Imagem mostra uma cena do filme "Até o Último Homem"
Ultima atualização: 5 de junho de 2020

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre os melhores filmes de guerra na Netflix. Se você é um grande apreciador desse gênero, chegou ao lugar certo! A plataforma de streaming disponibiliza várias obras premiadas, com grandes atores e até mesmo alguns clássicos.

Os filmes de guerra são produzidos desde os princípios do cinema. Não à toa, o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme de todos os tempos, “Asas”, é justamente um representante do gênero. Faça sua pipoca e prepare a Netflix: Vamos te apresentar algumas obras imperdíveis para assistir no computador, televisão ou celular!




Primeiro, o mais importante

  • Há no catálogo da Netflix filmes de guerra premiados e reconhecidos como alguns dos melhores do gênero.
  • Você pode encontrar ótimas opções tanto se prefere filmes mais focados na ação e na aventura, como se gosta mais de diálogos e desenvolvimento de personagens.
  • Muitos atores consagrados, como Brad Pitt e Tom Cruise, estão nos filmes de guerra disponíveis na Netflix.

Você também pode gostar:

Os melhores filmes de guerra na Netflix: Nossas recomendações

O catálogo de filmes de guerra da Netflix é bastante recheado. Preparamos uma lista de recomendações capaz de agradar a quem deseja conhecer história, apreciar qualidade cinematográfica ou apenas se divertir com ação e tiroteios!

Até o Último Homem (2016)

Dirigido por Mel Gibson, de “Coração Valente” e “A Paixão de Cristo”, “Até o Último Homem” encontrou grande sucesso tanto com o público, quanto com a crítica: Conseguiu arrecadar quase 200 milhões de dólares nas bilheterias do mundo e venceu dois Oscars (também foi indicado a outros quatro).

Ótimo tanto para quem gosta do aspecto visual de um filme de guerra quanto para quem prefere uma trama mais bem desenvolvida, o filme conta a história de Desmond Doss, um médico pacifista que mesmo presente nas batalhas da Segunda Guerra Mundial se recusou a disparar um único tiro.

A mensagem pacifista se junta à qualidade cinematográfica para fazer desse filme uma ótima escolha.

Soldado Anônimo (2005)

Em 2019, “1917” fez um grande sucesso e foi um dos filmes mais cotados para o Oscar de Melhor Filme. Mas essa não foi a primeira incursão do diretor Sam Mendes no gênero guerra: Em 2005, ele lançou “Soldado Anônimo”.

Apesar de não ser tão famoso como “1917”, “Soldado Anônimo” merece ser visto: Ambientado na Guerra do Golfo, traz como protagonista Anthony Swofford (Jake Gyllenhaal), deslocado e perdido no exército. Os horrores da guerra passam a tomar conta dessa triste narrativa.

“Soldado Anônimo” também se destaca pela mensagem pacifista e anti-guerra, que é tão natural no gênero.

Imagem mostra vários soldados reunidos em uma cena do filme "Soldado Anônimo".

Cena de "Soldado Anônimo", de Sam Mendes. (Fonte: Divulgação/ IMDB.com)

Corações de Ferro (2014)

Quer um filme menos cerebral e mais cheio de ação e aventura? “Corações de Ferro” é o que a Netflix tem para te oferecer! Com Brad Pitt e Shia LaBeouf no elenco, é uma história sobre a Segunda Guerra Mundial repleta de tiros e bombardeios.

WardaddyPersonagem de Brad Pitt em Corações de Ferro

"Ideais são pacifistas. A guerra é violenta."

Sem muito tempo para diálogo ou desenvolvimento de trama, o filme dirigido por David Ayer nos coloca junto aos soldados norte-americanos que dirigiam os tanques nos estágios finais da luta na Europa.

O ótimo elenco e a qualidade das cenas de ação ajudaram “Corações de Ferro” a faturar mais de 200 milhões nas bilheterias mundiais.

Beasts of No Nation (2015)

“Beasts of No Nation” é a escolha ideal para quem deseja se afastar um pouco das narrativas centradas nos Estados Unidos e explorar mais o planeta. Produção original da Netflix, o filme traz a história de um soldado infantil que é obrigado a participar de uma guerra civil em Gana.

Dirigido por Cory Joji Fukunaga, o filme faz um excepcional trabalho ao trazer os horrores das guerras civis que assolam tantos países africanos e fazem com que até mesmo crianças sejam usadas como bala de canhão.

O filme foi premiado no Festival de Veneza de 2015 e também foi apresentado no de Toronto.

Castelo de Areia (2017)

Quer se emocionar com uma história real e mais próxima dos nossos tempos? “Castelo de Areia” mistura guerra e drama para mostrar a trajetória de um soldado norte-americano que recebe a missão de restaurar o fornecimento de água de uma vila durante a Guerra do Iraque.

Também produção original da Netflix, “Castelo de Areia” ainda traz um atrativo adicional para os brasileiros: É dirigido por Fernando Coimbra, que já fez sucesso no nosso cinema com o ótimo “O Lobo Atrás da Porta”.

Sala de estar com tijolinhos à vista brancos com tv e home theater.

23 de março de 2020

Nascido em 4 de Julho (1989)

Prefere os clássicos? Em 1989, o conceituado diretor Oliver Stone fez “Nascido em 4 de Julho”, um marco pacifista que até hoje merece muito ser visto.

Estrelado por Tom Cruise, o filme conta a história real de um soldado que é ferido na Guerra do Vietnã e fica paraplégico. Com as dificuldades da vida de veterano, ele se torna um grande líder do ativismo contra a guerra.

“Nascido em 4 de Julho” foi extremamente premiado, levando para casa quatro Globos de Ouro (incluindo Melhor Filme – Drama) e um Oscar (Melhor Edição).

Imagem mostra Tom Cruise em uma cena de "Nascido em 4 de Julho".

Tom Cruise em "Nascido em 4 Julho". (Fonte: Divulgação/ IMDB.com)

Agonia e Glória (1980)

Ainda na fileira dos clássicos, a Netflix oferece “Agonia e Glória”, de 1980. Parte da lista de 2008 da revista Empire de melhores filmes da história, foi eleito pela Detroit Free Press como o melhor filme de guerra de todos os tempos.

"Agonia e Glória" é baseado nas próprias experiências de seu diretor.

O diretor Sam Fuller baseou o filme em suas próprias experiências durante a Segunda Guerra Mundial. Com um formato épico, a obra dá mais atenção à ação e ao combate, também deixando de lado maiores detalhes de roteiro ou desenvolvimento de trama.

É uma excelente opção para quem quer se divertir e apreciar um filme de grande qualidade técnica.

Steel Rain (2017)

Os asiáticos sabem fazer filmes de ação como ninguém. Além disso, o sucesso de “Parasita” fez com que o cinema sul-coreano fosse alçado ao topo do mundo, ganhando reconhecimento internacional.

Tudo isso é motivo para que você assista “Steel Rain”, filme sul-coreano de 2017 que traz em sua trama um confronto imaginário entre as duas Coreias. O diretor Yang Woo-Suk consegue construir um ambiente de ação de primeira linha com várias cenas espetaculares!

Três Reis (1999)

David O. Russell é hoje um diretor consagrado com indicações ao Oscar no currículo. Ainda no começo da carreira, em 1999, ele juntou um elenco de altíssima qualidade (George Clooney, Ice Cube e Mark Wahlberg) para fazer essa obra divertidíssima e com roteiro de alta qualidade.

Com o tom de comédia que marcaria a carreira de Russell, “Três Reis” fala sobre três soldados norte-americanos que buscam milhões em barras de ouro durante a Guerra do Golfo.

É a pedida ideal para quem quer um filme mais trabalhado nos personagens do que na ação!

Imagem mostra George Clooney, Ice Cube e Mark Wahlberg em cena de "Três Reis".

"Três Reis" conta com um grande elenco. (Fonte: Divulgação/ IMDB.com)

Critérios de escolha: Como decidir a que filme assistir

Ainda em dúvida sobre como escolher um filme para assistir? Então selecionamos também alguns critérios que podem te ajudar. Com eles, será possível ter um maior entendimento do que você procura!

Abaixo, você encontra mais detalhes sobre cada um deles:

Filme focado na ação ou nos personagens?

Quando você pensa em assistir a um filme de guerra, a sua preferência é pelas cenas mais intensas de ação, com foco para os deslocamentos de pessoas, tiroteios e estratégias militares, ou para um roteiro elaborado, com desenvolvimento de personagens e mensagens interessantes?

É possível encontrar na Netflix filmes de guerra para todos os gostos, e esse é um gênero que quase sempre vem acompanhado de muita qualidade técnica: Tanto visual, como som precisam ser bastante trabalhados seja o foco na ação, seja nos personagens.

Preparamos uma tabela comparando os dois tipos e citando títulos que a Netflix oferece de cada um:

Filme focado na ação Filme focado nos personagens
Estilo Muito mais tempo dedicado a cenas de ação, aventura e combate Maior foco em personagens e em diálogos
Indicado para Quem busca uma diversão mais rápida, com menos necessidade de pensamento Quem busca filmes com um conteúdo mais robusto
Exemplos na Netflix “Corações de Ferro”, “Agonia e Glória”, “Steel Rain” “Nascido em 4 de Julho”, “Beasts of No Nation”, “Três Reis”

Diretor

Para muitas pessoas, conhecer o diretor é um fator fundamental na escolha de um filme. Um nome consagrado dá uma bela melhorada na reputação de uma obra. E vários cineastas têm estilos inconfundíveis, quase sempre uma atração à parte.

Há filmes de guerra de excelentes diretores no catálogo Netflix.

A Netflix não perde tempo e oferece filmes de guerra de diretores bastante conhecidos. Mel Gibson, Sam Mendes e Oliver Stone, de “Até o Último Homem”, “Soldado Anônimo” e “Nascido em 4 de Julho”, já venceram o Oscar de Melhor Diretor, respectivamente, por “Coração Valente”, “Beleza Americana” e “Platoon”.

Assim, caso a direção seja um fator interessante para você, pode ter a certeza de encontrar filmes que não deixam a desejar no quesito.

Elenco

Brad Pitt, Tom Cruise, Jake Gyllenhaal, Ice Cube, Andrew Garfield, Jamie Foxx, Shia LaBeouf... São muitos os atores consagrados que estão em filmes de guerra disponíveis na Netflix. Para quem se importa com a qualidade das atuações e com rostos conhecidos, não há chance de decepção!

Infelizmente, filmes de guerra não costumam ter um grande foco em mulheres, o que impede a presença de atrizes consagradas. Mas tantos atores de qualidade já são garantia de um altíssimo nível de interpretação. Tom Cruise, aliás, venceu o Globo de Ouro e foi indicado ao Oscar por “Nascido em 4 de Julho”.

Prêmios

São muitas as premiações internacionais no mundo do cinema. Sem dúvidas, elas conferem uma aura especial a cada filme que tem a honra de vencê-las.

Dentre os filmes de guerra na Netflix, o destaque vai para “Nascido em 4 de Julho”, vencedor de 4 Globos de Ouro, “Beasts of No Nation”, que levou o prêmio Marcello Mastroianni no Festival de Veneza, e para “Até o Último Homem”, ganhador de dois Oscars.

foco

Você sabia que a única vez que uma mulher venceu o Oscar de Melhor Direção foi por um filme de guerra? Aconteceu com Kathryn Bigelow em 2009, por “Guerra ao Terror”.

Precisão histórica

O cinema muitas vezes toma liberdades artísticas e foge da realidade em suas obras. Eventualmente, os filmes de guerra podem ser totalmente ficcionais, como é o caso de “Steel Rain” e “Três Reis”. Mas para quem busca precisão histórica ao ver uma obra do gênero, a Netflix traz ótimas opções.

“Nascido em 4 de Julho”, “Soldado Anônimo”, “Até o Último Homem”, “Castelo de Areia” e “Agonia e Glória” são todos baseados em relatos de pessoas que participaram da guerra. Por isso, relatam de forma muito mais clara o que são os horrores de estar em combate e de sobreviver a ele.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação / IMDB.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.