magem de um jogo de estratégia de tabuleiro.
Ultima atualização: 12 de setembro de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Os jogos de estratégia são bastante populares. Esse tipo de jogo – que pode ser de tabuleiro ou eletrônico – estimula os jogadores a elaborar uma estratégia para derrotar os adversários e vencer a partida.

Esses jogos podem apresentar diferentes temáticas, estruturas e níveis de complexidade, ou seja, você encontra opções para crianças, adolescentes e adultos. Preparamos um artigo com todas as informações sobre o assunto!




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra jogos de estratégia de cartas, tabuleiro, celular, videogame ou computador. As partidas podem ser disputadas por dois a oito jogadores.
  • Os jogos de estratégia eletrônicos são categorizados em “estratégia por turnos” ou “estratégia em tempo real”. Embora o modo de jogar seja diferente, o objetivo do game é o mesmo.
  • Os jogos de estratégia possuem diferentes temáticas e níveis de complexidade e podem ser destinados à crianças, adolescentes e adultos.

Você também pode gostar:

Os melhores jogos de estratégia: Nossas recomendações

Vencer os oponentes com base em observação, planejamento e decisões inteligentes é a finalidade do jogo de estratégia. Preparamos uma lista com os melhores jogos de estratégia de tabuleiro.

Um jogo de estratégia baseado em cooperação

Quando quatro doenças mortais surgem no mundo, um grupo de especialistas precisa trabalhar junto para salvar a humanidade. Entre as soluções estão construir estações de tratamento, desenvolver possíveis vacinas e buscar a cura, mas é preciso agir rápido. Ganha quem encontrar a cura para essas quatro doenças primeiro. Uma partida dura em média 60 minutos e requer a participação de dois a quatro jogadores.

O melhor jogo de estratégia com temática de guerra

War é considerado um jogo de estratégia clássico. No tabuleiro, os jogadores deverão posicionar seus exércitos para disputar pelos territórios e conquistar o objetivo descrito na carta recebida no início da partida. Cada partida tem duração mínima de 120 minutos e exige a participação de três a seis jogadores. O jogo tem nível de dificuldade médio e é indicado para crianças acima de 10 anos de idade.

O melhor jogo de estratégia e mistério

Detetive é um jogo de estratégia clássico, mas nessa versão, você deve utilizar um aplicativo de smartphone para percorrer os cômodos da mansão em que aconteceu um assassinato e descobrir quem cometeu o crime – são 704 possibilidades de combinação. Cada partida dura cerca de 45 minutos e requer a participação de três a oito jogadores. O nível de dificuldade é baixo, portanto, crianças a partir de oito anos podem jogar.

O melhor jogo de estratégia para quem curte aventura

Catan é uma viagem de exploração e colonização de uma ilha. Neste jogo, é necessário desenvolver uma estratégia para construir a infraestrutura da cidade, sem destruir a natureza local. Enquanto você adquire os recursos necessários para expandir os territórios, fique atento para que seus adversários não cortem caminho por suas terras e roubem seus recursos. Cada partida dura entre 45 e 90 minutos e requer a participação de três a quatro jogadores.

Guia de Compra

A melhor maneira de passar uma tarde na companhia dos amigos é com um jogo de estratégia. Os jogos de tabuleiro são uma ótima pedida, pois reúnem de dois a oito amigos para cada partida.

Outra opção são os jogos eletrônicos, que podem ser jogados individualmente, em duplas ou grupos. Para saber mais sobre os jogos de estratégia, continue lendo este Guia de Compra!

Imagem de um casal jogando.

Os jogos de estratégia podem ser eletrônicos ou jogos de tabuleiro. (Fonte: Cottonbro/ Pexels.com)

O que é um jogo de estratégia?

Jogo de estratégia é uma categoria de jogos que exige que os competidores montem uma estratégia baseada no objetivo do jogo e nos movimentos dos adversários para derrotar os oponentes e vencer a partida.

Os jogos de estratégia podem ser eletrônicos.

Os jogos de estratégia podem ser eletrônicos ou de tabuleiro. A temática, nível de complexidade, duração das partidas e quantidade de jogadores varia de um jogo para o outro.

Quais são os benefícios dos jogos de estratégia?

Os jogos de estratégia estimulam o uso simultâneo de dois hemisférios cerebrais, desenvolvendo inúmeras capacidades como inteligência, agilidade de raciocínio, capacidade de observação, pensamento crítico e estratégico.

Esses jogos também desenvolvem a capacidade de resolução de conflitos, ajudam a formar hábitos de cooperação e competição em um nível saudável.

Ao interagir com os personagens ficcionais, narrativas complexas e cenários fantásticos, ocorre o desenvolvimento da imaginação e o uso de habilidades mentais, sensoriais, afetivas e físicas. Confira mais benefícios dos jogos de estratégia na tabela abaixo:

Vantagens
  • Jogos em diferentes níveis de complexidade
  • Compatível com pessoas em diferentes faixas etárias
  • Estimulam o cérebro
  • Jogos com dois a oito jogadores
  • Jogos de tabuleiro ou eletrônicos
  • Diferentes temáticas
Desvantagens
  • As partidas são mais longas
  • Só pode ser jogado por pelo menos dois jogadores

Quais são os tipos de jogos de estratégia?

Os jogos de estratégia podem ser divididos em duas categorias. Os jogos físicos são os jogos de cartas e de tabuleiro e os jogos eletrônicos são rodados no smartphone, tablet, computador ou videogame.

Cada jogo de estratégia de tabuleiro é único. Esse gênero de jogos abrange uma grande variedade de temas, dinâmicas e níveis de complexidade. Reúne de dois a oito jogadores para partidas com duração mínima de 45 a 120 minutos.

O computador é uma excelente plataforma para jogos de estratégia, pois o mouse e o teclado facilitam a jogabilidade e permitem total controle do avatar. O mesmo vale para o console de videogame. Os jogos de estratégia para celular são um pouco menos complexos, mas igualmente divertidos.

Quais são os diferentes segmentos de jogos de estratégia eletrônicos?

Os jogos de estratégia eletrônicos são segmentados em duas categorias: “jogo em tempo real” e “jogo em turnos”. Nos jogos em tempo real, toda a ação acontece simultaneamente, priorizando a velocidade de raciocínio dos jogadores.

No jogo de estratégia em turnos, cada jogador tem sua vez de jogar, ou seja, você terá tempo para pensar no que fazer. A cada novo turno, as circunstâncias são diferentes das do turno anterior.

Imagem de um console de videogame.

Os jogos de estratégia de computador ou videogame são bastante diferentes dos jogos de tabuleiro. (Fonte: Stas Knop/ Pexels.com)

Os jogos de estratégia são destinados a qual público?

Os jogos de estratégia são destinados para públicos em diferentes faixas etárias. Geralmente, esses jogos são projetados para crianças mais velhas, entre 8 e 10 anos de idade.

Você também encontra opções para pré-adolescentes entre 11 e 13 anos de idade, e opções para adolescentes acima de 13 anos – esses também são boas opções para noites de jogos entre adultos.

Critérios de compra: Como encontrar os melhores jogos de estratégia

A categoria de jogos de estratégia é uma das mais extensas e diversificadas. Cada jogo de estratégia, independentemente de ser jogo de tabuleiro ou de computador, possui características especiais como diferentes temáticas, dinâmicas de jogo e níveis de complexidade. Ao procurar um jogo de estratégia, recomendamos que você se oriente pelos seguintes critérios de compra:

Vamos detalhar cada um dos tópicos ao longo desta seção. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário abaixo:

Faixa etária dos jogadores

Ao analisar um jogo de estratégia, é essencial considerar a faixa etária dos jogadores e comprar um jogo compatível com a idade dos competidores.

Jogos de estratégia desenvolvidos para crianças a partir dos seis anos de idade possuem temática infantil, nível de complexidade fácil e duração de partida é inferior à uma hora.

Para adolescentes e adultos, escolha jogos de estratégia com temática complexa, que possuam regras mais difíceis e que proporcionem partidas com duração superior a uma hora.

Imagem de duas mulheres jogando.

Você encontra opções de jogos de estratégia para pessoas em diferentes faixas etárias. (Fonte: Cottonbro/ Pexels.com)

Quantidade de jogadores

Um jogo de estratégia fica muito mais interessante quando disputado por um grupo de amigos. Nesse sentido, é importante avaliar a quantidade mínima e máxima de jogadores por partida – mínimo de dois e máximo de oito jogadores.

Mas fique atento, pois jogos que exigem a participação de pelo menos quatro participantes podem ser menos versáteis se você mora sozinho, com seu parceiro ou em uma família pequena.

Temática do jogo

A variedade de temas utilizados na construção de jogos de estratégia permite que você encontre o jogo perfeito para você e seus amigos. Os mais interessantes são os jogos inspirados em livros, filmes e séries populares.

Entre as temáticas mais populares estão a conquista territorial, guerras, resolução de crimes, descoberta de mistérios, construção da infraestrutura de cidades, controle do contágio de doenças letais, entre outros.

Imagem de uma família jogando.

A temática do jogo de estratégia deve ser escolhida com cuidado. (Fonte: National Cancer Institute/ Unsplash.com)

Habilidades exigidas

Outro critério de compra que merece sua atenção é a mecânica do jogo de estratégia. Alguns jogos exigem a cooperação do trabalho em equipe, enquanto outros estimulam a rivalidade entre competidores.

O jogo de estratégia pode se basear no cumprimento de um desafio, em decifrar um enigma, confundir seus oponentes, entre outras propostas. A variedade de temas permite montar uma ampla seleção de jogos de tabuleiro ou de computador.

Complexidade e duração das partidas

Os jogos de estratégia são mais complexos do que jogos de tabuleiro ou jogos eletrônicos de outros segmentos.

Jogo de estratégia pode ser fácil, intermediário ou difícil.

As partidas são mais longas – dependendo do nível de complexidade do jogo, que pode ser fácil, intermediário ou difícil - pois os jogadores precisam definir uma estratégia, montar um plano de ação e reestruturá-lo sempre que necessário.

Nesse sentido, avalie o nível de complexidade do jogo e a duração média da partida antes de escolher o jogo de estratégia na loja. Essas informações constam na embalagem do produto.

Recursos especiais

Alguns jogos de estratégia disponibilizam o acesso a um aplicativo gratuito que pode ser usado para interagir com os avatares no tabuleiro, receber dicas ou mesmo realizar transações financeiras fictícias, tornando as partidas muito mais interessantes e dinâmicas.

Geralmente, os jogos de tabuleiro que funcionam com aplicativos de celular, são compatíveis com os sistemas Android e iOS, portanto, verifique o sistema operacional do seu celular e dos seus amigos antes de comprar o jogo.

Se você preferir o jogo de tabuleiro tradicional, alguns vêm com diferentes recursos como fichas para uso individual, cartas simples e especiais, mecanismos eletrônicos e outros recursos.

Imagem de uma ficha e dados.

Os jogos de tabuleiro podem contar com diferentes recursos especais. (Fonte: Jorge Franganillo/ Unsplash.com)

Quando mais recursos especiais oferecidos pelo jogo de estratégia, mais caro é o brinquedo. Avalie o custo-benefício do produto e escolha o que mais agradar.

(Fonte da imagem destacada: Morning Brew/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.