Imagem de livros de empreendedorismo.
Ultima atualização: 13 de setembro de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

90Comentários coletados

Abrir o próprio negócio ou fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. É necessário organização, planejamento e conhecimento – que você pode adquirir através da leitura dos melhores livros de empreendedorismo.

Ao conhecer a trajetória dos grandes empreendedores, você encontrará inspiração para construir sua carreira e consolidar sua marca, conselhos sobre o que dá certo e o que dá errado, cases para estudo, entre outras informações. Continue a leitura para saber mais sobre esses livros.




Primeiro, o mais importante

  • Os melhores livros de empreendedorismo trazem informações relevantes sobre conceitos administrativos, financeiros e jurídicos.
  • Os livros de empreendedorismo podem ser escritos por especialistas em diversos segmentos ou por empresários de sucesso.
  • Nos livros de empreendedorismo escritos por autores brasileiros, você encontra as melhores análises sobre tendências de mercado, comportamento dos consumidores e oportunidades de negócios no Brasil.

Você também pode gostar:

Os melhores livros de empreendedorismo: Nossas recomendações

Quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso precisa buscar conhecimento. Uma das melhores maneiras de obter insights sobre o assunto é através da leitura os melhores livros de empreendedorismo, que estão listados abaixo:

O livro que inspirou Bill Gates

Aventuras empresariais de John Brooks narra 12 histórias reais do mundo coorporativo que demonstram a necessidade de preparação para tomar decisões inteligentes em momentos delicados. Esse é o livro favorito de Bill Gates, que afirmou que os conhecimentos obtidos com a leitura foram essenciais em sua carreira.

O melhor livro para empreendedores brasileiros

O livro Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais de Gustavo Cerbasi, apresenta as principais ferramentas utilizadas para administrar o negócio próprio, principalmente relacionadas ao controle financeiro da empresa. O autor explica, em linguagem simples, os principais conceitos e termos técnicos da área, além de dar dicas sobre controle financeiro e estratégias de crescimento sustentável.

Um dos livros de empreendedores mais vendidos

Empreendedor Rico de Robert T. Kiyosaki tem como temática principal os prós e contras de se tornar um empreendedor e aborda o difícil período de transição de empregado para empresário. O autor analisa os fracassos durante sua trajetória como empreendedor e as lições que esses problemas trouxeram.

O melhor livro sobre inovação nos negócios

Tendo como temática o processo inovador de fundação Amazon, A Loja de Tudo, Jeff Bezos e a Era Amazon de Brad Stone narra a incansável busca do empresário norte americano por novos mercados e estratégias para fazer da Amazon uma das empresas mais poderosas da atualidade.

Guia de Compra

Apesar de a gestão de negócios ser uma atividade prática, os livros de empreendedorismo podem trazer ensinamentos importantes para quem está pensando em abrir um negócio próprio, pois a leitura ajuda o empreendedor a conhecer os inúmeros aspectos relacionados à administração de uma empresa. Saiba mais sobre os livros de empreendedorismo neste Guia de Compra

Imagem de uma mulher lendo um livro.

Os livros de empreendedorismo trazem diversos ensinamentos em suas páginas. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que é ser um empreendedor?

Antes de falarmos sobre livros de empreendedorismo, consideramos pertinente discutir o papel de um empreendedor. Essencialmente, um empreendedor é um profissional que consegue identificar oportunidades onde os demais não conseguem enxergar.

Esse profissional tem a iniciativa de avaliar os problemas, buscar soluções criativas e colocá-las em pratica. O empreendedor também está sempre em busca de novas estratégias e busca implementá-las sempre que necessário.

E os grandes empreendedores possuem uma característica em comum. Todos esses profissionais leem bastante, principalmente livros sobre empreendedorismo.

Imagem de uma empreendedora.

Um empreendedor deve estar sempre em busca de inovação. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que posso aprender com os livros de empreendedorismo?

Os livros de empreendedorismo não tratam apenas de gestão de negócios, mas trazem uma grande variedade de assuntos, como trajetórias de carreira de grandes empresários, primeiros passos para abrir uma empresa, melhores estratégias para alavancar seu negócio, entre outros temas.

Os livros de empreendedorismo são divididos em dois segmentos.

Os livros de empreendedorismo podem ser divididos em dois segmentos. Os livros básicos reúnem um compilado de informações para quem deseja aprender mais sobre o assunto para abrir seu próprio negócio.

Já os livros de empreendedorismo avançados discutem questões de empreendedorismo em profundidade e são indicados para quem atua como empreendedor há algum tempo e já possui conhecimento prévio sobre o tema.

Normalmente, os livros de empreendedorismo são escritos pelos próprios empreendedores, que narram a trajetória que percorreram para alcançar o sucesso nos negócios e abordam os erros e acertos que cometeram no caminho.

Já os livros sobre empreendedorismo escritos por especialistas no assunto reúnem os conhecimentos desses profissionais e servem para orientar e instruir novos empreendedores.

Quais são os diferentes temas abordados nos livros de empreendedorismo?

Alguns livros de empreendedorismo narram a trajetória de um empreendedor ou uma empresa. Outros são escritos para ensinar o leitor conceitos de gestão, marketing, finanças ou termos jurídicos. Descubra qual tem mais a ver com você abaixo:

Livros que contam a trajetória de grandes empresários ou grandes empresas

Normalmente os livros que contam a história de grandes empresários ou grandes marcas são escritos pelos próprios profissionais ou por  jornalistas contratados para escrever a história.

Esse tipo de livro aborda os elementos mais importantes no sucesso do profissional ou da empresa.

O leitor absorverá conhecimentos sobre os desafios do mercado, estratégias criativas e a importância da inovação perante as transformações no mercado ou da sociedade.

E mesmo que o profissional que escreveu o livro ainda não tenha construído um grande legado, ao descrever suas experiências, tem muito a ensinar aos leitores interessados nesse assunto.

Livros que abordam estratégias de marketing e publicidade

Elaborar um bom plano de comunicação entre a marca e público-alvo envolve estratégias de marketing e publicidade e pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

Lembre-se que um produto ou serviço de qualidade deve ser divulgado para o público, para trazer retorno financeiro. E para que isso aconteça, você precisa das ferramentas e estratégias certas, ensinadas nesse tipo de livro.

Imagem de uma mulher trabalhando.

Os livros de empreendedorismo também podem abordar estratégias utilizadas em seu negócio. (Fonte: Avel Chucklanov/ Unsplash.com)

Livros sobre conceitos administrativos, financeiros e jurídicos

Mesmo que você tenha ideias fabulosas a respeito do produto ou serviço que pretende oferecer ao público-alvo e conheça as melhores estratégias de marketing e publicidade para divulgá-los, é importante aprender conceitos importantes.

Gerenciar uma empresa de pequeno, médio ou grande porte envolve conhecimento em conceitos administrativos, financeiros e jurídicos, utilizados no gerenciamento das finanças, controle de materiais e fornecedores.

Essas informações podem ajudá-lo a entender mais sobre documentações, contratos, impostos, emissão de notas fiscais, entre outros. Assuntos importantes que não são de conhecimento geral.

Qual a diferença entre livro de empreendedorismo e livro de comportamento?

Muitas pessoas confundem livros de empreendedorismo com livros de comportamento que, definitivamente, não são a mesma coisa. Livros de comportamento podem ajudá-lo a ter ideias.

Já os livros de empreendedorismo apresentam informações utilizadas para iniciar o negócio próprio. Tenha em mente que se você apenas ler livros sobre comportamento de um empresário, você nunca estará apto a começar seu próprio negócio.

Imagem de uma pessoa lendo um livro.

Os livros de empreendedorismo ensinam os caminhos para ter seu próprio negócio. (Fonte: Freestocks.org/ Pexels.com)

O que fazer depois de ler um livro de empreendedorismo?

Ao ler um livro sobre empreendedorismo escrito por um profissional renomado nessa área de conhecimento, você será capaz de adquirir novos conhecimentos como de nenhuma outra forma.

Depois de ler um livro sobre empreendedorismo, converse com um  colega de trabalho que demonstre interesse pelo assunto, dessa maneira vocês podem trocar ideias sobre os temas abordados durante o livro.

Depois, tente colocar os conhecimentos adquiridos pelo livro em prática. Essa é a melhor maneira de aproveitar a leitura e valorizar o conhecimento compartilhado pelo autor.

Critérios de compra: Como encontrar os melhores livros de empreendedorismo

Os livros de empreendedorismo fornecem os conhecimentos necessários para que o leitor possa desenvolver um plano de negócios ou melhorar a performance como gestor de uma empresa. Para escolher um bom livro de empreendedorismo, é necessário analisar alguns critérios de compra como autor, temática, eixo de conhecimento oferecido e outros detalhes listados abaixo:

Esperamos que esse artigo ajude você a encontrar um livro de empreendedorismo que o guie pelo mundo dos negócios. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo.

Autor

Uma dica bem legal para quem deseja empreender no Brasil, é escolher livros que falem sobre empresários e marcas nacionais, ou que pelo menos abordem os temas relacionados ao empreendedorismo do ponto de vista de um profissional brasileiro.

Esses livros irão ajudá-lo a compreender os aspectos relacionados ao comportamento do consumidor brasileiro e dicas sobre como identificar oportunidades de negócios em solo nacional.

Livros premiados

Alguns livros sobre empreendedorismo fazem tanto sucesso entre os leitores que chamam a atenção de veículos especializados, como jornais e revistas conceituadas, que fazem listas dos melhores livros sobre o assunto.

Portanto, se você não sabe qual livro de empreendedorismo escolher, sugerimos que você comece pelos livros premiados ou indicados pela crítica especializada.

Imagem de uma mulher trabalhando.

Prefira livros de empreendedorismo premiados pela crítica especializada. (Fonte: Startup Stock Photos/ Pexels.com)

Edição e número de vendas

O número de livros vendidos mostra como o título foi recebido pelo público e crítica e pode nortear a escolha de um bom livro de empreendedorismo meio a inúmeros títulos disponíveis nas prateleiras das livrarias e bibliotecas.

Avalie também a edição do livro. O relançamento de um livro demonstra que sua abordagem continua atual, mesmo que o título tenha sido lançado há alguns anos atrás e já tenha sido relançado diversas vezes.

Formato

Você encontra opções de livros de empreendedorismo nos formatos físico e digital. Um livro em formato tradicional apresenta inúmeros benefícios como possibilidade de fazer marcações e anotações sobre as informações mais relevantes.

Um livro digital é muito barato e você pode armazenar centenas de títulos que podem ser lidos através do smartphone ou de um e-reader – sua experiência será ainda melhor.

Um ponto positivo do livro em formato digital, é a possibilidade de ler o primeiro capítulo gratuitamente, dessa forma, você pode verificar se o livro possui temática e linguagem que lhe agradem. Preparamos uma tabela comparando ambos os formatos abaixo:

Livro Físico Livro Digital
Diferencial Possibilidade de marcar páginas e fazer anotações Possibilidade de ler o primeiro capítulo na íntegra antes de comprar o livro
Vantagens A leitura flui bastante Possibilidade de armazenar centenas ou milhares de livros
Desvantagens Livro físico é pesado e volumoso Requer o investimento em um leitor de e-book
Preço Elevado Baixo

(Fonte da imagem destacada: Daria Nepriakhina/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.