Imagem mostra uma mesa com diversos papeis e livros de contabilidade.
Ultima atualização: 3 de outubro de 2020

Como escolhemos

20Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

78Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Não importa se você é estudante, profissional estabelecido ou apenas um curioso visando entender mais sobre a área: Agora, está no artigo que vai te ensinar como escolher e comprar os melhores livros de contabilidade!

A contabilidade é uma ciência e, portanto, tem muitos campos que precisam ser estudados e uma extensa teoria. Você só tem a ganhar quando lê os melhores livros e conhece os melhores autores sobre o assunto. Quanto mais experiência, melhor! Fique conosco e amplie seus conhecimentos!




Primeiro, o mais importante

  • Existem excelentes livros de contabilidade tanto para iniciantes, como para estudantes ou profissionais já estabelecidos na área que precisam se atualizar.
  • A contabilidade é uma ciência muito rica e dividida em variadas áreas. Antes de adquirir um livro, você precisa saber tanto qual é o seu nível de conhecimento, quanto se o tema é adequado para o que busca.
  • É fundamental saber se o autor de um livro sobre contabilidade é gabaritado e experiente. Em uma ciência como a contabilidade, quanto mais estudo e atuação, maior o conhecimento.

Você também pode gostar:

Os melhores livros de contabilidade: Nossa opinião

Conversamos com especialistas e profissionais e buscamos múltiplas avaliações para chegar a uma pequena lista de livros de contabilidade capaz de agradar a todos os públicos. Com eles, seu nível de conhecimento tem muito a ganhar!

O melhor livro de contabilidade para iniciantes

“Contabilidade Básica”, de José Carlos Marion, já está em sua décima segunda edição. É um livro célebre por conseguir apresentar princípios básicos da contabilidade sem deixar de lado a riqueza dos conceitos. É ideal para quem está começando a estudar essa ciência, mas pode ser sempre revisitado.

Para quem busca conhecimento sobre contabilidade tributária

A riqueza de conceitos, explicações e exercícios de “Manual de Contabilidade Tributária”, de Paulo Henrique Pêgas, é enorme. O livro traz análises detalhadas sobre cada um dos impostos no Brasil, permitindo ao estudante e ao profissional um panorama único dessa área tão procurada. Disponível em papel ou ebook.

A melhor opção sobre contabilidade de custos

Outra área muito procurada é a contabilidade de custos. E ela também tem seu livro principal de referência no Brasil, “Contabilidade de Custos”, de Eliseu Martins. Totalmente adaptado para a situação e para a legislação brasileira, circula já em sua décima primeira edição com todas as informações necessárias!

Guia de compra

Imaginamos que você tenha muitas dúvidas sobre como escolher um livro de contabilidade. Afinal, são muitas as áreas e os níveis de conhecimento dessa ciência.

Mas não se preocupe: Estamos no guia de compra, onde suas dúvidas serão respondidas!

Imagem mostra uma mulher vestida de maneira formal em sentada em frente a um computador.

Profissionais de contabilidade precisam de estudo e dedicação. (Fonte: Claudio_Scott/ Pixabay.com)

Quais as finalidades dos livros de contabilidade?

Afinal, quais são os motivos para comprar um livro de contabilidade? Listamos as situações nas quais pessoas buscam por obras sobre essa ciência e quais são as áreas recomendadas correspondentes:

  • Iniciantes e curiosos: Se você quer apenas saber mais sobre contabilidade sem pretensões profissionais, o recomendado é buscar por livros com conceitos básicos e voltados para iniciantes.
  • Concurseiros: Muitos concursos públicos trazem questões sobre contabilidade e fazem com que as pessoas que os prestam buscam informações sobre a área. Nesse caso, os livros sobre as áreas requeridas são ideais.
  • Estudantes: Se você faz uma faculdade ou um curso técnico de contabilidade, precisará ler muito. É recomendado seguir bibliografias recomendadas pelos professores.
  • Profissionais estabelecidos: Conhecimento nunca é demais e atualizar o que já sabemos é sempre importante. Busque por livros recomendados e modernos sobre a sua área de atuação!

Há bons livros sobre contabilidade para iniciantes?

Estudantes e profissionais costumam ter mais facilidade para encontrar livros de qualidade por já conhecerem bem a área e os autores reconhecidos. Se você é apenas um iniciante ou curioso, porém, pode se sentir perdido.

Mas é possível ter tranquilidade: Existem excelentes livros dedicados para iniciantes. Eles explicam com paciência os conceitos básicos e fazem com que entender os princípios da contabilidade seja bem mais fácil.

“Contabilidade Básica”, de José Carlos Marion, é um ótimo exemplo de livro que ensina conceitos básicos com precisão para quem não tem tanta experiência no assunto.

Você sabia que há diferenças entre contador e contabilista? A primeira profissão se refere a quem tem ensino superior na área, enquanto a segunda diz respeito a quem fez curso técnico ou apenas trabalha com contabilidade.

Quais as vantagens de investir em bons livros de contabilidade?

Se você decide ler livros de contabilidade, precisa garantir que eles sejam de qualidade: Autores renomados, edições com boas revisões, conceitos modernos e normas aplicadas ao Brasil são fundamentais.

Ensinar uma ciência como a contabilidade requer conhecimento e didática. Se você compra um livro de um autor desconhecido ou com pouca experiência na área, pode ter seu aprendizado prejudicado por conceitos errados ou explicados sem cuidado.

Mesmo edições desatualizadas podem te trazer conceitos já não mais aplicados. Por isso, optar por livros de alto nível é algo indispensável para que o seu aprendizado aconteça da melhor maneira possível.

Veja na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens de comprar bons livros de contabilidade:

Vantagens
  • Autores de renome são mais confiáveis
  • Didática boa torna o aprendizado mais fácil
  • É preciso ter conceitos atualizados e adaptados para o Brasil
  • Bons exercícios tornam maiores as chances de aprendizado
Desvantagens
  • Preços podem ser mais altos

Como saber se determinado livro de contabilidade é ideal para mim?

É possível saber só pela capa ou pelo autor se um livro de contabilidade é o que você procura? Como ter a certeza de que ele é ideal?

Saiba sobre que área você quer aprender e qual seu nível de conhecimento.

Nossa primeira recomendação é que você saiba exatamente o que busca. “Livro de contabilidade” é algo genérico demais: Há várias áreas, como contabilidade tributária e contabilidade de custos, e vários níveis de conhecimento. Tenha noção completa do que procura.

Após saber o que busca, leia atentamente a descrição do livro, pesquise sobre o autor e entenda qual é o público-alvo da obra. Assim, você saberá se ele traz as informações que você deseja e se está alinhado com o seu atual nível de conhecimento.

É melhor optar por um livro de contabilidade, apostila ou curso?

A contabilidade é uma área que não depende só de livros para ter seu conhecimento transmitido. Há outras opções, principalmente apostilas e cursos. Qual é a melhor para você?

  • Livros: A forma mais tradicional de transmitir conhecimento. Costumam tratar com propriedade e profundidade de assuntos específicos. Algumas pessoas podem considerá-los difíceis.
  • Apostilas: Trazem conteúdos mais resumidos e explicados de maneira didática. São indicadas principalmente para concurseiros ou quem quer aprender situações específicas.
  • Cursos: Se leitura não é o seu forte, pode optar por cursos em vídeo e com predomínio de gráficos e outras demonstrações visuais. Também são mais recomendados para quem busca informações sobre áreas específicas.

Preparamos uma tabela comparativa com as três formas de aprendizado:

Livros Apostilas Cursos
Vantagens Trazem conteúdos de maneira mais aprofundada e explicada Focam em assuntos específicos com um tom mais resumido e didático Possibilitam aprendizado em vídeos, gráficos e outras formas que fogem de apenas leitura
Desvantagens Algumas pessoas podem considerar a leitura complicada demais São preparadas para nichos específicos e não têm tanta profundidade Não conseguem chegar à mesma profundidade dos livros
Recomendado para Quem aprende mais com leitura e quer profundidade nos conteúdos Quem precisa aprender rapidamente algum assunto específico Quem tem dificuldades com o aprendizado apenas com leitura

Quanto custa e onde comprar livros de contabilidade?

Os melhores livros de contabilidade podem ter preços mais altos que os de outras áreas. Exemplares conhecidos como referências em seus segmentos são encontrados normalmente por algo entre R$ 70 e R$ 120.

Livrarias são os melhores lugares para comprar bons livros de contabilidade. Você também pode fazer a sua aquisição pela internet: A Amazon brasileira traz excelentes títulos em seu acervo, bem como o Mercado Livre e a Amazon internacional.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de livros de contabilidade

Além do seu nível de conhecimento e do tema, existem mais algumas questões importantes que te ajudam a fazer a compra ideal. Selecionamos quatro:

A seguir, você encontra mais detalhes sobre cada uma!

Papel ou ebook

Você prefere ler em papel ou na tela? Ter o livro físico e transportá-lo para onde quiser ou contar com a praticidade da leitura através de meios virtuais?

Saiba que a maior parte dos livros de contabilidade está disponível não apenas na versão física, mas também na digital. Com isso, você pode com tranquilidade fazer a compra na sua mídia de preferência, usando aquilo que traz mais praticidade e satisfação para a sua vida.

Caso opte pelo livro em papel, pode também escolher a edição: Algumas editoras fazem belos trabalhos com as capas, qualidade dos materiais envolvidos na produção, fontes usadas, entre outras características importantes.

Imagem mostra um livro de contabilidade aberto sobre uma mesa.

Os livros em papel ainda são a preferência de muitas pessoas. (Fonte: stevepb/ Pixabay.com)

Autor

Uma dica indispensável para quem quer comprar um livro de contabilidade é: Procure saber mais sobre o autor antes de fazer a aquisição.

Opte por livros escritos por profissionais renomados.

Profissionais respeitados na área de contabilidade são mais recomendados. Afinal, eles têm anos de experiência e um conhecimento inestimável. Livros escritos por eles tendem a ser mais ricos. Ainda mais se tiverem também tempo trabalhado como professores, o que aumenta a didática.

Evite comprar livros de pessoas que não têm experiência na área. Uma ciência como a contabilidade precisa de conhecimento técnico para ser ensinada.

Tema

Se você já é um estudante de contabilidade, provavelmente sabe em qual área específica pretende se especializar. Se é apenas um iniciante, é possível que busque informações sobre alguma situação específica.

Não é qualquer livro que pode te ajudar. Sempre observe bem se o tema está bem alinhado com as suas necessidades: A contabilidade é uma ciência muito extensa e é impossível condensá-la toda em apenas uma obra.

Facilidade de leitura

O quanto você é familiarizado com ler? Alguns livros tendem a usar linguagens mais fáceis, permtindo uma leitura tranquila mesmo para quem não tem esse hábito muito desenvolvido, enquanto outros são bem mais complexos.

Para quem não tem muito o costume de ler, nós recomendamos que observe algumas páginas do livro antes de finalizar a compra. Poderá assim ter a certeza de que a leitura não é muito complicada!

(Fonte da imagem destacada: stevepb / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas