?

Os três principais tipos de whey protein têm a mesma matéria-prima, mas concentrações diferentes de proteínas, carboidratos e gorduras. Veja a seguir a diferença entre eles:

Tipo de whey protein Descrição
Whey Concentrado Possui entre 35% a 80% de proteínas
Whey Isolado Garante entre 90% a 95% de proteínas, pouco ou quase nenhum carboidrato e quantidades muito pequenas de gordura
Whey Hidrolisado É pré-digerido e tem cerca de 90% de proteínas. Ideal para quem têm alergia às proteínas do leite

Quais são os benefícios do melhor whey protein feminino?

São diversos os benefícios que o whey protein feminino oferece às mulheres. Um deles é a melhora na aparência, já que o suplemento atua no aumento da massa magra e definição muscular.

Ao mesmo tempo, se consumido na dose correta, e em conjunto com a prática de atividades físicas e dieta balanceada, o whey protein pode ajudar a mulher a perder peso.

Por conta de sua composição diferenciada, outra grande vantagem desse suplemento é que, em geral, ele possui pequenas doses de carboidratos e de gorduras. Os melhores ainda são zero açúcar.

Além disso, dependendo das substâncias presentes na fórmula, como o colágeno, o whey protein feminino pode melhorar o sistema circulatório, fortalecer unhas e cabelos, e minimizar os sintomas da TPM.

Por exemplo, a proteína da soja, muito comum em whey proteins para mulheres, é rica em isoflavonas, compostos orgânicos que ajudam a minimizar a TPM e a menopausa.

No entanto, assim como qualquer suplemento, se consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde e engordar. Por isso é tão importante ter um acompanhamento de um especialista antes de iniciar o consumo desse suplemento alimentar.

A seguir, você confere os principais benefícios, assim como as desvantagens, do whey protein feminino:

Vantagens
  • Melhora a saúde do sistema circulatório, das unhas e cabelos
  • Auxilia na TPM
  • Queima a gordura
  • Aumenta a massa muscular
  • Ajuda na recuperação muscular
Desvantagens
  • Em excesso pode ser prejudicial
  • Dependendo da fórmula pode engordar

Quanto custa o melhor whey protein feminino e onde comprar?

O whey protein feminino está à venda em lojas de suplementos, de departamentos e em algumas redes de supermercados. Alguns exemplos são: Casas Bahia, Magazine Luiza e Extra.

Comprar pela internet é cada vez mais vantajoso.

Mas o fato é que comprar pela internet é cada vez mais vantajoso.

Basta considerar a praticidade, a variedade de marcas e de preços.

Na Amazon Brasil, por exemplo, além de comprar do conforto de casa, você vai encontrar opções de whey protein feminino que custam entre R$ 30 e R$ 120.

Critérios de Compra: Como escolher o melhor whey protein feminino

Não basta apenas analisar qual é o tipo de whey. Se você quer mesmo ter os efeitos desejados no seu corpo e na sua saúde é preciso comparar outros aspectos.

Para lhe ajudar nessa etapa tão importante, separamos os principais fatores que você deve levar em conta:

A partir daqui, vamos explicar como você deve observar esses pontos.

Aminoácidos, vitaminas e minerais

Se você quer comprar o melhor whey protein é imprescindível analisar o tipo e a quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais presentes na fórmula. O ideal é sempre encontrar um equilíbrio entre eles e evitar o excesso.

Para garantir os melhores resultados, também é indispensável adquirir um suplemento de boa qualidade, com alto valor proteico e uma boa quantidade de BCAAs.

De modo geral, a quantidade de proteínas presente em um whey protein feminino gira em torno de 25 a 27 gramas.

Além disso, leia o rótulo e verifique na tabela nutricional o tipo e a quantidade de vitaminas e minerais. Esses últimos, em alguns casos, não devem ser consumidos em excesso sob risco de causar problemas de saúde.

Confira abaixo, os principais tipos de aminoácidos, vitaminas e minerais que você encontrará na composição dos melhores whey proteins femininos.

  • Aminoácidos: BCAA (Valina, Leucina, Isoleucina), glutamina, lisina, triptofano, alanina, arginina, ácido glutâmico, entre outros;
  • Vitaminas: A, C, E, D e do complexo B;
  • Minerais: Zinco, magnésio, potássio, ferro, selênio, cromo, iodo e cálcio.

Carboidrato, gordura e açúcar

Além das três substâncias acima, recomendamos que você dê bastante atenção à presença de carboidratos, gorduras e açúcares na composição do whey protein feminino.

Como vimos, o excesso desses elementos pode gerar efeitos contrários aos que você busca, como o aumento de peso e até mesmo problemas de saúde. Vale ressaltar, no entanto, que existem opções com zero carboidrato e zero açúcar.

Diferenciais

Como vimos, a fórmula do whey protein feminino é diferenciada porque inclui elementos que atuam de forma benéfica na saúde da mulher como um todo.

Por isso, observe também quais são os diferenciais presentes na lista de ingredientes do suplemento. Entre eles, os mais interessantes e vantajosos para as mulheres são:

  • Colágeno;
  • Elastina;
  • Proteína isolada da soja;
  • Óleo de semente de uva.

Segurança

Não deixe de levar em conta também a segurança do suplemento que você pretende consumir.

Hoje em dia existem diversas marcas. Mas, para garantir que estará ingerindo o melhor whey protein, é necessário que ele seja autorizado pela Anvisa, agência reguladora que fiscaliza produtos, entre eles os suplementos alimentares.

(Fonte da imagem destacada: lecic / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas