Imagem de uma mulher assistindo filme e comendo pipoca.
Ultima atualização: 4 de maio de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

45Horas investidas

7Estudos avaliados

105Comentários coletados

Escrever um artigo sobre os melhores filmes nacionais é um desafio, pois o cinema brasileiro é muito rico. Além disso, não é apenas a técnica que constitui um bom filme, mas as experiências de cada pessoa ao assistir o longa metragem.

Pensando nisso, resolvemos falar sobre os melhores filmes em diferentes gêneros, desse modo, você encontrará filmes interessantes em seu gênero favorito ou se desafiará a assistir um filme em um gênero completamente diferente do que está acostumado. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • O número de mulheres assumindo o cargo de maior prestígio na produção de um filme cresceu e muitos filmes lançados nos últimos anos foram dirigidos por mulheres.
  • Você encontra opções de filmes nacionais em diferentes gêneros, principalmente drama, ação e comédia.
  • Inúmeros filmes brasileiros ganharam destaque internacional e foram indicados para premiações prestigiadas como Festival de Cannes e Oscar.

Melhores filmes nacionais: Quais assistir

O cinema nacional produz filmes excelentes em diferentes gêneros: drama, aventura, comédia, romance e até terror. O mais legal é que a maioria desses filmes podem ser assistidos em serviços de streaming, embora você ainda encontre opções em DVD e Blu-Ray. Preparamos um conteúdo imperdível sobre o assunto.

Imagem de um casal assistindo um filme.

Os filmes brasileiros são muito diversificados. (Fonte: Felipe Bustillo/ Unsplash.com)

Melhores filmes brasileiros de suspense

Iniciaremos essa lista com O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho. O filme conta a história da chegada de uma milícia a uma rua em um bairro de classe média no Recife, em que diferentes narrativas se cruzam.

Outro de Kleber Mendonça Filho é Bacurau, filme respeitado pela crítica internacional. No longa conhecemos Bacurau, um povoado que desapareceu dos mapas e começa a enfrentar estranhos acontecimentos. O filme transita entre gêneros e é muito envolvente.

Filmes brasileiros de drama que emocionam o público

Abriremos essa lista com o aclamado Central do Brasil, de Walter Salles. A narrativa é sobre Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas na central do Brasil e Josué, uma criança que fica órfã repentinamente.

O que é isso companheiro é baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, que conta a história do sequestro do embaixador norte americano Charles Elbrick por militantes políticos clandestinos contra a ditadura militar no Brasil.

Lavoura Arcaica conta a história de André, que foge de sua casa por não suportar a vida tradicional na fazenda de sua família. O filme é de Luiz Fernando Carvalho.

Outra opção é Que Horas ela Volta? da diretora Anna Muylaert. O filme narra a história de Val, uma empregada doméstica que trabalha e mora na casa de uma família rica. A suposta harmonia entre Val e a família começa a mudar quando ela recebe sua filha Jéssica, que está estudando para o vestibular.

Outros filmes que merecem sua atenção são:

  • Bicho de Sete Cabeças
  • Carandiru
  • O Homem que Copiava
  • Dois Filhos de Francisco
  • Última parada 174
  • Aquarius
  • Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
  • O Cheiro do Ralo

Melhores filmes nacionais de ação

Vamos abrir a lista com o filme brasileiro que mais recebeu indicações ao Oscar: Cidade de Deus, um filme que conduz o espectador pelos becos da comunidade Cidade de Deus, em um momento em que ocorre a ascensão do crime organizado. O filme foi dirigido por Fernando Meirelles.

Outro filme que marcou época e gerou muitas discussões interessantes foi Tropa de Elite, que narra a história de Capitão Nascimento, interpretado pelo talentoso Wagner Moura. O filme é eletrizante e tem ação durante seus quase 120 minutos.

Paulo Emílio Sales GomesCrítico de cinema
"Até o pior filme brasileiro nos diz mais do que o melhor filme estrangeiro"

Os melhores filmes brasileiros para dar risada

Um dos melhores filmes de comédia brasileiros é O Auto da Compadecida, filme que conta as desventuras de João Grilo e Chicó, no interior do estado da Paraíba na década de 1930. O filme ganhou diversos prêmios e foi sucesso de bilheteria.

Para quem gosta de filmes clássicos, recomendamos Macunaíma de 1969. O filme é baseado no romance de Mário de Andrade e conta a história de Macunaíma e suas aventuras na cidade grande, tendo vindo do interior.

Outra comédia da década de 1960 é Todas as Mulheres do Mundo, que narra a história do conquistador Paulo, que se apaixona por Maria Alice, que se apaixona pelo mulherengo.

Dona Flor e seus dois Maridos conta a história de Dona Flor, envolvida em um triângulo amoroso com um tradicional farmacêutico e um malandro. O filme teve boa recepção da crítica e do público.

Dos mais recentes, destacamos O Palhaço, que conta a trajetória de Benjamin, um palhaço em crise existencial que não sabe se deve seguir sua vida no circo ou tentar uma vida tradicional.

Imagem de uma família assistindo a um filme.

Os filmes de comédia brasileiros agradam toda a família. (Fonte: August de Richelieu/ Pexels.com)

Algum filme brasileiro já ganhou um Oscar?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood promove a premiação anual do Oscar. Embora nenhum filme brasileiro tenha ganhado uma estatueta na cerimônia que consagra os grandes sucessos do cinema internacional, diversas obras brasileiras já foram indicadas:

  • Ary Barroso por “Brazil”, como melhor canção original em 1945.
  • O pagador de promessas, como melhor filme estrangeiro em 1963.
  • Raoni como melhor documentário em 1979.
  • El Salvador: Another Vietnam, como melhor documentário em 1982
  • O Quatrilho, como melhor filme de língua estrangeira em 1996.
  • O que é isso companheiro, como melhor filme de língua estrangeira em 1998.
  • Central do Brasil, indicado a duas categorias, melhor filme estrangeiro e melhor atriz em 1999.
  • Uma história de futebol, como melhor curta-metragem em 2001.
  • Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias do Oscar em 2004, sendo melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição.
  • Carlinhos Brown e Sergio Mendes por “Rio”, como melhor canção original em 2012.
  • O Sal da Terra como melhor documentário em 2015
  • O menino e o mundo, como melhor filme de animação em 2016
  • Democracia em vertigem como melhor documentário em 2020.

Melhores filmes nacionais: Nossas recomendações

Embora alguns dos filmes mencionados estejam disponíveis em plataformas de streaming, esses filmes podem sair do catálogo a qualquer momento. Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de compra para quem deseja colecionar os títulos:

Resumo

Hoje falamos sobre os melhores filmes nacionais. Mencionamos filmes em diferentes gêneros, mas a lista é ainda maior se você considerar gêneros não citados, como os documentários.

Agora que você terminou a leitura do texto, sugerimos que prepare uma pipoca, abra uma garrafa de refrigerante e se divirta.

(Fonte da imagem destacada: JESHOOTS.COM/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas