Imagem de uma mulher lendo.
Ultima atualização: 20 de outubro de 2020

Como escolhemos

22Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Os melhores livros de ficção científica possuem narrativas futurísticas que introduzem descobertas científicas ou tecnológicas e seus possíveis desdobramentos em uma sociedade utópica ou distópica.

A narrativa pode ser apresentada de maneira verossímil ou inverossímil, dependendo da temática, ano de lançamento e autor da obra. Conheça os melhores livros de ficção científica - clássicos e contemporâneos - neste artigo.




O mais importante

  • Os temas tratados nos livros de ficção científica clássicos e contemporâneos não são muito diferentes, o que muda é a perspectiva da narrativa, pois ao longo dos últimos 200 anos, a relação entre a ciência e a sociedade mudou bastante.
  • As temáticas mais populares em livros de ficção científica são invasões extraterrestres, relação entre humanos e robôs, existência de universos paralelos, viagens interestelares e viagens no tempo.
  • Atualmente, os livros de ficção científica ganharam novos subgêneros como Afrofuturismo, Cyberpunk, Distopias, Soft Sci-Fi, Hard Sci-Fi, New Weird e Space Opera, vamos falar mais sobre esses gêneros ao longo do artigo.

Você também pode gostar:

Livros de ficção cientifica: nossa recomendação dos melhores produtos

Preparamos uma lista com os melhores livros de ficção científica. Selecionamos obras clássicas, obrigatórias para os apreciadores deste gênero e boas opções para quem está interessado em começar a ler Sci-Fi.

O primeiro livro de ficção científica da literatura ocidental

Embora possua elementos do terror, o livro Frankenstein da autora Mary Shelley é considerado o primeiro livro de ficção científica da literatura ocidental. A primeira edição deste livro foi publicada em 1818, se tornando um clássico absoluto, tanto que já foram produzidos diversos filmes baseados na narrativa.

A história que inspirou o clássico do cinema

O livro 2001: Uma Odisséia no Espaço, foi escrito em 1968 por Arthur C. Clarke em parceria com o grande cineasta Stanley Kubrik, que pretendia adaptar a obra para o cinema. Importante avisar que se você espera encontrar uma narrativa contemplativa como a do filme, saiba que o material original é mais objetivo.

Um livro sobre vida extraterrestre

Outro clássico da ficção científica é o livro A Guerra dos Mundos de H. G. Wells. O livro narra a história de uma invasão marciana ao planeta Terra, motivada pela escassez de recursos no planeta dos alienígenas. O livro foi lançado em 1898 e serviu como base para duas adaptações ao cinema, uma lançada em 1953 e outra em 2003.

O livro de ficção científica mais premiado

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Lançado em 1984, Neuromancer de William Gibson foi o primeiro livro a receber o reconhecimento de três dos principais prêmios de ficção científica. Esse é o primeiro volume da Trilogia Sprawl e todos os livros se passam no mesmo universo cyberpunk que serviu como inspiração para a Trilogia Matrix, sucesso de bilheteria.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre livros de ficção cientifica

Um dos gêneros literários ficcionais mais lidos por jovens e adultos é a ficção científica. A leitura de um livro deste gênero é capaz de transportá-lo para um cenário futurístico utópico ou distópico.

Os livros desse gênero abordam temas relacionados à ciência, tecnologia, criaturas extraterrestres, corrida espacial, viagens no tempo e universos paralelos. Saiba mais informações sobre os livros de ficção científica neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher lendo um livro.

Os livros de ficção científica são uma boa maneira de despertar o interesse dos jovens pela ciência. (Fonte: Karolina Grabowska/ Pexels.com)

Quais são as características de um livro de ficção científica?

Também chamado de Sci-Fi (abreviação de Science Fiction), ficção científica é um gênero literário que discute como as revoluções científicas e tecnológicas impactam na vida dos seres humanos ao longo da história.

Geralmente, os conflitos entre ciência e humanidade são projetados em um futuro distante e em cenários diferentes como universos paralelos e outros planetas, dando um tom fantástico às narrativas de ficção científica.

Já os personagens podem ser os próprios seres humanos, seres extraterrestres, robôs, humanoides, criaturas assustadoras, entre outros. Também é comum que sejam incorporados elementos da fantasia, terror ou drama nas narrativas de ficção científica.

Imagem de uma nave espacial.

Um dos temas mais populares nos livros de ficção científica é a chegada de extraterrestres no planeta Terra. (Fonte: Geralt/ Pixabay.com)

Como começar a ler livros de ficção científica?

Se você está interessado na leitura de obras de ficção científica, comece pelos clássicos. Esses livros serviram e ainda servem como inspiração para os livros de ficção científica contemporâneos, e muitos autores fazem referências a essas obras em seus textos.

Os temas tratados nos livros clássicos e contemporâneos são basicamente os mesmos.

Os temas tratados nos livros clássicos e contemporâneos são basicamente os mesmos: Invasões extraterrestres, convivência dos humanos com os robôs, descoberta de universos paralelos, viagens entre galáxias e viagens no tempo.

Mas os livros de ficção científica fazem extrapolações sobre a tecnologia, ciências humanas e biológicas com base na época em que a narrativa foi escrita, ou seja, de acordo com os avanços científicos e tecnológicos da época.

Quais temas são abordados nos melhores livros de ficção científica?

Sejam livros de ficção científica clássico ou contemporâneos, esses títulos possuem temáticas parecidas. Preparamos uma tabela com os temas mais populares deste universo:

Tema Características
Extraterrestres Seres alienígenas invagem o planeta Terra
Universos paralelos Universos completamente diferentes ou linhas do tempo alternativas
Viagens intergaláticas Podem ocorrer dentro ou fora do Sistema Solar
Viagens no tempo Através de máquinas do tempo ou buracos de minhoca
Cyberpunk Personagen em um futuro tecnológico mas decadente
Robôs e Androides Conflitos decorrentes da relação com inteligências artificiais

Além dos temas listados acima, os livros de ficção científica mais modernos tratam de temas um pouco diferentes, que foram surgindo com o decorrer dos anos. Preparamos uma segunda tabela para apresentá-los:

Tema Características
Afrofuturismo Combina ficção científica com mitologias africanas
Distopias Retrata sociedades avançadas tecnologicamente mas que sofrem de  graves problemas sociais
Soft Sci-Fi Retrata mais os dramas humanos do que questões científicas
Hard Sci-Fi Traz linguagem técnica baseada em ciência experimental
Space Opera Retrata aventuras, romances e batalhas épicas no espaço sideral
New Weird Traz uma ficção científica mais atual, com elementos de mistério, terror, fantasia ou trama policial

O que é distopia e como esse tema é tratado nos livros de ficção científica?

Conforme mencionamos brevemente na seção anterior, um dos temas abordados nos livros de ficção científica modernos é a distopia. Enquanto utopia descreve uma sociedade relativamente perfeita, a distopia representa a vida em uma sociedade desequilibrada, com um governo tirânico, leis cruéis e/ ou perseguição das minorias.

Algumas das histórias se passam em outros planetas ou em realidades paralelas, mas a maioria delas ocorre no planeta Terra, após algum desastre ambiental, colapso na saúde, guerra civil ou ascensão de um grupo totalitário ao poder.

Vale a pena assistir filmes baseados em livros de ficção científica?

Muitos dos livros clássicos de ficção científica foram adaptados para o cinema, alguns possuem incontáveis versões, lançadas em diferentes épocas - por exemplo, Guerra dos Mundos de H. G. Wells foi adaptado para as telonas em 1953 e 2003.

Portanto, se você gostou de algum filme do gênero, é muito possível que goste do livro que serviu como base e que traz uma versão aprofundada da história e dos personagens. Você também pode ler o livro primeiro e assistir ao filme depois, para ver como a história foi retratada nas telonas.

Ilustração do universo.

