Imagem mostra uma faca especial ao lado de uma peça de carne.
Ultima atualização: 3 de setembro de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

87Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Churrasco é uma das maiores tradições do Brasil e muitas pessoas gostam de fazê-lo com perfeição. Se você se encaixa nesse grupo, chegou a um artigo que tem muito a te ajudar: Vamos te ensinar como escolher as melhores facas para churrasco!

Não basta usar qualquer faca durante um churrasco. É preciso conhecer exatamente qual tipo é recomendado para cada carne ou alimento. Só assim, todo o sabor é aproveitado e o processo se torna muito mais ágil. Fique conosco para tirar todas as suas dúvidas e se tornar um especialista no assunto.




Primeiro, o mais importante

  • Para fazer um churrasco completo com muita qualidade, é ideal ter um conjunto de facas capaz de preparar variados tipos de alimentos.
  • Existem vários materiais de lâminas e cabos de facas para churrasco. Você pode escolher os que mais gosta, mas sempre saiba que o aço inox é o mais resistente.
  • A faca do chef é a mais importante para um churrasco e deve estar presente em todos os kits. Sua versatilidade ajuda no preparo de carnes diversas.

Você também pode gostar:

As melhores facas para churrasco: Nossa opinião

Kits de facas que prometem transformar o nível de seus churrascos são anunciados o tempo todo. Para que você saiba no que confiar, preparamos uma seleção de modelos realmente especiais!

Um kit completo de facas para churrasco

A Tramontina é uma das marcas mais consagradas quando o assunto é cutelaria. Se você busca por um kit completo de facas para churrasco, pode sempre recorrer a ela. Esse é um modelo de excepcional qualidade com quinze peças variadas em lâminas de aço inox e cabos de madeira.

O melhor custo-benefício

Churrasqueiros experientes que não querem gastar muito podem recorrer a esse kit da Fackelmann. São seis facas de diferentes tamanhos e cortes e um suporte que facilita no momento do armazenamento. Com elas, é possível aproveitar o melhor de cada uma das carnes usadas em um churrasco!

Para quem busca apenas uma faca unitária

As facas da Gaúcha são de qualidade realmente especiais. Esse é um modelo próprio para carnes e churrascos, fabricado em aço carbono e com um cabo de madeira oitavado. Também conta com uma bainha que facilita o seu armazenamento. Com materiais nobres, apresenta boa durabilidade e eficiência.

Guia de compra

Se você chegou até o nosso artigo, com certeza deseja entender mais sobre as melhores facas para churrasco. O guia de compra é o setor ideal para isso!

A seguir, responderemos algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto.

Imagem mostra um homem usando uma faca para cortar um pedaço de carne.

Facas ideais tornam o corte de carne muito mais simples. (Fonte: WikimediaImages / Pixabay.com)

O que diferencia facas para churrasco de facas comuns?

As facas comuns, que usamos no dia a dia no preparo de refeições e enquanto comemos, costumam nos ajudar muito. Porém, elas têm uma característica mais genérica e servem para todo tipo de alimento sem realmente se destacarem em nenhum.

É por isso que profissionais da área de gastronomia usam facas especiais para cada classe de alimento. Os cortes de carnes, peixes e legumes, por exemplo, pedem por tipos diferentes de lâminas e por superfícies de tamanhos variados.

Quando falamos em um churrasco, você precisa ter facas que são especiais para cortar os alimentos que são mais comuns nesses eventos. É por isso que peças como cutelo ou facas de desossar são indispensáveis e que modelos mais indicados para carnes precisam estar sempre presentes.

Não é que você não deve abandonar as facas do seu dia a dia quando faz um churrasco, mas elas apenas não são tão preparadas para lidar com alimentos e situações do evento como as desenhadas com esse propósito específico.

foco

Você sabia que a ideia de criar facas diferentes para cada alimento surgiu na França, ainda na Idade Média? E foi justamente a carne que motivou essa distinção inicial!

Quais as vantagens de ter facas especiais para churrasco?

Se você possui as facas ideais para cada alimento e para cada processo, como cortar, desossar e destrinchar, a tendência é que o churrasco aconteça com muito mais agilidade, já que o tempo de trabalho será consideravelmente reduzido.

O uso correto das facas também permite que você aproveite mais cada alimento. Ao usar o instrumento correto para desossar um frango, por exemplo, não há absolutamente nenhum tipo de desperdício. Os talheres comuns não possuem a mesma eficiência, nem capacidade.

Facas para churrasco costumam ser vendidas em kits de alto nível e são produzidas para quem realmente se importa com ter produtos de qualidade. Por isso, são muito duráveis e fabricadas em materiais que representam o que há de melhor no mercado.

O único senão é que elas representam um custo extra que muitas pessoas podem não estar dispostas a pagar.

Veja a seguir nossa tabela sobre as vantagens das boas facas para churrasco:

Vantagens
  • Agilizam muito o churrasco
  • Permitem que os alimentos sejam totalmente aproveitados
  • Possuem excelente durabilidade
  • É possível impressionar amigos e familiares com facas de alto nível
Desvantagens
  • Costumam custar bem mais caro que facas comuns

Quais tipos de facas são indispensáveis em um churrasco?

Afinal, quais facas não podem faltar no seu churrasco? Nós preparamos uma lista com as mais essenciais!

  • Faca do chef: É a preferida dos churrasqueiros! É ideal para perfurar e cortar carnes, tirar postas de peixes, serve também para legumes e se destaca pela incrível versatilidade. Fica sempre à mão de quem cuida do churrasco!
  • Cutelo: Se você usa peças grandes de carne no churrasco, possivelmente vai precisar quebrar ossos. É aí que entra o cutelo, um item sempre necessário para churrasqueiros.
  • Faca de desossar: Para separar com precisão carnes de ossos quando o assunto é bovinos, suínos e aves, a faca de desossar é necessária. Ela tem ponta fina e arredondada e deve estar sempre afiada.
  • Faca trinchante: Com serra, ela é ideal para as carnes mais fibrosas e para os peixes. Se há dificuldades para lidar com os alimentos grossos, a faca trinchante é necessária!

É bom também ter facas comuns à mão, principalmente se você gosta de também assar vegetais ou pães junto com as carnes!

Quais os materiais de lâminas de facas para churrasco?

Você vai perceber ao procurar por facas para churrasco que existem alguns materiais diferentes usados nas lâminas. Quais são os melhores?

O aço inox é o mais famoso desses materiais. Como trabalhos na cozinha (e na churrasqueira) envolvem sempre água e outros líquidos, sua resistência à oxidação se destaca. Assim, a durabilidade é enorme.

A principal concorrência ao aço inox é o aço carbono. Existe uma vantagem e uma desvantagem desse material: Ele é mais duro, o que permite cortes em superfícies que oferecem maior resistência e até uma agilidade maior no trabalho. Porém, não tem tanta resistência contra a oxidação.

Também vem sendo muito usado o aço damasco, principalmente em modelos artesanais. Ele oferece uma precisão de corte excepcional e é bastante durável, mas tem um custo consideravelmente elevado.

Se você busca por produtos mais de nicho, encontrará boas opções de facas com lâminas de cerâmica e de bambu.

Comparamos os três materiais principais em uma tabela:

Aço inox Aço carbono Aço damasco
Durabilidade Muito alta Média Alta
Corte Dureza e precisão medianas Alta dureza, média precisão Média dureza, alta precisão
Custo Baixo Médio Alto

Como saber qual faca usar em cada situação?

Comprou um kit de facas para churrasco e está confuso sobre qual peça serve para cada situação? Não se preocupe! Rapidamente, será possível aprender a lidar com seus novos utensílios.

O corte da maior parte dos alimentos pede por uma faca do chef.

O primeiro passo é saber identificar cada tipo de faca. O cutelo tem uma lâmina larga e alta, bastante diferente das demais. Modelos para desossar são muito finos e pontudos. Os para destrinchar, por sua vez, possuem serra.

A partir daí, o processo se torna intuitivo: O corte da maior parte dos alimentos pede pela faca do chef, que tem um formato mais tradicional. E quando atividades específicas como quebra de ossos ou desossa forem necessários, é só identificar e pegar o utensílio específico.

Quanto custa e onde comprar boas facas para churrasco?

Facas para churrasco são vendidas de forma unitária ou em kits. No primeiro caso, costumam ser mais artesanais. Você encontrará enormes variações de preço: Há ótimos utensílios que, por serem vendidos em conjunto, tem preço individual de cerca de R$ 10, enquanto outros chegam a R$ 100.

Supermercados, hipermercados, lojas de artigos para casa e cozinha e para churrasco vendem boas opções de facas para churrasco. A compra pela internet, principalmente pela Amazon brasileira, também é uma excelente ideia. Confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha das melhores facas para churrasco

Ainda em dúvida sobre quais modelos de facas para churrasco comprar? Selecionamos quatro critérios que podem te ajudar bastante:

Abaixo, trazemos mais informações sobre cada um!

Peças individuais ou kit

Colecionadores ou churrasqueiros experientes podem preferir comprar facas unitárias de acordo com suas preferências, tendo assim um kit personalizado. Outro motivo para preferir um utensílio individual é caso algum que você usa esteja danificado.

Para quem está começando ou quer apenas comprar boas facas, optar pelo kit é a melhor opção. Assim, você terá facas capazes de realizar todos cortes necessários em um churrasco e poderá comprá-las com um custo-benefício melhor, já que em conjuntos os preços acabam sendo reduzidos.

Imagem mostra uma carne em uma tábua ao lado de uma faca especial para churrasco.

Ótimos churrasqueiros preferem sempre facas de alto nível! (Fonte: Goumbik / Pixabay.com)

Cabo

Outra escolha de material que aparece no momento de comprar facas diz respeito aos cabos. As principais opções disponíveis no mercado são madeira e aço inox.

Os cabos de madeira são mais leves e fáceis de manusear.

Cabos de madeira tornam as facas mais leves e fáceis de manusear. Se você procura por um utensílio que pode amplificar as suas habilidades no momento do corte, é exatamente esse o material que deve escolher.

O aço inox, apesar de mais pesado, traz a sua vantagem de sempre: Não oxida, e portanto é muito mais durável. Ainda mais quando comparado com a madeira, um material que não costuma apresentar grande resistência à água.

Durabilidade

Se você investiu dinheiro em um bom kit de facas para churrasco, certamente quer que a durabilidade seja alta. Para tê-lo te ajudando a ser um ótimo churrasqueiro por um bom tempo, precisa prestar atenção em algumas questões.

Atente-se à marca: Fabricantes conhecidas produzem facas de maior qualidade e que costumam durar mais. Outra possibilidade é optar pelas artesanais. E, em questões de material, o aço inox sempre é o mais resistente por suas propriedades contra a oxidação.

Ergonomia

Quem corta muitas carnes ou passa um longo tempo fazendo churrasco sabe que é preciso contar com um conforto no momento de fazê-lo. Por isso, o ideal é procurar por facas ergonômicas e com bom encaixe nas mãos.

Mais uma vez, o ideal aqui é procurar ou por marcas conhecidas, ou por modelos artesanais. Também veja se o modelo escolhido cita algo especial sobre ergonomia em sua descrição. Quanto mais conforto, mais fácil e prazeroso será o seu trabalho!

(Fonte da imagem destacada: moiranazzari / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.