Imagem mostra uma cena do filme "Se Beber, não Case"
Ultima atualização: 27 de junho de 2020

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Todos nós sabemos que rir é o melhor remédio. Trazer alegria para as nossas vidas melhora tanto o corpo, como a mente. O cinema pode ser uma ótima opção para alcançar a felicidade. Por isso, preparamos um artigo sobre os melhores filmes de comédia!

Nas próximas linhas, vamos conhecer um pouco mais sobre esse gênero que tem raízes em outras artes e sempre acompanhou o cinema em todos os países e épocas. Além de falarmos sobre grandes filmes, também traremos algumas curiosidades para te ajudar a escolher a que assistir!




Primeiro, o mais importante

  • A comédia é um dos gêneros mais antigos do cinema e sempre produziu excelentes exemplares em várias épocas e países.
  • Existem vários tipos de comédias. Eles podem agradar a todos os tipos de pessoas, seja quem busca roteiros complexos, seja quem apenas quer esvaziar a mente e rir.
  • Muitos dos grandes nomes da história do cinema já fizeram comédias. Se você procura completar a obra de seus diretores preferidos, com certeza passará pelo gênero!

Você também pode gostar:

Os melhores filmes de comédia: Nossas recomendações

Com muito estudo e dedicação, preparamos uma lista muito completa e versátil, capaz de agradar a todos os gostos. Afinal, queremos que todos os nossos leitores se divirtam com a magia do cinema!

EuroTrip – Passaporte para a Confusão (2004)

Lançado em 2004, “EuroTrip” rapidamente se transformou em um queridinho dos fãs de comédia. A trama que acompanha um grupo de amigos viajando pela Europa e se colocando em muitas confusões tem potencial para gerar muitas gargalhadas.

É uma comédia bastante escrachada, cheia de cenas de sexo e com uso de drogas, portanto inapropriada para crianças e pré-adolescentes. Porém, os mais crescidos que estão em busca de rir de situações absurdas sem pensar muito têm em “EuroTrip” uma excelente pedida.

Está disponível nos serviços de streaming da Netflix e Amazon Prime, além de poder ser facilmente encontrado à venda em mídias físicas.

Imagem mostra uma cena do filme "EuroTrip - Passaporte para a Confusão".

“EuroTrip” é uma das comédias mais bem-sucedidas do século XXI. (Fonte: Divulgação/ themoviedb.org)

Se Beber, não Case (2009)

“Se Beber, não Case” marcou época com a sua trama extremamente criativa sobre um grupo de amigos que se esquece completamente do que fez na noite anterior em Las Vegas e precisa lidar com todos os problemas causados enquanto estavam dopados.

Dirigido por Todd Phillips, que mais tarde faria sucesso com “Coringa”, o filme garante duas horas de alegria e diversão tanto para quem nunca viu, como para quem já o conhece.

Você pode adquirir mídia física dessa grande comédia com facilidade ou assisti-lo em serviços de streaming como Looke e HBO Go.

Superbad – É Hoje! (2007)

O roteiro sobre amigos que tentam perder a virgindade na última noite do ensino médio é um dos mais repetidos em comédias norte-americanas. Mas nenhum filme teve tanto sucesso nisso quanto “Superbad’, que é até mesmo visto com bons olhos pela crítica.

O carisma da dupla formada por Jonah Hill e Michael Cera e a participação histórica de Christopher Mintz-Plasse como McLovin, um dos grandes personagens da história recente das comédias, fazem de “Superbad” não só engraçado, mas também cheio de coração.

Você pode assistir a “Superbad” na Netflix e na Amazon Prime Video ou encontrá-lo em mídia física.

Fora de Série (2019)

E se houvesse uma versão feminina de “Superbad”? É exatamente o que a diretora e atriz Olivia Wilde pensou para fazer “Fora de Série”, também engraçadíssima comédia lançada no ano de 2019.

“Fora de Série” troca o foco de dois homens querendo aproveitar o fim do ensino médio para duas mulheres. Além de manter todas as situações típicas de comédias adolescentes, o filme ainda traz mensagens de empoderamento e representatividade.

O filme está disponível tanto no serviço de streaming do Looke, como em mídia física.

Era uma Vez… em Hollywood (2019)

Quer uma comédia não tão escrachada, mas cheia de nuances? Um fundo histórico verdadeiro e uma direção realmente especial, feita por um mestre do cinema como Quentin Tarantino? Então você pode procurar por “Era uma Vez… em Hollywood”!

Misturando a história real do assassinato da atriz Sharon Tate, que aconteceu na década de 1960, com ficção, Tarantino usa um enorme elenco, com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie e mais para contar a sua história complexa e criativa.

“Era uma Vez… em Hollywood” ganhou dois Oscars e está disponível no Looke, Google Play e em mídia física!

Até que a Sorte nos Separe (2012)

O que você quer é prestigiar o cinema nacional? Então nós podemos te recomendar um dos maiores sucessos de público da história do Brasil: “Até que a Sorte nos Separe” tem o comediante Leandro Hassum em ótimo momento.

Apesar de também ser rejeitado pela crítica, “Até que a Sorte nos Separe” se encaixa no grupo das comédias que emendam uma piada na outra e que não respeitam nenhum tipo de limite. É ideal para quem quer gargalhar por um tempo e esquecer da vida.

Você pode assistir a “Até que a Sorte nos Separe” na Netflix ou em mídia física.

Tempos Modernos (1936)

Um dos ícones da comédia no cinema é Charlie Chaplin. Esse grande ator e diretor realizou muitas cenas memoráveis, que são marcadas no imaginário coletivo e causam risadas em todos os tipos de pessoas.

Chaplin criou algumas de suas cenas mais geniais em “Tempos Modernos”.

Em “Tempos Modernos”, Chaplin criou algumas de suas cenas e piadas mais geniais. Como o nome do filme diz, ele fala sobre um mundo em transição e as dificuldades de adaptação para uma nova realidade.

Se você é fã de Chaplin ou se deseja conhecer mais o seu trabalho, pode encontrar “Tempos Modernos” no Looke, Telecine Play e em mídia física.

Imagem mostra uma cena de "Tempos Modernos"

“Tempos Modernos” tem algumas das cenas mais icônicas do cinema. (Fonte: Divulgação/ themoviedb.org)

Ser ou não Ser (1942)

Uma das comédias mais geniais da história do cinema é “Ser ou não Ser”, de 1942, que satiriza o nazismo mesmo em tempos que ele ainda tinha enorme força. O diretor Ernst Lubitsch influenciou gerações e gerações de futuros cineastas com essa grande obra.

“Ser ou não Ser” é uma comédia inteligente que puxa para o lado da sátira, mas está longe de ser apenas isso. Ela também permite uma sucessão interminável de gargalhadas, principalmente pelo quão engenhosa sua trama é.

O serviço de streaming do Cine Belas Artes oferece “Ser ou não Ser, mas também existe a opção de adquirir uma mídia física.

Feios, Sujos e Malvados (1976)

Quer ampliar seus horizontes além do cinema norte-americano e adentrar um mundo cheio de clássicos europeus? Então uma comédia imperdível é “Feios, Sujos e Malvados”, do grande mestre italiano Ettore Scola.

Esse é um filme extremamente italiano, com todas as características que marcam no imaginário popular o povo da velha bota. É óbvio, então, que existe muita confusão. Só que além disso, a qualidade do roteiro e da direção também impressionam.

O Looke e o Google Play oferecem “Feios, Sujos e Malvados”, que você encontra também em mídia física.

Imagem mostra uma cena de "Feios, Sujos e Malvados".

A Itália é muito bem retratada em “Feios, Sujos e Malvados”. (Fonte: divulgação/ themoviedb.org)

Critérios de escolha: Como decidir a qual filme assistir

Depois de todas essas ótimas opções de filmes para assistir, ainda tem dúvidas? Tudo bem, não se preocupe! Vamos discutir agora alguns critérios importantes para que você faça sua escolha:

Fique atento nos próximos parágrafos para saber mais sobre eles!

Estilo de comédia

A comédia é um dos gêneros que mais tem exemplares no cinema. Muitas são lançadas a cada ano. Porém, as diferenças entre uma e outra existem pelo fato principal de que também são vários os sub-gêneros.

Podemos citar, por exemplo, a comédia dramática, que mistura momentos engraçados em tramas normalmente tensas e cheios de momentos difíceis. E, claro, as famosas comédias românticas, nas quais um relacionamento amoroso está no centro de tudo.

Em termos mais técnicos, podemos citar a comédia pastelão, tradicional nos primórdios do cinema, principalmente em filmes de astros como Charlie Chaplin e Buster Keaton e é caracterizada pelo riso fácil, e a sátira, que pega uma situação ou outra obra para transformá-la em motivo de gracejos, sempre com claras referências.

Qual o seu tipo preferido de comédia? Preparamos uma tabela para te ajudar!

Comédia dramática Comédia romântica Comédia pastelão Sátira
Característica principal A comédia se alia a situações dramáticas ou difíceis A comédia está ligada a um relacionamento amoroso Busca sempre o riso fácil e situações absurdas Transforma uma situação ou obra em pessoa
Indicada para Quem deseja ter uma experiência mais complexa, além das risadas Pessoas que querem se divertir com um produto romântico Quem quer apenas dar muita risada, mesmo que as piadas sejam óbvias Aqueles que já conhecem o motivo da sátira e têm interesse na versão cômica

Diretor

Você é o tipo de pessoa que se interessa pelo diretor de um filme? Se sim, saiba que muitos grandes gênios do cinema tiveram ótimas inserções na comédia, e alguns deles inclusive foram caracterizados principalmente pelos seus trabalhos no gênero.

Nos filmes citados nesse artigo, temos o grande Quentin Tarantino (“Era uma Vez… em Hollywood”), um dos cineastas mais conhecidos, mas também Charlie Chaplin (“Tempos Modernos”), que sempre esteve na comédia em sua carreira.

François TruffautCineasta e crítico francês

“Se você me disser que um filme de Lubitsch tem uma tomada desnecessária, eu te chamarei de mentiroso”

Ernst Lubitsch (“Ser ou não Ser”) e Ettore Scola (“Feios, Sujos e Malvados) são dois diretores favoritos dos críticos, e Todd Phillips (“Se Beber, não Case”) recentemente fez sucesso com “Coringa”.

Estrelas

Existem vários atores que construíram uma carreira na comédia. Dos nomes atuais, podemos citar Adam Sandler, Eddie Murphy, Jim Carrey e Melissa McCarthy. E, claro, há os clássicos, como Charlie Chaplin e Buster Keaton.

Se você deseja assistir a uma comédia pela qualidade do elenco, opções não faltam. É possível se render ao talento de Chaplin em “Tempos Modernos”, ver o combo Leonardo DiCaprio e Brad Pitt em “Era uma Vez… em Hollywood” ou curtir o carisma de Jonah Hill e Michael Cera em “Superbad – É Hoje”.

Época

A comédia mudou muito durante a história do cinema. No início, prezava pela simplicidade, principalmente com gestos e exageros. Era o cinema mudo. Depois, passou a ser mais racional e complexa, desfilando o talento de ótimos diretores e roteiristas.

Nos tempos mais recentes, voltou a ser escrachada, dando espaço para adolescentes que buscam por sexo ou drogas, na maioria das vezes se colocando em confusões. Então, se você procura por uma boa comédia, pode também pensar na época que deseja. Os fãs de filmes antigos podem se deliciar com o gênero!

foco

Você sabia que a comédia foi um dos primeiros gêneros desenvolvidos no cinema? A herança teatral teve grande importância nisso. Inventores da sétima arte, os Irmãos Lumière produziram “O Regador Regado” em 1896 já usando características que seriam marcantes até hoje.

Recomendação por idade

Vai assistir a uma comédia com crianças ou adolescentes? Então tome cuidado e preste atenção nas recomendações de idade! O gênero é um dos campeões em filmes impróprios, uma vez que costuma ter muitas cenas de sexo e variados palavrões.

Também é possível que existam cenas de violência, como no caso de “Era uma Vez… em Hollywood”, ou consumo de drogas. De toda forma, sempre há a classificação indicativa que é capaz de orientar pais e demais tutores com precisão!

(Fonte da imagem destacada: Divulgação / themoviedb.org)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.