As adaptções de livros de ficção científica são visualmente impressionantes. (Fonte: Kellepics/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Como comparar os diferentes livros de ficção científica

A ficção científica é o gênero que aborda questões relacionadas ao impacto da ciência e tecnologia na humanidade. Para escolher o melhor livro de ficção científica analise o subgênero, temática, ano de publicação e breve biografia do autor.

Recomendamos que você comece pelos clássicos, assim você conseguirá entender com facilidade os livros de ficção científica modernos. Escolha um título com base nos critérios de compra listados abaixo:

Vamos detalhar cada um dos tópicos ao longo desta seção. Esperamos que goste!

Subgêneros de ficção científica

Conforme apresentamos e detalhamos na seção “Quais temas são abordados nos melhores livros de ficção científica?”,esse gênero literário engloba diversos subgêneros que podem se misturar.

Os temas mais comuns são extraterrestres, robôs e androides, universos paralelos, viagens interestelares, viagens no tempo, distopias, cyberpunk, afrofuturismo, Space Opera, Soft Sci-Fi, Hard Sci-Fi e New Weird.

Imagem de um cenário futurista.

Os livros de ficção científica trazem narrativas em um futuro próximo ou distante. (Fonte: Larry Teo/ Unsplash.com)

Ano de publicação

Os livros de ficção científica utilizam uma narrativa ficcional para analisar avanços científicos, tecnológicos e sociais, conforme cenário atual, mas de maneira um pouco exagerada. Nesse sentido, analise o ano de publicação do livro.

Uma narrativa futurística escrita em 1900 será bem diferente de uma escrita nos anos 2000, porém você encontrará algumas semelhanças. Com a leitura, você poderá analisar quais aspectos avançaram e quais retrocederam e como os avanços eram vistos pela sociedade da época.

Autor

Entre os principais romancistas da ficção científica, podemos mencionar os seguintes autores e autoras consagrados pelas respectivas obras:

  • H.G. Wells: A Guerra dos Mundos (invasão extraterrestre), O Homem Invisível (invenção tecnológica) e A Máquina do Tempo (viagem no tempo);
  • Isaac Asimov: Eu, Robô (relação entre humanos e robôs), As Cavernas de Aço (robôs) e Trilogia da Fundação (distopia);
  • Júlio Verne: 20 mil Léguas Submarinas e Viagem ao Centro da Terra - ambos possuem elementos de aventura;
  • Margareth Atwood: O Conto da Aia -  distopia;
  • Mary Shelley: Frankenstein - ficção científica com elementos de terror;
  • Arthur C. Clarke: 2001: Uma Odisseia no Espaço (viagem interestelar), O Fim da Infância (invasão alienígena) e Encontro com Rama (corrida espacial);
  • Philip K. Dick: Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (distopia) Sonhos Elétricos (contos diversos) e Um Reflexo na Escuridão (distopia);
  • George Orwell: A Revolução dos Bichos e 1984 – ambos são distópicos.

Não precisa ler apenas os livros dos autores consagrados, mas as chances de escolher um livro bastante interessante são maiores. E se você gostar de um dos livros desses autores, provavelmente gostará dos demais trabalhos do escritor.

Capa de papel ou capa dura

Você encontra livros de ficção científica em duas versões: Com capa normal e com capa dura. O livro de capa normal é mais barato, mas menos resistente, portanto, tome bastante cuidado ao manuseá-lo.

Já o livro de capa dura é mais resistente, pois não amassa e nem rasga com facilidade, mantendo-se preservado por muito anos. Entretanto, o livro de capa dura é mais pesado e mais caro.

Imagem de um homem lendo um livro.

Você pode comprar um livro com capa comum ou capa dura. (Fonte: Lou Levit/ Unsplash.com)

Edição

Você encontra muitos livros de ficção científica clássicos que são relançados em edições comemorativas, quando completam 25 ou 50 anos do primeiro lançamento.

As edições comemorativas geralmente podem ser encontradas em versões individuais ou em boxes, com capa dura ou capa removível, em papel diferente, com ilustrações, itens de colecionador e mais.

(Fonte da imagem destacada: Karolina Grabowska/ Pexels.com.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas